Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Ciências Sociais

Sociabilidade e Vida Urbana

É Professor Doutor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e pesquisador do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Estudos da Metrópole (CEM) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). É coordenador do Núcleo de Pesquisa Democracia e Ação Coletiva (CEBRAP) e membro do Comitê de Redação da revista Lua Nova. Foi Diretor Científicodo CEBRAP (2008-2010) e professor convidado do Centro de Estudios Políticos y Constitucionales (2012), Madri, e do Centre for the Study of Democratic Institutions (2013) -University of British Columbia, Vancouver. Realizou pós-doutorado no Institute of Development Studies - (2005), doutorado em Ciência Política -Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Sociologia -Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) (1994), e graduação em Ciencia Política y Administración Pública, também na UNAM (1991). Tem experiência na área de Sociologia Política e atua principalmente nos seguintes temas: associativismo, sociedade civil, teoria democrática, teorias da representação, espaço público. Seus últimos livros são "La innovación democrática en América Latina - Participación, representación y control Social" (organizado em coautoria com Ernesto Inzunsa, México:CIESAS, UV, 2010), e "O Horizonte da Política - Questões Emergentes e Agendas de Pesquisa" (São Paulo: UNESP/CEM/CEBRAP, 2012). (Texto informado pelo autor)

Metodologia das Ciências Sociais
Teoria social

Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo(2002). Atualmente é Docente da Universidade de São Paulo, Membro de corpo editorial da Cadernos CERU (USP) e Membro de corpo editorial da Kronos (Revista de História da Ciência). Tem experiência na área de Sociologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:metodologia das ciências sociais, Durkheim, explicação científica, ação social, naturalismo e causalidade.

Sociologia do Desenvolvimento
Mobilidade Social
Mercado de trabalho
Socilogia Urbana

Professor do Departemento de Sociologia da FFLCH-USP, desde 1999. Possui Graduação em Historia (1987), Mestrado em Sociologia (1995) e Doutorado em Sociologia (2003), todos pela Universidade de São Paulo. Ex-presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (2005-2008). Ocupou o posto de Lecturer no King's Brazil Institute (King's College London), entre 2011 e 2014. Concentra suas atividades de pesquisa na área de Sociologia do Desenvolvimento, com ênfase nos seguintes temas: mercados de trabalho, políticas sociais, e ensino superior.

Teoria política normativa
Justiça e Democracia
Justiça Internacional

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998), pós-doutorado na Columbia University (2001-2002) e livre-docência na Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor titular de Ciência Política da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Contemporânea, e, em especial, em teoria política normativa, atuando principalmente nos seguintes temas: justiça social, tolerância, teoria democrática e justiça internacional. (Texto informado pelo autor)

Negociações Internacionais
Política Externa Brasileira
Empresariado e política comercial no Brasil
Integração Regional

Professor Titular da USP e Vice Diretor do Instituto de Relações Internacionais. Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-Docência pelo Instituto de Relações Internacionais da USP. É pesquisador CNPq-nível 2, coordenador científico do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI). Foi secretário executivo da Associação Brasileira de Ciência Política (2009 a 2012) e presidente da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do IRI-USP (2009 a 2013) Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: negociações internacionais, política externa e empresariado. 

Antropologia da Política
Um diálogo entre a produção antropológica brasileira e britânica sobre família, parentesco e relacionalidades rurais no Brasil
Fundação e Comunidade. Formações sociais a partir da emergência de novos núcleos de povoamento
Economia e sociedade do agronegócio
Família e Conflito no Sertão do Pajeú
Conflito e Comunidade

Possui graduação em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa (1992), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia rural e da política, com ênfase em Relações familiares, políticas e pessoais no Sertão do Nordeste, com especial atenção a conflitos como as lutas de famílias e o cangaço; aspectos sociais em torno do agronegócio de grãos no Mato Grosso, com especial enfoque sobre as relações de família entre agricultores e seus desdobramentos políticos e econômicos. Coordenadora do Hybris, grupo de estudo e pesquisa sobre relações de poder, conlfitos, socialidades. (Texto informado pelo autor)

Antropologia e Direitos Humanos: Percepções dos Alunos da Escola de Aplicação da USP
Antropologia e Direitos Humanos: Percepções dos Alunos da Escola Estadual Antonio Inácio Maciel
Projeto Interunidades em Violência, Democracia e Direitos. Sub-projeto: Sujeitos, Discursos e Instituições
Fios da vida: identidade, memória e ritual. Crianças abrigadas, hoje adultas, diante de seus prontuários
Adolescentes em conflito com a lei
Capacitação em planejamento e desenvolvimento de políticas de saúde Construindo uma rede colaborativa para favorecer a participação popular
Análise dos efeitos da organização e funcionamento de cartórios judiciais sobre a morosidade processual
"Estupro: crime ou cortesia? - Abordagem sociojurídica de gênero

Possui graduação em Ciências Sociais (1986) e em Direito (1988) pela Universidade de São Paulo; mestrado e doutorado em Antropologia Social por essa mesma Universidade (1994 e 2002, respectivamente) na qual, desde 2003, é professora no Departamento de Antropologia em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). Coordena o Núcleo de Antropologia do Direito da Universidade de São Paulo (NADIR); é membro da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Integra o Projeto Interunidades em Violência, Democracia e Direitos do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV), com o subprojeto "Sujeitos, Discursos e Instituições". Trabalha na área de Antropologia do Direito, principalmente com os temas: tribunais do júri, direitos humanos, sistemas de justiça e profissionais do direito. (Texto informado pelo autor)

Teoria política moderna
Comportamento eleitoral no Brasil

Possui graduação em Ciências Sociais (1980) e em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1986). É mestre (1993), doutor (1998) e livre-docente (2011) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Foi secretário de Redação da Folha de S. Paulo (1987-88), Porta-voz da Presidência da República (2003-2007) e secretário de Imprensa da Presidência da República (2005-2007). Atualmente é professor associado do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, coordenador do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) e colunista da Folha de S. Paulo. Tem experiência em Comportamento Eleitoral, Teoria Política Moderna e Classes Sociais na Política Brasileira Contemporânea, atuando nas áreas de comportamento político, problemas da democracia e análise de classe da situação brasileira presente. (Texto informado pelo autor)

 
Cultura e Ação Política
Movimentos intelectuais, políticos e sociais

Professora livre-docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, diretora científica do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), coordenadora do LAPS-USP (Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia) e pesquisadora do CNPq PQ-2.É doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo (2000), com Pós-Doutorado na Yale University (2010), e foi agraciada com o John S. Guggenheim Foundation Award (2009). Suas pesquisas e publicações se concentram na investigação das relações entre cultura e ação política e dos movimentos políticos e intelectuais

Relações étnicas e raciais
Ações Afirmativas no Ensino Superior
Planejamento regional
Sociologia do trabalho
Negritude francófona
Modernidade negra
ntellectuals, Black Identities, and Modernity
Estrutura e formação das classes sociais

Possui graduação (1972) e mestrado (1982) em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, e doutorado em Sociologia pela University of Wisconsin - Madison (1988). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo e da Chaire de sciences sociales brésiliennes Sérgio Buarque de Holanda, Fondation Maison des Sciences de l'Homme. Foi Visiting Fellow e Visiting Professor de diversas universidades e centros de pesquisa no exterior - University of Illinois, Urbana-Champaign, Freie Universität Berlin, Princeton University., University of California - Los Angeles, Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Institut de Recherche pour le Dévoloppment. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em estudos afrobrasileiros e formação de classes sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: identidades raciais, regionais e nacionais, racismo e desigualdades raciais. 

Redes ameríndias: geração e transformação de relações nas terras baixas sul-americanas
Formas políticas ameríndias
Etnologia Indígena

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1982), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1996). Pós-doutorado EHESS-França (2003). Professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP). (Texto informado pelo autor)

Relações internacionais
História do pensamento político latino-americano
História institucional
Pensamento político brasileiro

Possui graduação em Ciências Sociais(1993), mestrado em Ciência Política (1997) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em História do Pensamento Político, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento político brasileiro, pensamento político latino-americano, marxismo, nacionalismo e romantismo. 

Estado e Governo
Estrutura e Transformação do Estado
Conjuntura Politica
Organização da pesquisa social

Professor Titular de Sociologia da Universidade de São Paulo e Pesquisador I-A do CNPq.. Graduado em Ciências Sociais (1970) , doutor em Sociologia (1979) e Livre-Docente (1995) pela Universidade de São Paulo. Representa os professores titulares junto à Congregação da FFLCH; Ocupou vários cargos de direção e assessoria na Universidade de São Paulo. Participa dos conselhos editoriais de Lua Nova - Revista de Cultura e Política, Tempo Social - Revista de Sociologia da USP, Sociologia & Política e Sociologia & Antropologia. É assessor do CNPq, da CAPES e da FAPESP. Coordena o Consórcio de Informações Sociais (CIS), projeto da USP/Anpocs, e desenvolve a pesquisa "Crise Política e Impeachment". Seus trabalhos se concentram nas áreas de Teoria Sociológica, Estratificação Social e Sociologia Política.

