Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 179

 

Palestra: "Para uma metodologia de constituição e análise de terminologias de domínios compósitos", com Rosa-Maria F. Q. dos Santos Fréjaville (Université Jean Monnet)

 

 

A Área de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa do DLCV/FFLCH/USP e o Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia (CITRAT) convidam para a palestra "Para uma metodologia de constituição e análise de terminologias de domínios compósitos", que será proferida pela Profa. Dra. Rosa-Maria Ferreira Queirós dos Santos Fréjaville (Université  Jean Monnet de Saint-Etienne–França), nesta quinta-feira, 16 de maio, às 14h, no Prédio de Letras (sala 261).
 
QUI | 16.05 | 14h00 
 
Prédio de Letras (sala 261). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Unviversitária, São Paulo

 

 


 

XVI ENAPOL - Encontro de Alunos da Pós-Graduação em Linguística

 

 

De 20 a 24 de maio, das 13h às 19h, no Anfiteatro de História, acontecerá o XVI ENAPOL (Encontro de Alunos da Pós-Graduação em Linguística).
O ENAPOL é um evento anual, organizado pelos alunos de Pós-Graduação em Linguística, com o apoio do Departamento de Semiótica e Linguística Geral da FFLCH/USP. 
Serão emitidos certificados aos participantes que se inscreverem até dia 20 de maio no site do evento, que traz a programação e outras informações
 

 

 


 

 

IX Semana de Ciências Sociais da USP: "Identidades e Projetos - A Construção do Brasil da Raiz à Nação"

 

 

 
De 20 a 24 de maio, o Centro Universitário de Pesquisa e Estudos Sociais Ísis Dias de Oliveira (CeUPES) realizará a IX Semana de Ciências Sociais da USP, cujo tema será “Identidades e Projetos: A Construção do Brasil da Raiz à Nação”.  A programação conta com 10 mesas de debate e diversas oficinas.
 
O evento, que ocorrerá no prédio de Filosofia e Ciências Sociais, é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. Serão emitidos certificados aos participantes que cumprirem ao menos 6 horas de atividades da Semana, e que o solicitarem previamente no local do evento.
 
 
SEG a SEX | 20 a 24.05 | Release e Programação
 
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais  (tarde sala 101 / noite sala 14).  Avenida Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

Seminário Internacional "Max Weber e Michel Foucault: convergências"

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia convida para o Seminário Internacional "Max Weber e Michel Foucault: convergências", que será realizado de 20 a 24 de maio, no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). As inscrições serão feitas no local, durante o evento. Haverá tradução simultânea.
 
SEG a SEX | 20 a 24.05 | Programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 


 

 

Universidade de Cambridge expõe ensaio fotográfico "Faith", de José de Souza Martins

 

 

No próximo dia 20 de maio, segunda-feira, o Center of Latin American Studies da Universidade de Cambridge (7 West Road) abre a exposição do ensaio fotográfico Faith, de José de Souza Martins, Professor Emérito da FFLCH/USP. São 12 fotos em preto e branco, feitas em diferentes lugares do Brasil, entre 1998 e 2011, tendo como tema manifesfações de religiosidade e de fé.
 
 

Leia mais

 


 

 

Lançamento: "Deserto", de Luis S. Krausz

 

 

O autor, Prof. Dr. Luis S. Krausz (Departamento de Letras Orientais) e a Editora Saraiva convidam para o lançamento do livro Deserto, na próxima terça-feira, 21 de maio, a partir das 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis.
 
Deserto, que é vencedor do 2º Prêmio Benvirá de Literatura, tece a fascinante história de famílias de judeus russos e do Império Austro-Húngaro, dispersas após a Primeira Guerra e o início do nazismo.
 
 
TER | 21.05 | 19h00 | Convite
 
 
Livraria Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis. Av. Higienópolis, 618, piso Higienópolis, São Paulo

 

 


 

Seminário: "Percurso e Captura na História dos Tabuleiros Antigos", com Ivan Peña Johnson e Flavio de Campos

 

 

O LUDENS - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e modalidades lúdicas convida para o seminário "Percurso e Captura na História dos Tabuleiros Antigos", que será dirigido pelo professor chileno Ivan Peña Johnson, mestre em Ciências do Jogo pela Universidade Paris XIII Villetanneuse, e comentado pelo professor do Departamento de História da FFLCH/USP, Prof. Dr. Flavio de Campos.  
 
O seminário é aberto aos interessados e acontece nesta terça-feira, 21 de maio, às 19h00, na Sala de Vídeo do Departamento de História. 
 
