Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

História

Os Tabus Alimentares na Perspectiva dos Estudos Histórico-Religiosos
História das Religiões
História Moderna
Dimensões do Império Português
Jesuítas, Humanismo e Evangelização no Oriente - Séculos XVI-XVII
Missionários, Índios e Mediação Cultural

Graduação em Filosofia e especialização em História das Religiões, junto à Università degli Studi di Padova (1987), Itália. Doutorado em Sociologia (1998) e Pós-Doutorado em História Social (2000-2003), junto à Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Desde 2003, Professor Doutor em História Moderna no Departamento de História da Universidade de São Paulo. Já integrante do Projeto Temático de pesquisa, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), "Missões Cristãs e Populações Indígenas: o problema da mediação cultural" e do Projeto Temático "Dimensões do Império Português", do Departamento de História - FFLCH-USP, Cátedra 'Jaime Cortesão' e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): no interior do qual foi, finalmente, coordenador do Núcleo Temático "Religião e Evangelização". Atua, sobretudo, na área de História Moderna, com ênfase em História Moderna e Colonial, História das Religiões, História da Reforma e da Contra-Reforma, Catequese e Missionação, Colonização e Mediação Cultural entre Europa, América e Ásia, Antropologia Histórica. (Texto informado pelo autor)

Historiografia e documentação
Arquivística

Ela é graduada em História pela Universidade de São Paulo 1996, com doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1974). Atualmente é Professora Doutora na Universidade de São Paulo. Possui experiência em História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História. Sua linha de pesquisa compreende trabalhos relativos à arquivística, documentação, periódicos, atividades junto ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e à imprensa brasileira.

A questão da Plenitudo Potestatis em Guilherme de Ockham: um exame de seus escritos políticos
Formas de religiosidade popular na Baixa Idade Média (séculos XI-XIV)

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor-doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: idade média, relações de poder, educação, literatura e história. Participa como membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas - LUDENS-USP, atuando junto ao núcleo de Estudos Medievais. É membro do NEAM - Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (UNESP/Assis e Franca), do NEMED - Núcleo de Estudos Mediterrânicos (UFPR), membro-conselheiro da ANPUH - Associação Nacional dos Professores de História, secção São Paulo, membro da ABREM - Associação Brasileira de Estudos Medievais, da SAEMED - Sociedad Argentina de Estudios Medievales, entre outros.(Texto informado pelo autor)

História da Cultura
Dimensões do Império Português.

possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado (1995) e doutorado (2001) em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora doutora do Departamento de História da Universidade de São Paulo. É autora dos livros "O jovem rei encantado: expectativas do messianismo régio em Portugal - sécs. XIII-XVI" (Hucitec, 2003) e "O rei ausente: festas e cultura política nas visitas dos Filipes a Portugal 1581 e 1619" (Alameda, 2004), e organizadora das coletâneas de artigos "Inês de Castro: a época e a memória" (Alameda, 2008) e "O Império por escrito" (Alameda, 2009). Possui ainda textos publicados em obras coletivas e resenhas. É pesquisadora da Cátedra Jaime Cortesão-FFLCH/USP, integrante do Projeto Temático FAPESP Dimensões do Império Português (2005-2008) e do PRONEX Cia. das Indias (UFF). As áreas de especialização concentram-se em História da Cultura na Baixa Idade Média e Época Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: história de Portugal e Espanha , memória política, monarquia filipina e união ibérica. Tem dois Pós-Doutorados concluídos, no ICS-Universidade de Lisboa em 2003 e na Universidade Complutense de Madrid em 2006. (Texto informado pelo autor)

História da Rússia/URSS
História Política Comparada da Rússia e do Brasil
Relações Internacionais dos Países Socialistas e Ex-socialistas
História dos Partidos Comunistas na Rússia Pós-Soviética
Partidos Políticos em Processos de Abertura e Redemocratização: uma história do tempo presente da Rússia pós-soviética e uma comparação com o caso brasileiro

Angelo de Oliveira Segrillo é professor Doutor de história contemporânea no Departamento de História da Universidade de São Paulo. É responsável pela disciplina História Contemporânea com ênfase em Ásia. Coordena o Laboratório de Estudos da Ásia do Departamento de História da USP. Graduou-se pela Southwest Missouri State University (EUA), cursou mestrado no Instituto Pushkin de Moscou (Rússia) e doutorado na Universidade Federal Fluminense. É especialista em história da Rússia e ex-URSS eurasiana. Sua tese de doutorado foi considerada pioneira na historiografia brasileira por ter sido a primeira tese acadêmica nacional sobre a história da Rússia/URSS baseada em pesquisa direta nos antigos arquivos classificados soviéticos e fontes primárias russas originais. É autor de diversos livros e artigos sobre a história da Rússia, entre os quais: O Declínio da URSS: um estudo das causas (ed. Record), O Fim da URSS e a Nova Rússia (ed. Vozes) e Rússia e Brasil em Transformação (ed. 7letras) e Os Russos (ed. Contexto). Seus trabalhos se inscrevem na interface entre história, ciência política e relações internacionais. (Texto informado pelo autor)

Memória do Livro Didático
Ensino de História Indígena
Educação escolar indígena
História dos Estudos Sociais
História dos Livros Didáticos
Ensinar e aprender História através da História em Quadrinho HQ
Memória da USP no acervo fotográfico do CAPH

Possui graduação, licenciatura e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Foi professora do Departamento de História da PUC-SP. Atualmente é professora do Departamento de História da FFLCH - USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, livros didáticos, educação de jovens e adultos, memória e currículo de história. (Texto informado pelo autor)

Relações entre o pensamento economico e sociedade, com foco na relação economia política e escravidão

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo(1976) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo(1989). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo e Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas:Economia Politica, Escravidao, Jose da Silva Lisboa (Cairu). (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Groupe de recherche sur les missions religieuses ibériques modernes
Groupe de recherche sur la maîtrise de la nature en Amérique et dans la péninsule ibérique
Groupe de recherche antijésuitismes à l époque moderne (Centre d Anthropologie Religieuse Européenne e Centre National pour la Recherche Scientifique)
Unité Mixte de Recherche 8168, CNRS, Empires, sociétés, nations: Amérique latine et Méditerranée occidentale (XVe-XXIe siècle)
Grupe de recherche sur la Restauration de la Compagnie de Jésus
Groupe de recherche Américanisation et américanité: dynamiques spatio-temporelles et enjeux multiculturels
Escravidão e história atlântica - Programa de Pós-Graduação em História Social
História social das idéias políticas - Programa de Pós-Graduação em História Social
Dicionário Musical de Mário de Andrade
Dimensões do império português: estruturas e dinâmicas do antigo sistema colonial
Briga de Padres: natureza e sociedade nas disputas da Companhia de Jesus no Brasil (século XVII)
Bem comum e utilidade pública: o bom governo dos índios nas Américas de colonização portuguesa e espanhola
Quinto Império e pertencimento nacional
Rasteira, encruzilhada e corta-capim: usos contraditórios da autoridade de Juan de Solórzano Pereira por Antônio Vieira, Paulo da Silva Nunes e Francisco Xavier de Mendonça Furtado

Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Histoire et Civilisations pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, França (1998) e livre-docência em História Moderna pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor titular de História da Universidade de São Paulo. Foi professor visitante da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1997, 2002, 2007 e 2013) e da Universidad Internacional de Andalucía (2004); foi também pesquisador convidado do Musée du Quai Branly (2009). É pesquisador do CNPq (nível I-D), desde 2003. Realiza pesquisas sobre a escravidão indígena e africana, sobre a legislação indigenista na América de colonização portuguesa e espanhola e sobre o pensamento jurídico moderno (com ênfase nas obras produzidas pelos teólogos da Companhia de Jesus e por juristas espanhóis e portugueses). (Texto informado pelo autor)

Mudança religiosa e espaço urbano: Roma na Antiguidade Tardia, 270-600
As Novas Faces do Poder: Dedicação de estátuas e vida cívica, Itália e África (280-530 d.C.)
The Last Statues of Antiquity
The Changing Faces of Power: Statue dedication and urban life in late antique Italy and North Africa

Professor de História Antiga da Universidade de São Paulo. Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo e doutorado em História Antiga pela Universidade de Oxford (Inglaterra). Realizou estágios de pesquisa pós-doutoral na Escola Britânica de Roma (Itália), na Universidade de Heidelberg (Alemanha), com bolsa da Fundação Alexander von Humboldt, e na Universidade de São Paulo, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Suas pesquisas lidam com as relações entre História Social e Política, Arqueologia e Epigrafia, no estudo da História Romana, com ênfase na Antiguidade Tardia. (Texto informado pelo autor)

História da População
Demografia Histórica
História do Brasil Colônia
História da Família
Regimes Demográficos no Oeste Paulista: a vila de Itu, do bandeirantismo ao café, 1684-1890
Além do Centro-Sul: por uma história da população colonial nos extremos dos domínios portugueses na América
População e Regime Demográfico no Oeste Paulista: a paróquia de Nossa Senhora da Candelária, da vila de Itu, 1684-1890
A família do escravo na lavoura paulista no início do século XIX
Cafeicultura e escravidão no Caminho Novo da Piedade
Migração, Humanismo Latino e Territorialidade na Sociedade Paulista (1850-1950)
Levantamento, digitação e publicação das listas nominativas de habitantes da capitania e província de São Paulo
História Paulista: Estudo de Ribeirão Preto, séculos XVIII a XX
História do Vale do Rio Pardo