Accountability e Controle em Sistemas Políticos Modernos
Fraude e Corrupção em Sistemas Políticos Modernos
Pensamento Político Brasileiro
Formação e Mudança de Identidades Nacionais
Representação e Delegação em Sistemas Políticos Modernos
Pesquisas Eleitorais
Corrupção e Combate à Corrupção no Brasil
Diagnóstico de corrupção
Análise de riscos institucionais
Sistemas de integridade

Possui graduação em Ciência Política pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (1989), doutorado em Ciência Política pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (1994), pós-doutorado no Instituto Max Planck para Direito Penal Comparativo em Freiburg (2000), na Universidade Livre de Berlim (2002) e no Massachusetts Institute of Technology (2013/2014). Atuou como assessor para a ONG Transparencia Brasil (2003-2004) e Transparency International (2004-2010). Foi professor doutor do Departamento de Ciencia Politica da Universidade Estadual de Campinas (1995-2014). Desde 2/2014 atua como professor no Departamento de Ciência Política da FFLCH da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisas e publicações na área de Ciência Política, com ênfase em sistemas partidários, eleições, dinheiro na política, boa governança e corrupção, instituições de controle. (Texto informado pelo autor)

 
Teoria Antropológica
Identidade Nacional
Antropologia social
A trajetória das elites nacionais de Angola e seus projetos de nação: visões brasileiras

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1988). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: angola, áfrica, identidade, literatura e bibliografia. Professor aposentado a partir do mês de novembro de 2011. (Texto informado pelo autor)

Política Brasileira: processos constituintes
Representação Política
Moralidade política

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Filosofia pela mesma Universidade (1989) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1994). É professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, onde defendeu sua tese de livre-docência (2004). Na Ciência Política, suas pesquisas concentram-se na área de Teoria Política, em especial a teoria normativa: moralidade política, pensamento republicano clássico e contemporâneo, democracia, justiça e cosmopolitismo. Mais recentemente, tem feito investigações no campo da teoria da representação política, através da qual vem abrindo um diálogo com os estudos das instituições e da política brasileira. (Texto informado pelo autor)

Povos indígenas e políticas de desenvolvimento
Histórias e políticas indígenas
Cultura e patrimônio
Saberes Ameríndios

ossui graduação em Sciences Sociales Economiques et Politiques pela Université Libre de Bruxelles (1974), mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo e coordenadora do Centro de Estudos Ameríndios - CEstA. É professor colaborador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia e História Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: tradições orais e cosmologias amerindias, políticas indigenas, patrimônio cultural e conhecimento tradicional. Coordena e participa de projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Desenvolve atividades de assessoria direta à comunidades indígenas no Amapá e norte do Pará, colaborando com órgãos públicos e organizações não governamentais em programas de formação indígena.(Texto informado pelo autor)

Redes sociais e atores políticos
Pesquisas realizadas no Centro de Estudos da Metrópole/Cebrap
Políticas de habitação e condições sociais em assentamentos precários
Redes sociais e políticas públicas
Segregação, pobreza e desigualdades sociais
Redes sociais, pobreza e desigualdades sociais
Governo e governança em grandes metrópoles
Estrutura fundiária urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Produção imobiliária no Município do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), especialização em saúde pública pela ENSP/FIOCRUZ (1989), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998). É professor livre-docente do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisador e vice diretor do Centro de Estudos da Metrópole (Cepid/Fapesp), assim como coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos da Metrópole ( INCT/CEM - CNPq). Atualmente, é Presidente do RC-21 - International Sociological Association (2014/2018), trustee da FURS - Foundation for Urban and Regional Studies (Inglaterra) e assessor adjunto especial da FAPESP. É coordenador da competição internacional de artigos científicos promovido pela FURS e pela Revista IJURR (www.ijurr.org), onde também participa como "Corresponding Editor for the Latin Americas". É também coordenador da Summer School "Concepts and Methods in Political Science" mantida pela International Political Science Association em associação com o DCP/USP e o IRI/USP. Pesquisador de Produtividade CNPQ 1C Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estrutura e Transformação do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, sociologia e política urbana, redes sociais e pobreza urbana

Profisão acadêmica no Brasil: evolução recente e perspectivas futuras
Políticas de Recursos Humanos para Ciência e Tecnologia
Relações Internacionais - Integração Regional - Atores domésticos
Política Externa Brasileira - Cooperação Internacional: Ciência e Tecnologia
Comportamento Eleitoral
Eleições e poder local
Políticas de ensino superior
Governança Universitária

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e é livre docente pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo e professora associada no mesmo Departamento. Desenvolve pesquisas na área de políticas de ciência, inovação e ensino superior, além de estudos na área de comportamento político.É vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas (NUPPs/USP), e associada ao HEG, Higher Education Group, Universidade de Tampere, Finlândia. É pesquisadora principal do projeto PRONEX (FAPESP/CNPq) "Brasil, 25 anos de democracia - balanço crítico: políticas públicas, instituições, sociedade civil e cultura política", onde coordena a área de pesquisa em políticas de educação. É Membro do Comitê Científico do Programa de Mestrado Europeu em Pesquisa e Inovação em Ensino Superior (MARIHE - Master Program in Research and Innovation in Higher Education) e professora da disciplina Systems in Transition. O mestrado MARIHE, apoiado pelo programa Erasmus Mundus, da União Européia, é organizado pelo consórcio de Universidades: Danube University Krems/Austria, University of Tampere/Finlandia, University of Applied Sciences Osnabrück/Alemanha e Beijing Normal University/China. É editora regional para América Latina da nova Enciclopédia Internacional de Ensino Superior (Encyclopedia of Higher Education, Dordrecht, SPRINGER) Entre 2005 e 2006 foi bolsista da Fundação Fulbright no Programa New Century Scholars, realizando um estudo comparado sobre o impacto da globalização nas políticas de ensino superior em países emergentes. Em 2007 passou a integrar a rede internacional de pesquisa The Changing Academic Profession - CAP project - que reúne pesquisadores de 19 países para estudar as respostas do ambiente acadêmico aos desafios colocados pelo processo de globalização e pelas reformas nas políticas de ensino superior. No presente, coordena, junto com o Prof. Timo Arrevaara (Universidade de Helsinki) e o Prof. Jung Cheol Shin (Universidade Nacional da Coréia), o novo projeto da Rede CAP voltado para a uma análise centrada na evolução recente das áreas STEM (science, technology, engineering and mathematics). Entre 2011 e 2012 foi vice coordenadora do GT "Universidade, Ciência, Inovação e Sociedade", da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), grupo de permanece ativo até o presente.

Teoria Política Moderna

possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor doutor de Teoria Política, no departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de filosofia política, com ênfase em teoria política moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: contratualismo, liberalismo e liberdade, republicanismo e economia política.

História das ciências sociais no Brasil
Cultura e política
História intelectual
Cultura e imaginário urbanos
Antropologia das Formas Expressivas
Teoria, história e método da Antropologia

Professor adjunto (livre-docente) da Universidade de São Paulo, com pesquisas na área da teoria, história e método da antropologia, e ênfase nas relações entre antropologia e literatura, antropologia e história, cultura e imaginário urbanos, antropologia dos saberes e das artes. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1998). Realizou pós-doutorado na EHESS (2006-2007), como bolsista CAPES. Foi professor visitante no IHEAL/ Paris 3, cátedra Simon Bolivar, de fevereiro a junho de 2010. Membro do projeto ILICIA - Inscripciones literarias de la ciencia, Universidad de Salamanca (Proyecto concedido por la Junta de Castilla y León), 2011-2013, e do Projeto Arenas culturales: para una historia urbana sudamericana, sediado na Universidade de Quilmes, Argentina. É líder do grupo de pesquisa/ CNPq Coletivo ASA. artes, saberes e antropologia (www.coletivoasa.net). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (2013-2015). (Texto informado pelo autor)

Sociologia da Cultura
Teoria Sociológica
História social dos intelectuais Latino-americanos

Mestre (1996) e Doutor (2003) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor do Departamento de Sociologia da USP. Atua nas áreas de Sociologia da Cultura e Teoria Sociológica.

Instituições Políticas, padrões de interação executivo-legislativo e capacidade governativa
Political Regimes and Economic Growth
Tipologia do Voto, Núcleo de Política Internacional e Comparada
O Voto em São Paulo: padrões espaciais e sociais.
Representação Política na Área Metropolitana de São Paulo
Terra Incógnita: The workings and prospects of Brazilian Congress
Planejamento e Políticas Públicas na Elaboração e Execução Orçamentária: relações Executivo-Legislativo
Implicações da Estabilidade Monetária e das Inovações na Regulamentação Institucional no Processo de Elaboração e Execução do Orçamento Federal
Relações intergovernamentais, federalismo e políticas públicas
"A crise do Welfare State e suas implicações: levantamento e arquivo bibliográfico"
Perfil do eleitorado de Jânio Quadros nas eleições de 1982

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Ciência Política - University of Chicago (1993). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e vice-coordenador do Núcleo de Estudos Comparados e Intencionais da USP (NECI/USP). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Instituições Governamentais Específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, legislativo, regimes políticos, desenvolvimento e executivo.

Teoria Sociológica
Teoria Política
História das Idéias

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Foi Assessor Especial do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (2003), Secretário Executivo do Ministério da Educação (2004) e Ministro da Educação (2005-2012). Prefeito da cidade de São Paulo (2013- ). 

