Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 110

 

 

Palestra: "Calamidades Naturais e o Pensamento no Japão Medieval"

 

Ainda é possível assistir a  uma das palestras do evento "Calamidades Naturais e o Pensamento no Japão Medieval", com o o Prof. Dr. Michio Kamikawa, da Aichi Prefectural University. A atividade, gratuita e aberta aos interessados, é promovida pelo Centro de Estudos Japoneses e pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa.

Informações: Centro de Estudos Japoneses: (11) 3091-2426

QUA e QUI | 09 e 10.11 | Programação

 

 


 

 
 

I Colóquio Internacional Áfricas, Literatura e Contemporaneidade

 

 

A Comissão Organizadora do I Colóquio Internacional Áfricas, Literatura e Contemporaneidade comunica que a mesa intitulada "Perigosas relações: marcas da colonialidade em tempos pós-coloniais", com os Professores Manuela Sanches e Osmar Thomaz, que deixou de ocorrer no dia 08 de novembro, será realizada nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, às 16 horas na sala 266 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo)

 

 


 

 

Seminário Internacional: "Territorialidades e sociedades: visões globais e locais"

 

Acontece nos dias 09 e 10 de novembro, no Anfiteatro da Geografia,  o Seminário Internacional: "Territorialidades e sociedades: visões globais e locais". O evento é uma promoção do IEA - Instituto de Estudos Avançados,em parceria com o CEG-IGOT-Universidade de Lisboa, o CNRS, a Université de Rouen, a Academia Russa de Ciências, a Universidade de São Paulo (Departamento de Geografia e EACH) e com a UFCE-Universidade Federal do Ceará. Participam das atividades os professores da FFLCH Wladimir Kolossov, Alfredo Queiroz, Hervé Théry, Fernanda Padovesi e Wanderley Messias da Costa.

Informações: com Cláudia Tavares por e-mail: clauregi@usp.br

QUA e QUI | 09 e 10.11 | Programação
 

Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo      

 

 


 

 

 

Palestra: "Poder na Mesoamérica", com o Prof. Dr. Enrique Florescano

 

O Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA/USP) convida para a palestra "Poder na Mesoamérica", que será proferida pelo Dr. Enrique Florescano, historiador mexicano, no dia 10 de novembro, às 19h, no Anfiteatro de Geografia. A palestra, que será proferida em espanhol, é gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição.

Informações aqui

QUI | 10.11 | 19h00

Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

 

 

Palestra: “Cervantes y el Judaísmo”

 

Os Programas de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana,  e em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas convidam para a palestra: “Cervantes y el Judaísmo” com a Dra. Ruth Fine, Professora da Universidade Hebraica de Jerusalém. A palestra, proferida em espanhol,  acontece nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, às 10h, no Prédio de Letras. É gratuita e aberta aos interessados. Serão emitidos certificados aos participantes.
 

QUI | 10.11 | 10h00 | Convite
 

Prédio de Letras, sala 200. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

 

 

Palestra: "A violência estética das verdades e dos segredos de Roger Casement no romance de Mario Vargas Llosa, El sueño del celta”, com a Profa. Dra. Laura Izarra

 

Acontece nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, às 20h, no Centro Universitário Maria Antônia, a palestra "A violência estética das verdades e dos segredos de Roger Casement no romance de Mario Vargas Llosa, El sueño del celta”, com a Profa. Dra. Laura Izarra. O evento faz parte das atividades do Módulo V do Ciclo Roger Casement, que tem como tema "Literatura e Violência" e  é coordenado pelas Profas. Dras.  Munira Mutran e Laura Izarra, do Departamento de Letras Modernas. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Consulte a Programação completa do evento

SEX | 11.11 | das 20h00 às 22h00

Centro Universitário Maria Antonia. Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo

 

 


 

 

 

Conferência: "Sean O'Faolain: Views ahead of his Time", com a Profa. Dra. Munira Mutran

 

A Profa. Dra. Munira Hamud Mutran participará nesta sexta-feira do "Ireland Astray Symposium" em St Mary´s College, Reino Unido, onde proferirá a  conferência inaugural sobre Sean O' Faolain, contista e romancista irlandês.

