Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Geografia

"Paisagens Geográficas e Culturais: gênese, transformações e percepções"
"Processos Geomorfológicos e Dinâmicas do Território"

Possui como área temática de investigação os processos interessando à gênese e à dinâmica da paisagem, compreendida como resultante da interação das forças da natureza e da sociedade. Neste dominio a geomorfologia, como elemento estruturador temporal e espacial da paisagem, no contexto da Geografia Física, tem recebido particular atenção. A análise da paisagem e sua percepção como herança cultural e patrimonial, no contexto das ciências humanas, é o outro eixo estruturador das pesquisas que orienta, podendo contribuir também para os objetivos do planejamento territorial. (Texto informado pelo autor)

 

Representações cartográficas tridimensionais
Os significados e aplicações do significado de escala
Representação cartográfica das diferenças sócioespaciais do município de São Paulo
Políticas públicas e impactos regionais e locais das mudanças climáticas sobre áreas frágeis
Cartografia e planejamento urbano: representação dasimétrica de dados socioeconômicos e de saúde do município de São Paulo

Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1993), doutorado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2005), ambos realizados na sub-área de Informações Espaciais (Laboratório de Geoprocessamento). Pós doutorado no Institut des Hautes Etudes de l Amérique Latine (IHEAL) Université Paris III Sorbonne Nouvelle (2008-09). Professor da área de Cartografia do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Leciona disciplinas de Cartografia e pesquisa nas áreas de Cartografia e Geoprocessamento. (Texto informado pelo autor)

A Metropole e o emprego em São Paulo, Buenos Aires e México
Urbanización, Nuevas Tecnologias y Cambios Sociales
Problemática Ambiental e Metropolização na América Latina
Transformações Sócio-Territoriais das Grandes Áreas Urbanas Metropolitanas: Buenos Aires, São Paulo e Santiago
Grupo de Geografia do Comércio

Possui graduação em Geografia - Universidad de Cuyo Mendoza (1963), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1972) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é professor convidado - Universidad de Barcelona, coordenadora de projeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, professor titular da Universidade de São Paulo e professor convidado - Universidad Complutense de Madrid. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, geografia urbana, modernidade, metropóles, comérico e consumo, espaço e globalização. (Texto informado pelo autor)

A vida cotidiana e o urbano
DIFERENCIAÇÃO E DINÂMICA ESPACIAL: escalas, processos e instrumentos de observação
A Vida Cotidiana e o Urbano. Projeto: Os termos da alienação na sociedade contemporânea, sob o ângulo da alienação espacial
A Vida Cotidiana e o Urbano; Projeto: Uma Crítica à Economia Política do Espaço: A Produção do Urbano e o Cotidiano do Proletariado Urbano- Sujeições e Obras a Propósito do Espacial
Pesquisador do Projeto Coletivo Globalización y transformaciones socio-espaciales en las metrópolis del siglo XXI: Barcelona y São Paulo

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1993), livre-docência em Geografia Urbana pela Universidade de São Paulo (2008), titular em Geografia (2010). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano, urbano, urbanização crítica, produção do espaço e metrópole. (Texto informado pelo autor)

A reprodução do espaço urbano: teoria e método
A Cidade e o Urbano
Metageografia
Mundialização e Urbanização
GEU (Grupo de Estudos Urbanos)
A reprodução do espaço urbano

Professora Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui Graduação e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1975). Possui título de Mestrado (1979), Doutorado (1987) e Livre-Docência (2000) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professora convidada na Universidade de Barcelona (Espanha) e na Universidade de Buenos Aires (Argentina). Atualmente coordena o Grupo de Estdos sobre São Paulo (GESP), o Labur Edições ne Laboratório de Geografia Urbana (LABUR/DG/FFLCH/USP). Autora e organizadora de vários livros na área de Geografia Urbana. Suas pesquisas e reflexões se voltam, principalmente, para os seguintes temas: espaco, cidade, cotidiano, metropole e geografia urbana, teoria e método, com a perspectiva de construção de uma "Metageografia". (Texto informado pelo autor)

Geografia das fronteiras
Pensamento Geopolítico Brasileiro
Federalismo e Regionalismo Político no Brasil
Geopolítica do Poder Mundial
Integração Regional Latino-americana
Expressões territoriais contemporâneas
Geografia Brasileira: História e Política

Graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1993). Livre docente em Geografia Política (professor associado) da Universidade de São Paulo, desde 2007. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional e Política. Coordenador do Programa de Pós graduação em Geografia Humana da FFLCH-USP (2007 a 2009) e Chefe do Departamento de Geografia (2010 a 2012), iniciando segundo mandato em 2013. Tem livros e textos publicados sobre geografia política e geografia regional, enfocando os temas do regionalismo, do federalismo, das fronteiras e da geo-política global. (Texto informado pelo autor)

Funcionamento biodinâmico da paisagem
Funcionamento hidrobiogeoquímico de bacias hidrográficas
Sistemas agroflorestais
Agricultura sustentável, ecológica e orgânica
Pedologia, Pedobiologia
Agricultura Biodinâmica
Percepção da Paisagem, Fenomelogia de Goethe e Antroposofia

PhD em Ciências da Terra pela Universidade Paris VI (Especialidade: Pedologia). A tese de doutorado foi revisada pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo e referenciada no Boletim da Sociedade Internacional de Ciência do Solo, No 84, 1993/2. MSc em Geoquímica da Superfície pela Universidade de Poitiers, França. Graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas UNESP, Botucatu. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DG / FFLCH / USP), onde leciona, na Graduação, Pedologia e na Pós-Graduação, Agroecologia e Desenvolvimento Humano. Foi Professor Doutor do Departamento de Ciência do Solo e Nutrição de Plantas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ / USP). Foi Orientador do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da ESALQ / USP. Pesquisador-membro do Núcleo de Pesquisa Geosfera Litosfera (NUPEGEL / ESALQ / USP). Foi Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM / USP). Foi Professor do Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica e Instituto Elo de Economia Associativa. Foi Diretor da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica e do Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural. Assessor em Agricultura Biodinâmica e Orgânica. Foi indicado Membro Suplente da Conselho Técnico Nacional de Biossegurança (CTNBio) como representante da Agricultura Familiar. Membro da Sociedade Antroposófica no Brasil. Membro da 1a Classe da Escola Superior Livre de Ciência do Espírito. Goetheanum, Dornach, Suiça. Membro da Comunidade de Cristãos de São Paulo. awmiklos@usp.br; awmiklos@terra.com.br. (Texto informado pelo autor)

Modernização e Industrialização Brasileira: estudos e debates na Geografia
A Questão Agrária no Brasil
Espaço Tempo e Vida Cotidiana no Urbano