Sociologia Urbana
Sociologia da Vida Cotidiana
Cultura Visual no Brasil
História da Antropologia e da Sociologia Urbanas em São Paulo
Sociologia do Espaço
Antropologia Urbana

É bacharel (1996) e licenciada (2001) em ciências sociais pela Universidade de São Paulo, mestre (1999) e doutora (2005) em antropologia social pela Universidade de São Paulo, com doutorado-sanduíche na Oxford University (2002-2003), além de um pós-doutorado em sociologia (da cidade) pela Freie Universität Berlin e pela Humboldt-Universität zu Berlin (2010) sob os auspícios da Alexander von Humboldt Foundation. Desde 2006 é professora doutora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, onde coordena, desde 2011, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia do Espaço (NEPSE-USP), sendo também pesquisadora colaboradora do Núcleo de Apoio à Pesquisa São Paulo: Cidade, Espaço, Memória (NAP-SP) daquela Universidade. Entre abril e julho de 2014, foi titular da Cátedra Sérgio Buarque de Holanda , de Estudos Brasileiros, no Instituto Latino-Americano da Freie Universität Berlin. Foi representante dos departamentos de Sociologia e Antropologia da USP no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) (2008-2009). Tem experiência nas áreas de Antropologia e de Sociologia em sua interface com a História, com ênfase em estudos urbanos, trabalhando principalmente sobre os seguintes temas: vida cotidiana e história no e através do espaço (urbano); o espaço como objeto de conhecimento sociológico; mobilidade urbana; cidade, metrópole e modernidade no Brasil; usos e representações de espaços públicos urbanos (com destaque para ruas e praças); imagem (em especial, a cultura visual das ruas) no Brasil; cidade de São Paulo (história). 

Teoria Sociológica
Teoria Política
História das Idéias

Graduado em Ciências Sociais pela FFLCH/Universidade de São Paulo (1964), Mestre em Ciências Sociais (Sociologia), FFLCH/USP (1967) e doutor em Sociologia, FFLCH/USP (1971); LIvre-docente em Sociologia FFLCH/USP (1977); Professor Adjunto pela FFLCH/USP (1982); Professor Titular FFLCH/USP (1985). Professor emérito FFLCH/USP (2011). Foi presidente da Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo (1983-85); presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (1985-87), e presidente da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (2005-2006). Foi diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/USP (2006-2008). Foi editor da revista Lua Nova do CEDEC (1991-2003). Aposentou-se em 2008. É atualmente Professor Visitante na UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Campus de Guarulhos, pelo Programa Professor Visitante Nacional Sênior da CAPES. Trajetória intelectual: sociologia do desenvolvimento; sociologia da comunicação e cultura; teoria social com ênfase em teoria da ação (Max Weber) e em Teoria Crítica da Sociedade (em especial Adorno).

Competição Interestadual e Desenvolvimento Regional
Dinâmicas de Inovação e Instituições Transnacionais
Sociologia dos Processos Políticos e das Instituições Públicas
Inovação, Tecnologia e Competitividade
Políticas Públicas de Inovação
Ergonomia
Estratégias Transnacionais no Mercosul
Trabalho e Reestruturação Produtiva
Inovações, Padrões Tecnológicos e Desempenho das Firmas Brasileiras

Presidente da FINEP (2011- ), Professor Livre-Docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Foi membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT, 2007-2011) e Tinker Visiting Professor na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA, 2010). Coordenador Geral do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP (2007-2010), Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA, 2003 2006), Coordenador Geral do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE, 2003-2006), membro do Group of Advisers do United Nations Development Programme (PNUD-ONU, 2006-2009) e Fulbright New Century Scholar (2009-2010). Professor do Departamento de Ciência Política da UNICAMP (1996-1997) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP, 1995). Realizou estudos de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology, MIT (EUA, 1999 e 2010), na Universidade de Columbia (EUA, 2007 e 2009), na Universidade da California - Berkeley (EUA, 2008), na London School of Economics (Reino Unido, 2002).

nstituições Políticas, Padrões de Interação Executivo-Legislativo e Capacidade Governativa
Avaliação das relações entre Banco Central e bancos comerciais no Brasil
Instituições Políticas e Gastos Públicos: um estudo dos estados brasileiros.

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP (2009), com período sanduíche no Massachusetts Institute of Tehconolgy (MIT). Atualmente é professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, colaborador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e pesquisador associado do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Eleitoral, Eleições e Metodologia da Ciência Política.

Moralidade
Direitos humanos
Marcadores sociais de diferença

Professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Ciência Política (2003) e mestrado em Sociologia (1995), ambos pela USP. Estruturou e coordenou o Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo (1997/08), desenvolvendo pesquisas de cultura política e estudos sobre marcadores sociais de diferença (gênero e diversidade sexual, raça e etnias, juventude e velhice). Atualmente articula esses temas em pesquisa sobre moralidade, tolerância e direitos humanos. Consultor de campanhas eleitorais desde 1996, foi diretor da Criterium Assessoria em Pesquisas (2001/08), focada na avaliação de políticas públicas, atendendo governos municipais e federal em diversas áreas. Trabalhou no Instituto de Pesquisas Datafolha (1985/96), dirigindo-o por 4 anos. É coordenador-adjunto do Consórcio de Informações Sociais (CIS, fruto de convênio USP/Anpocs) e tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do MEC nas Ciências Sociais da USP. Pesquisador do Centro de Estudos de Opinião Pública (CESOP- Unicamp), do grupo de pesquisa Opinião Pública: marketing político e comportamento eleitoral (CNPq- UFMG) e do Núcleo de Estudos para Prevenção da Aids (Nepaids- USP). 

Antropologia urbana
Estudos da realidade brasileira

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Antropologia Social pela USP (1990) e doutorado em Sociologia pela USP (1998), com doutorado 'sanduíche' na University of California, San Diego (UCSD, 1995-1996) e pós-doutorado no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL, 2011). Atualmente é professor doutor do Departamento de Antropologia da USP e coordenador do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (GEAC/USP). Coordenou GTs nas Reuniões Brasileiras de Antropologia de 2002 e 2004, ST na ANPOCS (2007) e GTs na ANPOCS (2008-2009). É conselheiro do Condephaat (Secretaria de Cultura do Estado de S. Paulo) e integra o Núcleo de Apoio à Pesquisa 'São Paulo: cidade, espaço, memória' (USP). Foi professor titular da Cátedra de Estudos Brasileiros da Universidade de Leiden (fev.-abr./2010) e 'Directeur d'études' da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, jan.-fev./2013). É pesquisador do CNPq desde 2005 e sócio-efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) desde 1990. (Texto informado pelo autor)

Mídia
Marcadores sociais da diferença
Gênero
Cultura e Política

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Antropologia na gestão 2013-2014. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e Marcadores Sociais da Diferença, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mídia, consumo, família e corpo. (Texto informado pelo autor)

A questão do possível no espinosismo e suas implicações em Antonio Negri
Ruptura e Continuidade: investigações sobre a relação entre Natureza e História a partir de sua formulação pelo Grande Racionalismo Seiscentista
Cartesianismo e espinosismo: confrontações
Crises e anátemas da modernidade filosófica: Spinoza e Nietzsche como sismos na metafísica da subjetividade
O projeto de reforma do saber na Instauração Magna de Bacon
Experiência e razão no pensamento moderno
História da Filosofia

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1997), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(2000), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(2003), ensino-fundamental-primeiro-graupela E.E.P.G. Profa. Celda Mello de Oliveira(1988), ensino-fundamental-primeiro-graupela E.E.P.S.G. Pres. Franklin D. Roosevelt(1981), ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola do Sítio do Pica-Pau Amarelo(1982), ensino-fundamental-primeiro-graupela E.E.P.G. Leopoldo Gentil Júnior(1986), ensino-medio-segundo-graupela E.E.P.S.G. de Urubupungá(1991) e ensino-medio-segundo-graupela E.E.P.S.G. Cel. Francisco Schmidt(1990). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo, Membro de corpo editorial da Revista Conatus, Revisor de periódico da Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP), Revisor de periódico da Cadernos Espinosanos (USP), Membro de corpo editorial da Revista Exagium, Colaborador da Autêntica Editora e Colaborador da Autêntica Editora. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Servidão, Liberdade, Possível, Determinação.

Relações Internacionais
Teoria das Relações Internacionais
Mercosul e Integração Regional
Economia Política Internacional
Relações de Trabalho e Responsabilidade Social Empresarial

Possui formação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1980-83, curso não concluído), e graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC), e coordenador técnico do Instituto Observatório Social (IOS). Obteve o mestrado em Ciência Política (1994), e o doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é pesquisador do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni), e professor em regime de dedicação exclusiva junto à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), no Departamento de Ciência Política (DCP), e no Instituto de Relações Internacionais (IRI). Tem experiência de pesquisa em padrões sociais, trabalhistas e ambientais, monitoramento de empresas multinacionais, e nas áreas de Relações Internacionais, Economia Política Internacional e de Instituições. Atualmente realiza uma pesquisa sobre a interdependência no uso de recursos naturais por comunidades locais na Amazônia brasileira. (

Antropologia da Performance
Antropologia Benjaminiana
Paradigmas do Teatro na Antropologia
Benjamin, Brecht e o Paradigma do Teatro Dramático na Antropologia

Professor Titular MS-6 (2007) em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em antropologia pela Emory University (1989). Coordenador do Napedra (Núcleo de Antropologia, Performance e Drama) e do Núcleo de Artes Afro-Brasileiras, USP. Coordenador do Encontro Internacional de Antropologia e Performance (EIAP/2011) e do I Encontro Nacional de Antropologia e Performance (ENAP/2010). Possui graduação em História - Florida Southern College (1973), e mestrado em Teologia - Emory University (1977). Entre suas publicações, incluem-se: De que riem os boias-frias?... (2013) Descrição tensa (Tension-thick description)... (2013), Tonantzin...(2013), Antropologia e performance... (2013), Bonecos da Rua do Porto... (2013), A casa de Joana Dark... (2012), Por uma antropologia benjaminiana... (2009), História noturna de Nossa Senhora do Risca-Faca (2009), Corpo, máscara e f(r)icção... (2009), Sismologia da performance... (2007), O teatro em Aparecida... (2006), Joana Dark e a mulher lobisomem... (2006), O teatro dos boias-frias... (2005), Victor Turner e antropologia da experiência (2005). Nas interfaces entre antropologia e teatro, procura explorar reconfigurações do campo da antropologia suscitadas pela obra de Walter Benjamin. Desenvolve pesquisas em antropologia, performance e experiência. E antropologia benjaminiana. (Texto informado pelo autor)