TER | 21.05 | 19h00 
 
Sala de Vídeo do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

Leia mais

 


 

Colóquio Internacional de Literatura: "Malditos nos Trópicos"

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira de nosso Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas convida para o Colóquio Internacional de Literatura: "Malditos nos Trópicos", que promoverá nos dias 22 e 23 de maio (manhã e tarde), no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 8), com a participação de João Adolfo Hansen, Eliane Robert Moraes, Maria Lúcia Dal Farra, Ettore Finazzi-Agrò, entre outros.
 
O evento propõe um diálogo entre pesquisadores europeus e brasileiros, tendo em vista uma reflexão sobre as principais dimensões simbólicas e formais que constituem as chamadas obras “malditas”, seja no interior do corpus já canônico da França, seja na identificação desses mesmos traços na paisagem literária do Brasil. Pretende-se dar oportunidade para que se interrogue a existência de um “tropismo tropical” nos escritores franceses. Ao lado do eventual exercício de literatura comparada, portanto, o colóquio visa a explorar um paradigma a partir do qual seja possível indagar aspectos da literatura brasileira ainda pouco trabalhados entre nós, assim como abordar o corpus francês sob uma nova perspectiva. 
 
 
Atividade aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 
QUA e QUI | 22 e 23.05 | Programação, Proposta e Resumos aqui
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 8). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

Leia mais

 


 

Palestra: "Conflict and Peace in Northern Ireland: a Critical Theoretical Interpretation", com Shane O'Neill (Queen's University de Belfast)

 

 

A Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeatso Departamento de Letras Modernas e o Programa de Pós-Graduação de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês convidam para a palestra "Conflict and Peace in Northern Ireland: A Critical Theoretical Interpretation", que será proferida pelo Professor Doutor Shane O'Neill (Queen's University, de Belfast), no dia 23 de maio, quinta-feira,  às 10h, na sala 266 do prédio de Letras.
 
O evento, que é gratuito e aberto aos interessados, é coordenado pela Profa. Dra. Laura P. Z. Izarra (DLM/Cátedra W.B. Yeats) e terá como debatedor o Prof. Dr. Vladimir Safatle  (DF/Presidente da CCint FFLCH).
 
QUI | 23.05 | 10h00
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

Leia mais

 


 

 

Lançamento: "Linguística? Que é isso?", de José Luiz Fiorin, Esmeralda Vailati Negrão, Evani Viotti, Norma Discini e Ronald Beline Mendes

 

 

Os autores, Profs. Drs. José Luiz Fiorin, Esmeralda Vailati Negrão, Evani Viotti, Norma Discini e Ronald Beline Mendes, (Departamento de Linguística), a Editora Contexto e o Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA/USP). convidam para o lançamento do livro "Linguística? Que é isso?", na quinta-feira, 23 de maio, a partir das 18h30, no CEUMA/USP.
 
QUI | 23.05 | 18h30 | Convite
 
Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA/USP). Rua Maria Antonia, 294, Consolação, São Paulo

 

 


 

Seminário: "Mídia e democratização no Brasil: a TV Globo e os dilemas da representação política", com Mauro Porto (Tulane University)

 

A Coordenação de Seminários do Departamento de Ciência Política (Profs. Drs. Adrian Gurza Lavalle e Rogério Arantes) convida para o seminário "Mídia e democratização no Brasil: a TV Globo e os dilemas da representação política", com o Prof. Dr. Mauro Porto (Tulane University), no dia 23 de maio, às 10h, na sala 105 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.

Informações: (11) 3091-3754

QUI | 23.05 | 10h00

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 105). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

A Programação completa de Seminários do Departamento de Ciência Política para o 1º Semestre de 2013 pode ser acessada aqui

 


 

Colóquio: “55 Anos do Tratado da Argumentação: A Nova Retórica – Repercussões nos Estudos do Discurso e ciências afins"

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa e o Gerar - Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação, sob a coordenação da Profa. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca, convidam para o Colóquio: “55 Anos do Tratado da Argumentação: A Nova Retórica – Repercussões nos Estudos do Discurso e ciências afins", que será realizado no dia 24 de maio, sexta-feira, das 9 às 17h, no Prédio de Letras (salas 112 e 107).
 
Serão emitidos certificados aos participantes. Não é necessário fazer inscrição.
 
Informações: gerar@gerar-usp.org
 
SEX | 24.05 | 09h00 – 12h30 (sala 112) e 13h45 – 17h00 (sala 107) | Programação
 
 
Prédio de Letras. Av. Professor Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

Conferência: "Um grão de sal: autenticidade, felicidade e relações de amizade na correspondência de Mário de Andrade com Carlos Drummond de Andrade", com Ricardo Benzaquen de Araújo (PUC-RJ)

 

 

O Grupo de Pesquisa em História Intelectual (Departamento de História-FFLCH/USP), convida para a conferência "Um grão de sal: autenticidade, felicidade e relações de amizade na correspondência de Mário de Andrade com Carlos Drummond de Andrade", que será proferida pelo professor Ricardo Benzaquen de Araújo (PUC-RJ), na sexta-feira, 24 de maio, às 17h, na Sala 8 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH/USP.  
 