Possui Graduação (1995), Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Geografia Humana (2005) pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). É professor com dedicação exclusiva na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, atuando, especialmente, nos temas sobre modernização, espaço e tempo. Atualmente é Coordenador do Laboratório de Geografia Urbana do Departamento de Geografia FFLCH-USP. (Texto informado pelo autor)

Geomorfossíntese e Geomorfocinamética Aplicadas à Evolução e Estabilidade de Vertentes

Professor Associado da Universidade de São Paulo tendo, pela mesma universidade, graduação em Geografia (1984), mestrado (1990) e doutorado (1995) na área de Geografia Física. Defendeu sua tese de Livre-Docência pela Universidade de São Paulo em 2007. Tem experiência nas áreas de Geografia Física Global, Geomorfologia de Processos e Cartografia Geomorfológica de Detalhe. Seus temas de interesse atuais são: a "Geomorfossíntese e a Geomorfocinemática aplicadas à evolução e estabilidade de vertentes" (tema de sua tese de 2007), hidrologia de vertentes; avaliação e mapeamento de áreas de risco e análise espacial de magnitude-freqüência de movimentos de massa e processos erosivos e; Geomorfologia e mudanças globais. (Texto informado pelo autor)

A questão agrária no Brasil
Habitação popular
Estrutura Fundiária Rural e Urbana

Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade de São Paulo (1970), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1979), Livre-Docência em Geografia pela FFLCH - USP (1997) e Professor Titular Geografia Agrária pela FFLCH - USP (1998). É Pesquisador nível 1A - CNPQ, Pesquisador Visitante Nacional Senior - CAPES e Professor Senior - USP. Orientador de mestrado e doutorado em Geografia Humana na FFLCH-USP. Autor dos livros "Agricultura Camponesa no Brasil", "Geografia das Lutas no Campo", "Modo Capitalista de Produção, Agricultura e Reforma Agrária", entre outros. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia agraria, questão agrária, agricultura brasileira, luta pela terra, capitalismo no campo, Amazônia e diagnóstico fundiário.

(Texto informado pelo autor)

Diagnóstico e avaliação dos impactos ambientais causados por diferentes tipos de uso do solo no município de Ourinhos (SP): uma ferramenta para planejamento territorial.
Avaliação da suscetibilidade a escorregamentos translacionais rasos na Serra do Mar (SP) a partir da aplicação de modelos matemáticos de previsão.
Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres no Estado de São Paulo (CEPED)
Processos morfodinâmicos em ambiente tropical úmido: Avaliação, modelagem e previsão
Avaliação da Suscetibilidade a escorregamentos rasos na Serra do Mar (SP)
Diagnóstico e avaliação dos impactos ambientais causados por diferentes tipos de uso e ocupação do solo no município de Ourinhos (SP): uma ferramenta para o planejamento territorial

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado e Doutorado na área de Organização e Gestão Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRJ. Atualmente é professora Doutora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. É responsável pelas disciplinas Geomorfologia I e Geomorfologia II na Graduação e "Movimentos de Massa: conceitos, fatores condicionantes e métodos de previsão no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física. Foi membro da Diretoria da União da Geomorfologia Brasileira entre 2004 e 2012. É membro do Comitê Executivo da International Association of Geomorphologists (IAG) e recebeu em 2009 o prêmio Jean Tricart do Grupo Francês de Geomorfologia durante a 7th International Conference on Geomorphology (Texto informado pelo autor)

A fronteira agrícola centro-norte brasileira: Regionalização, Mobilidade do Trabalho, Modernização, Propriedade da Terra e Processo de Urbanização

Possui graduação em Ciências Economicas pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é prof. doutor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: Território, Região e Estado nacional, Migrações, Mobilidade do Trabalho, Crítica da Economia Política e Imperialismo. 

O Urbano e a Metrópole na Ciência Regional Contemporânea
La signification de la frontière amazonienne et ses rythmes d expansion
Núcleo de Apoio a Pesquisa em Urbanização e Mundialização (NAPUrb)
GESP - Grupo de Geografia Urbana Crítica Radical

Professor do Departamento de Geografia da USP, possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2001), concluiu o mestrado em Geografia Humana também pela Universidade de São Paulo (2006) e obteve o título de Doutor em Geografia nesta mesma instituição (2013), realizando parte de seu trabalho de pesquisa vinculado à Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle. É membro do Grupo de Estudos de Geografia Urbana Crítica Radical (GESP), é pesquisador associado do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Urbanização e Mundialização (NAPurb) e tem experiência em pesquisa na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço urbano e regional, urbanização do território brasileiro e reprodução do espaço urbano-metropolitano contemporâneo.

Geografia humana
Saúde coletiva
Saúde pública

Possui doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas(1982). Atualmente é Professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Geomorfologia
Geomorfologia Aplicada
Hidrogeografia
Geomorfologia Fluvial
Intervenções Antrópicas e Efeitos Hidromorfodinâmicos em Sistemas Fluviais Urbanizados em Tempos de Mudanças Climáticas
Politiques publiques et Impacts des Changements climatiques à l'Echelle régionale & Locale sur les Espaces Fragiles.
Geomorfologia Fluvial Aplicada à Preservação de Grandes Rios Amazônicos
Cem Anos de Urbanização e Mudanças em Sistemas Hidro-Geomorfológicos na Região Metropolitana de São Paulo

Doutora em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é docente na Universidade de São Paulo. Atua na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia nos seguintes temas: Geomorfologia Aplicada, Cartografia Geomorfológica, Geomorfologia e Urbanização, Geomorfologia Fluvial e Gestão Ambiental. Fellow Professor na University of Oxford UK em 2009/2010. Realizou Pós Doutorado na University of Oxford UK em 2009/2010 em Geomorfologia Aplicada. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq com a pesquisa intitulada: Intervenções Antrópicas e Efeitos Hidromorfodinâmicos em Sistemas Fluviais Urbanizados de São Paulo em Tempos de Mudanças Climáticas.Atua em gestão de bacias hidrográficas e planícies fluviais de áreas urbanizadas de São Paulo , bem como em geomorfologia fluvial na região amazônica. Atua também na reconstitução histórica de sistemas geomorfológicos para avaliação das mudanças antrópicas nos processos destes sistemas.(Texto informado pelo autor)

Projeto anomalias de drenagem no Planalto Paulistano e Serra do Mar
Educação em solos na escola básica
Estudo das relações entre relevo/litologia/solos/drenagem em várias escalas de abordagem
Projeto Pantanal
Reserva Florestal do Morro Grande e arredores.
Projeto Serra do Mar
Projeto São Pedro

Possui bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1992), licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora doutora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Pedologia e Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: evolução do relevo a partir da rede de drenagem, capturas fluviais, relação solo/relevo, educação em solos, sistemas pedológicos e micromorfologia de solos. (Texto informado pelo autor)