"Classes populares e participação política na Região da Grande São Paulo"
"A emergência do Novo Sindicalismo"
"Cidadania e participação: o papel no Novo Sindicalismo"
"Direito políticos no Brasil contemporâneo"
"Consolidação democrática e cultura política no Brasil"
"Democratização e cultura política: Brasil e países do Cone Sul"
"Perspectivas da América Latina nos anos 90"
"Legislação eleitoral e sistema partidário no Brasil contemporâneo"
A desconfiança dos cidadãos nas instituições democráticas
"Renovação urbana e cultura paulistana"
"Movimento operário - tendências recentes"

Formado em Ciência Sociais pela Universidade de São Paulo (1970), é mestre em Política e Governo pela University of Essex (1972) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1978). Foi Professor Visitante na Universidade de Oxford (1991-92), Secretário Nacional de Apoio à Cultura (1995-1998), Secretário Nacional de Audiovisual (1999-2002) - ambos do Ministério da Cultura, Coordenador do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH, da USP (2004-2006), presidente do CEDEC (1987-1991 e Coordenador Científico do Núcleo de Pesquisa de Relações Internacionais e Política Comparada da USP (1992-1993). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciência Política/USP, Membro do International Social Sciences Council - ISSC, da UNESCO, Membro do Comitê Executivo da International Political Science Association - IPSA, Membro da Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP, Membro da Comissão Especial de Regimes de Trabalho - CERT, da USP, Membro da Comissão de Acompanhamento do Curso de Licenciatura em Ciências na Modalidade de EAD/USP, Diretor Científico do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas - NUPPs/USP, Chair do Research Committee sobre Qualidade da Democracia da IPSA, Coordenador do Grupo de Trabalho sobre a Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados - IEA, da USP. Dedica-se aos estudos de Teoria Democrática e Comportamento Político, tendo se especializado nos temas de transição politica, democratização, cultura política e sociedade civil, cidadania e direitos, instituições democráticas e qualidade da democracia. Tem também experiência na área de gestão de políticas culturais. É editor do blog Qualidadedademocracia.com.br e coordenador acadêmico do projeto CORRUPTECA da Universidade de São Paulo e da Uversita. É colaborador de vários jornais e revistas nacionais e autor de vários livros de análise política, entre os quais: - A DESCONFIANÇA POLÍTICA E OS SEUS IMPACTOS NA QUALIDADE DA DEMOCRACIA (Org.) (EDUSP, 2013). - DEMOCRACIA E CONFIANÇA - POR QUE OS CIDADÃOS DESCONFIAM DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS (Org.) (EDUSP, SP 2010); - O PAPEL DO CONGRESSO NACIONAL NO PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO (Org.) (e-book disponibilizado pela Fundação Konrad Adenauer/RJ e Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas/SP 2011); - OS BRASILEIIROS E A DEMOCRACIA (Ed. Ática, SP 1995); É membro do comitê editorial da IRS - International Review of Sociology, da International Political Science Abstracts, da Revista Latino-Americana de Opinión Pública, do WAPOR-Buenos Aires, e da revista Opinião Pública, do CESOP/Unicamp. E comentarista do Jornal da Cultura, da Fundação Padre Anchieta, de São Paulo.

Grupos sociais, processos culturais e dinâmicas espaciais no contexto urbano
As origens ideológicas do peronismo
Os meios de comunicação de massas na Argentina
Antropologia urbana

Jose Guilherme Cantor Magnani, Professor Titular do Departamento de Antropologia da FFLCH da USP, é mestre em Sociologia pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO/CHILE), concluiu o doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo em 1982, defendeu tese de Livre-Docência em 2010 e de Titular em 2012 nessa Universidade. Publicou 37 artigos em periódicos especializados e 24 trabalhos em anais de eventos. Tem 5 livros publicados, 26 capítulos de livros e 3 organizados. Possui 1 software e outros 48 itens de produção técnica. Participou de 165 eventos no Brasil, 4 no exterior. Orientou 25 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado, além de ter orientado 54 trabalhos de iniciação científica na área de Antropologia. Recebeu o prêmio ERICO VANUCCI MENDES CNPQ - SBPC 1989 Atua na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana. Em suas atividades profissionais interagiu com 33 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção são: antropologia urbana, etnografia, cidade, sociabilidade, lazer, religiosidade. É coordenador do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (NAU/USP - http://www.n-a-u.org), de sua revista eletrônica PONTO.URBE: http://www.pontourbe.net e da coleção "Antropologia Hoje" Nau/Editora Terceiro Nome. (Texto informado pelo autor)

Sociologia
Metodologia e Epistemologia das Ciências Sociais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Metodologia e Epistemologia das Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: reconstruções metodológicas de processos de investigação social, fundamentação da teoria social, explicações e regras metodológicas, natureza das teorias sociais e sociologia da religião. É editor de KHRONOS-Revista de História da Ciência do Centro Interunidade de História da Ciência da USP. É Diretor da Coleção Metodologia e Teoria Social da Associação Editorial Humanitas, editora que edita obras geradas na FFLCH da USP.

Marcadores sociais da diferença
Política, direitos, violência e homossexualidade
Agências públicas e seus usuários
Relações entre raça, sexualidade e gênero em diferentes contextos locais e nacionais
Perspectivas disciplinares e teoria feminista
Sexualidade
Gênero e Envelhecimento
Antropologia Urbana

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980), mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Desde 2001 é professor e pesquisador do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É pesquisador colaborador do Pagu - Núcleo de Estudos de Gênero, da UNICAMP . Bolsista em produtividade de pesquisa do CNPq (nível 2). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Social (Antropologia Social) da USP (2009-2013). Foi Coordenador do PROCAD entre o PPGAS-USP e o PPGCS-UFPA (2009-2012). Foi secretário adjunto da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais e Editor da Revista Brasileira de Ciências Sociais (2009-2012). Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Antropologia (2008-2010). Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, cultura e política, envelhecimento e periodização da vida, sexualidade e gênero. Publicou, entre outros, O dilema da participação popular (premio ANPOCS de melhor dissertação de mestrado em 1991). (Texto informado pelo autor)

Antropologia no Brasil
Identidade nacional
Identidade negra

Possui Graduação em Antropologia Cultural pela Université Officielle Du Congo à Lubumbashi (1969) e Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1977). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, identidade, identidade negra, África e Brasil. (Texto informado pelo autor)

Gênero, Sexualidade e Saúde
Marcadores Sociais da Diferença
Populações Afro-Brasileiras e Africanas
Cultura e Política

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1991), especialização em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1992), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1996) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2001). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Membro de corpo editorial da Physis. Revista de Saúde Coletiva, Membro de corpo editorial da Revista Bagoas, estudos gays, de gêneros e sexualidades, pesquisador - Projeto Creating Systemic Chang do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Membro de corpo editorial do Coleção Antropologias, colaborador da Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Antropologia - UFS, Membro de corpo editorial da Pensata: Revista de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unifesp, Membro de comitê assessor do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe e Revisor de periódico da Revista de Antropologia (USP. Impresso). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras. Atuando principalmente nos seguintes temas:Relações raciais, conjugalidade e cor, sexualidade, gênero, Análise comparativa.

Direito Sanitário: advogue-saúde
Direito Sanitário: responsabilidade pela saúde
Direito Sanitário: sistema legal de saúde

Mestre em Law in Development pela Warwick University (1993) e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor do departamento de sociologia da FFLCH-USP. Ex-professor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (Direito GV). Ex-professor visitante da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Sociologia do trabalho

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é docente ms-3 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: sindicalismo, reestruturação produtiva e qualificação do trabalho. 

Sociologia da cultura
História da arte
Crítica de arte
Teoria sociologica
Sociologia da literatura
Antropologia histórica
Mímese
Música
Etnologia indígena
Cultura material
Literatura e sociedade
Sociologia da cultura

Possuo graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1987), onde realizei o mestrado (1992) e o doutorado (1996), assim como a livre-docência (2003). Desde 2010 sou professor titular da Universidade de São Paulo. Trabalho na área de sociologia, com ênfase em teoria sociológica, sociologia da cultura, história da sociologia, antropologia histórica e sociologia da música.

Teoria Antropológica
História da Antropologia no Brasil
Antropologia das populações afro-brasileiras
Instituições do século XIX
A natureza como paisagem: a pintura acadêmica

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1986), doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1993), livre-docência em Antropologia Social pela USP (1998). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo (2005), editora da Companhia das Letras (onde coordena coleções de não ficção), membro do advisory group - Harvard University, membro do Conselho Científico do Instituto de Estudos Avançados da UFMG, sócia do IHGB, membro da conselho da Revista da USP, da Revista Etnográfica (Lisboa) e da revista Penélope (Lisboa), coordenadora do GT/ Anpocs de Pensamento Social, de 2007 a 2009. Foi professora visitante e pesquisadora nas universidades de Leiden, Oxford, Brown, Columbia (Tinker Professor), Ecole des Hautes Etudes en Science Sociales (2013) e Princeton, onde é Global Scholar até o ano de 2014. Atuou como curadora de uma série de exposições que aliam história, artes e antropologia. Recebeu Bolsa Guggenheim (2006/ 7); medalha Júlio Ribeiro (por destaque cultural e etnográfico) outorgada pela Academia Brasileira de Letras em 2008; a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2010, foi membro do Advisory group - Harvard University (até 2012), e teve sua palestra selecionada como "John H Parry Lecture at Harvard of 2010". Tem experiência na área de Antropologia e História, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Marcadores da Diferença e História do Império brasileiro, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: Brasil monárquico, escravidão, construções simbólicas, história da antropologia , etnicidade, construções imagéticas e identidade social. É pesquisadora 1A do CNPq desde 2010.