É graduado em História pela Universidade de São Paulo (1981), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1987) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo. Foi Coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo, órgão vinculado à Casa Civil, entre março de 2007 e julho de 2013. É membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, São Paulo, desde abril de 2010. Foi Coordenador, entre abril de 2010 e julho de 2013, do Comitê Gestor do SPdoc Sistema Informatizado Unificado de Gestão Arquivística de Documentos e Informações, além de Coordenador dos seguintes Grupos Técnicos, criados no âmbito do Comitê de Qualidade da Gestão Pública: GT CC-3/2012, para promover estudos e pesquisas necessárias à elaboração de minuta de decreto que visa regulamentar a Lei Federal nº 12.527/2011 no âmbito da Administração Pública Estadual; GT CC-63/2012, para promover estudos e propor medidas necessárias à criação, composição, organização e funcionamento da Comissão Estadual de Acesso à Informação e dar providências correlatas; GT CC-71/2012, para propor ações estratégicas que objetivem a efetividade da política de acesso as informações, notadamente a implantação do SPdoc e dos Serviços de Informações ao Cidadão SIC. Foi diretor do CEDHAL/Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (FFLCH/USP), e supervisor técnico-científico do Museu Republicano Convenção de Itu/USP. Desenvolve projetos na área de Demografia Histórica e História da População, com enfoque nos seguintes temas: história da família, população, demografia da escravidão e elites agrárias. (Texto informado pelo autor)

Relações de Poder e Solidariedade no Portugal Medieval
História Antiga
História Medieval

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Idade média, Portugal, Espanha, igreja, cristianismo e feiticaria. Atualmente pesquisa o reinado de Pedro I de Portugal e a Crise do século XIV. Acadêmico correspondente da Academia Portuguesa da História, é coordenador do GEMPO, ligado à Cátedra Jaime Cortesão e integrado por pesquisadores da USP, UFRJ, Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e l'Université de Poitiers/ Centre de Etudes Superieures de Civilisation Médiévale, cuja Linha de Pesquisa é "Poder e Relações de Solidariedade em Portugal Medieval" www.fflch.usp.br/cj/gempo (Texto informado pelo autor)

The Spatial History Project
O Comércio do Açúcar
Princípios da Economia Política Judaica: "As Reflexões Políticas" de Isaac de Pinto
The Portuguese Jews and New Christians in the Sugar Trade: Managing Business Overseas Kinship and Ethnicity Revisited (Amsterdam, Porto and Brazil, 1595 1618)

Pesquisador visitante em Yale; graduado em economia pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em história pela Universidade Hebraica em Jerusalém; pós doutor pela Universidade de Stanford; pesquisa os instrumentos, estratégias e mecanismos oficiais e informais que promoviam a integração e expansão dos mercados no comércio transatlântico no período colonial e os condicionamentos tecnológicos, políticos, sociais, legais e religiosos a que estava sujeito. (Texto informado pelo autor)

Identidades americanas
História agrária
História da escravidão
História da América Colonial

HORACIO GUTIÉRREZ é mestre (1989), doutor (1997) e livre-docente em História (2008) pela Universidade de São Paulo, e bacharel em Economia (1979) pela Universidad de Chile. Foi professor da Universidade Estadual Paulista e da Universidade Federal de Goiás e, no exterior, visitante na Universidad de Santiago de Chile e na Universidad Nacional de Tucumán, Argentina. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo e Diretor do Centro de Estudos de História da América Latina (CEDHAL). Leciona, pesquisa e orienta na área de História da América, em particular nos seguintes temas: identidades americanas, escravidão, história agrária e história demográfica. (Texto informado pelo autor)

História, arqueologia e antropologia dos povos ameríndios
Particiapação na criação e gestão do Centro de Estudos Ameríndios
História e Arqueologia Mesoamérica e Andes Centrais
História e cosmogonia segundo as elites mesoamericanas e andinas: características e transformãções em tempos pré-hispânicos e coloniais

Bacharelou-se e licenciou-se em História (1992-1995) na Universidade de São Paulo (USP), onde também realizou seu mestrado e doutorado em História Social (1997-2005). Fez cursos, estágios e pesquisas na Universidad Nacional Autónoma de México (2002-2003) e na Stanford University (2004). Atualmente, é professor doutor no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde leciona principalmente as disciplinas História da América Pré-hispânica e História Indígena Colonial, foi editor da Revista de História e se dedica a pesquisas sobre as concepções de história e de cosmogonia das elites mesoamericanas e andinas, o que realiza por meio de fontes nativas pré-hispânicas e coloniais. É um dos membros-fundadores e pesquisador do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA), desde 2000, e do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA), desde 2011, ambos da Universidade de São Paulo. Além de artigos e capítulos de livros, publicou seu mestrado e seu doutorado com os títulos, respectivamente, de "Deuses do México indígena. Estudo comparativo entre narrativas espanholas e nativas" e "Tempo, espaço e passado na Mesoamérica. O calendário, a cosmografia e a cosmogonia nos códices e textos nahuas". Possui também experiência no ensino de História nos níveis médio e fundamental, nos quais trabalhou entre 1992 e 1996 e para os quais escreveu um livro paradidático intitulado "Cidades Pré-hispânicas do México e América Central". (Texto informado pelo autor)

História da Cultura
História da Cultura no Brasil
História da produção humorística no Brasil
As narrativas históricas e a polifonia da linguagem humorística brasileira (1930-1960)
obrevivendo no cotidiano da piada pronta: o humor como forma de representação da história brasileira (1920-1950).
Narrativas da impermanência: crônicas e escritos efêmeros na constituição de uma memória paulista,1910-1945.
Dissonâncias temporais e elipses da memória: cultura, cotidiano e formas de representação no Brasil, 1900-1960.
Raizes do Riso: a representação humorística na história brasileira, 1870-1940.
Identidades Plurais de São Paulo, Urbanização e Cosmopolitismo, 1890-1945.

Graduado, Doutor e Livre-Docente em História pela Universidade de São Paulo. Professor Titular de Teoria da História pela USP, especializou-se em História da Cultura, com ênfase no Brasil do período republicano. Foi professor da PUC-SP por mais de 10 anos, onde também foi coordenador de pós-graduação em História. É professor de Teoria da História na USP desde 1990, onde também foi coordenador da pós-graduação e atualmente desenvolve projetos na área de história cultural do humor brasileiro.Publicou ainda artigos e capítulos de livros relacionados à area de Teoria e Epistemologia da História, Metodologia e História da historiografia. Exerceu - e ainda exerce - inúmeras atividades de consultoria em orgãos diversos, instituições de pesquisa (FAPESP, CAPES, CNPq, Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores, MEC e rede SciELO) editoras e participa de inumeros conselhos editoriais de publicações especializadas nacionais e internacionais. É colaborador em vários orgãos da imprensa escrita, com circulação nacional. Seus estudos mais recentes giram em torno da história do humor no Brasil, envolvendo as diversas linguagens da representação cultural. Entre seus trabalhos mais importantes, sucessivamente reeditados, estão o livro Raízes do Riso; a representação humorística na história brasileira-Da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio(Cia. das Letras,3a.ed.,2009); o capítulo A dimensão cômica da vida privada na República IN História da Vida Privada no Brasil, vol. 3 (12 a. ed.,Cia. das Letras, 2012) - e o mais recente, o capítulo Cultura: as apostas na República, que integra o volume 3 de coleção História do Brasil-Nacão, 1808-2010 (Objetiva/Fundaccion Mapfre, 2012). (Texto informado pelo autor)

Novas dinâmicas nas Américas: cultura, política e desenvolvimento.
Cidadania e violência nas Américas
Cultura e produção político-cultural
Criminosos e não criminosos na História
Pesquisa sobre conflitos de terra existentes no Brasil e estrutura fundiária
Estrutura Sindical Brasileira
Marcha para o Oeste
O poder das idéias: a corrente dos inocentes
A questão da democracia racial
Guerra Fria e Guerra Cultural
História dos Estados Unidos da América

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1991). É Livre-docente pela Universidade de São Paulo (2008). Exerceu também a profissão de jornalista. Foi professora da Universidade de Brasília, coordenadora de pós-graduação do Departamento de História e do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, além de diretora deste mesmo Centro. Coordenou o PIBIC da UnB e os Cursos de Pós-graduação junto à Reitoria. Criou a revista Textos de História da UnB e foi presidente do Conselho Editorial da Editora da Universidade de Brasília. Foi ainda representante da área de História junto ao MEC. Atualmente é professora da Universidade de São Paulo e representante da área de Brasil Independente no Departamento de História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Estados Unidos e Brasil, História das Idéias e da Cultura, História Política, Estado e violência, redes intelectuais e Guerra Fria. Pesquisas em arquivos brasileiros e norte-americanos e trabalha em edição. (Texto informado pelo autor)

Novas dinâmicas nas Américas: cultura, política e desenvolvimento.
Cidadania e violência nas Américas

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1991). É Livre-docente pela Universidade de São Paulo (2008). Exerceu também a profissão de jornalista. Foi professora da Universidade de Brasília, coordenadora de pós-graduação do Departamento de História e do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, além de diretora deste mesmo Centro. Coordenou o PIBIC da UnB e os Cursos de Pós-graduação junto à Reitoria. Criou a revista Textos de História da UnB e foi presidente do Conselho Editorial da Editora da Universidade de Brasília. Foi ainda representante da área de História junto ao MEC. Atualmente é professora da Universidade de São Paulo e representante da área de Brasil Independente no Departamento de História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Estados Unidos e Brasil, História das Idéias e da Cultura, História Política, Estado e violência, redes intelectuais e Guerra Fria. Pesquisas em arquivos brasileiros e norte-americanos e trabalha em edição. (Texto informado pelo autor)

História da infância, adolescência e juventude
História da Mulher
História de São Paulo
História do trabalho

Esmeralda Blanco B. de Moura é Bacharel (1971) e licenciada(1971) em História pela Universidade de São Paulo (1971), com mestrado (1977) e doutorado(1984) em História Econômica pela mesma Universidade. Atualmente, é Professora e orientadora de Mestrado e de Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História Econômica da FFLCH-USP.Sua atuação incide, principalmente, sobre os seguintes temas: história da infância, adolescência e juventude, história da mulher, história da cidade de São Paulo, história do trabalho, imigração. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Econômica/FFLCH-USP e diretora do Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina-CEDHAL/USP, no qual exerce, atualmente, o cargo de Secretária Executiva. (Texto informado pelo autor)

História Medieval
História da Cultura
História dos Jogos

Formado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1993) e doutor em História Social também pela USP (2000). Professor de História Medieval do Departamento de História da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas sobre a História dos Jogos desde a Idade Média até a Época Contemporânea. Professor do curso de pós-graduação História Sóciocultural do Futebol. Pesquisador-visitante da Universidade Nova de Lisboa financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (2004-2005). Pesquisador-visitante da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2005 e 2007). Coordenador do convênio USP/Cofecub (2005-2008). É o coordenador do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas) que integra pesquisadores da USP, Unicamp, Unesp e Unifesp. (Texto informado pelo autor)

