Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 181

Minicurso: "Cultura, Violência e Melancolia", com Jaime Ginzburg

Estão abertas junto ao Centro Universitário Maria Antonia as inscrições para o minicurso "Cultura, violência e melancolia", que será ministrado pelo Prof. Dr. Jaime Ginzburg (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH), nos dias 27 de maio, 3, 10 e 17 de junho (segundas-feiras), das 15 às 17h.

Através de uma perspectiva histórica da contemporaneidade, são abordadas as relações entre cultura, violência e melancolia. Ao tratar sobre artes plásticas, cinema, literatura e música, os encontros evidenciam principalmente a presença da violência e da melancolia na produção cultural brasileira, considerando as relações entre imagens do passado e suas representações na arte.

Mais informações aqui

Conferência "Trayectorias intelectuales en perspectiva comparada: desafíos analíticos, potencialidades y límites", com Alejandro Blanco

O Laboratório de Pesquisa Social (LAPS) convida para a conferência "Trayectorias intelectuales en perspectiva comparada: desafíos analíticos, potencialidades y límites", que será proferida pelo professor Alejandro Blanco (Universidade Nacional de Quilmes), na quinta-feira, 23 de maio, às 17h30, no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 118).

QUI | 23.05 | 17h30

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 118). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

Colóquio: “55 Anos do Tratado da Argumentação: A Nova Retórica – Repercussões nos Estudos do Discurso e ciências afins"

O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa e o Gerar - Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação, sob a coordenação da Profa. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca, convidam para o Colóquio: “55 Anos do Tratado da Argumentação: A Nova Retórica – Repercussões nos Estudos do Discurso e ciências afins", que será realizado no dia 24 de maio, sexta-feira, das 9 às 17h, no Prédio de Letras (sala 102).

Serão emitidos certificados aos participantes. Não é necessário fazer inscrição.

Informações: gerar@gerar-usp.org

SEX | 24.05 | 09h00 – 12h30  e 13h45 – 17h00 | Programação (atenção: o evento será na sala 102)

Prédio de Letras (sala 102). Av. Professor Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

Seminário: "Vanguardas em retrocesso: ensaios de história social e intelectual do modernismo latino-americano", com Sérgio Miceli

O Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - convida para o seminário "Vanguardas em retrocesso: ensaios de história social e intelectual do modernismo latino-americano", que será ministrado pelo Prof. Dr. Sérgio Miceli, professor do Departamento de Sociologia da FFLCH/USP, nesta sexta-feira, 24 de maio, às 11h, no Auditório do Cebrap.

"Vanguardas em retrocesso" é título de livro de Sérgio Miceli. Confira resenha em http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=13354

Inscrições poderão ser feitas no ato do evento.

Programação de seminários do Cebrap pode ser vista em http://www.cebrap.org.br/v2/contents/view/29

SEX | 24.05 | 11h00

Auditório do Cebrap. Rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana, São Paulo

Lançamento: "Poesia Reunida" de Radovan Ivsic, com Eliane Robert Moraes

Nesta sexta-feira, 24 de maio, das 19h às 21h30, na Casa das Rosas, acontece o lançamento de "Poesia Reunida", de Radovan Ivsic, (Editora Lumme). Haverá debate com a participação de Annie Le Brun (França), Fernando Paixão (IEB – USP) e Eliane Robert Moraes (DLCV/FFLCH/USP).

SEX | 24.05 | das 19h às 21h30 | Convite

Casa das Rosas.  Av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo

Jornadas Filipinas

O Programa de Pós-Graduação em História Social (Departamento de História - FFLCH/USP) convida para as Jornadas Filipinas, evento que constará de 3 seminários, dias 10, 12 e 14 de junho, no Prédio de História e Geografia (Cátedra Jaime Cortesão); e Jornada, no dia 17 de junho, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

A atividade é gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição.

Prédio de História e Geografia (Cátedra Jaime Cortesão). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo