Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 123

 

Debate: "A questão racial na ordem do dia"

 

A comissão editorial da Cadernos de Campo - Revista dos alunos de pós-graduação em Antropologia Social da USP - convida para o debate "A questão racial na ordem do dia", que marca o lançamento da edição nº 20 da publicação. O debate conta com a participação dos professores Antônio Sérgio Guimarães (Departamento de Sociologia-FFLCH/USP),  José Maurício Arruti e Omar Ribeiro Thomaz (UNICAMP). É gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 

Informações: cadcampo@usp.br

QUA | 11.04 | 19h00 | Convite

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, Auditório da sala 24. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

Seminário: “Agenda para o Pensamento Social Latino-americano”

 

Acontece nesta quinta-feira, a partir das 13h, no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, o seminário “Agenda para o Pensamento Social Latino-americano”, que contará com a participação dos Profs. Drs. Theotonio dos Santos e Carlos Eduardo da Rosa Martins. Serão emitidos certificados aos participantes inscritos.

Inscrições: prolam.eventos@gmail.com

QUI | 12.04 | 13h00 | Convite

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, sala 14. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

NAP - Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil África

 

 

O NAP-  Núcleo de apoio à pesquisa Brasil África - convida para as seguintes atividades, gratuitas e abertas aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia:

 

- Palestra “Olhares sobre São Tomé e Príncipe – culturas e educação na linha do Equador”, a ser proferida por Ana Lúcia Silva Souza, professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia e coordenadora geral do projeto de extensão "Conexões de saberes".

Leia mais

SEX | 13.04 | 17h00 | Convite

Sala de Vídeo do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

- Debate: "Literatura e Afrodescendência no Brasil", com Eduardo de Assis Duarte e Maria Nazareth Soares Fonseca, organizadores da coleção “Literatura e Afrodescendência no Brasil”.

Leia mais

SEG | 16.04 | 17h00 | Convite
 

Auditório do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

- Exibição do Cinelube Brasil África das obras do diretor moçambicano Luiz Chaves, o documentário Eluani Ya Mukoma, seguido dos vídeoclipes Everyday e No fo long e Everyday, com a participação do Produtor da AfricaMakiya Bruce Carosini e do músico moçambicano Ras Haitrm.

QUA | 18.04 | 17h00

Anfiteatro do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 


 

Seminários do Departamento de Ciência Política

 

A Coordenação de Seminários do Departamento de Ciência Política (Profs. Drs. Adrian Gurza Lavalle e Rogério Arantes) convida para os próximos seminários, que acontecem na quinta-feira, dia 19 de abril. As atividades são gratuitas e abertas aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

  • "Da história do pensamento à teoria contemporânea: a Escola de Cambridge e o novo republicanismo", a ser dirigido por Ricardo Silva (UFSC)

              QUI | 19.04 | 10h00

              Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, sala 105. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

  • "Bringing democracy back in?: from local politics to global politics", a ser dirigido por Hans Vorländer (Technische Universität Dresden)

             QUI | 19.04 | 17h30

             Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, sala 14. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

Informações: (11) 3091-3754

A Programação completa de Seminários do Departamento de Ciência Política para o 1º Semestre de 2012 pode ser acessada aqui.

 

Leia mais

 


 

Palestra: "Deconstructing the Nation? National and trans-border 'lieux de mémoire' in 19th and 20th century Europe"

 

Na segunda-feira, dia 23 de abril, a FFLCH recebe o Prof. Dr. Dr. h. c. Rainer Hudemann, que ministrará a palestra "Deconstructing the Nation? National and trans-border 'lieux de mémoire' in 19th and 20th century Europe". O Dr. Hudemann é Professor de História contemporânea da Alemanha e dos paises germânicos, Université de Paris-Sorbonne (Paris IV) e Universität des Saarlandes. A atividade é gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição.

Informações: sven.korzilius@gmx.de

SEG | 23.04 | 16h00 | Convite

Prédio de Letras, sala 264. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 


 

Curso: "Um programa de semiótica materialista"

 

O Grupo de Estudos Semióticos convida para o curso "Um programa de semiótica materialista", a ser ministrado pelo professor Jean-Marie Klinkenberg, de 23 a 26 de abril, das 14 às 17h, no Prédio de Letras. O curso, ministrado em francês, é gratuito e aberto aos interessados. Os ouvintes com presença em pelo menos três palestras receberão certificado de frequência. Inscrições aqui (vagas limitadas).

Após o curso, o professor Klinkenberg proferirá ainda uma palestra na sexta-feira, dia 27 de abril, das 14h às 15h30, no mesmo local (sala 107 do Prédio de Letras). Para assistir à palestra não é necessário inscrever-se previamente.

Jean-Marie Klinkenberg  é Professor emérito da Université de Liège, presidente da Associação Internacional de Semiótica Visual e um dos maiores nomes da semiótica, da retórica e da poética hoje.
 

Mais informações aqui
 

SEG a QUI | 23 a 26.04 | das 14 às 17h00

Prédio de Letras, sala 107. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

Área de Alemão recebe a Profa. Dra. Dorothea von Mücke (Columbia University, NY)

 

A Área de Alemão  do Departamento de Letras Modernas recebe nos dias 25 e 26 de abril a Profa. Dra. Dorothea von Mücke (Columbia University, NY), que ministrará as palestras "Schreiben nach Kleists Über das Marionettentheater” (25 de abril, 19h40, sala 169) e "Autorschaft und Autobiographie in Sebalds Nach der Natur" (26 de abril, 14h00, sala 172). As palestras serão ministradas em alemão, são gratuitas e abertas aos interessados, sem necessidade de inscrição.

QUA e QUI | 25 e 26.04 | Convite

Prédio de Letras. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

VIII Jornada de Língua Alemã: Contribuições da Linguística Aplicada ao Ensino de Alemão como Língua Estrangeira

 

Já estão abertas no site do Serviço de Cultura e Extensão Universitária as inscrições para a VIII Jornada de Língua Alemã: Contribuições da Linguística Aplicada ao Ensino de Alemão como Língua Estrangeira. Promovida pela Área de Língua e Literatura Alemã do Departamento de Letras Modernas, a atividade acontece de 21 a 25 de maio, é gratuita, e visa estabelecer diálogos entre especialistas das várias áreas da Linguística Aplicada e discutir acerca das contribuições das teorias de aquisição/aprendizagem para o ensino de línguas estrangeiras, com especial enfoque em Alemão.

 

 


 

Vídeos em Destaque: Ciclo de Debates "Universidade: democracia, segurança e violência"

 

Assista às entrevistas que subsidiarão o Ciclo de Debates "Universidade: democracia, segurança e violência".  Leia mais

 

Confira aqui a proposta

 


 

Publicações em destaque

 

O Serviço de Comunicação Social da FFLCH disponibiliza aqui a versão digital das publicações Informe, Professor Emérito e Aula Inaugural.