Instituições Religiosas e Religiosidade Popular
Teoria Sociológica
Metodologia e Técnicas de Pesquisa

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo(1967), especialização em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo(1969) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo(1973). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Religião, Umbanda, Magia, ética religiosa.

Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais
Cargos de confiança no governo federal brasileiro
Instituições Políticas, Padrões de Interação Executivo-Legislativo e Capacidade Governativa
A Descentralização Brasileira em Perspectiva Comparada: A Gestão das Transferências Federais para os Municípios
Políticas Redistributivas em Democracias Latino-Americanas da Terceira Onda
Instituições Políticas e Gastos Públicos; um Estudo Comparativo dos Estados Brasileiros

Lorena G. Barberia é professor doutor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, pesquisadora principal do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI) da Universidade de São Paulo, pesquisadora principal do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público (CEPESP) da Fundação Getúlio Vargas-São Paulo e pesquisadora associada do David Rockefeller Center for Latin American Studies da Harvard University. Ela é doutora pela Fundação Getúlio Vargas-EAESP em Administração Publica e Governo, mestra em Políticas Públicas pela John F. Kennedy School of Government da Harvard University e concluiu sua graduação em economia e espanhol pela University of California, Berkeley.Trabalhou no Equador e Panamá como Economista Junior e em projetos de pesquisa sobre as economias em transição no Harvard Institute for International Development. De 2001 até abril de 2011, ela foi Program Associate no David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) da Harvard University. 

Intelectuais
Sociologia da Cultura

Livre-Docente em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor associado do Departamento de Sociologia da USP . Tem experiência na área de Sociologia da Cultura. 

Trabalho e Desenvolvimento
Identidades, diferença, distinção e desigualdade
Mercado, Trabalho e Oportunidades

ossui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Realizou Pós-Doutorado na University of Columbia, SIPA. Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo. É pesquisadora sênior associada ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e ao Centro de Estudos da Metrópole (CEM) com projetos vinculados ao Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID-FAPESP) e ao Instituto Nacional para Estudos da Metrópole (Programa CNPq/MCT). Foi editora da Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais BIB. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase nos estudos sobre desigualdades, tendo publicado e orientado nos seguintes temas: mercado de trabalho, trajetórias ocupacionais, desigualdades raciais e de gênero, políticas de ação afirmativa no ensino superior. 

Sociedades Indígenas
Teoria Antropológica Clássica
Franz Boas
Estudos de Parentesco
Etnologia Sul Americana

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1981), doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e livre docência pela Universidade de São Paulo (2012). Foi professor da Universidade Estadual de Campinas, no Instituto de Estudos da Linguagem (1981-1989) e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (1990 - 1997). Docente da Universidade de São Paulo desde 1998, atualmente é professor associado do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e professor colaborador do Departamento de Antropologia da Universidade Autônoma de Barcelona desde 2006. Tem atuação nas áreas de Estudos de Parentesco, Etnologia Sul Americana e Métodos Computacionais. (Texto informado pelo autor)

Sociedade, cultura e Estado
Pensamento político e social brasileiro
Processos políticos e instituições públicas: violência, direitos e cidadania

Marcos César Alvarez é sociólogo, professor Livre Docente no Departamento de Sociologia da USP, e desenvolve atividades de ensino, de pesquisa e de extensão relacionadas aos domínios da Sociologia da punição e do controle social, bem como no âmbito da teoria social, das metodologias de pesquisa e do pensamento social no Brasil. Possui graduação em Ciências Sociais (1984), Mestrado (1989) e Doutorado (1996) em Sociologia, todos obtidos na Universidade de São Paulo, e pós doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2008-2009). É orientador no Departamento de Sociologia e no programa de pós-graduação em Sociologia da FFLCH-USP (mestrado e doutorado), tendo lecionado na Universidade Estadual de Londrina/UEL, Paraná (1987-1991) e na Universidade Estadual Paulista /UNESP, Campus de Marília (1991-2004). Ministrou aulas como professor visitante na Universidad Nacional de Cuyo (2010), na Argentina, e na Universidad de Salamanca, na Espanha (2014). Foi assistente de pesquisa no CEBRAP (1985-1986), consultor de pesquisa no Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (2009-2010) e pesquisador sênior no Núcleo de Estudos da Violência da USP desde 2004 até o presente. Sua produção intelectual engloba livros, coletâneas, capítulos de livros e artigos publicados em revistas tais como Tempo Social (USP), DADOS (IUPERJ), Revista de Sociologia e Política (UFPR) e Revista Brasileira de Ciências Criminais (IBCCrim). Obteve bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (1983-1984), bolsa de mestrado do CNPq e da CAPES (1985-1988), bolsa de doutorado da CAPES (1991-1994), bolsa de tutoria (1997-2000) pelo Programa Especial de Treinamento (PET/CAPES/MEC-SESu), bolsa de pós-doutorado da CAPES (2008-2009) e hoje é bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, nível I C. No âmbito das atividades administrativas, foi presidente da Comissão de Pesquisa (1997-1998 e 2001), presidente do Comitê de Ética na Pesquisa (1999-2001) e chefe do Departamento de Sociologia e Antropologia (1998-2001 e 2003-2004) da UNESP/Marília, Coordenador da Área de Ciências Humanas da UNESP (2001-2002), coordenador de graduação pelo Departamento de Sociologia (2007-2008) e vice-coordenador do programa de pós-graduação em Sociologia da FFLCH-USP (2009-2010), bem como membro titular da Comissão de Pós-Graduação na mesma unidade. Faz parte do corpo editorial da revista Plural (USP), da Revista Brasileira de Sociologia (SBS) e atua como parecerista da Tempo Social (USP), entre outros periódicos. Atual Diretor de Publicações da ANPOCS e editor da Revista Brasileira de Ciências Sociais.

Antropologia Rural
Teoria Antropológica Clássica: Antropologia de Franz Boas
Parentesco e organização social rural
Franz Boas e o Brasil
Religião e família na classe média carioca 1910 a 1960
Pequena produção camponesa
A herança intelectual de Franz Boas

Tem graduação e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973) e doutorado em Ciências Sociais (Sociologia) pela Universidade de São Paulo (1984). Atualmente é livre-docente da Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Rural e Teoria Antropológica Clássica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociedades camponesas, direito costumeiro, devoções marianas e Teorias precursoras e sucessoras da Antropologia Cultural de Franz Boas, Parentesco e Organização Social Rural e classe média do Rio de Janeiro entre 1910-1930. Poeta menor, publica regularmente suas poesias, sendo o livro "Ser Tão Sertão" prefaciado pelo Prof. Antonio Cândido, já tendo um segundo livro solo em preparação, Tem Proficiency na língua inglesa pela Universidade de Michigan, foi Visiting Student da Universidade de Cambridge em 1980, Visiting Scholar na Universidade de Londres em 1987 e Visiting Scholar na Universidade de Colúmbia em 1989, as três na área das antropologias rural e Cultural.

Teoria e metodologia em Sociologia
Cultura, Simbolização e Representações Sociais
Sociologia

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1986). É professora titular da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária (2010-). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia da cultura, história social dos intelectuais, da literatura e das artes; sociologia da comunicação de massas; teoria sociológica.

Cidadania e Democracia: o pensamento nas rupturas da política

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná(1967), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo(1972) e doutorado em História Social pela University of London(1987). Atualmente é PROFESSOR DOUTOR da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Trabalho e lei, Cidadania, Relacoes de Trabalho, Cidade.

Teoria sociológica: individualidade, temporalidade e ordem social
Políticas sociais e políticas de saúde
Tempo, História e Imaginário

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1966), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Fundamentos da Sociologia / Teoria Sociológica, Sociologia da Saúde e Sociologia da Juventude. Tem trabalhado os temas: indivíduo e individualismo; modernidade e contemporaneidade; tempo social, juventude e processos de transição, saúde pública, saúde coletiva e políticas sociais.

Políticas públicas
Estudos sobre Welfare State

Maria Hermínia Tavares de Almeida atualmente é pesquisadora senior do Cebrap e professora titular aposentada do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP e do Instituto de Relações Internacionais, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Relações Internacionais e em Ciência Política da USP. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1969), doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1979) e pós-doutorado na University of California, Berkeley (1984). Cientista Política, tem experiência nas áreas de políticas públicas e instituições políticas, especializando-se principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, federalismo e e opinião pública e política externa. Entre suas publicações destacam-se o livro Crise econômica e interesses organizados (EDUSP) e o artigo Privatization: reform through negotiation . Foi diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP (2010-2013). Foi pesquisadora visitante do Institute of Latin American Studies da University of London (1992), Tinker Visinting Professor da Stanford University (1996), professora visitante do Doutorado em América Latina do Instituto Ortega y Gasset (2000, 2001 e 2002) , professora visitante do Departamento de Ciência Política da Université de Montréal (2006) e pesquisadora visitante do Institute Brazil do King's College, University of London (2012). Participou do Comitê Executivo da Latin American Studies Association (2001-2004), do Comitê Executivo da International Political Science Association (2006-2009) e foi presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (2004-2008) e da Latin American Studies Association (2010-2012). Atualmente é membro do Conselho Assessor do Brazil Institute e do Latin American Program do Woodrow Wilson Center for Scholars (Washington), do Council of Eminent Persons do economista-chefe do Banco Mundial e da Comissão Acadêmica da European Union Latin America and the Caribbean Foundation (EU-LAC Foundation) . Foi agraciada pela Presidência da República com a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Comendador(2006) e recebeu Prêmio de Excelência Acadêmica em Ciência Política conferido pela ANPOCS (2013).

