Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 131

 

 

Exposição: “A galeguidade em Valentín Paz-Andrade”

 

A Cátedra de Estudos Galegos convida a todos para a exposição  “A galeguidade em Valentín Paz-Andrade”,  que estará na Biblioteca Florestan Fernandes - FFLCH/USP até o dia 11 de junho.

A Biblioteca Florestan Fernandes (Av. Prof. Lineu Prestes - travessa 12, nº 350,  Cidade Universitária, São Paulo) funciona de segunda a sexta feira, das 8h30 às 22h; e aos sábados 9h às 13h.

A entrada é franca.

 

 


 

 

Jornadas: Gis Aplicado às Pesquisas Históricas

 

A Cátedra Jaime Cortesão convida para as Jornadas "Gis Aplicado às Pesquisas Históricas", que acontecem nos dias 4 e 5 de junho no Prédio de Geografia e História.

Informações: (11) 3091-1511 ou cjc@usp.br

SEG e TER | 04 e 05.06 | Programação

Prédio de Geografia e História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

 

Seminário internacional: "Formação do campo intelectual e da indústria cultural no Brasil contemporâneo"

 

Os Profs. Drs. Lília Schwarcz (Departamento de Antropologia), Sergio Miceli (Departamento de Sociologia) e Heloisa Pontes (Unicamp), com o apoio dos Departamentos de Sociologia e Antropologia da FFLCH, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, e da FAPESP, promovem nos dias 04, 05 e 06 de junho, o seminário internacional "Formação do campo intelectual e da indústria cultural no Brasil contemporâneo". O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 

Informações: (11) 3091-3766/3703. Falar com Raphael.
 

SEG a QUA | 04 a 06.06 | Programação
 

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, sala 8. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

 

Debate: "O Contexto Histórico", com José de Souza Martins e Marcos Napolitano

 

Os Profs. Drs. José de Souza Martins (Professor Emérito do Departamento de Sociologia) e Marcos Napolitano (Departamento de História) participarão, na segunda-feira, dia 04 de junho, do debate: "O contexto histórico". A atividade faz parte dos eventos em comemoração ao 25º aniversário da Editora Contexto.  A coordenação da mesa é de Jayme Pinsky.
 

SEG | 04.06 | 19h00 | Convite
 

Livraria Cultura – Conjunto Nacional. Av. Paulista, 2.073. Auditório Eva Herz, São Paulo

 

 


 

 

Lançamentos: "Imigração árabe no Brasil: histórias de vida de libaneses muçulmanos e cristãos" e "As mil e uma noites mal dormidas: a formação da República Islâmica do Irã"

 

O Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas) e o Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO) convidam para o lançamento dos livros "Imigração árabe no Brasil: histórias de vida de libaneses muçulmanos e cristãos", de Samira Adel Osman e "As mil e uma noites mal dormidas: a formação da República Islâmica do Irã", de Murilo Sebe Bom Meihy. O evento acontece na terça-feira, dia 05 de junho, a partir das 17h, no Auditório da Casa de Cultura Japonesa. Haverá mesa redonda com os autores e comentários da Profa. Dra. Zilda Marcia Gricoli Iokoi (Departamento de História).
 

Informações: (11) 3091-2441 ou 3091-3584
 

TER | 05.06 | 17h00 | Convite
 

Auditório da Casa de Cultura Japonesa. Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

 

Conferência: "A solução final da questão judaica e o quadro histórico do Holocausto"

 

O Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (DIVERSITAS) convida para a conferência "A solução final da questão judaica e o quadro histórico do Holocausto", que será ministrada por Rodrigo Medina Zagni, na quarta-feira, dia 6 de junho, das 14h às 16h, em sua sede.

Rodrigo Medina Zagni é Historiador (FFLCH/USP); Doutor em Práticas Políticas e Relações Internacionais (PROLAM/USP); Docente dos cursos de Ciências Sociais e Direito (Universidade Cruzeiro do Sul) e coordenador do Grupo de Pesquisa "Conflitos armados, massacres e genocídios na era contemporânea" (Diversitas).

Atividade gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Serão emitidos certificados aos participantes.

Informações: (11) 3091-2441

QUA | 06.06 | 14h00 | Convite

Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 


 

 

V Jornada Geoensino: A formação do professor e a sala de aula"

 

O Laboratório de Ensino e Material Didático do Departamento de Geografia (LEMADI) promove no dia 11 de junho, a partir das 14h, no Anfiteatro de Geografia,  a "V Jornada Geoensino: A formação do professor e a sala de aula". O evento é organizado pelos alunos da disciplina "Estágio Supervisionado de Ensino de Geografia e Material Didático", sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Eliza Miranda. Atividade gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Serão emitidos certificados mediante assinatura de lista de presença nas atividades do evento. Para alunos de Licenciatura, os certificados validam as AACCs (Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais).
 

SEG | 11.06 | Programação
 

Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

 

I Colóquio Autores do Renascimento

 

O Grupo de Pesquisa República das Letras - Estudos da Literatura Renascentista em Latim (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - FFLCH/USP) promove de 12 a 14 de junho o "I Colóquio Autores do Renascimento". A atividade objetiva apresentar o Grupo de Pesquisa República das Letras, que se dedica ao estudo de textos e autores renascentistas, e divulgar, por meio de conferências, comunicações e debates, obras daquele período pouco conhecidas do público em geral e que resgatam os autores estudados em programas de Letras Clássicas. Pré-inscrições gratuitas e mais informações no site do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade.
 

