Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 132

 

 

V Jornada Geoensino: "A formação do professor e a sala de aula"

 

Até o dia 18 de junho será possível conferir no Prédio de História e Geografia da FFLCH-USP a Exposição Fotográfica “Imagens de Estágio”. A mostra faz parte das atividades da "V Jornada Geoensino: A formação do professor e a sala de aula", evento que será promovido pelo Laboratório de Ensino e Material Didático do Departamento de Geografia (LEMADI),  no dia 11 de junho, a partir das 14h, no Anfiteatro de Geografia.

O evento é organizado pelos alunos da disciplina "Estágio Supervisionado de Ensino de Geografia e Material Didático", sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Eliza Miranda. É gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Serão emitidos certificados mediante assinatura de lista de presença nas atividades do evento. Para alunos de Licenciatura, os certificados validam as AACCs (Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais).

Destaque do evento é a Mesa Redonda “O Papel do Professor na Sociedade Atual e a Importância da Formação de Professores”, que contará com a participação das Profas. Dras. Lisete Regina Gomes Arelaro (Diretora da FE-USP) e  Selma Garrido Pimenta.

SEG | 11.06 | Programação
 

Prédio de História e Geografia. Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 


 

 

Debate Cedem/Unesp: "A Reinvenção da Classe Trabalhadora"

 

A Reinvenção da Classe Trabalhadora (1953-1964), livro resultado de pesquisa de doutorado defendida no Departamento de História em 2006, será centro de debate promovido pelo CEDEM - Centro de Documentação e Memória da UNESP, no dia 12 de junho, terça-feira, a partir das 18h30.

Participa do debate a Profa. Dra. Zilda Márcia Grícoli Iokoi (Departamento de História - FFLCH/USP).
 

Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br
 

Informações: (11) 3105 - 9903
 

TER | 12.06 | 18h30
 

CEDEM/UNESP. Praça da Sé, 108 - 1º andar, (metrô Sé)

 

Leia mais

 

 


 

 

Conferência: "O Neoliberalismo na Crise Atual"

 

O Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana convida a todos para a conferência "O Neoliberalismo na Crise Atual", com o Professor Jamie Peck, na quarta-feira, dia 13 de junho, às 18h00. Haverá tradução simultânea.

Jamie Peck é  Professor do Departamento de Geografia da Universidade da Columbia Britânica (Vancouver, Canadá) e Pesquisador com vários trabalhos sobre geografia econômica, geografia urbana, globalização e neoliberalismo.
 

QUA | 13.06 | 18h00 | Convite
 

Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 


 

 

Palestra: "O Velho e Bom Cinema Russo: o que é feito dele no século XXI?"

 

O Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) convida para a palestra "O Velho e Bom Cinema Russo: o que é feito dele no século XXI?", que será  proferida pela professora Neide Jallageas, na quarta-feira, dia 13 de junho, às 18h30, no Auditório do Departamento de História.
Neide Jallageas, professora do Centro Belas Artes e pós-doutoranda da FFLCH, é especialista de longa data em cinema russo e acaba de retornar de um estágio no Centro Eisenstein de Pesquisa em Cinema de Moscou. Parte desta experiência será narrada na palestra, que pretende traçar um panorama do cinema russo neste novo século, com exibição de trechos de filmes.  A atividade faz parte do Ciclo de Palestras sobre a Rússia promovido pelo LEA. É gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

 

QUA | 13.06 | 18h30
 

Auditório do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária

 

Próxima Palestra

 

 


 

 

Conferência: "A Paris de Nestor Vitor e o Mundo de Pascale Casanova"

 

O Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira promove na quinta-feira, dia 14 de junho, às 17 horas, a conferência: "A Paris de Nestor Vitor e o Mundo de Pascale Casanova".
O conferencista é César Braga-Pinto, Professor Associado de Literatura Comparada e Diretor de Estudos Graduados do Departamento de Espanhol e Português da Northwestern University, Estados Unidos. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

 

Informações: (11) 3091-4294

QUI | 14.06 | 17h00
 

Prédio de Letras, sala 271. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

 

Seminário multidisciplinar: "Estudos Andinos no Brasil"

 

O Centro de Estudos Ameríndios e o Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos promovem nos dias 14 e 15 de junho, no Anfiteatro de História, o seminário multidisciplinar "Estudos Andinos no Brasil". A atividade é gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição.

Mais informações no site do CEstA

QUI e SEX | 14 e 15.06 | Convite

Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 


 

 

Café Filosófico no CEU-Perús com professores da FFLCH

 

No sábado, 16 de junho, o Prof. Dr. Vladimir Pinheiro Safatle (Departamento de Filosofia)  profere a palestra “Crise de identidades”, no CEU Perús. A atividade faz parte da programação 2012 do Café Filosófico Perús, que contou também com a participação dos Profs. Drs. Maria Lígia Coelho Prado (Departamento de História) e Fábio Betioli Contel (Departamento de Geografia). A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
 

Informações:  http://cafefilosoficodeperus.blogspot.com/ (11) 3915-8753

SÁB | 16.06 | 15h00 | Convite
 

CEU Perus. Rua Bernardo José de Lorena, s/n, São Paulo

 

 

 


 

 

VI Simpósio Nacional de Estudos Judaicos

 

O Departamento de Letras Orientais (Programa de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Árabes) promove, entre os dias 19 e 21 de junho, o  "VI Simpósio Nacional de Estudos Judaicos". O evento, que acontecerá no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, propõe diálogo com áreas afins à Língua Hebraica e à Literatura e Cultura Judaicas, propiciando intercâmbio entre pesquisadores em nível nacional.