 
Planejamento, Território, Identidade e Turismo
Diretrizes Urbanísticas para regiões Turísticas da Serra da Mantiqueira e do Litoral Norte do estado de São Paulo
O Mundo das Calçadas
Identidade do lugar no planejamento territorial
Espaço Público de Cingapura
O Significado Social da Revitalização do Centro de São Paulo
Reencantamento do Brasil
Fundamentos para uma teoria do planejamento territorial do turismo

Toda sua carreira esteve centrada, principalmente, no planejamento urbano e regional. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1966;, mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Paris (1969); doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Paris (1972), e livre docência também em planejamento urbano pela USP (1997), onde é professor na graduação da FFLCH. Desde 1994 tem se especializado na organização territorial do turism,o entendido como área inseparável do planejamento territorial. Em vista de sua experiência profissional atua na produção de teorias do planejamento territorial do turismo; do patrimonio ambiental urbano; do meio ambiente e da criatividade científica. É lider de um grupo de pesauisas cadastrado no CNPQ, exercendo-o junto ao Departamento de Geografia da USP, cuja linha de pesquisa específica gira em torno de teorizações: planejamento, território, turismo e identidade. Assim, seu grupo se esforça na colaboraração por uma teoria geral do turismo no Brasil, tendo já formado quase uma vintena de doutores e mestres. Desde 2007 colabora com doutorados na Europa: Univerdad de Las Palmas de Gran Canária, Espanha; Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Aveiro, Portugal em em Conselhos Científicos dessas universidades. Sua pesquisa atual, versa sobre Reencantamento do território,. A mesmo tempo já se incia numa outra frente: a do turismo esotérico. Como membro do International Network for International Building on Architecture and Urbanism, sediado em Londres, tomou a iniciativa de instalar no Brasil o primeiro "Chapter" da América do Sul, desta prestigiosa associação em defesa do patrimonio construído. (Texto informado pelo autor)

Epistemologia e História do Pensamento Geográfico
Geografia Urbana e Regional
Ontologia em Geografia e seus Fundamentos Empíricos

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor do Deparatmento de Geografia da Universidade de São Paulo. Tem dedicação especial em questões teóricas e metodológicas da Ciência Geográfica. Atua principalmente com seguintes temas: a) história e epistemologia do pensamento geográfico; b)ontologia e geografia enquanto reflexão teórica, bem como nos seus fundamentos enpíricos, que envolvem temas tais como: - o urbano em diferentes geografias; - a tecnologia na relação homem/meio; - a geografia cultural enquanto identidade e pertencimento do Homem e da Sociedade em relação ao território; - geografia das comunicações; - redes e fluxos na definição de regionalidades (Texto informado pelo autor)

 
Climatologia Geográfica
Microclimatologia
Climatologia
Monitoramento de Manguezais: guardiões das zonas costeiras
Estudo microclimático do ambiente de cavernas
Caracterização Microclimática dos Manguezais da Barra do Ribeira-Iguape/SP
Caracterização dos níveis de radiação fotossinteticamente ativa (PAR) na região metropolitana de São Paulo.

Emerson Galvani concluiu o doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2001. Mestre em Agrometeorologia pela ESALQ/USP em 1995. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Publicou 49 artigos em periódicos especializados e 225 trabalhos em anais de eventos. Possui 10 capítulos de livros publicados. Possui 11 itens de produção técnica. Participou de 14 eventos no exterior e 71 no Brasil. Atualmente coordena 3 projetos de pesquisa. Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Climatologia e Microclimatologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 72 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: microclima, balanço de energia, atributos climáticos, microclima de ambientes específicos. Bolsista de pesquisa e produtividade do CNPq (1D). Presidente da Associação Brasileira de Climatologia - ABCLIMA (gestão 2008 - 2010). Coordenador do programa de Pós-Graduação em Geografia Física - Universidade de São Paulo (2007 a 2011). Vice-presidente da Comissão de Pós-graduação da FFLCH/USP (2009 a 2011). Editor da Revista do Departamento de Geografia da USP a partir de março de 2011. Membro da comissão de avaliação da CAPES na área de Geografia (triênio 2011 a 2013). E-mail: egalvani@usp.br (Texto informado pelo autor)

 
Finanças, regionalismo bancário e endividamento recente da população brasileira
O território brasileiro: história e dinâmica atual das regionalizações em suas perspectivas acadêmica e aplicada (1872-2011)
Urbanização e fenômeno financeiro em Buenos Aires e São Paulo no período da globalização
O meio geográfico atual do Rio Grande do Norte: novas materialidades, novas dinâmicas
Círculos Globais de Informações e usos do território brasileiro (1970-2010)
Rede Urbana, cidades e finanças no Brasil

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006). Realizou parte do doutorado na Friedrich-Schiller-Universität Jena (Alemanha) em 2005, onde foi também professor/pesquisador visitante (Gastwissenschaftler) no ano de 2007. Atualmente é docente do Departamento de Geografia da FFLCH/USP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: usos do território, geografia urbana, sistema bancário e financeiro brasileiros, internacionalização da educação superior (Texto informado pelo autor)

Dinâmicas de urbanização e representações espaciais: abordagem geohistórica dos territórios com Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
Proposição metodológica para análise de mapas históricos em Geografia
O meio geografico atual do Rio Grande do Norte: novas materialidades, novas dinâmicas.
Projeto EuroBroadMap
Análise e avaliação da presença da cartografia na Geografia do ensino médio (sistema público), como subsídio à estruturação dos cursos de cartografia no ensino universitário.
A representação do urbano pelo mapa

Professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado (1995) e doutorado (2004) em Geografia (FFLCH - USP). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geocartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de cartografia, cartografia, ensino de geografia e cartografia geográfica. (Texto informado pelo autor)

 
Geomorfologia Fluvial Pura e Aplicada
Caracterização do Uso da Terra e a Relação dos Habitantes com o Ambiente da Zona de Amortecimento da Floresta Nacional de Ipanema Iperó/SP
Grupo Nostradamos
Esboço Morfopedológico do Campus UFSCar Sorocaba
Coleta de Dados de Pressão Atmosférica, Vento e Temperatura do Ar, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba
Coleta de Dados Hidrometeorológicos no Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos
Relação Solo Planta Morro do Gigante Adormecido (Bofete SP)
Projeto Jataí - Plano de Manejo da Estação Ecológica de Jataí

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor doutor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia climática, interações pedo-geomorfológicas, caracterização do meio físico e de unidades de paisagem, cartografia geomorfológica e geoprocessamento.

Geografia regional do Brasil
Cidade de São Paulo.
Fundamentos Econômicos, Sociais e Políticos da Geografia.