Mais informações: bushnew@smuc.ac.uk

 

Leia mais

 


 

 

 

II Workshop Internacional de História do Ambiente: "Desastres Ambientais e Sustentabilidade"

 

Acontece em Florianópolis, de 15 a 19 de novembro, o "II Workshop Internacional de História do Ambiente: Desastres Ambientais e Sustentabilidade", evento promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Participa das atividades o Prof. Dr. Aziz Ab' Saber.

Informações:

www.2wiha2011.faed.udesc.br

E-mail: 2wiha.2011@gmail.com

 

 


 

 

 

Palestra: "Gírias e Costumes na Rússia, EUA e Brasil", com o Prof. Dr. Angelo Segrillo

 

O Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) convida para a palestra "Gírias e Costumes na Rússia, EUA e Brasil", que será ministrada pelo Prof. Dr. Angelo Segrillo, do Departamento de História, no dia 16 de novembro, às 18h30 no Auditório deste Departamento. A palestra marca o relançamento (segunda edição da editora Muiraquitã) do "Pequeno dicionário trilíngue de gíria  e linguagem coloquial (inglês, português, russo)" de Angelo Segrillo. A obra é resultado de tese de mestrado defendida no Instituto Pushkin de Moscou.

O autor, que cursou graduação em uma universidade norte-americana (SMSU), mestrado na Rússia e doutorado no Brasil (UFF), aproveitou sua experiência de longa vivência nestes três países para registrar, no livro, os equivalentes de suas gírias nas respectivas línguas e com frases de exemplo. 

No evento, que é gratuito e aberto a todos os interessados, o dicionário trilíngue de gíria poderá ser adquirido com grande desconto de lançamento (de R$45 por R$30). Os impossibilitados de comparecer ao evento podem adquirir o dicionário pelo correio diretamente da editora Muiraquitã enviando mensagem para o e-mail: editora.muiraquitã@gmail.com. 

Uma entrevista com o autor no programa Jô Soares sobre o dicionário está disponível na internet, em duas partes, em: http://www.youtube.com/watch?v=cMENJP7Q6bs (parte 1) e http://www.youtube.com/watch?v=KT97xJxa3rA (parte 2).

QUA | 16.11 | 18h30

Auditório do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 


 
 

 

Seminário de Pesquisa: "Um rei indesejado: A trajetória política e o Projeto de realeza de D. Antônio, Prior do Crato (1550-1580)"

 

A Cátedra Jaime Cortesão convida para o seminário de pesquisa "Um rei Indesejado: A trajetória política e o projeto de realeza de D.Antônio, Prior do Crato (1550-1580)", com Jacqueline Hermann, Professora Associada da UFRJ. A atividade acontece no dia 16 de novembro, às 16h30, é gratuita e aberta aos interessados.

Informações: (11) 3091-2101

QUA | 16.11 | 16h30

Prédio de Geografia e História. Cátedra Jaime Cortesão. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

Leia mais


 

 

 

Palestra: "A História do Laboratório de Cartografia do DG-FFLCH-USP", com o Prof. Dr. Mário de Biasi

 

O Departamento de Geografia da Faculdade convida para a Palestra "A História do Laboratório de Cartografia do DG-FFLCH-USP", com o Prof. Dr. Mário de Biasi, que acontece no dia 17 de novembro, às 18h, no Laboratório de Cartografia. A atividade faz parte do ciclo de palestras "O papel dos laboratórios na trajetória da Geografia-USP, no Brasil e no mundo, na visão de seus pesquisadores". O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.

QUI | 17.11 | 18h00 | Convite

Departamento de Geografia. Laboratório de Cartografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

 

 

Seminário: "Estado do bem-estar social no Brasil em perspectiva comparada", com a Profa. Celia Lessa Kerstenetzky

 

A Coordenação de Seminários do Departamento de Ciência Política (Profs. Drs. Adrian Gurza Lavalle e Rogério Arantes) convida para o Seminário: "Estado do bem-estar social no Brasil em perspectiva comparada", a ser dirigido por Celia Lessa Kerstenetzky, Professora Titular de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense. O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Informações: (11) 3091-3754

QUI | 17.11 | 10h00

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, sala 105. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

A Programação completa de Seminários do Departamento de Ciência Política para o 2º Semestre de 2011 pode ser acessada aqui.