História da ciência
História da tecnologia
Projeto especial de pesquisa FAPESP 50 Anos de Política Científica e Tecnológica
Da Microeletrônica à Biotecnologia: História e Implicações na Configuração da Sociedade e da Política Contemporâneas
500 Anos de Ciência e Tecnologia no Brasil
Projeto Especial de pesquisa "FAPESP, 35 Anos: História e Memória"

Possui bacharelado (1992) e doutorado em História Social/História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1999), com incursões não lineares por outros campos, incluindo em outros momentos tentativas de esforços autodidáticos. Foi professor na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor de história da ciência na USP, é autor de A Revolução Microeletrônica: Pioneirismos Brasileiros e Utopias Tecnotrônicas (Annablume/FAPESP, 2007), entre outros trabalhos sobre história da ciência e tecnologia e polítca científica no Brasil. (Texto informado pelo autor)

História Contemporânea
História da Arte
História da Cultura
História da Arte e Cultura no Brasil: século XIX e XX
Guerra do Paraguai
Crítica literária

Professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998). Foi conselheiro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico e pesquisador-bolsista em Produtividade do CNPQ. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Arte e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: história da cultura, história da arte, intelectuais, modernismo e critica de arte. (Texto informado pelo autor)

 
História Política
História Contemporânea Portuguesa
História Social do Trabalho
História dos Intelectuais

Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1989). Mestre em História Contemporânea pela UFF (1994) e doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000). Atuou como Investigador Visitante junto ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa entre março e agosto de 2007. Professor Livre Docente de História Ibérica junto ao Departamento de História da Universidade de São Paulo - USP. Bolsista de Produtividade do CNPq desde 2003. Suas pesquisas se concentram nas análises comparativas dos corporativismos português e brasileiro, nos regimes autoritários e anti-liberais, nos estudos a respeito dos intelectuais e do sindicalismo. (Texto informado pelo autor)

Memória Histórica
Representações Ideológicas do Discurso Político
Narrativa Historiográfica
Mito e História
História Antiga

Possui graduação em Historia pela Universidade de São Paulo (1976), graduação em Engenharia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1983). Desde outubro de 2006, professor Titular em História Antiga pela USP. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa Antigos e Modernos: diálogos sobre a escrita da história, com enfoque especialmente dedicado à história das leituras e percepções da concepção de história tucidideana no âmbito da tradição historiográfica moderna, desde o Quattrocento até os inícios do século XXI. Tais abordagens encontram-se editadas na página web: http://www.fflch.usp.br/dh/heros/(Texto informado pelo autor)

A ideia de progresso na ciência e na tecnologia
História da Ciência
História da Química
História da Biologia
Rede de Projetos de Pesquisa sobre a História do Estado de São Paulo
O que é uma lei física?
A idéia de progresso - dimensões epistemológicas, sociais e históricas
História da energia elétrica no estado de São Paulo
Fundamentos e problemas da teoria quântica
As profissões do biólogo no Brasil: história oral e análises

Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994) e graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo (1972). Atualmente é Pprofessor Associado 3 (RDIDP) da Universidade de São Paulo, pesquisador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e colaborador da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências e da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história da eletricidade, história da ciência e da tecnologia no Brasil, epistemologia, divulgação científica e política científico-tecnológica. (Texto informado pelo autor)

História da Ciência
História Moderna e Contemporânea
História da Alimentação, das Bebidas e das Drogas
Cultura Material
O álcool destilado na época moderna. Médicos, economistas e filósofos diante da embriaguez entre os séculos XVI e XVIII
A alimentação como campo historiográfico

Possui mestrado e doutorado em História Social pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (1997). É professor de História Moderna da Universidade de São Paulo. Foi professor de História do Brasil República, na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de História, onde leciona e desenvolve pesquisas em História da Alimentação, das Bebidas e das Drogas. (Texto informado pelo autor)

Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica
História do Brasil Colônia
História Ibérica
América portuguesa
Iluminismo
Historiografia Setecentista
Pensar o atlas na cultura científica e artística modernas: representação, organização e conservação dos objetos.
O Governo dos Outros: Imaginários Políticos no Império Português (1496-1961)
Terras Lusas: Territorialidade e conflito no Império Português do Setecentos
Dimensões do Império Português: Investigação sobre as Estruturas e Dinâmicas do Antigo Sistema Colonial
A fundação do Estado e da nação brasileiros (c.1780-c.1850)
O Quanto em Portugal é o Mundo: Experiências Individuais e Redes de Sociabilidade nas Malhas do Império Português (c. 1500 - c. 1800)

Graduou-se em História na Universidade de São Paulo (1988), defendeu o mestrado (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). É professora e pesquisadora do Departamento de História da Universidade de São Paulo, onde leciona a disciplina de história ibérica, historiografia do período colonial e história da cartografia. Participa de projetos temáticos financiados pelo CNPq, FAPESP, CAPES e FCT. Trabalhou na curadoria de exposições de cartografia no Museu Paulista (USP), Pinacoteca do Estado de São Paulo e Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Coordena o Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica (Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH USP). Bolsista produtividade do CNPq (PQ2). (Texto informado pelo autor)

Fundamentos do pensamento político na América espanhola
História da Urbanização na America Latina
Presença portuguesa no Oriente (XVI-XVII)
Barroco

Janice Theodoro da Silva atualmente é professora aposentada da Universidade de São Paulo. Possui graduação (1972), mestrado (1975), doutorado (1981) e livre-docência (1991) pela Universidade de S. Paulo. Tornou-se professora titular em (1997) pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado junto a École des hautes études em sciences sociales (Paris) em 1992 e também na Universidade de Macau (China) em 1995. Parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq. Presidiu a comissão responsável pela avaliação de Faculdades, MEC, na área de História e fez parte da comissão responsável pela seleção de livros para a formação de Bibliotecas Públicas em todo o Brasil. Participou do grupo que auxiliou a montagem das matrizes do ENEM na área de História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando especialmente em pesquisas voltadas pata História da América, Historiografia da América, História e Literatura e Teoria da História. (Texto informado pelo autor)

História do Brasil Colonial
Política e sociedade nas Américas ibéricas: independência e formação do Estado e da nação no Brasil e no Rio da Prata (1750-1850)
A independência na cultura histórica brasileira
Grupo de Estudos sobre o Final do Antigo Regime nos Impérios Ibéricos
Experiências de tempo nos séculos XVIII e XIX
Uma história do tempo histórico, da América portuguesa ao Império do Brasil (1750-1831)
O Brasil e a experiência hispano-americana (1808-1831)

Graduado (1993), Mestre (1999) e Doutor (2004) em História. Livre-Docente (2012) em História do Brasil Colonial. Professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo desde 2004. Professor Visitante do Colegio de México (2008), da Universitat Jaume I, Espanha (2010) e da PUC-Chile (2013). Atua principalmente nos seguintes temas: América portuguesa, séculos XVIII e XIX; Independência do Brasil e da América espanhola; Império do Brasil; questão nacional e identidades políticas; história do tempo histórico. Coordenador (junto com Rafael Marquese) do LAB-Mundi/USP (Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial). (Texto informado pelo autor)

Teoria da História
O conceito de crise econômica em Marx

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo(1982), graduação em Economia pela Universidade de São Paulo(1980), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas(1994) e pós-doutorado pela Freie Universität Berlin(1997). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Membro de corpo editorial da Crítica Marxista (São Paulo) e Membro de corpo editorial da Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História. Atuando principalmente nos seguintes temas:Dialética, Crise, Crítica, Desmedida, Necessidade Relativa e Temporalidade. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Saberes e Identidades
Poéticas do Contemporâneo
Políticas da Subjetividade
História da Educação
Historiografia
Metodologia da História

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1996), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e realizou estágio pós-doutoral na University of Virginia, nos Estados Unidos (2005-2006). É professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP).Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história, literatura, filosofia e historiografia. (Texto informado pelo autor)

Entre a memória e a história da música
Esportes, atividades lúdicas e futebol em São Paulo na primeira metade do século XX
A cultura musical na cidade de São Paulo (primeira metade do século XX)
Escrita e historiografia da música popular brasileira
Escrituras da memória e da história da música popular no Brasil
A Formação da Indústria da Música Popular em São Paulo (Anos 30/40)
Escrituras da memória e da história da música popular no Brasil
Brasil nas Arquibancadas
Escrita e historiografia da música popular brasileira
Ludens - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas
Escrita da música popular no Brasil e possibilidades de uma historiografia digital
Escrita e historiografia da música popular brasileira
ultura popular e futebol na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX
A cultura musical na cidade de São Paulo (primeira metade do século XX)
Entre a memória e a história da música popular
Primeira geração de historiadores da moderna música popular urbana
Conversas com historiadores brasileiros
Metrópole em sinfonia: História, cultura e música popular na cidade de São Paulo
Metodologia da História

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: musica popular, historia da cultura, musica brasileira, historia do brasil e cultura brasileira. (Texto informado pelo autor)

Boato e poder na Roma antiga: estudos comparados sobre a comunicação informal no último século da República e na Antiguidade Tardia
A participação popular na controvérsia donatista
História Romana
Antiguidade Tardia
África Romana
Cristianismo antigo
Trabalho e movimentos sociais urbanos
História Antiga

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em História e Arqueologia do Mundo Antigo pela Université Paris Ouest Nanterre La Défense, antiga Université Paris X Nanterre (2006). De 2008 a 2013 foi professor de História Antiga da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, é professor de História Antiga da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: História Romana, Antigüidade Tardia, África romana, Trabalho e movimentos sociais urbanos e Cristianismo antigo. (Texto informado pelo autor)

História da Cultura
nvestigação, metodologia e crítica social: simetrias e renovação da narrativa policial
Borges e Bioy: leitores e escritores de narrativas policiais
Entre a pista e a razão: literatura e desassossego
A cidade ausente: perfis urbanos em Jorge Luis Borges