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1968), graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1988). Foi coordenador de comissão do Ministério da Educação e professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Urbana, Geografia Regional, Cidades e Patrimônio Cultural. Atualmente, é Professor Sênior do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da USP. (Texto informado pelo autor)

A (re)produção do espaço urbano
O processo de metropolização e as transformações socioespaciais
Globalização e transformações sócioespaciais na metrópolis do século XXI: Barcelona e São Paulo

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo(1986), graduação em Licenciatura pela Universidade de São Paulo(1986), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo(1992), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo(1999), pós-doutorado pela Universitat de Barcelona(2005) e pós-doutorado pela Centre de Recherche et Documentation sur l´Amerique Latine - Paris(2010). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas:centro centralidade apropriacao dominacao uso Sao. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

História do Pensamento Geográfico

Possui graduação em Geographie, Germanistik - Philipps-Universität, Marburg (1975) e doutorado em Geografia - Philipps-Universität, Marburg (1980). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade do trabalho, migrações, crise social, história do pensamento geográfico, paisagem, geografia e literatura (em especial: João Guimarães Rosa), sertão mineiro e Nordeste do Brasil. (Texto informado pelo autor)

Formações superficiais.
Morfogênese.
Física dos solos.
Climatologia.
Aquecimento Global.

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas Usp(1958) e doutorado em Geografia Física pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas Usp(1973). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física.(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Coordenador do convênio entre o Departamento de Geografia e o Centre de Géomorphologie CNRS para o desenvolvimento da cartografia geomorfológica
Relações entre solos e relevo: pesquisas vinculadas à pós-graduação do Departamento de Geografia.
Análise estrutural das coberturas pedológicas
Estudos sobre Pedogênese
Física dos solos: estrutura e estabilidade estrutural.

Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo (1952), graduação em Chimie Agricole - Universite de Rennes I (1956) Pédologie pela ORSTOM (França), doutorado em Ciências do Solo pela ESALQ-USP (1969), Livre Docência pelo Departamento de Geografia, FFLCH-USP (1975), Professor Titular em 1981. Foi Professor Visitante da Universidade de Caen, França, e do Instituto de Edafologia de Madrid, CSIC-Espanha. Atualmente é Professor Titular aposentado (FFLCH-USP) e Professor Emérito pela Universidade de São Paulo; Professor Titular da UNIFIEO. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Pedogênese e Morfogênese, atuando principalmente nos seguintes temas: solos, sistemas de transformação, análise estrutural da cobertura pedológica, pedologia e geomorfologia: relações entre os solos e os modelados.. (Texto informado pelo autor)

Representações geopolíticas do mundo atual
Novas propostas para o ensino da geografia

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1973), graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1974), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1985) e Livre Docência em Geografia Política pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor e pesquisador do Depto. de Geografia da FFLCH da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política/geopolítica e ensino da geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: nova ordem mundial, política e território, geopolítica brasileira, questão ambiental, ensino da geografia no século XXI. (Texto informado pelo autor)

 
Agricultura e Urbanização
Geografia e Literatura
Memória da Geografia Agrária Brasileira
Geografia e cinema
Espaço, modernização e populações subalternas na sociedade brasileira
Paulo Leminski: o poeta e a cidade
Expansão das atividades não-agrícolas na Região Metropolitana de São Paulo
A Gênese da Moderna Cidade de São Paulo. Uma contribuição da Geografia Urbana à história da cidade
De povoado a cidade. A transição de rural a urbano em Rondonópolis
Análise da produção hortifrutigranjeira para fundamentação do Plano Diretor do Município de Rondonópolis

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura, Urbanização, Geografia e Literatura e Teoria e Método. (Texto informado pelo autor)

Análise Ambiental Integrada
Análise Geomorfológica:Instrumento de Investigação do meio físico

É geógrafo formado pela Universidade de São Paulo (1972), com mestrado e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é membro do conselho editorial da Revista do Instituto Florestal, Revista Brasileria de Geomorfologia, conselho consultivo do Boletim de Geografia da Universidade Estadual de Maringá e professor titular da Universidade de São Paulo, além de chefe do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, cartografia, gestão ambiental, zonamento ecológico-econômico e planjemaneto ambiental e produção do conhecimento geocientífico. (Texto informado pelo autor)

Teoria e Método em Geografia
Geografia Agrária
A QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA NO SÉCULO XXI: dinâmicas e conflitos territoriais
Uso de Agrotóxicos no Brasil
Desafios da produção agrícola camponesa nos assentamentos de Reforma Agrária: o Acampamento Milton Santos Americana/SP
DIFERENCIAÇÃO E DINÂMICA ESPACIAL: escalas, processos e instrumentos de observação
A Historiografia da Geografia Humana na Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1995) Título de Mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001) e Título de Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005). Publicou em 2004 o livro "O Bairro Reforma Agrária e o Processo de Territorialização Camponesa", pela Editora Annablume. Atualmente é professor doutor no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia agrária e teoria e método em geografia. (Texto informado pelo autor)

Geografia Humana
Indústria
Movimentos Migratórios

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia das Indústrias, Migrações e Trabalho. (Texto informado pelo autor)

Fatores ambientais favoráveis ao fungo patogênico Paracoccidioides brasiliensis
PAISAGEM E PLANEJAMENTO AMBIENTAL - Ambiente e Saúde
INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA: TRATAMENTO, REPRESENTAÇÃO E ANÁLISE - Geocartografia: Temas e Métodos

Possui bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo e Mestrado e Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Botucatu. Atualmente é professora doutora (DR2) do Departamento de Geografia da FFLCH da Universidade de São Paulo. Suas áreas de interesse incluem geocartografia, planejamento ambiental e geografia médica/da saúde. (Texto informado pelo autor)

Paisagem e Planejamento Ambiental
Geografia Física
Brasil e mundo árabe: uma análise arguitiva dos conceitos geográficos na subsunção de contextos diversos.
A Temática dos Recursos Naturais no Ensino de Geografia

É Mestre (desde 1993) e doutor (desde 2001) em Ciências (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo, onde também graduou-se (1986) e licenciou-se. Atualmente, é professor Livre-docente da Universidade de São Paulo na graduação do Departamento de Geografia, e professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física, orientando pesquisas de mestrado e doutorado. Atua nas áreas de Geografia dos Recursos Naturais, Teoria, Método e Técnicas de Campo e Laboratório da pesquisa em Geografia, temas sobre os quais tem proferido palestras, publicado artigos e livros, a exemplo do "Geografia - práticas de campo, laboratório e sala de aula' (Ed. sarandi, 2011). É avaliador 'ad hoc', pelo MEC, parecerista de instituições de fomento à pesquisa e de publicações especializadas. Realizou pós-doutorado em Recursos Naturais no Departamento de Geografia da Universidade de Damasco (Síria) em 2011, sendo membro da Syrian Geographical Society. No Reino Unido, é membro 'fellowship' da Royal Geographical Society e do Institute of Bristish Geographers onde também atua como Visiting Scholar no Departamento de Geografia da University of Cambridge (em curso). (Texto informado pelo autor)