A natureza do mito nos mundos ameríndios: questões a partir da etnografia aweti
A feitiçaria nas religiões de matriz africana e nas terras baixas sul-americasa: um estudo comparativo
Ontografia comparativa e equivocação controlada: cinco estudos etnográficos e suas implicações reversas
Feitiçaria e parentesco - etnografia dos Aweti do Alto Xingu
Imagens da política no Alto Xingu

Professora de Antropologia Social na Universidade de São Paulo. Pesquisa teoria antropológica e etnologia indígena com enfoque em política ameríndia, parentesco e feitiçaria.

 
Sociologia
Fundamentos da Sociologia

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Fundamentos da Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria sociológica, metodologia da sociologia, escola de chicago, teoria geográfica e escola sociologica de chicago. 

Paisagens Ameríndias. Habilidades, Mobilidade e Socialidade nos Rios e Cidades da Amazônia
Missões Cristãs em Áreas Indígenas
Teorias de Natureza e Sociedade
Teoria Antropológica

Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é prof. doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: história dos índios, aldeamentos capuchinhos, etnologia ameríndia, regimes de relações dos Mura (Amazônia) no ambiente.

Políticas Públicas
Análise comparada das formas de estado
Condições de vida, Estado e Políticas Públicas

Professora Titular do Departamento de Ciência Política da USP, Diretora do Centro de Estudos da Metrópole e editora da Brazilian Political Science Review. É membro da Coordenação Adjunta de Programas Especiais da Diretoria Científica da FAPESP. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado no Departamento de Ciência Política do Massachussets Institute of Technology (EUA). Foi visiting fellow do Departament of Political and Social Sciences, do Instituto Universitário Europeu, em Florença. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Sua área de pesquisa é a Análise Institucional e Comparada. Suas principais áreas de pesquisa incluem a anáiise comparada dos Estados federativos e a análise comparada dos sistemas de proteção social. 

Trabalho, ocupação e desemprego: estratégias das firmas e trajetórias dos trabalhadores
Desigualdades de gênero e raça no trabalho
nstituições do mercado de trabalho e redes sociais na saída do desemprego
Poder local e política de classes
Desigualdades raciais no mercado de trabalho em Salvador
Trabalho industrial e identidades coletivas
Qualificação, mercados e processos de trabalho
Mercado, trabalho, oportunidades

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1971), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1974), doutorado em Sociologia pela Universidad Nacional Autónoma de México (1983), pós-doutorado pelo SPURS-Special Program on Urban and Regional Studies (SPURS) no Massachusetts Institute of Technology (1993-1994) e livre-docência em Sociologia do Trabalho pela Universidade de São Paulo (2002). É (desde 1999) professora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, tendo, desde 2008, a condição de Professora Titular. Foi também professora nos departamentos de sociologia das universidades de Brasília (1971-1973) e Federal da Bahia (1974-1995). Foi Professora Visitante do Program in Latin American Studies da Princeton University (2007). É Pesquisadora I-A do CNPq, associada ao Centro de Estudos da Metrópole (CEM), programa que congrega a Universidade de São Paulo, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e a Fundação SEADE, tendo sido responsável, entre 2009 e 2012, pela Direção do Instituto Nacional para Estudos da Metrópole (Programa CNPq/MCT), projeto ali sediado. É também pesquisadora associada do Laboratoire GTM-Genre Travail et Mobilités (CNRS,França), do Institute for Employment Research da University of Warwick (UK) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap, Brasil). Foi pesquisadora associada do Institut de Recherche pour Le Développement (ORSTOM), na França (1989-1991) e Pesquisadora Visitante do Princeton Institute on International and Regional Studies (2008) da mesma Universidade, nos Estados Unidos. Compôs comitês de avaliação científica no Brasil (como o Comitê Assessor do CNPq/Sociologia, em 1989-91 e 2003-05) e no exterior (como o Regional Advisory Panel for Latin America and the Caribbean do Social Sciences Research Council/SSRC,EUA, em 2000-2001). Foi Editora responsável de: Cadernos CRH (1989-2001) e Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo (1996-1998), e membro da Comissão Editorial da Tempo Social (2003-2009); é membro da Comissão Editorial da Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo (2010-2013). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Econômica e do Trabalho, tendo publicado e orientado em temas como: trabalho e trabalhadores em situações de mudança econômica e de reestruturação técnico-organizacional das firmas; estudos comparativos sobre o desemprego (suas formas e as experiências subjetivas sob distintos regimes de proteção social); as novas relações de emprego e os desafios de sua teorização; a procura de trabalho: redes sociais e mecanismos de intermediação de oportunidades ocupacionais; desigualdades de gênero, geracionais e étnico-raciais no trabalho e no desemprego. 

A organização dos parlamentos do século XIX aos dias de hoje
Evolução das Instituições Políticas na Primeira República (1889-1930)
O poder de agenda em perspectiva comparada
Dados eleitorais para o período anterior a 1945
Relações executivo-legislativo
Instituições políticas estaduais

Professor do Departamento de Ciência Política da Usp. É graduado em Ciência Política pela Università degli Studi di Bologna (1997), mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2001) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo legislativo, sistemas eleitorais e história das instituições políticas.

As noções de esfera pública e esfera privada
Relações entre economia e política
O sujeito antigo
Teoria Política Grega
A teoria política de Aristóteles
Linhagens do pensamento político-social latino-americano

Possui graduação em Ciência Política pela Universidad de Buenos Aires (2000) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor de Teoria Política da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política e Social especialmente orientada à Filosofia Política Clássica Grega e ao Pensamento Latino-americano. Também tem experiência complementar em diversos campos da Filosofia e o Pensamento Econômico e Social.

O marxismo nas universidades brasileiras
Conflitos sociais, trabalho e política. O Brasil e a França na mundialização neoliberal
Crise e recuperação do sindicalismo
O sindicalismo deixou a crise para trás? Uma análise do sindicalismo nos anos 2000
As bases sociais das centrais sindicais brasileiras
A precarização social do trabalho no Brasil: uma proposta de construção de Indicadores
Teoria das classes sociais
Neoliberalismo e relações de classe no Brasil
Para onde vai o mundo do trabalho?

Sou professora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Graduei-me em Ciências Sociais em 1999 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e obtive os títulos de mestre em Sociologia (2002) e doutora em Ciências Sociais (2008) pela mesma instituição. Parte dos meus estudos de doutorado foi feita na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França. Fiz três pós-doutoramentos: um em Sociologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) entre 2008 e 2009 (1 ano); um em Ciência Política na Unicamp, em 2010 (1 ano) e um terceiro também em sociologia na École Normale Supérieure de Lyon entre 2012 e 2013 (2 meses). Trabalho com temas relacionados à situação e à ação dos trabalhadores: crise e recuperação do sindicalismo, classes sociais, reestruturação produtiva, neoliberalismo e precarização do trabalho. Publiquei, entre outros textos, os livros: A logística da precarização: terceirização do trabalho na Honda do Brasil, São Paulo: Expressão Popular, 2004 (com 1a reimpressão em 2009) e Trabalhadores terceirizados e luta sindical, Curitiba: Appris, 2013. Sou editora da Revista Crítica Marxista (São Paulo).

Sociologia visual
Sociologia do cinema
Sociologia da pintura
Sociologia da arte
Alteridade, expressões culturais do mundo sensível e construção da realidade
Cinema documental

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1981), Mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1989), Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996) e Livre-docência em Sociologia da Cultura e da Imagem pela Universidade de São Paulo (2009) sendo atualmente Professor Associado 3. É professor do Departamento de Sociologia FFLCH da Universidade de São Paulo desde 1982, e foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Sociologia (2011-2013). É professor Visitante da Universidad Nacional de Cuyo (Mendoza-Argentina), da Universidade do Chile (Santiago), Presidente do RC 37 Sociology of Arts da ISA (International Sociological Association), membro do Board executivo do WG 03 Visual Sociology da ISA e coordenador do RC 32 (Sociologia da Arte) da ALAS. Foi Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (2007-2011); Diretor de Estudos Associado da École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris (2003); pesquisador principal dos projetos temáticos - Alteridade, Expressões Culturais do Mundo Sensível e Construções da Realidade (2003-2007) e Imagem em Foco nas Ciências Sociais (1999-2002) (FAPESP); é membro da International Visual Sociology Association, membro da Sociedade Brasileira de Sociologia da qual foi vice-presidente e membro do International Council of Museums. Trabalha na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Cinema e da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do cinema, sociologia da arte, cinema, cinema documental, artes plásticas, epistemologia da imagem e ciências sociais.