 

 


 

 

Lançamento: "O romance Russo no Brasil (1887-1936)", de Bruno Barretto Gomide

 

O autor, Prof. Dr. Bruno Barretto Gomide (Departamento de Letras Orientais), a Edusp e a Livraria da Vila convidam para o lançamento do livro "O romance Russo no Brasil (1887-1936)", que será realizado na quarta-feira, dia 13 de junho, a partir das 18h30, na Livraria da Vila - Fradique.
 

QUA | 13.06 | 18h30 | Convite
 

Livraria da Vila. Rua Fradique Coutinho, 915, São Paulo

 


 

 

Palestra: "O Velho e Bom Cinema Russo: o que é feito dele no século XXI?"

 

O Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) convida para a palestra "O Velho e Bom Cinema Russo: o que é feito dele no século XXI?", que será  proferida pela professora Neide Jallageas, na quarta-feira, dia 13 de junho, às 18h30, no Auditório do Departamento de História.
Neide Jallageas, professora do Centro Belas Artes e pós-doutoranda da FFLCH, é especialista de longa data em cinema russo e acaba de retornar de um estágio no Centro Eisenstein de Pesquisa em Cinema de Moscou. Parte desta experiência será narrada na palestra, que pretende traçar um panorama do cinema russo neste novo século, com exibição de trechos de filmes.  A atividade faz parte do Ciclo de Palestras sobre a Rússia promovido pelo LEA. É gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

 

QUA | 13.06 | 18h30
 

Auditório do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária

 

Próxima Palestra

 

 


 

 

 

Seminário multidisciplinar: "Estudos Andinos no Brasil"

 

O Centro de Estudos Ameríndios e o Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos promovem nos dias 14 e 15 de junho, no Anfiteatro de História, o seminário multidisciplinar "Estudos Andinos no Brasil". A atividade é gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição.

Mais informações no site do CEstA

QUI e SEX | 14 e 15.06 | Convite

Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 


 

 

 

Palestra: "A frase na boca do povo", com Hudinilson Urbano

 

O Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP) convida para o Seminário de Pesquisa sobre o Discurso, na quinta-feira, dia 14 de junho,  às 14h, no Prédio de Letras. O evento contará com a palestra "A frase na boca do povo", a ser proferida pelo Prof. Dr. Hudinilson Urbano (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas).

QUI | 14.06 | 14h00

Prédio de Letras, sala 266. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

 

 

Seminário: "A Ditadura militar na Argentina (1976-1983)"

 

A Coordenação de Seminários do Departamento de Ciência Política (Profs. Drs. Adrian Gurza Lavalle e Rogério Arantes) convida para o seminário "A Ditadura militar na Argentina (1976-1983)", a ser dirigido pelo Professor Marcos Novaro (Instituto de Investigaciones Gino Germani, UBA), na quinta-feira, dia 14 de junho. A atividade é gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

QUI | 14.06 | 17h30

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, sala 14. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

Informações: (11) 3091-3754

A Programação completa de Seminários do Departamento de Ciência Política para o 1º Semestre de 2012 pode ser acessada aqui.

 

 

Leia mais

 

 

 


 

 

 

Cadernos de Língua e Literatura Hebraica recebem artigos

 

A Comissão Editorial dos Cadernos de Língua e Literatura Hebraica recebe, até o dia 15 de agosto, artigos para seu 10º número. Serão aceitos artigos nas áreas de Língua Hebraica, Estudos Bíblicos, Literatura Hebraica e Judaica e Cultura Judaica. O tema principal desta edição será “Entre o judaísmo e Israel: novas identidades na era pós-ideológica”. Artigos que versem sobre outros temas também poderão ser considerados para publicação, embora a preferência seja para artigos vinculados ao tema.

Os artigos podem ser enviados por e-mail para cejudaic@usp.br

 

Leia mais

 

 


 

 

Cadernos de Literatura e Tradução recebe trabalhos

 

Os editores dos Cadernos de Literatura e Tradução recebem artigos e ensaios para eventual publicação na edição de número 13 (2012). Serão apreciados artigos e ensaios que tratem de questões pertinentes à tradução de literatura, além de traduções de poesia e/ou ficção curta para o português (ou do português) acompanhadas do original, em arquivo Word.
Além de uma breve apresentação do autor traduzido, solicita-se que os tradutores comentem passagens cruciais que tenham demandado uma carga maior de reflexão, criatividade e empenho.

 

As colaborações devem ter 5 mil palavras no máximo e ser enviadas até o dia 8 de junho de 2012 para cadernosdetraducao@yahoo.com.br e/ou cadernosdeliteraturaemtraducao@gmail.com

 

Leia mais

 

 


 

 

Série Produção Acadêmica Premiada

 

Imagem

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Vídeo em Destaque: Aula Magna 2012

 

 

 

 

 

 


*Informações sobre próximos eventos, defesas de mestrado e doutorado estão disponíveis em http://fflch.usp.br/calendar/2012