Duarte da Ponte Ribeiro e as Fronteiras do Império do Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1992), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História do Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, educação, história da geografia, geografia política e políticas públicas. (Texto informado pelo autor)

Representações gráficas da geografia
Atlas do Estado de São Paulo
Cartografia Ambiental
Cartografia para escolares
Cartografia de atlas
Cartografia Temática
O Atlas do estado de São Paulo: uma reflexão metodologica

Obteve o título de Livre-docente pela Universidade de São Paulo (1999) com o trabalho "Representações gráficas da geografia: os mapas temáticos". Possui doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1984). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Representações Gráficas, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia temática, cartografia do turismo, representação gráfica, mapas de atlas geográfico e cartografia ambiental. É orientador de Mestrado, Doutorado, e Supervisor de Pós-Doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação e Comissão de Pesquisa, respectivamente, em Geografia Humana da FFLCH/USP. (Texto informado pelo autor)

Modelagem biosfera-atmosfera; impacto atmosférico; alteração da superfície
Sistema Integrado de Alerta de Eventos Meteorológicos Severos para a Região Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil
Impacto climático na América do Sul para diferentes cenários de cobertura vegetal

Bacharel em Meteorologia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Meteorologia pela Universidade de São Paulo, com estudo sobre a viabilidade de construção de modelo estocástico para precipitação com base em Regressão Linear Múltipla e Análise Multivariada. Doutora em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Bolsista FAPESP), em 2002, cuja tese versou sobre a interação entre a atmosfera e a superfície com o uso de modelagem climática. Técnica de Nível Superior no Departamento de Ciências Atmosféricas, no Instituto de Astronomia e Geogísica, IAG/USP, Técnica de Nível Superior na Fundação Cearense de Recursos Hídricos e Meteorologia, FUNCEME, exercendo a função de Previsora de Tempo. Bolsista CNPq junto ao Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, CPTEC/INPE, exercendo as funções de previsora de tempo, em 2002. Pesquisadora na área de Climatologia no Sistema Meteorológico do Paraná, entre 2002 e 2003. Desde 2003 é Professora Doutora MS-3 do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, exercendo funções de docência na graduação e pós-graduação e, pesquisa. Tem experiência em pesquisa científica nas áreas de Climatologia, Variabilidade Climática e Hidrologia. Coordenou (2008-2010) Projeto de Pesquisa financiando pela FAPESP e intitulado Impacto climático na América do Sul para diferentes cenários de cobertura vegetal. Orientadora de Mestrado e Doutorado (Texto informado pelo autor)

O perfil profissional do professor de Geografia e a valorização do ensino de Geografia na Educação Básica

É Bacharel e Licenciada em História (1976) e Geografia (1984) pela Universidade de São Paulo. Graduou-se como Mestre(1992) e Doutora (2003) em Ciências, na área de concentração em Geografia Humana, pelo Deptº de Geografia da F.F.L.C.H. da Universidade de São Paulo. Lecionou no ensino superior privado desde 1994 até 2007. Atuou também na Educação Básica das redes pública e privada desde 1977 até 2008. Desenvolveu projetos educacionais no ensino médio e fundamental público do Estado de São Paulo voltado à utilização de tecnologia da informação nos processos de aprendizagem de leitura, de escrita, de geografia e de história. Atuou também em programas de formação e/ou desenvolvimento de professores, políticas públicas, meio ambiente urbano, sustentabilidade e desenvolvimento de projetos educacionais. É especialista nas teorias de Feuerstein e na formação de mediadores da aprendizagem. Atualmente é docente e pesquisadora da área de Licenciatura do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Desde outubro de 2010 é também Coordenadora do Laboratório de Ensino e Material Didatico - LEMADI - do Departamento de Geografia da USP. (Texto informado pelo autor)

As iniciativas empresariais argentinas e brasileiras no contexto do Mercosul: além da integração comercial
Território brasileiro e mercado externo. As condições de fluidez e porosidade territorial e os circuitos espaciais de produção
Usos do território brasileiro e mercado externo
O comércio internacional na redefinição dos usos do território brasileiro: fragmentação e vulnerabilidade territorial
Análisis geográfico de una estructura agraria. El caso del partido de San Pedro (Buenos Aires)
El empleo rural de un área de explotación agrícola intensiva: el caso de San Pedro en la provincia de Buenos Aires
Território Brasileiro e mercado externo: uma análise a partir dos circuitos espaciais de produção da soja, do café e da celulose

Possui graduação em Geografia pela Universidad de Buenos Aires/ Facultad de Filosofía y Letras (1981), mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo/ Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (1997) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo/ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2001). Atualmente é professora doutora no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, tendo lecionado também na Universidad de Buenos Aires, na Universidade Federal do Paraná e, como professora convidada, na Unicamp. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, regionalização, América Latina, Mercosul, uso do território, fronteiras e comércio internacional. (Texto informado pelo autor)

Desenvolvimento geográfico desigual do capitalismo no campo: novas formas de expansão do capital, resistência camponesa, movimentos sociais e experiências alternativas
Desenvolvimento Geográfico Desigual do Capitalismo e Cotidiano: formas de trabalho e reprodução social dos trabalhadores no campo e na cidade
A QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA NO SÉCULO XXI: dinâmicas e conflitos territoriais
Análise geográfica da expansão recente da indústria de papel e celulose no campo brasileiro, o caso do Grupo Suzano Papel e Celulose
Proletarização e Desenvolvimento Geográfico Desigual sob o capitalismo: trabalho e reprodução social dos trabalhadores pobres na Região Metropolitana de São Paulo - Parte 2
CAMPESINATO E CLASSE TRABALHADORA, MODERNIZAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E TERRITORIALIZAÇÃO CAMPONESA - Parte 2
Proletarização e Desenvolvimento Geográfico Desigual sob o capitalismo: Trabalho e da reprodução social dos trabalhadores pobres na fronteira urbana da Região Metropolitana de São Paulo - Parte 1
Campesinato e Classe Trabalhadora, Modernização, Movimentos Sociais e Territorialização Camponesa - Parte 1

Professora de Geografia no Curso de Graduação em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tem trabalhado com os seguintes temas: vida cotidiana, movimentos sociais, reprodução social da classe trabalhadora e relação campo-cidade; produção do espaço e desenvolvimento geográfico desigual do capitalismo. Tem publicado nestes temas, principalmente sobre reforma agrária, desenvolvimento rural, movimentos sociais e campesinato em coletâneas e em revistas como Terra Livre, Revista NERA, Revista AGRÁRIA. Trabalhou como organizadora das coletâneas O campo no século XXI (com Ariovaldo U. de Oliveira, Casa Amarela, 2004) e Geografia Agrária: Teoria e Poder (com Bernardo F. Mançano e Júlio C. Suzuki, Expressão Popular, 2007). Foi Pesquisadora Visitante no Programa de Psicologia do Graduate Center, City University of New York CUNY, em 2008. Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1986 e 1987), Especialização em Desenvolvimento Rural pela Universidade de Paris I (1992), Mestrado e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1994 e 2000). (Texto informado pelo autor)