Informações detalhadas podem ser encontradas em http://www.cej.fflch.usp.br/visimposiojudaica2012

TER a QUI | 19 a 21.06

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, salas 08 e 14. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 


 

 

Homenagem a Mestres das Ciências Sociais

 

O Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) promove no dia 22 de junho, sexta-feira, das 13h30 às 19h00, no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, o seminário especial da série Homenagem a Mestres das Ciências Sociais, cujo objetivo é homenagear os mestres e inspiradores desta área do conhecimento. O homenageado, desta vez, será o Professor Leôncio Martins Rodrigues, docente aposentado das Universidades de São Paulo e de Campinas e membro da Academia Brasileira de Ciências.
 

Inscrições com a Sra. Vera, por e-mail nupps@usp.br ou telefones (11) 3091.3272 ou 3815.4134
 

SEX | 22.06 | 13h30 às 19h00
 

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, sala 8. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo

 

Leia mais

 

 


 

 

Simpósio Internacional de História Pública: "A história e seus públicos"

 

A data limite para inscrições de trabalhos no "Simpósio Internacional de História Pública: A história e seus públicos" foi prorrogada para o dia 12 de junho. O evento, que lida com um tema inédito no Brasil, é promovido pelo Núcleo de Estudos em História da Cultura Intelectual (NEHCI-FFLCH/USP) e acontece de 16 a 20 de julho. 

Informações e inscrições: http://www.historiapublica.com

 

 


 

 

Memórias Póstumas: Correspondência de Escritores Brasileiros no século XX

 

Estarão abertas entre os dias 11 de junho e 6 de julho, as inscrições para o curso de difusão "Memórias Póstumas: Correspondência de Escritores Brasileiros no século XX", que conta com a participação dos docentes da FFLCH, os Profs. Drs. Marcos Antonio de Moraes (coordenação) e Walnice Nogueira Galvão (convidada). O curso será promovido pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), entre os dias 10 e 12 de julho, das 14 às 18h. Taxa de inscrição: R$50,00.
 

Informações: (110 3091-3199  ou cursoieb@usp.br

TER a QUI | 10,11 e 12.07 | 14h às 18h

Instituto de Estudos Brasileiros, sala 01. Av. Prof. Mello Moraes, trav. 8, nº 140, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

Leia mais

 

 


 

X Encontro Internacional da ANPHLAC

 

O Programa de Pós-Graduação em História Social promove, com o apoio da FAPESP, do CNPq e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o "X Encontro Internacional da ANPHLAC - Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas", que terá lugar no Prédio de História e Geografia,  de 24 a 27 de julho.

Inscrições e mais informações:  anphlac@anphlac.org e http://www.anphlac.org/

 


 

 

 

Revista Criação & Crítica n. 8 - Qualis B1: "O enésimo sexo"

 

Está no ar o oitavo número da Revista Criação & Crítica, com o dossiê "O enésimo sexo". Neste número, a revista encara o olhar da Medusa e apresenta textos que abordam a sexualidade na literatura.

Confira em http://www.fflch.usp.br/dlm/criacaoecritica
 

A Comissão Editorial da publicação recebe trabalhos para o próximo número, que terá como tema "O que é e por que alguém estuda a leitura?".  As contribuições podem ser enviadas, de acordo com as normas da revista, até o dia 31 de julho de 2012, para o endereço: revista.criacaoecritica@yahoo.com.br

 

 

Leia mais

 

 


 

 

Lançamento: "Crítica em tempos de violência"

 

 

 

O Professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Dr. Jaime Ginzburg, acaba de lançar pela EDUSP "Crítica em tempos de violência", que propõe contribuir com a narrativa de uma história da literatura brasileira sob a perspectiva da violência, analisando a relação entre literatura, autoritarismo e violência. O livro parte da premissa de que a sociedade brasileira foi construída com processos que incluíram episódios de genocídios, massacres, chacinas e políticas repressoras. Através de uma perspectiva teórica que combina, entre outros, Florestan Fernandes, Paulo Sérgio Pinheiro, Theodor Adorno e Wittgenstein, Ginzburg propõe a articulação das categorias autoritarismo, violência e melancolia como referenciais para sistematizar os estudos. Os ensaios tentam colaborar para a reflexão de como a intensa presença de violência em nossa história está articulada com formas, temas, modos de produção, circulação e recepção de obras literárias.

 

 

 

 


 

 

Publicações em destaque

 

O Serviço de Comunicação Social da FFLCH disponibiliza aqui a versão digital das publicações Informe, Professor Emérito e Aula Inaugural.

 

 


 

Vídeo em destaque

 

 

 

 

Clique na imagem para assistir à reunião da Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, ocorrida no último dia 24 de maio.