Graduado em História (1985), mestre (1991), doutor (1995) e livre docente (2010) em História Social pela Universidade de São Paulo. Deu aula no Departamento de História da PUC-SP entre 1987 e 1998 e, desde 1999, é professor no Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa e estuda as relações entre história e ficção. (Texto informado pelo autor)

Viajantes no Brasil: materialidade da viagem, transferências culturais e de saberes
Lugares e espaços de memória e a história da imigração alemã ao Brasi
Programa Unifesp 75 Anos: patrimônio cultural e perspectivas
Brasilien ist nicht weit von hier
História do Brasil Independente
Ensino de História

Bacharel e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Foi professora colaboradora na Freie Universitaet Berlin (Universidade Livre de Berlin). De 2006 a 2013 professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos. Atualmente é professora do Departamento de História da FFLCH da Universidade de São Paulo (USP).Tem experiência na área de História do Brasil Independente (Império e Primeira República) e em Ensino de História. Pesquisa sobre literatura de viagem, transferências culturais e de saberes(sobretudo entre Alemanha e Brasil), relação entre historiografia e literatura de viagem, discurso racial, lugares da memória, narrativas de imigrantes. (Texto informado pelo autor)

Historiografia latino-americana sobre cultura
Cultura e sociedade em Minas Gerais no século XVIII
Feitiçaria e práticas mágicas no mundo luso-brasileiro
História política e sócio-cultural do Império português
Estudos Historiográficos Ibero-Americanos
Linguagens da Intolerância - religião, raça e política no mundo ibérico do Antigo Regime
Raízes do Privilégio. Limpeza de sangue, hierarquias e mobilidade social no império colonial português (séculos XVI-XIX)
Dimensões do Império Português
Fuga de reis - Sabóias, Bourbons e Braganças no contexto das invasões napoleônicas
História Moderna
História Contemporânea

Nasceu e estudou em São Paulo, onde é docente do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo desde 1983. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1986) e Livre-Docência em História Moderna pela Universidade de São Paulo (1993). É professora titular de História Moderna desde 1999. Foi Chefe do Departamento de História entre 1999 e 2001. Foi Vice-Coordenadora do Programa de História Social entre 2002 e 2004. Foi Tinker Visiting Professor na Universidade do Texas (Austin, 1998) e professora visitante por curtos períodos nas Universidades Nova de Lisboa, ICS/Universidade de Lisboa, Universidade de Minnesota, Universidade de Southampton, Universidade de Toronto, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Universidade de Sevilha, Universidade Nacional do México. Foi membro do Comitê de Ciências Humanas da FAPESP (1994-2001); do Comitê de História da CAPES (1999-2001). É membro do Comitê de História do CNPq desde 2011. Foi bolsista da FAPESP. É Pesquisadora do CNPq desde 1991, atualmente 1A. É membro da Academia Brasileira de Ciências. Realizou pesquisas sobre a história de Minas Gerais no século XVIII; sobre cultura, sociedade e política no império português nos séculos XVI-XVIII; sobre as relações entre a Europa e o Novo Mundo nos séculos XVI-XIX; sobre a historiografia brasileira do século XX. Integrou e integra projetos coletivos de pesquisa sediados na UFF e coordenou o projeto temático "Dimensões do Império português - séculos XVI-XIX", sediado na Cátedra Jaime Cortesão - FFLCH - USP, financiado pela FAPESP (2005- 2010). Atualmente redige pesquisa sobre as migrações de três cortes europeias durante o período de expansão napoleônica. Orienta trabalhos em nível de Mestrado e Doutorado junto ao Programa de História Social de seu Departamento, e tem supervisionado estágios de pós-doutorado. (Texto informado pelo autor)

Dimensões da resistência em África no séculos XIX e XX
Elites africanas, circulação de idéias e nacionalismo anticolonial no século XX
Cultura e sociedade em Cabo Verde nos séculos XIX e XX
História da África na Revista de História da USP (1950-2000)
Histórias de vida de emigrantes caboverdianos em São Paulo (1978-2000)
Elites africanas, a circulação de idéias e o nacionalismo anticolonial: 1945-1970
A África no Brasil e o Brasil na África: novos horizontes
Dimensões da Resistência em África
Sur la piste des traites négrière à travers les petites îles de l'Afrique et de la Mediterranée - Entre mémoire, histoire et oubli
Memória de África e do Oriente no Brasil
Dimensões do império português - investigação sobre as estruturas e dinâmicas do antigo sistema colonial
Visita à História Contemporânea de África
A formação do Estado-Nação em Cabo Verde
História da África

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1980) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade de Católica de São Paulo (1993). Desde 1998 é docente e pesquisadora de História da África do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e desde 2005 é Professora Livre-Docente. Trabalha com História da África, principalmente com os seguintes temas: colonialismos, resistências e diálogos, movimentos de independência e nacionalismos. É autora dos livros: Os filhos da terra do sol: formação do estado-nação em Cabo Verde. SP:Selo Negro Ed., 2002,(224 p.); A África na sala de aula- visita à história contemporânea. SP:Selo Negro Ed., 2005 (1a. ed.); 2008 (2a ed.); 2010 (3a.ed.),(678 p.); Memória e História: Administração para o Desenvolvimento. Praia (Cabo Verde):Secretaria do Estado da Administração Pública, 2011 (450p). (Texto informado pelo autor)

Coordenador do Grupo de pesquisa sobre Marx (GMarx - USP)
Membro do Laboratório Marx (LeMarx-Cenedic)
Coordenador do Grupo Fernand Braudel
História Ibérica
História Contemporânea
História Econômica

Lincoln Secco é Professor Livre Docente de História Contemporânea na Universidade de São Paulo (USP). (Texto informado pelo autor)

Caio Prado Júnior e o mundo do socialismo
Memória Paulista

Luiz Bernardo Pericás é formado em História pela George Washington University, doutor em História Econômica pela USP (Universidade de São Paulo), pós-doutorado pela FLACSO (Facultad Latino-Americana de Ciencias Sociales), México e pela University of Texas at Austin. Foi professor-convidado da FLACSO, México e Visiting Scholar da University of Texas at Austin. Foi também Visiting Fellow da Australian National University em Camberra. Publicou em diversas revistas e jornais, como O Estado de S. Paulo, Correio Braziliense, Memoria (México), Contexto Latinomericano (Cuba), Quaderni della Fondazione Ernesto Che Guevara (Itália), Lua Nova (Cedec), Política Externa, Cadernos do Terceiro Mundo, Novos Rumos, História Unisinos, Estudos Avançados (IEA/USP), Teoria e Debate (Fundação Perseu Abramo), Revista de História da Biblioteca Nacional, Margem Esquerda (Boitempo), Lutas Socias (NEILS/PUC), História e Luta de Classes, História (Unesp), Outubro (Cemarx/Unicamp), CartaCapital, Afro-Ásia (UFBA), Teorema, Cult, A Tarde, Le Monde Diplomatique, entre outros. Traduziu, organizou e prefaciou livros de diversos autores, como Jack London, John Reed, James Petras, Edward Said, A. Alvarez, Christopher Hitchens, Slavoj Zizek e José Carlos Mariátegui. É autor de vários livros, como Che Guevara and the Economic Debate in Cuba (Nova Iorque, Atropos Press, 2009) e Os cangaceiros (São Paulo, Boitempo, 2010), entre outros. Foi pesquisador do CBELA (Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos/USP) e da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), no projeto Memória Paulista, e professor-pesquisador da FLACSO, sede acadêmica do Brasil. Foi professor-pesquisador visitante (pós-doutoral) do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Casa de las Américas 2012, Cuba, por seu livro Os cangaceiros: ensaio de interpretação histórica. Membro do júri do LV Prêmio Casa de las América. Ganhador do Prêmio Ezequiel Martínez Estrada, da Casa de las Américas, Cuba, em 2014. É professor de História Contemporânea da USP.

História e Culturas Politicas
Idade Média
Relações entre Igreja e Estado
Os diplomas reais e as origens da autoridade publica na Galia merovingia
Pouvoir, échange et contrôle social
História Social
Élites dans le haut Moyen Âge
História Medieval

Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), Doutor em História Medieval pela Université Lumière Lyon 2 (2002), Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (2009), com Pós-Doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2008) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2009). Professor Associado 2 na área de História Medieval da Universidade de São Paulo (USP), é Membro Associado da Société des Historiens Médiévistes de l'Enseignement Supérieur Public Français (SHMESP), Membro associado do Laboratoire de Médiévistique Occidental de Paris (LAMOP, UMR 8589), Coordenador do Laboratório de Estudos Medievais (LEME) e da Rede Luso-Brasileira de Estudos Medievais. Atuou como Professor Visitante na École Normale Supérieure de Paris (janeiro de 2005), na Université Lumière Lyon 2 (janeiro e fevereiro de 2006), na Université Laval, no Canadá (janeiro e fevereiro de 2007), na Université Paul-Valéry Montpellier III, na França (maio de 2007), na École des Hautes Études en Sciences Sociales (janeiro de 2009) e na Università di Bologna (janeiro e fevereiro de 2013). Bolsista da Ville de Paris entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011, com Projeto de Pesquisa sobre o roubo na Alta Idade Média. É membro do Projeto coletivo "La compétition dans les sociétés du haut Moyen Âge", que reúne pesquisadores europeus e norte-americanos, e prepara, juntamente com Bruno Dumézil (Université Paris X - Nanterre) e Sylvie Joye (Université de Reims), um livro sobre as leis bárbaras. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. (Texto informado pelo autor)

História econômica da Antigüidade
História Antiga
Arqueologia Oriental

Professor de História Antiga da USP. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), Diploma de Estudos Aprofundados (2000) e doutorado (2004) em História Antiga (Assiriologia) pela Université de Paris - Sorbonne. Realizou estágio em epigrafia cuneiforme no Museu do Louvre, entre 1999 e 2002, publicando os documentos inéditos do sítio de Tell Senkereh (Larsa). Fez estudos de sumério, acadiano e arqueologia oriental na École du Louvre e na École Pratique des Hautes Études (Paris). Entre 1992 e 2008, foi professor da Universidade Federal Fluminense. É Membro Estrangeiro do Laboratório HAROC do CNRS francês (Histoire et Archéologie de l'Orient Cunéiforme) e coordenador do LAOP (Laboratório do Antigo Oriente-Próximo). (Texto informado pelo autor)