Urbanização e modo de vida
Urbanização e políticas de espaço
Geografia Humana com ênfase em Geografia Urbana
Cidade, Centralidade, Periferia, Metrópole, Espaço, Modernidade e Filosofia

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1970); especialização em Economia Regional e Urbana (1975) obtido na Faculdade de Economia e Administração, da Universidade de São Paulo; mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1979) , e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1987) e Livre Docente (2003) na Universidade de São Paulo. Atualmente exerce função de Professor Associado no Departamento de Geografia da FFLCH da Universidade de São Paulo; orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado em duas linhas de pesquisa:" Urbanização e modo de vida" e, "Urbanização e a Economia Política do Espaço". É membro correspondente da associação " La Somme et le Reste", sediada em Paris. Coordenadora do Grupo de Estudos Geografia e Modernidade, que estuda a empresa de serviços públicos no Brasil: Brazilian Traction. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, centralidade, periferia, metrópole, espaço, modernidade. (Texto informado pelo autor)

 
Populações Indígenas
Cartografia, Percepção e Representação do Espaço
Geografia, Cultura e Turismo
Cartografia Escolar
Cartografia para Deficientes Visuais
Ensino de Geografia

Regina Araujo de Almeida concluiu a graduação em História no ano de 1976, Geografia em 1982, fez sua pós-graduação em Geografia Física (mestrado concluído em 1988 e doutorado em 1993), ambos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH da Universidade de São Paulo. Foi Professora Doutora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH, campus USP Leste entre 2005 e 2007. Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Geografia da FFLCH - USP. Sua produção acadêmica inclui 14 capítulos de livros e artigos em periódicos, sendo 5 deles no exterior, 11 livros organizados e publicados, dentre eles um Atlas Ilustrado. Participou de congressos e reuniões científicas no Brasil e no exterior, com apresentação de trabalhos, participação em mesas e conferências proferidas, com 44 trabalhos publicados. Professora no curso de Pós-Graduação da FFLCH-USP, com orientação de 9 teses de doutorado e 15 dissertações de mestrado, total de 24 orientações das quais 5 em andamento, 19 concluídas. Coordenou inúmeros projetos de pesquisa nacionais e internacionais, além de orientar monografias e pesquisas de iniciação científica. Atua como docente e pesquisadora nas seguintes áreas: Cartografia Escolar, Cartografia Tátil, Ensino de Geografia, Geografia Indígena e Formação de Professores do Ensino Básico.(Texto informado pelo autor)

Cartografia de Fenômenos Cársicos
Cartografia e planejamento urbano: representação dasimétrica de dados socioeconômicos e de saúde do município de São Paulo
Metodologia de identificação tipológica das formas de ocupação espacial dos assentamentos precários na Cidade de São Paulo.
Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento aplicado ao Planejamento

Possui graduação em Geografia - Universidad de La Habana (1981), pós-graduação no International Institute for Aerospace Survey and Earth Sciences ITC da Holanda (1990), doutorado em Ciências (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2012). Realizou pós-doutorado na Universitat de Barcelona (2006-2007), e no Center for International Earth Science Information Network CIESIN da Universidade de Columbia, em Nova Iorque (2009). É professor da Universidade de São Paulo na graduação e na pós-graduação do Departamento de Geografia desde 1994. Participante como Professor Convidado do Programa Erasmus Mundus na Faculty of Geoinformation Science and Earth Observation ITC da University of Twente em Holanda, e na University of Lund, de Suécia (2010). Presidente da Comissão Organizadora e do Comitê Científico do II Simpósio Internacional Caminhos Atuais da Cartografia na Geografia 2º CARTOGEO, celebrado no DG - USP (2010). Tem experiência na área de Cartografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, sistemas de informações geográficas, análise espacial, sensoriamento remoto e as aplicações das Tecnologias da Informação Geográfica nos temas sociais. (Texto informado pelo autor)

 
Análise dos Ciclones Extratropicais e Polares do Setor Sub-antártico para o Período 2011-2013
nálise dos Ciclones Extratropicais e Polares do Setor Sub-antártico para o Período 2009-2011
Climatologia Dinâmica do Setor Sub-antártico e Possíveis Conexões com o Sul do Brasil

Graduado em Ciências Atmosféricas - Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2003) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Prof. Dr. da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia e Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Geográfica, Antártida, Meteorologia e ciclones extratropicais que atuam no Brasil e no cinturão polar. Realiza pesquisas sérias e críticas sobre a variabilidade climática e seus desdobramentos, desmistificando as "mudanças climáticas antropogênicas" e sua ideologia embutida. (Texto informado pelo autor)

Turismo e produção do espaço
Políticas Públicas em Hospitalidade

Graduada em Geografia pela Universidade de São Paulo (1991), mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999). Professor Adjunto do Departamente de Geografia da FFLCH da Universidade de São Paulo, área de Geografia Regional. Pesquisa e produção bibliográfica envolvendo, principalmente, temas da Geografia do Turismo, com destaque para políticas públicas, planejamento e produção do espaço. (Texto informado pelo autor)

A FORMAÇÃO DE INDÚSTRIAS CULTURAIS LATINO-AMERICANAS: CENÁRIOS DA REINVENÇÃO CONTINENTAL
Espaço e propaganda: representação na mídia, projeção das marcas na cidade e suas conseqüências para a organização da vida social.
Cenas da vida pública: espaço e política
Geografia e Cidadania
Os lugares da política

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo e pesquisador associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política, em Geografia Regional, em História do Pensamento Geográfico e em Geografia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: regionalização, espaço público, território, indústrias culturais, heterotopia e favela. (Texto informado pelo autor)

As Geografias da Modernidade: Geografia da População; Geografia e Gênero; Geografia Agrária; Migrações
Geografia e Gênero: as novas e velhas dinâmicas no campo brasileiro com ênfase na expansão da cana-de-açúcar no século XXI
Geografia e Gênero A Força de Trabalho Feminina no Agro-paulista. O Exemplo da Agricultura Canavieira na Macro-área de Ribeirão Preto (SP)
Geografia e Gênero - Migrações Internacionais
Geografia e Gênero - Família e Trabalho
Território e sociedade: as geografias da modernidade