 

Leia mais

 


 

 

 

Palestra: “Fotografia, Caligrafia e Memória no Obituário de Natsume Sôseki”

 

O Centro de Estudos Japoneses convida para a palestra “Fotografia, Caligrafia e Memória no Obituário de Natsume Sôseki”, com o Prof. Morihiro Satow, da Universidade Kyoto Seika, Japão, que acontece  no dia 17 de novembro, a partir das 10h. O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.

Informações: (11) 3091-2423

QUI | 17.11 | 10h00

Auditório do Centro de Estudos Japoneses. Av. Prof. Lineu Prestes, 159,  Cidade Universitária

 


 

 

 

Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia do ANDES-SN: "Ciência e Tecnologia no Século XXI"

 

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN - promove nos dias 17 e 18 de novembro o Seminário Nacional Ciência e Tecnologia no Século XXI. O evento visa debater a produção de ciência e tecnologia, no Brasil, na América Latina e no mundo. A atividade, estruturada em quatro mesas redondas e uma mesa final de consolidação de propostas, conta com a participação do Professor da FFLCH Ariovaldo Umbelino de Oliveira. Serão emitidos certificados aos participantes.
 

Inscrições e informações: www.andes.org.br

QUI e SEX | 17 e 18.11 | Programação

Universidade de Brasília. Auditório Dois Candangos

 

 


 

 

 

Workshop do Grupo de Estudos em Semântica Formal

 

O Grupo de Estudos em Semântica Formal (Departamento de Linguística) promove workshop no Prédio de Letras, no dia 18 de novembro, a partir das 9h. O objetivo da atividade, que é gratuita,  é apresentar e debater os trabalhos em semântica formal do Departamento de Linguística com os estudiosos de todas as áreas da linguística, bem como com todos os interessados.

Informações: (11) 3091-4298 / 4586

Caderno de Resumos

SEX | 18.11 |  Programação

Prédio de Letras, sala 261. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 


 

 

Artes Tradicionais do Japão: Cerimônia do Chá e Ikebana

 

O Centro de Estudos Japoneses e o Curso de Língua e Literatura Japonesa do Departamento de Letras Orientais convida para o evento "Artes Tradicionais do Japão: Cerimônia do Chá e Ikebana", que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, na Casa de Cultura Japonesa. O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.

SEX e SÁB | 18 e 19.11 | Programação

Casa de Cultura Japonesa. Av. Prof. Lineu Prestes, 159, térreo (Ikebana) e 1º andar (Cerimônia do Chá), Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

 

 

31º Encontros Nietzsche reúne pesquisadores brasileiros e franceses

 

O Grupo de Estudos Nietzsche (GEN), do Departamento de Filosofia, promove, nos dias 29 e 30 de novembro, a 31ª edição dos Encontros Nietzsche. Com o tema "Nietzsche e a modernidade", o encontro reunirá pesquisadores de diversas regiões do Brasil, bem como os estudiosos franceses Patrick Wotling, Céline Denat e Emmanuel Salanskis. Por meio de conferências e comunicações, o público poderá entrar em contato com pesquisas que exploram, de modo diverso, aspectos variados do pensamento nietzschiano. O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição. Um dos destaques do encontro são os lançamentos de cinco publicações, a serem realizados no dia 30 de novembro, às 18h30, na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, 509. Leia mais...

Informações: filosofo@usp.br ou (11) 3091-3761

TER e QUA | 29 e 30.11 | Programação

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, sala 08.  Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 


 

 

 

Chamada para a 3ª Escola de Verão IPSA / AISP: inscrições prorrogadas

 

Estarão abertas até o dia 20 de novembro as inscrições para a "3ª edição anual da Escola de Verão IPSA / AISP  – Conceitos, Métodos e  Técnicas em Ciência Política e Relações Internacionais", que terá lugar na Universidade de São Paulo, de 30 de janeiro a 10 de fevereiro de 2012. A Escola de Verão é uma parceria entre a Associação Internacional de Ciência Política (IPSA), o Departamento de Ciência Política (DCP) e o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo.

 

Leia mais

 


 

 

 

 

Série Produção Acadêmica Premiada

 

Imagem

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

Vídeos em Destaque

 

Imagem