NECSO - Núcleo de Estudo de Ciência & Tecnologia & Sociedade
História das Ciências e História da Saúde em São Paulo
História da medicina e da saúde:espaços institucionais e atores
História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP de 1934 a 2012
Filosofia, ciências e letras: conhecer a USP e a sua produção intelectual (primeiras dissertações e teses defendidas entre os anos 1939 e 1977)
História das revistas médicas paulistas de 1889 a 1950: texto científico e discurso político
O cinema científico de Benedito Junqueira Duarte
Modernismo científico, projeto e ação: as bases da medicina paulista e a nova realidade republicana

Possui Graduação e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é docente da área de História das Ciências e suplente de chefia do Departamento de História da FFLCH - USP. Diretora do Centro de Apoio à Pesquisa em História "Sérgio Buarque de Holanda". Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência - mandato 2012 a 2014. (Texto informado pelo autor)

História Ibérica
Política e Escravidão na Época das Revoluções

ossui graduação em História pela Universidade de São Paulo(1984), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo(1991), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo(1997), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2000), pós-doutorado pela Universidade de Salamanca(2006) e aperfeicoamento em História pela Institut Européen Des Hautes Études Internacionales(1986). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

História e Retórica da Imagem
Imprensa Brasileira
Ensino de História
História do Brasil Século XX
Metodologia da História

É Professor Titular de Metodologia da História na FFLCH/USP desde 2007 e Livre Docente nas mesmas área e instituição desde 2001. Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (1976) e em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (1999), com Mestrado (1981) e Doutorado (1987) em História Social na FFLCH/USP . Fez Pós-Doutorado na Université de Paris III, em 1989. Tem experiência de pesquisa e docência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil republica, Caricaturas, Historia e linguagem, Historia e regiao, Ditadura civil-militar, Câmara Cascudo, Nelson Werneck Sodré e Ensino de História. Publicou individualmente 7 livros, dentre os quais, "Prazer e poder do Amigo da Onça" (Paz e Terra, 1989). Organizou 15 coletâneas, e uma delas é "Dicionário crítico Câmara Cascudo" (Perspectiva, 2003; 2ª impr. em 2006). Divulgou artigos e resenhas em periódicos como "História & Perspectivas", "Projeto História", "Quípu", "Revista Brasileira de História", "Revista de História", "Tempo" e "Vária História", dentre outras. Coordena os Projetos de Pesquisa "História e Poéticas" e "Historiografia e Memória". (Texto informado pelo autor)

 

Cultura e Poder
História Política
Brasil Republicano
História da cultura
História do Brasil Independente

Doutor (1999) e mestre (1994) em História Social pela Universidade de São Paulo, onde também graduou-se em História (1985). Foi professor no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (Curitiba), entre 1994 e 2004 e, desde então, é professor de História do Brasil Independente na USP. Atualmente é docente-orientador no Programa de História Social da USP e professor visitante do Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL) da Universidade de Paris III. É assessor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do CNPq. Especialista no período do Brasil Republicano, com ênfase no regime militar e na área de história da cultura, com ênfase nas relações entre música popular e política. Também possui experiência na área de história e cinema e no uso do audiovisual no ensino.(Texto informado pelo autor)

História das Representações Políticas
Sociedade e Estado no Brasil Contemporâneo
Ditadura Militar
História do Brasil
História contemporânea

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1974), graduação em Educação Artística - Faculdades Integradas Alcântara Machado (1975), mestrado em História Social pela FFLCH/USP (1990) e doutorado em História Social pela FFLCH/USP (1994). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade de São Paulo e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É também docente do curso de História das Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG) e do Curso de Relações Internacionais da Universidade de Sorocaba (UNISO). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Imprensa brasileira, regime militar, censura, crise política no Brasil, política na América Latina. (Texto informado pelo autor)

ps: autoriza passar tefelones

História Medieval
História das arte medieval
História da Arte
História da Arte Sacra
Pensamento gráfico e ornamentação: as Tábuas de Cânones em manuscritos iluminados do Ocidente medieval (séculos IX-XIII)
As imagens da Bíblia de Saint-Bénigne de Dijon
Imágenes y discursos: Violencia y consenso en la construcción del cristianismo en Sudamérica (siglos XVI-XIX)
As imagens da Bíblia de Saint-Bénigne de Dijon
Imagens e religiosidade cristã

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), DEA em História pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1997) e doutorado em História - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001). Atualmente é professora de História Medieval do Departamento de História da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em História Social da mesma universidade. Coordena o Laboratório de Teoria e História da Imagem e da Música Medievais (LATHIMM-USP). Tem pesquisas nas áreas de História, com ênfase em História Medieval, e História da Arte, com ênfase em História da arte medieval e História da arte sacra, atuando principalmente nos seguintes temas: imagens, arte medieval, arte barroca, arte sacra. (Texto informado pelo autor)

História da ÁFrica
História da África Pré-Colonial
História da África e dos Afrodescendentes no Brasil
Entre o Índico e o Atlântico: conexões históricas, circulações e desafios epistemológicos (Brasil e Moçambique, séculos XVIII-XX)
Livingstone e os portugueses: narrativas de viagens e dinâmicas do comércio centro-africano (1a. metade do século XIX)
A África no Brasil e o Brasil na África: novos horizontes
Relatos de viagem e de negócios nas interseccções das rotas comerciais sertanejas e atlânticas na África Central, séculos XVII ao XIX
Dimensões do Império Português
Práticos e práticas: as práticas missionárias, mercantis e militares nos séculos XVI a XVIII e os instrumentos conceituais de sua organização e implementação
Café e escravidão no Caminho da Piedade, 1800-1888
Itinerários estrangeiros nas rotas da Guiné. Universos africanos, agentes europeus e populações hifenizadas na África entre os séculos XV e XIX
Organização da documentação do Poder Judiciário da Comarca de Bragança Paulista
Identidades e práticas culturais no mundo da escravidão: usos e significados da escrita e da leitura entre escravos, forros e homens livres pobres no Brasil entre os séculos XVIII e XIX
Santana e Bexiga. Cotidiano e cultura dos trabalhadores em São Paulo e Rio de Janeiro, 1870-1930

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1989 e 1997). Professora do Departamento de História FFLCH / USP nas disciplinas História da África Pré-Colonial e História da África e dos Afrodescendentes no Brasil (cursos de graduação, licenciatura e pós-graduação). Bolsista em Produtividade em Pesquisa, CNPq, nivel 2, trabalha com temas relacionados à história da África pré-colonial, ao envolvimento das sociedades africanas no tráfico atlântico de escravos e aos relatos de vajantes e sertanejos na África Ocidental. Atua também nas áreas de especialização: escravidão e tráfico, história social de São Paulo, história da medicina e sua relação com o comércio de escravos. Faz parte da coordenação nacional do GT História da África, ANPUH, criado em julho de 2011. (Texto informado pelo autor)

História da África
História Social da escravidão
História das Idéias no Século XIX - Relatos de Viagem e discussões a respeito da origem do homem e da civilização na América
Diários, Relatos de Viagem e Viajantes Nacionais
História da Escravidão e da Abolição no Brasil
Teorias sobre a Origem na América Latina
Ciência e Raça na Era das Aboliçãoes: A Expedição Thayer de Louis Agassiz
Brazil Through the Lens of Science: The Photography Collection of Louis Agassiz, 1865-1866
Tupis, Arianos e Turanianos: Teorias sobre as Origens da Civilização no Pensamento Social e Científico Sul-Americano (c. 1850-1930)

Especialista em história social da escravidão, abolição e pós-emancipação, tem vasta experiência de pesquisa em arquivos no Brasil e nos EUA, com destaque para os seguintes temas: criminalidade e resistência escrava, movimentos abolicionistas, viagens científicas e debates sobre raça. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1979), com mestrado (1985) e doutorado (1991) em História Social também pela USP. Atualmente é Professora Titular MS-6 no Departamento de História da USP, onde leciona desde 1996. Foi Professora Visitante na Universidade de Michigan e Visiting Fellow na Universidade de Harvard. Entre suas publicações, destacam-se: Brazil Through the Eyes of William James, 1865-1866. Cambridge: David Rockefeller Center for Latin American Studies/Harvard University Press, 2006 (livro); From Slave Rebels to Strikebreakers: The Quilombo of Jabaquara and the Problem of Citizenship in Late-Nineteenth-Century Brazil, Hispanic American Historical Review, vol. 86:2, 2006 (artigo); Travels and Science in Brazil: Charles Darwin, Louis Agassiz and William James, ReVista. Harvard Review of Latin America, David Rockefeller Center for Latin American Studies, Cambridge (EUA), Spring, 2009 (artigo); Teremos Grandes Desatres, se Não Houver Providências Enérgicas e Imediatas: A Rebeldia dos Escravos e a Abolição da Escravidão, in K. Grinberg e R. Salles, orgs., Brasil Império, 1870-1889, vol III (capítulo de livro). Em 2010, em colaboração com Sasha Huber, organizou o livro (T)Races of Louis Agassiz: Photography, Body, and Science, Yesterday and Today/ Rastros e Raças de Louis Agassiz: Fotografia, Corpo e Ciência, Ontem e Hoje. São Paulo: Capacete/ 29o. Bienal de Artes de São Paulo, e lançou a segunda edição revista do livro O Plano e o Pânico: Os Movimentos Sociais na Década da Abolição (Edusp). Foi Editora-Coordenadora da Revista de História do Departamento de História da USP de 2002 a 2007 e é membro do Conselho Editorial das seguintes revistas: Topoi, desde 2003, El Matadero (Argentina), desde 2008 e Tempo (UFRJ), a partir de 2009, Mujimbo, desde 2010. Atualmente desenvolve projetos sobre a Expedição Thayer (1865-66) e sobre biografias de escravos e libertos. (Texto informado pelo autor)