SEX | 24.05 | 17h00 
 
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 8). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 

Leia mais

 

 


 

Jornada Recepção da tradição clássica na Modernidade

 

 

Os Grupos de pesquisa “Gêneros poéticos na Grécia antiga: tradição e contexto” e “Estudos sobre o Teatro Antigo” (USP/CNPq) convidam para a Jornada “Recepção da tradição clássica na Modernidade”, que será realizada em 24 de maio, sexta-feira, das 10 às 16h, no Prédio de Letras (sala 260). 
Para detalhes sobre a Programação, acesse Leia mais....
 
SEX | 24.05 | 10 às 16h00
 
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

Leia mais


 

 

 

Próximo Exame CELU: inscrições até o dia 27 de maio

 

 

Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH comunica que as inscrições para o próximo exame CELU estarão abertas até o dia 27 de maio em www.celu.edu.ar. O exame será realizado no dia 7 de junho.
 
O certificado de espanhol, emitido por 30 universidades nacionais da Argentina, é o único exame reconhecido oficialmente pelo Ministério de Educação e pelo Ministério de Relações Exteriores da República Argentina. Possibilita estudar em espanhol na universidade e trabalhar em postos que requerem o uso efetivo do espanhol. Pode-se tentar dois níveis – Intermedio y Avanzado, que atestam, em distinto grau, a capacidade lingüística do estrangeiro para atuar em situações profissionais ou acadêmicas em qualquer país hispanohablante.
 
Contato: sp.celu@usp.br ou info@celu.edu.ar
 
 
 

 

 

Seminário: "Programas de Transferência de Renda, Performance Econômica e Eleições Presidenciais na América Latina", com Diego Correa (Doutor pela University of Illinois)

 

 

O Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais - NECI - convida para o seminário "Programas de Transferência de Renda, Performance Econômica e Eleições Presidenciais na América Latina", com Diego Correa, Doutor pela University of Illinois at Urbana-Champaign. O seminário será realizado no dia 29 de maio, às 10h00, na sala 08 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH-USP. É aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
 
Informações: http://neci.fflch.usp.br ou (11) 3091-0329
 
QUA | 29.05 | 10h00
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

Leia mais

 


 

III Simpósio Língua, Discurso e Contexto

 

 

O Programa de Pós- Graduação em Filologia e Língua Portuguesa e o GEDUSP - Grupo de Estudos do Discurso da USP convidam para o "III Simpósio Língua, Discurso e Contexto", a ocorrer nos dias 06 e 07 de junho de 2013, no prédio de Letras da FFLCH/USP.
 
As inscrições estão abertas e  podem ser feitas pelo email gedusp@usp.br
 
Ficha de inscrição e mais informações em www.gedusp.org  

 

 


 

Simpósio Internacional: "Um mundo em convulsão"

 

 

O Programa de Pós Graduação em História Econômica da FFLCH/USP, o PROLAM/USP e o Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) promoverão nos dias 08 e 09 de outubro deste ano, no Prédio de História e Geografia da FFLCH/USP, o Simpósio Internacional "Um mundo em convulsão".
 
O evento, organizado pelos professores Lincoln Secco, Osvaldo Coggiola, Francisco Alambert, Rodrigo Ricupero e Jorge Grespan, é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição. No entanto, os participantes que desejarem receber certificado poderão inscrever-se em www.mundoemconvulsao.fflch.usp.br (link ainda não disponível).
 
Grandes nomes das Ciências Humanas e Análise das Relações Internacionais confirmados. Confira a programação aqui
 
Informações: (11) 3091-3786
 
Prédio de História e Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

 

Análise urbana: Curso de Geoprocessamento para software Terraview - Política Social

 

 

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) oferece o curso de Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social aos interessados não-especialistas em aprofundar seus conhecimentos sobre o software. Na capacitação, os participantes, em geral profissionais que atuam com políticas sociais, terão uma visão geral do sistema, aprendendo a usar as ferramentas básicas estando, com isso, habilitados a explorar as bases de dados e a gerar mapas e gráficos. Mais de mil pessoas já realizaram o treinamento, procurado por técnicos da administração municipal, estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos. A duração total é de 20 horas. Os próximos cursos a serem oferecidos pelo o CEM em 2013, acontecem em  Maio (22, 23 e 24/5) e Junho (26, 27 e 28/6/13).
 

 


 

 

 


* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2013