Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 173

 

Lançamento: "Literatura, violência e melancolia", de Jaime Ginzburg

 

 

O autor, Prof. Dr. Jaime Ginzburg (Professor de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - FFLCH/USP), a Editora Autores Associados e a Livraria da Vila convidam para o lançamento de Literatura, violência e melancolia, que acontece nesta segunda-feira, 22 de abril, a partir das 18h30, na Livraria da Vila - Fradique Coutinho.
 
O livro consiste em uma introdução às relações entre literatura, violência e melancolia. Entre as obras examinadas estão Hamlet, Lavoura Arcaica, Grande sertão: veredas, São Bernardo, entre outras. O autor propõe uma reflexão sobre os modos como a morte é apresentada nesses livros, e sobre as razões de um ser humano matar ou agredir o outro.  Leia mais...
 
SEG | 22.04 | 18h30 | Convite
 
Livraria da Vila. Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo
 


 

 

 

Lançamento: Estudos Avançados 77

 

 

O Instituto de Estudos Avançados da USP convida para conferência sobre Direitos Humanos e a Comissão da Verdade, com o Prof. da Faculdade de Direito da USP, Prof. Dr. Fábio Konder Comparato, nesta quarta-feira, 24 de abril, às 17h, no IEA. A conferência marca o lançamento da revista Estudos Avançados 77. A seção de cultura e literatura desta edição traz artigos dos professores da FFLCH, Profs. Drs. Carlos Guilherme Mota, Vagner Camilo e Valéria de Marco.
 
QUA | 24.04 | 17h00 | Convite
 
Instituto de Estudos Avançados da USP. Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 


 

 

Colóquio: “55 Anos do Tratado da Argumentação: A Nova Retórica – Repercussões nos Estudos do Discurso e ciências afins"

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa e o Gerar - Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação, sob a coordenação da Profa. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca, convidam para o Colóquio: “55 Anos do Tratado da Argumentação: A Nova Retórica – Repercussões nos Estudos do Discurso e ciências afins", que será realizado no dia 24 de maio, sexta-feira, das 9 às 17h, no Prédio de Letras (salas 112 e 107).
 
Serão emitidos certificados aos participantes. Não é necessário fazer inscrição.
 
Informações: gerar@gerar-usp.org
 
SEX | 24.05 | 09h00 – 12h30 (sala 112) e 13h45 – 17h00 (sala 107)
 
 
Prédio de Letras. Av. Professor Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 

 


 

Lançamento: "Être chômeur à Paris, São Paulo, Tokyo - Une méthode de comparaison internationale", de Nadya Araujo Guimarães, Didier Demazière,  Helena Hirata e Kurumi Sugita

 

Acaba de ser lançado na França Être chômeur à Paris, São Paulo, Tokyo - Une méthode de comparaison internationale (Estar desempregado em Paris, São Paulo e Tóquio - Um método de comparação internacional), de autoria, entre outros, de Nadya Araujo Guimarães, professora do Departamento de Sociologia da FFLCH/USP.

A condição de desempregado é marcada pela obrigação de procurar emprego, mas esta definição esconde realidades internacionais heterogêneas. O objetivo deste livro é explorar a diversidade de significados do desemprego: como os desempregados vivem e interpretam a sua situação em Paris, em São Paulo e em Tóquio? O desemprego tem o mesmo significado em todos os lugares? O livro traça as formas com que o desemprego é vivenciado por homens e mulheres de diferentes idades e meios sociais nessas três cidades. Esta abordagem comparativa identifica múltiplas escalas de variação: internacional, com um universo de significados comuns aos desempregados nos três países; nacional, com a afirmação de modelos de referência específicos para cada território; e transnacional, com as experiências de sobreposição de gênero, idade e classe social, independentemente do país. Resultado de investigações por entrevistas biográficas aprofundadas e de um novo método de comparação internacional, este livro renova o conhecimento sobre o desemprego de uma forma tão original quanto emocionante.
 
 

 

 

 


 


* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2013