História da América
O Autoritarismo na América Latina
Os Governos Populistas
A Construção do Caráter Nacional na América Latina - Estudo Comparado de Obras
Propaganda política nos regimes civis-militares do Cone Sul
Cultura e Política na América Latina
Ditaduras na América Latina

Historiadora. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (1971), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1974), doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1986), Livre-Docente em História da América Independente pela Universidade de São Paulo (1997) e Professora Titular - MS6 do Depto. de História - FFLCH-USP (2006). Especialista na área de História da América e realizou pesquisas sobre os seguintes temas: Imprensa, Liberalismo, História Comparada (Varguismo e Peronismo), Cultura e Política na América Latina, História dos intelectuais da América Latina. Desde 2011, preside a Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas-ANPHLAC. (Texto informado pelo autor)

História do Brasil
História socio-cultural
Identidades Plurais, Cosmopolitismo e Urbanização, São Paulo, 1890-1945
Cidadania, Sociedade e Cultura em São Paulo, 1830-1930
Urbanização e Culturas Populares

Professora Livre-Docente do Departamento de HIstória da Faculdade de Filosofia Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo. É especialista em História do Brasil Império e República, principalmente nos seguintes temas, historia socio-cultural, literatura, cinema, cultura de massa, urbanização, imigração, identidades modernas. No Programa de Pós-Graduação em História do Departamento de História da FFLCH-USP ministra cursos e orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado. É membro da Comissão de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da FFLCH-USP. É membro da Comissão Editorial da Editora Annablume. É membro da Comissão Editorial da Editora da Universidade Federal do Espírito Santo. (Texto informado pelo autor)

 
História Moderna
História das Ideias
História do Brasil
História Barroca
Cartografia
Antônio Dias Quaresma: o baiano de setecentos que queria ser papa
Preservação da memória falada da FFLCH/USP: das mesas-redondas aos depoimentos do Projeto Memória

Possui graduação (1994) e mestrado (1997) em História pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em História e Teoria das Ideias pela Universidade Nova de Lisboa (2007). Professora de História Moderna, da Universidade de São Paulo, e pesquisadora do Centro de História da Cultura, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente desenvolve trabalho de pesquisa sobre o Brasil na cartografia portuguesa (1500-1650) e na área de Historiografia Moderna (séculos XVI-XVII). Áreas de interesse: Ideias Políticas no Império português (séculos XVI e XVII), Historiografia Barroca, História Moderna, Historia do Brasil e Edição de texto. (Texto informado pelo autor)

História da América Independente
História da América Latina
História Política
História da Cultura e História das Idéias
Diálogos e circulação de ideias: pintores brasileiros e mexicanos no alvorecer do século XX
Mulheres e política na América Latina do século XIX
Cultura e Política nas Américas: Circulação de Ideias e Configuração de Identidades (séculos XIX e XX)
Política, nação e pintura histórica na América Latina da segunda metade do século XIX

Graduada em História pela FFLCH/Universidade de São Paulo (1971), Mestre em História Social, FFLCH/USP (1974) e Doutora em História Social, FFLCH/USP (1982); Livre-docente em História da América Independente, FFLCH/USP (1996); Professora Titular em História da América Independente, FFLCH/USP (2002). Professora Emérita FFLCH/USP (2012). Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), 1998/2000. É especialista em História da América Latina, trabalhando na interseção dos campos da História Política, História da Cultura e História das Idéias. Foi coordenadora do Projeto Temático/FAPESP: Cultura e Política nas Américas: Circulação de Idéias e Configuração de Identidades (séculos XIX e XX) entre 2007 e 2011. Membro do Laboratório de Estudos de História das Américas - LEHA do Departamento de História da USP, que coordenou entre 2008 e 2012. (Texto informado pelo autor)

História Antiga
História Social de Roma
Antiguidade Tardia
Epigrafia latina

Possui Licenciatura e Bacharelado em HISTÓRIA pela Universidade de São Paulo (1963), Mestrado em História Antiga e Medieval pela Universidade de São Paulo (1972) e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1984). Docente do Departamento de História da FFLCH da USP desde 1975; atualmente é aposentada como professora do Departamento de História da Universidade de São Paulo, desde março de 2010. Tem experiência na área de HISTÓRIA ANTIGA, atuando principalmente em História de Roma; Roma : sociedade e política; Antiguidade tardia; Epigrafia latina. Na Área de Pós-graduação, em História Social, orienta Mestrados e teses de Doutorado, com ênfase em relações sociais e pensamento político na historiografia romana.Tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos científicos e anais de eventos. (Texto informado pelo autor)

História do Racismo no Brasil
História e Memória do Holocausto e do Anti-semitismo no Brasil
História do Impresso e da Leitura no Brasil
História e Memória
História das Idéias e da Memória Políticas do Brasil Contemporâneo
História das Idéias Políticas no Brasil Contemporâneo
História do Pensamento Anti-semita no Brasil
História e Memória dos Bens Arquitetônicos
História das Idéias Políticas do Brasil Contemporâneo
História da Imigração Judaica no Brasil
História da Imigração e da Cultura Judaica no Brasil
História do Pensamento Racista no Brasil

Natural de Santa Adélia (SP). Historiadora, graduada e pós-graduada em História pela Universidade de São Paulo.Tanto no Mestrado como no Doutorado tem o racismo e ao antissemitismo como objeto de estudo, ambos publicados no formato livro. Em 2001 apresentou à FFFLCH/USP, sua Tese de Livre Docência intitulada Cidadão do Mundo. O Brasil diante da questão dos refugiados judeus, 1933-1948 . Desde 1972 atua como professora universitária e, após 1984, ingressou como docente do Departamento de História da FFLCH-USP. Atualmente é professora Livre Docente dos seguintes programas de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo: História Social do Departamento de História/FFLCH; Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas do Departamento de Letras Orientais/FFLCH; e Direitos Humanos da Faculdade Direito São Francisco. Coordenadora do LEER- Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação/USP, do Departamento de História/USP onde coordena o Núcleo de Estudos Arqshoah com projetos aprovados Fapesp: 2009-2911: Arquivo Virtual sobre Holocausto e Antissemitismo; 2011-2013: "De apátrida à cidadão brasileiro". Como pesquisadora do CNpq Nivel A desenvolve o projeto "Brasil, um refúgio posível ?". Autora dos livros:- Cidadão do Mundo. O Brasil diante do Holocausto e dos Judeus Refugiados do Nazifascismo, 1933-1948, São Paulo, Perspectiva, 2010 (traduzido para o alemão, pela LIT Verlag, Viena, 2013); Brasil Judiaco: Mosaico de Nacionalidades (Maayanot 2013); Preconceito Racial em Portugal e Brasil Colônia. Os Cristãos-novos e o Mito da Pureza de Sangue, 3ed., São Paulo, Perspectiva, 2005; Hiroshima. Testemunhos e Diálogos, em co-autoria com Elza Izenberg (MAC/USP, Imprensa Oficial, FFLCH/USP, 2006); Judeus e Judaísmo na obra de Lasar Segall, em co-autoria com Celso Lafer (Ateliê Editorial, 2004); A Imprensa Confiscada pelo DEOPS, 1924-1983, em co-autoria com Boris Kossoy (Ateliê Editorial; Imprensa Oficial e Arquivo do Estado, 2003).Prêmio Jabuti 2004, categoria Ciências Humanas; O Anti-semitismo na Era Vargas: fantasmas de uma geração 1930-1945. 3ª ed. (Perspectiva, 2001).; O Veneno da Serpente. Reflexões sobre o Anti-semitismo no Brasil. São Paulo, Editora Perspectiva, 2003; Holocausto, Crime contra a Humanidade (Atica, 2000); O Racismo na História do Brasil: Mito e Realidade. 8ª ed. (Ática, 1998); O Olhar Europeu: O Negro na Fotografia Brasileira do Séc. XIX, em co-autoria com Boris Kossoy. 2ª ed. (Edusp, 1995); Brasil, Refúgio nos Trópicos. A Trajetória dos Refugiados do Nazi-fascismo. (Estação Liberdade/Instituto Goethe, 1996); Livros Proibidos, Idéias Malditas. O Deops e as Minorias Silenciadas. 2ª ed. ampliada (Ateliê Editorial, 2002). Organizadora das coletâneas: Imigrantes Japoneses no Brasil (Edusp, 2011); Tempos de Fascismos, em co-organização com Federico Croci (Imprensa Oficial; Edusp, 2010); História do Trabalho; Histórias da Imigração, em co-organização com Federico Croci (Edusp, 2010); O Anti-semitismo nas Américas. História e Memória (Edusp; Fapesp, 2008); ; Ensaios sobre a Intolerância. Inquisição, Marranismo e Anti-semitismo, em co-autoria com Lina Gorenstein (Humanitas;Fapesp, 2003); Minorias Silenciadas. História da Censura no Brasil, 2ed. (Edusp; Fapesp, 2003); Ensaios sobre Mentalidades, Heresia e Arte, em co-autoria A.Novinsky (Edusp, 1994). Coordenadora das coleções:- Imigrantes no Brasil (Série Lazuli & Editora Nacional); Rupturas (Série Lazuli & Editora Nacional); Histórias da Repressão e da Resistência (Imprensa Oficial; Editora Humanitas); Labirintos da Memória (Ateliê Editorial); Inventário DEOPS (Editora Humanitas, FFLCH/USP). Prêmio Jabuti 1999, 2004 e 2011. Prêmio Excelência Acadêmica Institucional 2012 e 2013. Contatos: leer@usp.br; malutucci@gmail.com (Texto informado pelo autor)

História Indígena no Brasil
História das Ciencias Sociais no Brasil
Direitos Intelectuais de Populações Indígenas
Descendentes de Brasileiros em Lagos, Africa (Arquivos na Nigeria, Roma, Irlanda)
Libertos do Brasil na África (Arquivos Ingleses)