Estudo e tradução de poéticas verbais ameríndias
Conexões entre antropologia e arte

Pedro de Niemeyer Cesarino é graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em antropologia social pelo Museu Nacional/ UFRJ. Deselvolve pesquisas em etnologia indígena, com ênfase em estudos sobre xamanismo, cosmologia, tradições orais, tradução e antropologia da arte. Realizou um pós-doutorado Departamento de Letras da Universidade de São Paulo (2008-2010). Foi Professor-Adjunto de Antropologia da Arte no Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, é professor do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, na área de pesquisa Antropologia das Formas Expressivas. (Texto informado pelo autor)

Segurança Internacional
Política Externa
Relações Internacionais da América Latina

ossui graduação em Ciência Política - Universidad de los Andes (Venezuela-1988), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1992) doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1997), livre docência pela Universidade de São Paulo (2007) e pós-doutorado pela Columbia University (EUA-2008). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo - no departamento de Ciência Política (DCP-USP) e no Instituto de Relacões Internacionais (IRI-USP). O pesquisador tem producão e pesquisa na Ciência Política, com ênfase nas Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, atuando principalmente nos seguintes temas: relacões internacionais e política externa da América Latina, política de Seguranca dos Estados Unidos para a América do Sul e questões normativas de relacões internacionais, especialmente no tema relacionado com atores não-estatais. Atualmente é coordenador adjunto do Comitê de Ciência Política e Relações Internacionais da CAPES

Etnologia e história indígena
Ritual, xamanismo e política nas terras baixas da América do Sul
Teoria antropológica
Etnologia indígena

É professor do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. É mestre (2000) e doutor (2005) em Antropologia Social pela USP, área de etnologia indígena. É pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA) e do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA). Foi um dos fundadores e co-editou, entre 1997 e 2007, a revista Sexta-Feira. Suas áreas de atuação são etnologia e história indígena (com foco no problema das cosmopolíticas ameríndias), teoria antropológica e antropologia & cinema.

Sociologia da religião
Sociologia dos meios de comunicação
Sociologia política

Ricardo Mariano é doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo, professor do Departamento de Sociologia da USP e pesquisador do CNPq. Realiza pesquisas na área de sociologia da religião, focando especialmente o movimento pentecostal no Brasil. Entre outras temáticas, pesquisou a corrente neopentecostal, sobre a qual publicou o livro Neopentecostais: Sociologia do novo pentecostalismo no Brasil (Edições Loyola), o crescimento pentecostal no país, a reação dos evangélicos ao Novo Código Civil, a demonização pentecostal dos cultos afro-brasileiros, a Teologia da Prosperidade, a atuação política dos evangélicos, a participação de católicos e evangélicos nas eleições presidenciais de 2010, a concordata católica, a Lei Geral das Religiões, as teorias sociológicas da secularização e da laicidade do Estado. (

O lugar da tradição sociológica alemã na gênese do marxismo ocidental
A recepção da filosofia de Hegel pela Escola de Frankfurt
A recepção da filosofia de Kant por Theodor Adorno

é professor associado no departamento de sociologia da Universidade de São Paulo. Livre-docente pela Universidade de São Paulo (2012), doutor em filosofia pela USP (1998) e mestre em filosofia pela UFRGS (1992). Tem experiência em pesquisas e docência nas áreas de sociologia e de filosofia, com ênfase em teoria sociológica, atuando principalmente nos temas: teoria crítica da sociedade, sociologia do marxismo, teoria social, sociologia e filosofia alemã.

Cultura Material Afro-Brasileira
Arte Sacra Afro-Brasileira
Formas de Religiosidade
Festas
Cultura Brasileira
Identidade Cultural
Estilos de Vida
Festas Brasileiras
Cultura On-line
Antropologia e Hipermídia
Antropologia das Sociedades Complexas
Teorias Antropológicas

É Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1986), tem Mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1992), Doutorado em Ciências (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1998) e Pós-Doutorado em Etnologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Atualmente, integra a Coordenação do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo [www.n-a-u.org], do qual é membro desde 1988, e onde foi Editora-chefa da revista PontoUrbe - Revista do Núcleo de Antropologia Urbana da USP [ww.pontourbe.net]. É, também, organizadora e editora independente da revista de Antropologia Urbana "Os Urbanitas" [www.osurbanitas.org], do website Os Urbanitas [www.aguaforte.com/antropologia] e do blog de mesmo nome [www.osurbanitas.blogspot.com]. Tem experiência na área de Antropologia das Sociedades Complexas, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando, principalmente, nos estudos sobre os seguintes temas: estilos de vida, festas, religiosidades contemporâneas, cultura brasileira, cultura afrobrasileira, etnografia em hipermídia e cybercultura. Traduz e revisa obra stécnicas e acadêmicas. (Texto informado pelo autor)

Instituições de Justiça - Surveys
Reforma do Judiciário
Custos econômicos do Judiciário
Instituições de Justiça
Elites - surveys
Cidadania e Acesso à Justiça
Estudos políticos do Judiciário e do Ministério Público
Constitucionalismo e Democracia no Brasil e em perspectiva comparada
Estudos Políticos do Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal

Possui graduação em Ciências Sociais (1990), Mestrado (1994) e Doutorado (2000) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor do Departamento de Ciência Política e Coordenador da Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade de São Paulo. Dedica-se ao estudo das Instituições Políticas, com ênfase nos seguintes temas: constitucionalismo e democracia em perspectiva comparada, direito e justiça, sistema político brasileiro, corrupção e instituições de accountability. Foi professor da PUC-SP entre 1995 e 2008.

Antropologia visual
Antropologia da performance
Etnomusicologia

Professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É vice-coordenadora do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP (LISA-USP) e vice-diretora do Centro de Preservação Cultural (CPC), órgão subordinado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. É coordenadora do PAM - Grupo de Pesquisas em Antropologia Musical, vice-coordenadora do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI-USP) e pesquisadora do Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama (NAPEDRA-USP). É autora dos livros "Imagem-violência - Etnografia de um cinema provocador" (Terceiro Nome, 2012) e "A música e o risco" (EDUSP, 2006), co-autora de "Lá do Leste - Uma etnografia audiovisual compartilhada" (Humanitas, 2013) e co-organizadora das coletâneas "Escrituras da imagem" (EDUSP, 2004), "Imagem-conhecimento" (Papirus, 2009) e "Antropologia e Performance - Ensaios Napedra" (Terceiro Nome, 2013). É uma das organizadoras da coleção Sexta-Feira - Antropologias, Artes e Humanidades. Dirigiu vários vídeos etnográficos, entre eles "A arte e a rua" (LISA, POLIS, 2011) e "Lá do Leste" (Etnodoc, 2010), ambos co-dirigidos com Carolina Caffé, "Cinema de quebrada" (LISA, 2008), "Pulso, um vídeo com Alessandra" (LISA, 2006) e "Microfone, Senhora" (LISA, 2004). Realizou várias pesquisas com apoio da FAPESP (desde o mestrado ao pós-doutorado). Atualmente, é pesquisadora do projeto temático "A Experiência do filme na antropologia", apoiado pela FAPESP. Atua na linha Antropologia das formas expressivas, com ênfase em Antropologia Visual, Antropologia da Performance e Antropologia da Música. Suas pesquisas abordam as seguintes temáticas: cinema e violência, música em projetos de intervenção para a infância e juventude, filme etnográfico, produção audiovisual e artística na periferia. É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) e em Ciências Sociais pela USP (1995). Mestre (1999) e doutora (2004) em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da FFLCH-USP. Realizou pós-doutorado no Departamento de Antropologia da USP (2004-2005). (Texto informado pelo autor)

As novas fronteiras do político: democracia, direitos humanos, globalização
Linhagens do pensamento político e social brasileiro

É professora do departamento de ciência política e do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo desde 2004. Também é pesquisadora do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Atua principalmente nos seguintes temas: teoria política, direitos humanos, migrações internacionais, identidade nacional e relações centro-periferia. 

Pesquisador do Núcleo Direito e Democracia
Pesquisador da Área de Filosofia, Direito e Democracia
Coordenador do Subgrupo Democracia Deliberativa
Coordenador do Subgrupo Autonomia e Teoria Crítica
Coordenador do Grupo de Estudos de Política e Teoria Crítica
Política e Teoria Crítica: Autonomia, reconhecimento e democracia

É professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) e Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Possui graduação (2003), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado pelo CEBRAP (2011). Foi pesquisador visitante da J. W. Goethe Universität Frankfurt am Main e da Freie Universität Berlin entre 2007 e 2008. É membro do Grupo Interuniversitário de Pesquisa Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM) e coordena o Grupo de Estudos de Política e Teoria Crítica da USP. Desenvolve pesquisas nas áreas de teoria política e teoria social. É um dos coordenadores da Coleção Habermas pela Editora da UNESP. Atua principalmente nos seguintes temas: teoria crítica, marxismo e teoria política, teorias da democracia, esfera pública e lutas por reconhecimento. 

Classes, Conflito e Movimentos Sociais

Ruy Gomes Braga Neto is an associate Professor at the Department of Sociology of the University of São Paulo (USP). Holding an undergraduate degree in Social Sciences (1994), a M.A in Sociology (1996) and a PhD in Social Sciences, all from the State University of Campinas (Unicamp), Prof. Braga was the Director of USP s Center for the Studies of Citizenship Rights (Cenedic) from 2007 and 2010 and the Writing Secretary of the magazine Outubro (periodical of the Institute of Socialistic Studies ) from 2000 and 2012. Deputy Editor of the magazine Societies Without Borders (dissemination agency of the Sociologists Without Borders association), Prof. Braga was the Vice-Chair of USP s Department of Sociology from 2005 and 2009 and is the President of the Human Resources General Commission of USP s Faculty of Philosophy, Literature and Human Sciences (FFLCH). Along with Marco Aurélio Santana, since 2007 Prof. Braga coordinates the Working Group of the Brazilian Sociology Society (SBS), Sindicato, trabalho e ações coletivas ( Union, work and collective actions ), besides being the coordinator, along with Armando Boito Júnior, of the Working Group of the National Association of Graduate Studies in Social Sciences (Anpocs), untitled Marxismo e Ciências Sociais ( Marxism and Social Sciences ) (2008-2009). Prof. Braga has published articles and essays in several specialized periodicals, such as: Social Forces, Work and Occupations, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Sociedade e Estado, and Proteo (Rome), among others. He is the author of the book A nostalgia do fordismo: Modernização e crise na teoria da sociedade salarial (SP: Xamã, 2003), and the co-author of the books Por uma sociologia pública (with Michael Burawoy, Alameda, 2009) and Infoproletários (with Ricardo Antunes, Boitempo, 2009), among others.

