Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 178

 

Palestra: "Es mucho hombre esta mujer: literatura de mujeres en Cuba", com Margarita Mateo Palmer (Universidade de Havana)

 

A área de Espanhol do Departamento de Letras Modernas convida para a palestra "Es mucho hombre esta mujer: literatura de mujeres en Cuba", que será proferida pela Profa. Dra. Margarita Mateo Palmer (Universidade de Havana), nesta segunda-feira, 13 de maio, às 14h, no Prédio de Letras (sala 110).

A atividade é aberta aos interessados e não pede inscrição.
 
SEG | 13.05 | 14h00
 
Prédio de Letras (sala 110). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 


 

 

Oficina Metodológica: "Por dentro do Congresso"

 

Nesta terça-feira, 14 de maio, das 14 às 18h30, no CEBRAP, acontece a Oficina Metodológica "Por dentro do Congresso", com Andréa Freitas e Samuel Moura.
A atividade é promovida pelo CEBRAP, pelo LAPS-FFLCH/USP e pelo NECI-FFLCH/USP.
 
Para participar é necessário fazer inscrição por email  inteligenciametodologica@cebrap.org.br (vagas limitadas)
 
TER | 14.05 | 14 às 18h30
 
 
CEBRAP. Rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana, São Paulo
 
 


 

Cine Agrária apresenta "O veneno está na mesa"

 

O Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana e o Laboratório de Geografia Agrária convidam para o Cine Agrária, que apresentará o filme "O veneno está na mesa", na quarta-feira, 15 de maio, às 18h, no Auditório da Casa de Cultura Japonesa . Após a exibição haverá debate com a participação do diretor do filme, Silvio Tendler, e a professora do Departamento de Geografia FFLCH/USP, Profa. Dra. Larissa Mies Bombardi.
 
A atividade é gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 
QUA | 15.05 | 18h00 | Convite
 
Auditório da Casa de Cultura Japonesa. Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo
 
 


 

AGB em debate: ontem, hoje e amanhã

 

AGB - Associação dos Geógrafos Brasileiros (Seção São Paulo) promoverá entre os dias 14 e 16 de maio o evento "AGB em debate: ontem, hoje e amanhã".

 
Mais informações: e-mail: agbsaopaulo@yahoo.com.br
 
 
 
 


 

Seminário: "The unexpected crisis of fiscal federalism in Europe", com Scott Greer (University of Michigan)

 

A Coordenação de Seminários do Departamento de Ciência Política (Profs. Drs. Adrian Gurza Lavalle e Rogério Arantes) e o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) convidam para o seminário "The unexpected crisis of fiscal federalism in Europe", que será dirigido pelo Prof. Dr. Scott Greer (University of Michigan), no dia 16 de maio, às 10h, na sala 105 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.

Informações: (11) 3091-3754

QUI | 16.05 | 10h00

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 105). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

A Programação completa de Seminários do Departamento de Ciência Política para o 1º Semestre de 2013 pode ser acessada aqui

 

 


 

 

 

IBAS: Experiência e Perspectivas da Cooperação Sul-Sul

 

 

O CAENI - Centro de Estudos das Negociações Internacionais e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política convidam para o evento "IBAS: Experiência e Perspectivas da Cooperação Sul-Sul", que acontece no dia 17 de maio, das 14 às 18h, no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14).
 
A atividade é gratuita e aberta aos interessados.
 
Mais informações: (11) 3091-3754
 
SEX | 17.05 | das 14 às 18h | Programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 


 

 

IX Semana de Ciências Sociais da FFLCH/USP: "Identidades e Projetos - A Construção do Brasil da Raiz à Nação"

 

De 20 a 24 de maio, o Centro Universitário de Pesquisa e Estudos Sociais Ísis Dias de Oliveira (CeUPES) realizará a IX Semana de Ciências Sociais da FFLCH/USP, cujo tema será “Identidades e Projetos: A Construção do Brasil da Raiz à Nação”.  A programação conta com 10 mesas de debate e diversas oficinas.

 
O evento, que ocorrerá no prédio de Filosofia e Ciências Sociais, é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. Serão emitidos certificados aos participantes que cumprirem ao menos 6 horas de atividades da Semana, e que o solicitarem previamente no local do evento.
 
 
SEG a SEX | 20 a 24.05 | Release e Programação
 
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (tarde sala 101 /  noite sala 14).  Avenida Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

 

Seminário Internacional "Max Weber e Michel Foucault: convergências"

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia convida para o Seminário Internacional "Max Weber e Michel Foucault: convergências", que será realizado de 20 a 24 de maio de 2013, no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). As inscrições serão feitas no local, durante o evento. Haverá tradução simultânea.
 
SEG a SEX | 20 a 24.05 | Programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

Colóquio Internacional de Literatura: "Malditos nos Trópicos"

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira de nosso Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas convida para o Colóquio Internacional de Literatura: "Malditos nos Trópicos", que promoverá nos dias 22 e 23 de maio, no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 8), com a participação de João Adolfo Hansen, Eliane Robert Moraes, Maria Lúcia Dal Farra, Ettore Finazzi-Agrò, entre outros.
 
O evento propõe um diálogo entre pesquisadores europeus e brasileiros, tendo em vista uma reflexão sobre as principais dimensões simbólicas e formais que constituem as chamadas obras “malditas”, seja no interior do corpus já canônico da França, seja na identificação desses mesmos traços na paisagem literária do Brasil. Pretende-se dar oportunidade para que se interrogue a existência de um “tropismo tropical” nos escritores franceses. Ao lado do eventual exercício de literatura comparada, portanto, o colóquio visa a explorar um paradigma a partir do qual seja possível indagar aspectos da literatura brasileira ainda pouco trabalhados entre nós, assim como abordar o corpus francês sob uma nova perspectiva. 
 
 
Atividade aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 
QUA e QUI | 22 e 23.05 | Programação, Proposta e Resumos aqui
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 8). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

Leia mais

 


 

 

Colóquio: “55 Anos do Tratado da Argumentação: A Nova Retórica – Repercussões nos Estudos do Discurso e ciências afins"

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa e o Gerar - Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação, sob a coordenação da Profa. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca, convidam para o Colóquio: “55 Anos do Tratado da Argumentação: A Nova Retórica – Repercussões nos Estudos do Discurso e ciências afins", que será realizado no dia 24 de maio, sexta-feira, das 9 às 17h, no Prédio de Letras (salas 112 e 107).
 
Serão emitidos certificados aos participantes. Não é necessário fazer inscrição.
 
Informações: gerar@gerar-usp.org
 
SEX | 24.05 | 09h00 – 12h30 (sala 112) e 13h45 – 17h00 (sala 107)
 
 
Prédio de Letras. Av. Professor Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 


 

Próximas Defesas:

 

 

 
 
 
 

 


* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2013