MARIA MANUELA LIGETI CARNEIRO DA CUNHA É ANTROPÓLOGA, DOUTORA EM CIENCIAS SOCIAIS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (1976) E GRADUADA EM MATEMÁTICA PELA FACULTÉ DES SCIENCES DE PARIS (1967). FOI PROFESSORA DOUTORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS E PROFESSORA TITULAR DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ONDE É APOSENTADA. FOI FULL PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE CHICAGO DE 1994 A 2009, ONDE É PROFESSORA EMÉRITA. FOI TITULAR DA CÁTEDRA "SAVOIRS CONTRE PAUVRETÉS" NO COLLÈGE DE FRANCE EM 2011-2012. É MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS, E DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO TERCEIRO MUNDO; FOI PRESIDENTE DA ASSOCIACAO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA (1986-88) E REPRESENTANTE DA COMUNIDADE CIENTIFICA NO CONSELHO DELIBERATIVO DO CNPQ, ONDE FOI BOLSISTA NA CATEGORIA A1. RECEBEU VÁRIOS PREMIOS, ENTRE OS QUAIS A ORDEM DO MERITO CIENTIFICO NA CLASSE GRÃ CRUZ, A LEGION D´HONNEUR DA FRANÇA, A MEDALHA ROQUETTE-PINTO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA E A MEDALHA DA FRANCOFONIA DA ACADEMIA FRANCESA. PUBLICOU 10 LIVROS, 38 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 32 CAPITULOS EM LIVROS, E ORGANIZOU QUATRO LIVROS. SUA ATUAÇÃO DISTRIBUI-SE PELA ETNOLOGIA, HISTÓRIA E DIREITOS DOS ÍNDIOS, ESCRAVIDÃO NEGRA, ETNICIDADE, CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E TEORIA ANTROPOLÓGICA. ENTRE SUAS PUBLICAÇÕES CONSTAM OS LIVROS "CULTURA COM ASPAS"; "NEGROS, ESTRANGEIROS" E "OS MORTOS E OS OUTROS" ; ORGANIZOU ENTRE OUTRAS OBRAS "HISTÓRIA DOS ÍNDIOS NO BRASIL" e "ENCICLOPÉDIA DA FLORESTA". (Texto informado pelo autor)

História da África
História Atlântica
A África no Brasil e o Brasil na África
Dimensões do Império português
Estudo de Folclore
Cultura Popular
Projeto Artesanato Brasileiro
Dimensões do Império Português: investigação sobre as estruturas e dinâmicas do antigo sistema colonial

Possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em História da Cultura pela mesma universidade(1993), doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1999) e livre-docência em História da África, época moderna, século XVI - início do XIX (2012). Desde 2001 é professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, atuando na graduação e na pós-graduação. Atualmente dedica-se à história da África centro-ocidental nos séculos XVI-XVIII, com atenção especial aos temas ligados à presença do catolicismo entre os povos centro-africanos e suas articulações com o comércio e com as organizações políticas. Coordenada o Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África da USP. Tem trabalhos na área de cultura popular e cultura afro-brasileira, especialmente ligados às festas e cultura material. (Texto informado pelo autor)

História Antiga
Arqueologia
Cultura Material
História dos Assentamentos Humanos no Mundo Antigo
Diversidade Étnica x Diversidade Cultural

Possui Bacharelado e Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1969) e doutorado em Arqueologia - University of London (1976). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo, FFLCH-DH, e atua como arqueóloga em colaboração com a Soprintendenza Archeologica del Molise e Sorpintendenza Archeologica dell'Abruzzo, na Itália. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e cultura material, com atuação principal na área das culturas pré-romanas e estudos de metalurgia antigas. (Texto informado pelo autor)

 

 

História da Cultura
História Política
Relações Interamericanas
História dos Estados Unidos da América
As Américas no relato de viagem da circum-navegação cientifica norte-americana U. S. Exploring Expedition (1838-1842)
Trânsitos nas Américas: Viagens e Viajantes (séculos XIX e XX)
Cultura e Política nas Américas: Circulação de Idéias e Configuração de Identidades (séculos XIX e XX)
Ciência, Técnica e as expedições da Marinha dos Estados Unidos (U. S. Navy) em direção à América Latina (século XIX)
Américas: Identidades e Representações Políticas (séculos XIX e XX)

Professora Associada (MS-5) do Departamento de História - FFLCH - Universidade de São Paulo. Graduação em História (1994) e Doutorado Direto em História Social (1998), ambos pela USP - Universidade de São Paulo, além de Pós-Doutorado pela University of Maryland, Estados Unidos (2004-2005). Atua na área História da América com especialização em História dos Estados Unidos (período nacional); orienta pesquisas nos âmbitos da História dos Estados Unidos, das Relações Interamericanas e das manifestações transnacionais, privilegia abordagens que enfoquem a politica e a cultura. Coordenadora do LEHA - Laboratório de Estudos de História das Américas, sediado no Departamento de História da USP. Líder do Grupo de Pesquisas (CNPQ): Trânsitos nas Américas. Viagens e Viajantes (séculos XIX e XX). (Professora com dupla filiação na USP: Departamento de História e Instituto de Relações Internacionais) (Texto informado pelo autor)

História Social
História e cinema
A Escola no mundo contemporâneo
Ensino de História: teoria e prática
Cultura Visual e Ensino de História
Cinema/Televisão: Guel Arraes e Jorge Furtado: a reinvenção da linguagem e o projeto de formação cultural
Marxismo e cultura: fundamentos teóricos e análise de obra
Narrativas e Práticas Culturais: formação e desmanche de sistemas simbólicos no Brasil
A construção histórica dos Direitos: uma produção de materiais de ensino

Formado em História pela Universidade de São Paulo (1996), finalizou o mestrado em História Social (USP, 2002) sobre as relações entre Cinema e História através do filme de Leon Hirszman, São Bernardo (1972). Concluiu, em 2007, o doutorado sobre o cinema de Glauber Rocha pela Universidade de São Paulo e pela Université Paris X - Nanterre. Atualmente, é professor doutor no Departamento de História da Universidade de São Paulo, com pesquisas sobre as relações entre a indústria cultural e o campo educacional.(Texto informado pelo autor)

Metodologia da História
Teoria da História
A história da produção intelectual da Universidade de São Paulo a partir dos arquivos privados do CAPH
Inovações historiográficas em perspectiva comparada: a História Antiga concebida a partir de Cambridge e Paris

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (2001); Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente, é professor de metodologia e teoria da História na Universidade de São Paulo. (Texto informado pelo autor)

História do Brasil
História do Brasil no século XIX
A construção do Estado brasileiro no século XIX
Representação política
O Império negociado: representação política e institucionalização dos poderes no Estado brasileiro do século XIX
Representação política no império
Projeto temático: a fundação do Estado e da nação brasileiros
Medindo a crise do império: os recenseamentos de 1872 e 1890

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é docente da Universidade de São Paulo e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: representação política, organização institucional do Estado, parlamento. (Texto informado pelo autor)

História Moderna
História Contemporânea
História Política
História e Historiografia da Política (Cultura, Pensamento e Práticas) no Ocidente (entre os Séculos XV e XIX)
História e Historiografia das Revoluções Burguesas e Repúblicas e Republicanismo no Ocidente moderno (sécs. XIV a XIX)

Graduado em Historia e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1973 e 1994) . É atualmente Professor Titular de História Moderna na mesma Universidade. Sua área de especialização é História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História do pensamento político e História das Revoluções no Ocidente entre os séculos XIV e XIX. (Texto informado pelo autor)

 
História Antiga
Arqueologia Histórica
Teoria da História

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Antropologia Social (Arqueologia Clássica) pela Universidade de São Paulo (1986), doutorado em Antropologia Social (Arqueologia Clássica) pela Universidade de São Paulo (1993) e dois estágios de pós doutoramento (Brown University (EUA - 1998) e Oxford University (2003). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, líder do Grupo de Pesquisa ´LEIR no CNPq e coordenador nacional do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano. Tem experiência nas áreas de História Antiga, Arqueologia Histórica e Teoria da História atuando principalmente nos seguintes temas: historia romana, cultura e sociedade no mundo antigo, Mediterrâneo clássico, teoria da historia e cultura classica. (Texto informado pelo autor)

História Contemporânea
História da América Latina
História e Economia Mundial
História do Movimento Operário

Graduado em Economia Política e História na Université ParisVIII (1979). É doutor em História Comparada das Sociedades Contemporâneas pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1983). Atualmente professor titular da Universidade de São Paulo na área de História Contemporânea. Atua principalmente nos seguintes temas: marxismo, América Latina, movimento operário, capitalismo e socialismo. (Texto informado pelo autor)

História do Brasil Colônia
História Indígena
História Política
História Militar
História das instituições
Arquivos Municipais
História dos Recenseamentos do século XIX
Ciência da Informação (Cultura Digital)

Possui graduação em História (1989), mestrado (1992) e doutorado (1998) em História Social e livre-docência (2010) em História do Brasil Colonial pela Universidade de São Paulo. É professor associado da Universidade de São Paulo e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), entre 1991 e 2008. Foi pesquisador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2001), onde desenvolveu seu pós-doutoramento. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em História Econômica da USP no período de 2005-2007. Desde 2001, é membro do conselho gestor da Cátedra Jaime Cortesão (FFLCH-USP). Atualmente, é Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e coordenador do Projeto Brasiliana USP. É presidente do Conselho Supervisor do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP. É membro (representante) do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: história indígena, história política, história militar, historiografia e arquivos. Tem desenvolvido pesquisas na área da Ciência da Informação, com especial interesse em bibliotecas digitais, e na área de Humanidades Digitais. (Texto informado pelo autor)

História Contemporânea
Estudos sobre Oriente Medio e Mundo Muçulmano dentro do GTOMMM/FFLCH
Questões normativas nas relações internacionais
Os muçulmanos no Ocidente ( com enfase na Europa)
As causas da hegemonia ocidental
Os muçulmanos no ocidente: o debate sobre minorias muçulmanas na Europa

Historiador e professor de Relações Internacionais, especializado em questões do Oriente Médio, o mundo muçulmano e as relações islã-ocidente. Mestrado (1981) e doutorado (1988) em História Moderna e Contemporânea pela Universiteit van Amsterdam, Holanda; Livre-Docência em História Contemporânea pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor associado no Departamento de História da USP, lecionando também no Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP) e pesquisando principalmente nos temas: Oriente Médio, islã e islamismo, conflito Israel-Palestina, e a hegemonia do ocidente e sua contestação.
 (Texto informado pelo autor)

 
História da América Colonial
Escravidão e História Atlântica
Paisagens da cafeicultura escravista nas Américas, c.1760-1880
Uma história compartilhada: a ideologia pró-escravista no Brasil e em Cuba, c1790-1870
The World of the Plantation and the World the Plantations Made: the Great House Tradition in American Landscape
Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial

Possui graduação (1993), mestrado (1997) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2001). Livre-docente em História da América Colonial (2012). Professor do Departamento de História da FFLCH/USP, e coordenador (com João Paulo Garrido Pimenta) do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (Lab-Mundi) na mesma instituição.