Rosa Ester Rossini é Professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, desde 1971, e é Professora Titular desde 1991. Possui, graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1964), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) (1971), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) (1975), Livre-Docência em Geografia da População (1988). Tem experiência em Geografia Agrária e da População, atuando nos temas: Força de Trabalho, Brasil, Gênero, Migração Internacional, Japão. Participou de eventos nacionais e internacionais com apresentação e publicação de trabalhos de pesquisa. Desde 1982 é bolsista 1A do CNPq. Desde de 1989 tem se dedicado também ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nos processos de seleção e avaliação de projetos. Em 2004 recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico na condição de Comendadora concedida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. (Texto informado pelo autor)

DIFERENCIAÇÃO DE PAISAGENS CÁRSTICAS SOBRE ROCHAS SILICICLÁSTICAS NA SERRA DO ESPINHACO MERIDIONAL - BRASILDIFERENCIAÇÃO DE PAISAGENS CÁRSTICAS SOBRE ROCHAS SILICICLÁSTICAS NA SERRA DO ESPINHACO MERIDIONAL - BRASIL
Processos Físico-químicos e Bio-geoquimicos no Pantanal da Nhecolandia e suas representações espaciais
uncionamento hidrológico, Físico e biogeoquimico do Pantanal da Nhecolandia, Mato Grosso do Sul, Brasil
Morfologia dos sistemas pedológicos tropicais: relações entre funcionamento e fertilidade.

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo(1968), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo(1979), doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo(1997), aperfeicoamento em Pós Graduação Em Geografia Física pela Universidade de São Paulo(1971), aperfeicoamento em Cartografia Geomorfológica das Formações Superfici pela Centre National de la Recherche Scientifique(1976), aperfeicoamento em Sensoriamento Remoto e Fotointerpretação pela École Nationale Des Sciences Géographiques(1980), aperfeicoamento em Petrografia e Micromorfologia de Produtos de Alter pela Laboratoire Du Géomorphologie Du Quaternaire(1986) e aperfeicoamento em Micromorfologia de Solos de Alteração de Rocha pela Orstom(1996). Atualmente é Professor doutor da Universidade de São Paulo, Membro de corpo editorial da Perspectiva Geográfica (1808-866X), Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Geomorfologia (1519-1540) e Membro de corpo editorial da Revista do Departamento de Geografia (USP). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente nos seguintes temas:Morfogênese, Pedogênese, Erosão. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Análise e mapeamento da degradação ambiental causadas pelas atividades mineradoras no Santuário ecológico da Pedra Branca, sul de Minas Gerais
Como o Entorno Interfere na Conservação da Biodiversidade de Fragmentos Florestais Naturais ou Antrópicos? Sigla RDP-00104-10
Mapeamento da evolução urbana do município de Poços de Caldas entre 1986 e 2010 e tendências futuras
Desigualdade Ambiental por meio de técnicas de Geoprocessamento
Estudo da expansão urbana e da alteração do uso da terra na região de Alfenas
Mapeamento da Qualidade de Vida em Áreas Urbanas
Obtenção de índices de qualidade ambiental urbana por meio de imagens de alta resolução e de dados de censores censitários
Análise Espacial da Desigualdade Ambiental no Município de São Paulo
Mapeamento da Qualidade de Vida na Região Metropolitana de São Paulo
Análise da qualidade de vida urbana no município de Embu
Cartografia da Fragilidade Ambiental do Maciço da Juréia e Planície Adjacente
Atlas socioambiental da bacia do ribeirão das Anhumas

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora de Cartografia do Departamento de Geografia da USP. Teve trabalhos premiados pela Escola Nacional de Estatística do IBGE (2004) e pelo Congresso Luso-brasileiro de Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (2005). Atuou por 6 anos como Especialista em Laboratório no Laboratório de Aerofotogeografia e Sensoriamento Remoto da USP. Foi professora conferencista de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Ourinhos) em 2007. Entre 2009 e 2014 foi professora da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Realiza pesquisas nas áreas de Cartografia, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica (SIG) aplicados aos estudos ambientais e socioeconômicos. É autora de mais de 20 artigos em periódicos, 6 capítulos de livros e revisora de 10 revistas. É sócia da SELPER e da Aprogeo-SP. 

Desenvolvimento Urbano
Desenvolvimento Econômico e Urbanização
Processos de Transformação Urbana
Reestruturação Produtiva
Metropolização do Espaço
Teoria da Região
Desenvolvimento Regional
O Mapa da Indústria no Início do Seculo XXI. Diferentes Paradigmas para a Leitura Territorial da Dinâmica Econômica no Estado de São Paulo.

Professora Titular do Departamento de Geografia, defendeu tese de livre-docência em 1997, tendo desenvolvido seu pós-doutorado em 1992, na Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne). Possui Bachalerado em Geografia pela Universidade de São Paulo, (1975) e Licenciatura em Geografia, também pela mesma universidade e ano. O mestrado e o doutorado são em Geografia (Geografia Humana), sendo o primeiro título de 1985 e , o segundo, de 1991, ambos obtidos na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da região, metrópole, indústria e São Paulo.(Texto informado pelo autor)

Dinânica das relações solo-planta atmosfera
Solos Urbanos: Funcionalidades e manejo
Sistemas agrícolas e desenvolvimento sócio ambiental
Agricultura organica, sistemas agroflorestais e desenvolvimento sócio-ambiental
Drenagem urbana: influencia dos fatores antropogenicos na formação de excedentes hídricos, enxurradas e enchentes

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia de Jaboticabal (1974), mestrado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (1977) e doutorado em Solos e Nutrição Mineral de Plantas pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (1983). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em pedologia, atuando principalmente na área das relações solo-planta-atmosfera, solo-relêvo e solos urbanos (Texto informado pelo autor)

Os Lugares da Memória Operária na metrópole paulista
Núcleo de Apoio à Pesquisa - NAP SP: cidade, espaço, memória

Possui mestrado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2006), com o qual recebeu, em 2007, o Prêmio Capes de Teses, conferido ao trabalho intitulado "A construção do patrimônio natural". Atualmente é professora do Depto de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Como geógrafa atuou em instituições públicas de proteção do patrimônio cultural como o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Condephaat/SP e Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de São Bernardo do Campo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, patrimônio natural, meio ambiente, políticas de preservação e ensino de geografia. (Texto informado pelo autor)

Estudos de pedogenese e fisica do solo aplicados as pesquisas de escorregamentos na Serra do Mar
Pedogenese e morfogenese
hidrologia de vertentes e processos fisico-quimicos em bacias hidrograficas
Pesquisas de hidrologia de vertentes ligadas aos escoamentos superficiais
Processos pedologicos e geoquimicos e evolucao de paisagems
Problemas de salinidade na Africa Saheliana
Estudo de um sistema de transformacao de solo vermelho-sole preto
OS PANTANAIS: interações água-solo nas sub-regiões do Pantanal.