Modos de desenvolvimento na América Latina e no Leste Asiático
Arquivo Virtual de Histórias de Migrantes: Banco de Dados para Estudos Comparados de Emigração e Imigração

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1964), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1972) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1987). Foi diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2002-2005) e Pró-reitor de Cultura e Extensão (2005-2007) da Universidade de São Paulo. É professor emérito da Universidade de São Paulo (2010), presidente do Conselho Editorial de Cadernos PROLAM/USP e foi membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (2006-2012). Atualmente é coordenador executivo do Programa de Bolsas de Intercâmbio para Alunos de Graduação da Universidade de São Paulo (2012), membro do Conselho Universitário da Universidade de Campinas, membro do Conselho Editorial da Editora da USP. Possui experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, Leste Asiático, desigualdade, pobreza, trabalho e violência. Proferiu inúmeras conferências e palestras nas seguintes universidades: Universidade de Harvard, Universidade de Bologna, Universidade de Gênova, Universidade de Salamanca, Universidade de Barcelona, Universidade de Sevilla, Universidade de Huelva, Universidade de Coimbra, Universidade Sophia, Universidade de Kyushu, Universidade de Osaka, Universidade de Kyoto de Estudos Estrangeiros, Universidade de Buenos Aires, Universidade de Guadalajara, Universidade de Santiago de Chile, Universidade Ricardo Palma, etc. Foi professor titular visitante do Departamento de Estudos Brasileiros da Universidade de Tenri, Japão (1995-1997).

Direitos Humanos, Justiça, Violência, Cidade e Cidadania
Estudo da Impunidade Penal
Violência, Democracia e Segurança Cidadã
Nas rotas ilegais da economia mundial: uma pesquisa sobre o tráfico de drogas no Brasil
Violência, Impunidade e Confiança na Democracia.
O Policiamento que a sociedade deseja
Contratos Locais de Segurança e Mediação de Conflitos.
Prevenção da Violência em Moçambique - Treinamento, Monitoria e Avaliação
Rebeliões nos presídios de São Paulo
Estudo sobre as crianças que circulam pela USP
Continuidade Autoritária e a Construção da Democracia

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1974) , Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1984), Pós-Doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales, CESDIP, França. Atualmente é Professor Titular em Sociologia da FFLCH- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Coordenador Científico do Núcleo de Estudos da Violência - USP, Presidente da ANDHEP- Associação Nacional de Direitos Humanos- Pesquisa e Pós-Graduação, Representante de Área de Ciências Humanas / Sociologia e Membro do Conselho Técnico-Científico da CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Consultor do CSP- Cadernos de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Membro do Conselho Consultivo da Revista Análise Social, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Membro do Conselho Consultivo da Revista "Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica", do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, Membro do Comitê Científico da Revista ANPG: Ciência, Tecnologia e Políticas Educacionais, periódico científico institucional da ANPG- Associação Nacional de Pós-Graduandos, Responsável pela Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância. Tem larga experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: violencia, direitos humanos, criminalidade urbana, controle social e conflitos sociais. (

Sociologia da Cultura
Formação do campo intelectual e da indústria cultural no Brasil contemporâneo
História social comparada da vanguarda literária e artística no Brasil e na Argentina
Sociologia da cultura: análise dos condicionantes
História social dos intelectuais na América Latina

Possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1971), doutorado em Sociologia - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1978) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1978). Atualmente é editor responsável da Tempo Social - Revista de Sociologia da USP e professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura 

Corpo, gênero, saúde, geração
Políticas sociais e do cotidiano: campo e cidade
Antropologia urbana

Professora do Departamento de Antropologia da USP e pesquisadora do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU-USP). Atuou, de 2007 a 2012 como docente do departamento de Ciências Sociais (área de Antropologia) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus Litoral Norte. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Etnografias Urbanas (Guetu), da UFPB e membro do Núcleo de Direitos Humanos e da Cidadania da UFPB. Faz parte do corpo editorial da coleção Sexta Feira - Antropologia, Artes e Humanidades. Atua nos seguintes temas: antropologia urbana, relações entre campo e cidade, fronteiras urbanas, gênero, sexualidade, sociabilidade e festas.(Texto informado pelo autor)

 
Inventário da vida política brasileira: 1964-1985
A transição para a democracia: análise estrutural e conjunturas políticas
A transição para a democracia: análise estrutural e conjunturas políticas
Retrato da USP aos 50 anos

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, Cultura e Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: universidade, ensino superior, conhecimento, conhecimento científico.

Etnologia Indígena
Antropologia da Imagem
Alteridade, expressões culturais do mundo sensível, construções da realidade: velhas questões, novas inquietações
Imagem em Foco nas Ciências Sociais

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1990) e livre docência na Universidade de São Paulo (2006). Aprovada em concurso para Professora Titular na área de Antropologia da Imagem da Universidade de São Paulo em 5/11/2010. Pós doutorado na University of Manchester (Inglaterra) e na University of Saint Andrews (Escócia). Foi Professora Visitante no Musée du quai Branly e na University of Oxford. Atualmente é Professora Titular da Universidade de São Paulo, coordena o LISA - Laboratório de Imagem e Som em Antropologia. É a coordenadora principal do terceiro projeto temático financiados pela FAPESP. (FAPESP, 1997-2002; 2003-2007; 2010-2014). Faz parte do conselho consultivo da Casa das Áfricas, do Núcleo de História Indígena e do Indigenismo e é sócia efetiva da Associação Brasileira de Antropologia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena e Antropologia da Imagem. Suas publicações tratam de temas como: sociedade Bororo, etnografia e imagem, antropologia visual, fotografia e cinema no mundo contemporâneo. Foi chefe do Departamento de Antropologia da FFLCH da USP (1999-2003; 2007-2009).

Antropologia das populações Afro-Brasileiras
Teoria Antropológica

Professor associado (livre docente) do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo onde obteve o título de bacharel em Ciências Sociais, mestre e doutor em Antropologia Social. Realizou pós-doutorado na Harvard University (W.E.B. Du Bois Institute for African and African American Research) e na City University of New York (Graduate Center) onde também foi professor visitante como bolsista do Fulbright Scholar Program. Desenvolve pesquisas na área das populações afro-brasileiras, enfocando temas como religiosidade (candomblé, umbanda, neopentecostalismo, intolerância religiosa), relações entre religião e cultura brasileira (festas populares, música, capoeira, literatura, cinema etc.), artes afro-brasileiras e representação etnográfica (trabalho de campo e etnografia em hipermídia). É coordenador do CERNe - Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras, grupo de pesquisa certificado pelo CNPq -USP. Foi chefe do Departamento de Antropologia (2009-2013) no qual exerce atualmente a vice-chefia. (Texto informado pelo autor)

Mobilidades urbanas e trajetórias sociais: trabalho, moradia e mobilidade cotidiana
Cidade e Trabalho: espaços, territórios e fluxos urbanos
Trabalho e pobreza urbana: trajetórias ocupacionais

Professora livre-docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (2010). Coordenadora do PPGS-USP (2013-2015) Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Ciência Política (USP, 1984) e doutorado em Sociologia (USP, 1992). Pós-Doutorado na École de Hautes Etudes en Sciences Sociales - Paris, França (1999-2000). Coor *** Pesquisador convidado (posto CNRS) nos quadros da Maison de Sciences de l'Homme Ange Guepin, Nantes, França (dezembro 2006-março 2007). Pesquisador convidado na Universidade de Toulouse Le Mirail, Departamento de Sociologia, LISST, 2010-2011. *** Como resultado de seis anos de pesquisa desenvolvida em parceria com o Institut de Recherche pour le Developpement (Acordo CNPq-IRD) publicou, em co-autoria com Robert Cabanes, "Nas tramas da cidade: trajetórias urbanas e seus territórios" (São Paulo: Humanitas, 2006). Essas pesquisas também estiveram na origem do livro A cidade nas fronteiras do legal e ilegal (Belo Horizonte: Editora Fino Traço, 2011). Como resultado de pesquisas desenvolvidas nos quadros de um convênio franco-brasileiro (USP-AIRD), do qual foi igualmente coordenadora, publicou, em colaboração com Gabriel Kessler e Christian Azais, "Ilegalismos, cidade e política" (Belo Horizonte: Editora Fino Traço, 2012). *** Foi coordenadora da equipe brasileira de um programa de cooperação franco-brasileiro (Acordo Capes-Cofecub, 2007-2011), com o projeto "Trajetórias, circuitos e redes urbanas, nacionais e transnacionais e o seu impacto sobre a arquitetura institucional democrática", composto por pesquisadores da USP, da Unicamp e do Núcleo de Estudos da Violência, NEV e, pelo lado francês, do Centre Interdisciplinaire de Recherches Urbaines et Sociologiques (CIRUS-CERS, Université de Toulouse II) e do Centre d'Analyse et d'Intervention Sociologiques (CADIS-EHESS, Paris). A coordenação francesa esteve a cargo de Angelina Peralva (Toulouse II). *** Projetos atuais: Ilegalismos e gestão (em disputa) da ordem, CNPq, 2012-2015; Gestão do conflito na produção da cidade contemporânea Projeto Temático Fapesp (2014-2018). Essas pesquisas estao sendo desenvolvidas nos quadros do Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia, da Universidade de São Paulo.