Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 138

Simpósio Internacional de História Pública: A história e seus públicos

O NEHCI - Núcleo de Estudos em História da Cultura Intelectual (Departamento de História) promove de 16 a 20 de julho o "Simpósio Internacional de História Pública: A história e seus públicos". As atividades do evento acontecem em salas diversas do Prédio de História e Geografia (Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo).

Lançamento: "Grande Hotel Abismo: Por uma construção da teoria do reconhecimento", de Vladimir Safatle

Estão abertas, junto ao Departamento de Filosofia, as inscrições para assistir ao lançamento do livro "Grande Hotel Abismo: Por uma construção da teoria do reconhecimento", do Professor Vladimir Pinheiro Safatle. Haverá debate com os Professores Marilena Chauí e Paulo Arantes. O evento é gratuito e aberto aos interessados.

Inscrições aqui

QUI | 09.08 | 19h00 | Convite

Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

Exposição: “Emigração ao Brasil pelo Sistema de Parceria”

Encerra-se na quarta-feira, dia 18 de julho, a Exposição itinerante "Emigração ao Brasil pelo Sistema de Parceria", na Biblioteca Florestan Fernandes –  FFLCH-USP. A exposição é uma produção do Instituto Martius-Staden (São Paulo) e do  pesquisador José Eduardo Heflinger Jr., diretor do banco de dados  Carlota Schmidt Memorial Center (Limeira/SP). Entrada franca.

Convite

Biblioteca Florestan Fernandes –  FFLCH-USP. Av. Prof. Lineu Prestes - travessa 12, nº 350 - Cidade Universitária, São Paulo.

X Encontro Internacional da ANPHLAC

O Programa de Pós-Graduação em História Social promove, com o apoio da FAPESP, do CNPq e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o "X Encontro Internacional da ANPHLAC - Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas", que terá lugar no Prédio de História e Geografia,  de 24 a 27 de julho.

Inscrições e mais informações:  anphlac@anphlac.org e http://www.anphlac.org/

Colóquios em Estudos Japoneses 2012

O Centro de Estudos Japoneses do DLO-FFLCH-USP, em parceria com a Área de Japonês da UFPR e a Associação Brasileira de Estudos Japoneses-ABEJ, promove, nos dias 27 e 28 de agosto, atividades dos Colóquios em Estudos Japoneses da USP / 2012. O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.

SEG e TER | 27 e 28.08 | Programação

Casa de Cultura Japonesa. Sala de Multimídia. Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo

VII Colóquio História e Arqueologia da América Indígena

O Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos  (CEMA/FFLCH-USP) recebe, até o dia 1 de setembro, propostas de comunicação para o "VII Colóquio História e Arqueologia da América Indígena". As propostas devem ser enviadas em arquivo de texto ou PDF para o correio eletrônico cema@usp.br. O evento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2012 no Departamento de História da FFLCH.

Inscrições para participação sem apresentação de comunicação poderão ser feitas entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro de 2012.

Todos os detalhes sobre inscrições e demais informações podem ser encontrados no website do CEMA, no endereço: http://www.usp.br/cema

SEG, TER, QUA | 12 a 14.11

Prédio de História e Geografia.  Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo