Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 182

 

Seminário: "Vanguardas em retrocesso: ensaios de história social e intelectual do modernismo latino-americano", com Sérgio Miceli

 

 

O Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - convida para o seminário "Vanguardas em retrocesso: ensaios de história social e intelectual do modernismo latino-americano", que será ministrado pelo Prof. Dr. Sérgio Miceli, professor do Departamento de Sociologia da FFLCH/USP, nesta sexta-feira, 24 de maio, às 16h, no Auditório do Cebrap.
 
"Vanguardas em retrocesso" é título de livro de Sérgio Miceli. Confira resenha em http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=13354 
 
Inscrições podem ser feitas no ato do evento.
 
Programação de seminários do Cebrap pode ser vista em http://www.cebrap.org.br/v2/contents/view/29             
 
 
SEX | 24.05 | 16h00 (Seminário será às 16h e não às 11h como divulgado anteriormente)
 
 
Auditório do Cebrap. Rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana, São Paulo
 

 

 


 

Palestra / Debate: "Seringueiros: luta e resistências no Acre"

 

 

O AGRÁRIA – Laboratório de Geografia Agrária do DG/FFLCH/USP convida para a palestra / debate "Seringueiros: luta e resistências no Acre", na segunda-feira, 27 de maio, às 18h00, no Auditório da Casa de Cultura Japonesa. Participam do evento o Prof. Dr. Júlio César Suzuki, (Departamento de Geografia FFLCH/USP), Osmarino Amâncio e Jeferson Luiz Choma. 
 
SEG | 27.05 | 18h00 | Convite
 
 
Auditório da Casa de Cultura Japonesa. Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 


 

Mesa-redonda em comemoração ao Dia da África e aos 50 da União Africana, com Kabengele Munanga, Boni Yavo e Saddo Ag Almouloud

 

 

O Centro de Estudos Africanos convida para mesa-redonda em comemoração ao Dia da África e aos 50 da União Africana, na terça-feira, 28 de maio, das 15 às 17h, no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 24). O evento, que é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia, contará com a participação dos professores Kabengele Munanga (FFLCH/USP), Boni Yavo (USCS e Fórum África) e Saddo Ag Almouloud (PUC e Casa das Áfricas).
 
TER | 28.05 | 15h00 | Programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 24). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 

Leia mais

 


 

Palestra: "Aperfeiçoamento Humano: entre platitudes e desafios morais", com Maria Clara Dias (UFRJ)

 

 

O Departamento de Filosofia convida para a palestra "Aperfeiçoamento Humano: entre platitudes e desafios morais", que será proferida pela Profa. Dra. Maria Clara Dias (Centro de Ética e Filosofia da Mente - UFRJ), no dia 3 de junho, segunda-feira, às 10h30, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 8).
 
A atividade é gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 
SEG | 03.06 | 10h30 | Convite
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 8). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 


 

Palestras do GMHP (Grupo de Morfologia Histórica do Português)

 

A Área de Filologia e Língua Portuguesa do DLCV/FFLCH/USP convida para as Próximas Palestras do GMHP (Grupo de Morfologia Histórica do Português), no dia 05 de junho, quarta-feira, às 13h, no Prédio de Letras (sala 266).

1ª Palestra: "Analogia como fenômeno linguístico e conceito teórico", com Antônio Fernandes Góes Neto & Marcel Tardowsky

2ª Palestra: "Estrutura em diacronia: a semântica geradora", com Prof. Ms. Clóvis Luiz Alonso Júnior 

As atividades são gratuitas e abertas aos interessados, sem necessidade de inscrição.

Mais informações: gmhp@usp.brhttp://www.usp.br/gmhp/Reun.html

Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 

Leia mais

 


 

Minicurso: "Personagens e perversões literárias", com Eliane Robert Moraes

 

 

Estão abertas junto ao Centro Universitário Maria Antonia as inscrições para o minicurso "Personagens e perversões literárias", que será ministrado pela Profa. Dra. Eliane Robert Moraes (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH), nos dias 13, 20 e 27 de junho (quintas-feiras), das 20 às 22h30.
 
Na literatura, a perversão se realiza por meio de palavras, muitas vezes orientadas pela noção de desvio, desmentindo os imaginários correntes e deslocando os discursos sociais para além de sua habitual zona de conforto. É daí que provém seu poder de perturbação. Essas questões são abordadas por meio da análise de três personagens da literatura moderna que, cada qual à sua maneira, associam a perversão à infância.
 
Mais informações aqui   

 

 


 

Lançamento: "Os órfãos de Korczak: vivências de uma educação transformadora", de Ana Szpiczkowski

 

 

A autora, Profa. Dra. Ana Szpiczkowski (docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Árabes do Departamento de Letras Orientais), a Editora Comenius e a Livraria da Vila convidam para o lançamento do livro "Os órfãos de Korczak: vivências de uma educação transformadora", no dia 12 de junho, quarta-feira, às 18h30, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis. Haverá mesa de debates com Ana Szpiczkowski, Anita Novinsky e Dalmo Dallari.
 
Resgatar a vida e as ideias de um grande homem, um herói da educação, a partir do testemunho de alguns discípulos seus que conseguiram sobreviver ao Holocausto: essa é a proposta desse livro. O contexto é o da Segunda Guerra, nos dias terríveis do extermínio dos judeus nos campos de concentração nazista. A figura emblemática do médico, educador e escritor judeu-polonês Janusz Korczak (1878-1942) emerge desse cenário trágico como o de um herói humanitário, devotado à causa das crianças.
 
QUA | 12.06 | 18h30 | Convite
 
Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis. Avenida Higienópolis, 618, São Paulo