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Sciences de La Terre - Université de Caen & Inra Rennes (1993). Atualmente é professor doutor efetivo da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador, sem vínculo empregatício, da Faculte Des Sciences Et Techniques de Noukchott (Mauritânia); no (IRD) Institut de Recherche Pour Le Developpement (Senegal, India) e no Indian Institute Of Science (Bangalore, India). Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Pedologia e Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: escorregamentos, morfolologia e funcionamento hídrico de solos, zonas umidas, mineralogia das argilas e dinâmica das coberturas pedologicas. (Texto informado pelo autor)

Paisagem e planejamento ambiental
Paisagem e territorialidades na Serra do Mar - Estado de São Paulo
Novas Territorialidades da Conservação Ambiental
História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1890-1960: Patrimonio Industrial, Paisagem e Meio Ambiente)
Territorialidade e natureza: conflitos e representações de grupos culturalmente diferenciados.

Professora Assistente Doutora de Geografia, Depto. de Geografia - FFLCH-USP desde 1986; Mestre e Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Bacharel e licenciada em Biologia e Geografia pela mesma universidade. Atualmente desenvolve pesquisas socioambientais em Conservação de Florestas tropicais coordenando o Grupo de Pesquisa Paisagem e territorialidades na Serra do Mar" que está vinculado ao Laboratório de Climatologia e Biogeografia Departamento de Geografia - FFLCH-(USP). É também credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da USP PROCAM e coordenadora do NUPAUB - USP. Desenvolve pesquisa de pós doutorado em Florestas Culturais na Amazônia. Coordenou a elaboração de planos de manejo de áreas protegidas na Mata Atlântica. Atualmente coordena a elaboração dos Planos de Manejo dos Parques Naturais do Rodoanel Trecho Sul através de Convenio Técnico-Científico entre a DERSA e o Departamento de Geografia- USP. (Texto informado pelo autor)

Climatologia Urbana em Áreas Tropicais
Recomposição de Bancos de Dados Digitais em Climatologia
Conforto ambiental e saúde
A influência da atividade urbana na distribuição espacial e temporal da chuva na Região Metropolitana de São Paulo
Condicionantes ambientais na conservação do acervo do Museu Paulista
Reconstituição das condições climáticas originais da Região Metropolitana de São Paulo
Caracterização da doença cerebrovascular no Brasil
Distribuição espacial do fluxo radiativo em ondas longas na Região Metropolitana de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo(1995), graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo(1996) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo(2001). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Climatologia, São Paulo, Clima urbano, Ritmo, Baixa atmosfera. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Escrituras do exílio republicano espanhol
Testemunho e formas literárias na literatura espanhola e no contexto ibero-americano
Mulher e Literatura no contexto ibero-americano do século XX
A narrativa espanhola durante o franquismo, a transição e a consolidação democráticas

Possui graduação em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo(1973), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo(1983), doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo(1991), pós-doutorado pela Universidad Alcalá de Henares(1997), pós-doutorado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas(1995) e pós-doutorado pela Fundación Max Aub(2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Narrativa espanhola contemporânea, Romance de Pos-Guerra Civil Espanhola, Literatura e Mulher. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Política científica e tecnológica - Brasil
Ordem ambiental internacional
Políticas públicas ambientais
Mudanças climáticas
Segurança e gestão de águas transfronteiriças
Segurança e cooperação na gestão dos recursos hídricos transfronteiriços na Amazônia e no Aquífero Guarani
Políticas públicas e impactos regionais e locais das mudanças climáticas em áreas frágeis
Atlas de vulnerabilidade às mudanças climáticas no Brasil
Waterlat - Governança e cidadania na gestão da água na América Latina
Análise do Plano Nacional de Mudanças Climáticas de São Tomé e Príncipe
Análise da gestão de áreas verdes na Grande São Paulo
Políticas públicas e meio ambiente
Implementação de acordos internacionais ambientais no Brasil
Globalização e processos urbanos em São Paulo e Barcelona
Os militares e a defesa no Brasil: a indústria de armamentos
História da técnica e da tecnologia no Brasil

Geógrafo (Universidade de São Paulo - 1986) e Doutor em Geografia Humana (Universidade de São Paulo - 1999), é professor Titular do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo, que presidiu entre 2006 e 2008. Obteve a Livre Docência em 2004, também na USP, e realizou estudos de Pós-Doutorado na Universidad de Barcelona. Foi professor visitante da Universidad de Salamanca, em 2013, e da Universidad de Sevilla, em 2008. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política e meio ambiente. Os principais temas de pesquisa são: políticas públicas ambientais, relações internacionais e meio ambiente, gestão dos recursos hídricos, ordem ambiental internacional e cidade e meio ambiente. Foi coordenador do Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados da USP entre 2008 e 2012. Autor de vários artigos acadêmicos, dos livros A ordem ambiental internacional (2001 e 2005 - segunda edição), Geografia política da água (2008) e da coleção didática Por dentro da Geografia. (Texto informado pelo autor)

Diferenciação e Dinâmica Espacial: escalas, processos e instrumentos de observação.
Brasil, Mercosul e América do Sul: os desafios da integração regional na nova ordem mundial.
Dimensões Humanas do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia
Políticas Territoriais Brasileiras
O processo contemporâneo de industrialização: um estudo sobre a expansão industrial em território paulista

Professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Possui Graduação em Geografia (1976), Mestrado em Geografia Humana (1982) e Doutorado em Geografia Humana (1991) pela Universidade de São Paulo. É Livre-Docente em Geografia Política junto ao Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É especialista em Geografia Política, Relações Internacionais, Meio Ambiente e Amazônia. Atualmente é Diretor Executivo da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP). (Texto informado pelo autor)

Paisagismo
Jardim botânico
Unidades de paisagem
Pau-brasil
Biogeografia
Paisagem e Planejamento
Dinâmica populacional de remanescente de cerradão, Américo Brasiliense
Paisagens naturais e urbanas: história, caracterização física, conservação e planejamento

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo (1990); Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1999); e, Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2004), sob orientação do Prof. Felisberto Cavalheiro (In Memoriam). É Professor Doutor do Departamento de Geografia/FFLCH/USP. Atua principalmente nos seguintes temas: Biogeografia, Fitogeografia, Paisagem, Geografia Física e Planejamento Ambiental. Membro da International Biogeography Society (IBS) e da International Society for Horticultural Science (ISHS), na qual também é coodenador do Working Group Urban Landscapes in Tropical Cities (http://www.ishs.org/urban-landscapes-tropical-cities). Recentemente, coordenou dois projetos de pesquisa financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É líder de dois grupos de pesquisa do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Paisagens naturais e urbanas: história, caracterização física, conservação e planejamento (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0067706W6DNY8F); e, Biogeografia (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0067706KU1AMW3). (Texto informado pelo autor)