História do Brasil
História da Cultura
Teoria e Filosofia da História
Poder e relações econômicas no mundo urbano
Arquivologia
Edição de textos
Industrialização e Políticas Econômicas

Possui graduação em Curso de História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/USP (1966) e doutorado em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP (1977). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia brasileira, ensino de história, história da cidade de São Paulo, história do Brasil e urbanização. (Texto informado pelo autor)

História da América
História Comparada (Canadá, Brasil e EUA)
História Social, Politica e Cultural
História Comparada das Américas
O Direito à Verdade e à Memória: Homenageando as Vítimas do Regime Militar na Universidade de São Paulo, 1964-1985
Grupo de Estudos Sobre a Guerra Fria
Slums, Guetos e Favelas: A Construção de Espaços Marginais nas Américas, 1940-1980

DR. SEAN PURDY É PROFESSOR DOUTOR II NO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. DE JANEIRO A JUNHO DE 2009 FOI PESQUISADOR VISITANTE NO CENTER FOR LATIN AMERICAN STUDIES, UNIVERSITY OF CHICAGO. ATUALMENTE, TRABALHA NUM PROJETO COMPARANDO SLUMS, GUETOS E FAVELAS EM SÃO PAULO, CHICAGO E TORONTO. FOI PROFESSOR DA TEMPLE UNIVERSITY, FILADÉLFIA E DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. ATUA NA AREA DE HISTÓRIA DA AMÉRICA, COM ENFASE NA HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS E ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS. CONCLUIU O DOUTORADO EM HISTORIA, QUEEN'S UNIVERSITY, CANADÁ EM 2003 SOB A ORIENTAÇÃO DE DR. BRYAN D. PALMER. POSSUI 2 LIVROS, 1 LIVRO ORGANIZADO E 34 CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS. PUBLICOU 11 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E NUMEROSAS RESENHAS, INTRODUÇÕES E ARTIGOS EM REVISTAS POPULARES. PARTICIPOU DE MUITO EVENTOS NO EXTERIOR E NO BRASIL. FEZ MUITAS ENTREVISTAS COM JORNAIS, REVISTAS, RADIO E TELEVISÃO SOBRE A HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS E POLÍTICAS NORTE-AMERICANAS. ORIENTA 1 ALUNO DE DOUTORADO, 9 ALUNOS DE MESTRADO (4 COM BOLSAS) E 6 ALUNOS DE GRADUAÇÃO (TODOS COM BOLSA) JÁ PARTICIPOU DE MAIS DE 10 BANCAS DE DEFESA DE MESTRADO E DOUTORADO. É MEMBRO DO CORPO EDITORIAL DE 7 REVISTAS HISTÓRICAS NO BRASIL, CANADÁ E OS ESTADOS UNIDOS E REVISOR/PARECERISTA DE 12 REVISTAS HISTÓRICAS NO BRASIL, ESTADOS UNIDOS, CANADÁ E INGLATERRA. (Texto informado pelo autor)

História do Brasil Colonial
Antigo Sistema Colonial: estrutura e dinâmica
Honras e mercês: Poder e patrimônio nos primórdios do Brasil (c. 1530 - c. 1630)
Honras e mercês: A criação do governo geral e a formação da elite colonial

Professor Doutor do Departamento de História da Universidade de São Paulo e coordenador do Programa de Pós-Graduação em História Econômica. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2006). É autor do livro "A Formação da Elite Colonial" (Alameda, 2008). É pesquisador da Cátedra Jaime Cortesão-FFLCH/USP. (Texto informado pelo autor)

História da Cultura
Teoria e Filosofia da História
História Intelectual
Os Intelectuais e a Memória: depoimentos de formação
Historia da Cultura Intelectual
Explicar, Compreender, Narrar: uma investigação acerca da natureza do conhecimento histórico
Crença e Aceitação: a Crença enquanto Conhecimento Confiável

SARA ALBIERI é Doutora em Filosofia e Livre-Docente em Teoria da História pela Universidade de São Paulo. Foi professora Adjunto IV no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (1983-2005) onde atuou na graduação e pós-graduação, nas áreas de Epistemologia e História da Filosofia Moderna e Contemporânea. Ingressou no Departamento de História da Universidade de São Paulo em 2005, onde pesquisa e orienta trabalhos nas áreas de Teoria e Filosofia da História, História Intelectual e Historia da Cultura. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social (2006-2010) e Chefe do Departamento de Historia (2010-2012). (Texto informado pelo autor)

História das Ciências
História da USP

Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo(1971), pós-doutorado pela University of Tokyo(1975) e pós-doutorado pela Waseda University(1975). Atualmente é Professor Titular - FFLCH/USP da Universidade de São Paulo, Membro - Comissão Executiva dos 70 anos USP da Universidade de São Paulo, Membro do Conselho Curador Museu de Ciências da Universidade de São Paulo, Membro Conselho Curador Memória do Saber do Fundação Patrimônio Histórico de Energia e Saneamento, Membro Conselho Consultivo Memória do Saber do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Presidente do Centro de Estudos Nipo Brasileiro, Membro Fundo Bunka de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Membro Titular da Cadeira nº15 da Academia Paulista de História, Membro do Instituto Histórico Geográfico de São Paulo, membro do Conselho Superior de Estudos Avançados/Fiesp, Membro do Conselho Tecnológico do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Membro de corpo editorial da Ciência e Filosofia, Membro de corpo editorial da Khronos e Membro de corpo editorial da Cadernos de História da Ciência. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

História e historiografia das Américas (séculos XIX e XX)
Viagens, relatos e identidades: latino-americanos na Europa e nos Estados Unidos no século XIX
Trânsito nas Américas: viagens e viajantes (séculos XIX e XX)
Projeto Temático Fapesp: Cultura e Política nas Américas: circulação de ideias e configuração de identidades (séculos XIX e XX)

Fez Graduação (1995), Licenciatura (1997), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em História pela Universidade de São Paulo. É Professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/Guarulhos). Dedica-se ao ensino e à pesquisa, com ênfase em História Latino-Americana, estudando principalmente os seguintes temas: Estado nacional, viajantes e relações de gênero, com enfoque no século XIX. Foi pesquisadora colaboradora do Projeto Temático Fapesp Cultura e política nas Américas: circulação de ideias e configuração de identidades (séculos XIX e XX). Desenvolve a pesquisa Viagens, relatos e identidades: latino-americanos na Europa e nos Estados Unidos no século XIX. Fez parte da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC) e do Conselho Editorial da Revista Eletrônica da ANPHLAC. (Texto informado pelo autor)

Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo(1977). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo e voluntário do Associação Nacional de História. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

História Antiga e Arqueologia
História Medieval
História da Arte

Possui graduação em Licenciatura em História e Estudos Sociais pela Universidade de São Paulo(1971), especialização em DEA pela Universidade de Paris(1978), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo(1975) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo(1981). Atualmente é RDIDP da Universidade de São Paulo e CLT da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

História do Brasil Colonial
História Ibérica
História Econômica
Cultura e Sociedades Açucareiras
O Engenho São Jorge dos Erasmos: História, Luz e Som
Dimensões do Império português:investigação sobre as estruturas e dinâmicas do antigo sistema colonial
Mentalidade econômica colonial : "conceitos e práticas empresariais em sociedades escravistas Sécs. XVI - XVIII"

Vera Lucia Amaral Ferlini, doutora em História Econômica e Titular em História Ibérica, é Diretora do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos da USP e Presidente da Comissão Gestora da Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH/USP/Instituto Camões. Professora do Departamento de História da FFLCH da Universidade de São Paulo, atua nas áreas de História Ibérica e História do Brasil Colônia, estudando açúcar, escravismo, imigração, estrutura agrária e núcleos coloniais. É autora, entre outros títulos, A Civilização do Açúcar e Colonização, Terra e Trabalho e Poder Modos de Governar (org.) e História Econômica: Agricultura, Indústria e Populações ( org.). (Texto informado pelo autor)

História Moderna
História Contemporânea
História Econômica Geral e do Brasil
História dos Movimentos e Relações Sociais e História das Representações Políticas

Possui Graduação em Economia e Estatística pela Universidade de Lund - Faculdade de Ciências Sociais (1974), Mestrado em Economia Internacional pela Universidade de Lund - Faculdade de Ciências Sociais (1975) e Doutorado em História pelo Instituto de História Econômica pela Universidade de Lund - Faculdade de Ciências Sociais (1984). Atualmente é Professor Titular da FFLCH da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história econômica, economia, cultura do negro brasileiro, cultura negra no Brasil. (Texto informado pelo autor)

História do Brasil Independente
História do Brasil República
História Latino-Americana
Movimento dos Sem Terra
História Latino-Americana
Fronteiras em Movimento: deslocamentos e outras dimensões do vivido
Imigrações Contemporâneas em Cidades Globais: Intolerâncias e Solidariedades
Intolerância e Resistência: Memórias da Repressão política no Brasil (1964-1985)
A escola no mundo contemporâneo: diagnósticos e perspectivas
Intolerância / Tolerância: Democracia e Cidadania

Mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. É professora titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na área de História do Brasil Independente, atuando principalmente na linha de pesquisa História das Relações e dos Movimentos Sociais, nos temas da educação, lutas camponesas, políticas públicas, imigração contemporânea, humanidades, direitos e outras legitimidades. Atualmente coordena o Diversitas Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos e o Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades. (Texto informado pelo autor)