Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 189

 

Alunos da FFLCH recebem o Prêmio Tese Destaque USP 2013

 

O Prêmio Tese Destaque USP tem como objetivo estimular atividades de pesquisa dos alunos e professores da pós-graduação da USP, dentro das grandes áreas de conhecimento. 

Cinco alunos da FFLCH consolidaram a importância e qualidade das pesquisas realizadas e foram premiados ou receberam menções honrosas por seus trabalhos: Pedro Jaime de Coelho Junior (Orientação : Kabengele Munanga), Alessandra Teixeira (Orientação: Sérgio Adorno), Manlio de Medeiros Speranzini (Orientação: Claudia Amigo Pino), Mariana Teixeira Marques (Orientação: Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos), além de Rodrigo Medina Zagni, orientado pelo docente da FFLCH, Prof. Dr. Osvaldo Luis Angel Coggiola, no PROLAM.

Participaram do concurso acadêmico teses de doutorado defendidas entre 01/01/2011 e 31/12/2012, selecionadas em cada uma das nove grandes áreas do conhecimento nos cursos de pós-graduação oferecidos pela USP: Ciências Agrárias, Ciência Biológicas, Ciência Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Engenharias, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Arte, Multidisciplinar e Ciências Sociais Aplicadas.

O resultado do “Prêmio Tese Destaque USP” pode ser visto no link: http://www.prpg.usp.br/pt/pdf-formularios/Resultado_Premio.pdf

 

 


 

Vídeo em Destaque: Cerimônia de outorga do título de Professor Emérito ao Prof. Dr. Ataliba Teixeira de Castilho

 

No portal de vídeos do Serviço de Comunicação Social estão disponíveis  Cerimônias de Outorga de Título de Professor Emérito, Aulas Magnas, Palestras, Congregações, Especial sobre os Centros da FFLCH, Universidade em Discussão, entre outros.
 
Nesta edição, destacamos o vídeo da Cerimônia de outorga do título de Professor Emérito ao Prof. Dr. Ataliba Teixeira de Castilho, realizada no dia 28 de junho de 2013.
 

 

 


 

II Jornada TRADUSP: Tradução e Poética

 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da FFLCH promoverá nos dias 18 e 19 de setembro, na sala 266 do Prédio de Letras, a  II Jornada TRADUSP: Tradução e Poética.
 
Esta edição destaca a pesquisa sobre o fenômeno da tradução como reescritura, voltando seu olhar para o fazer textual como poiesis. Os objetivos são identificar e discutir aspectos teóricos e críticos na tradução literária, em prosa ou em poesia, além da apresentação de obras ou textos clássicos em tradução comentada.
 
As inscrições e envio de resumos para apresentação de trabalhos poderão ser feitas de 03 de julho a 30 de agosto. O valor da taxa de inscrição será de R$20 para alunos de pós-graduação e R$10 para alunos de graduação (para apresentação de pôsteres), que poderão ser pagos no dia do evento. 
 
Serão emitidos certificados aos ouvintes inscritos.
 
Inscrições e mais informações: https://sites.google.com/site/jornadatradusp/
 
Contato:  jornadatrad2013@gmail.com
 
Coordenação Geral: Prof. Dr. Álvaro Faleiros e Prof. Dr. Mário Ramos Francisco Jr. | Comissão Organizadora: Gisele Rosa, Vanice Latorre, Sabrina Matuda e Rafael Frate.
 
QUA e QUI | 18 e 19.09 | das 9h às 18h
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

V Colóquio Marx e os Marxismos

 

O Departamento de Sociologia promoverá, de 21 a 25 de outubro, o V Colóquio Marx e os Marxismos, evento realizado desde 2007, que procura reunir pesquisadores – de graduação e pós-graduação – de diferentes áreas e que tenham o marxismo na base de suas pesquisas, sejam elas teóricas ou empíricas.
 
Além das comunicações, ao final de cada dia ocorrerão mesas com professores convidados.
 
Envio de Resumos: até 18/08/2013
 
Envio de Trabalhos para publicação nos Anais: até 14/10/2013
 
 
 
 

 


 

Lançamento: Revista de História nº 168

 

Acaba de ser lançada a 168ª edição da Revista de História. Este novo volume é composto por dois conjuntos de textos: o primeiro é constituído pelo dossiê O Atlântico Equatorial: sociabilidade e poder nas fronteiras da América portuguesa, que conta com oito artigos produzidos por especialistas em história indígena, administração colonial, movimentos migratórios e atividade missionária cristã. Em seu conjunto, oferecem uma contribuição significativa não apenas para a história indígena e colonial da região amazônica, mas também para a história colonial de modo geral, pois participam de uma das mais  importantes discussões historiográficas em curso sobre a história do Brasil. 
 
A segunda parte desta edição da Revista de História é composta por quatro artigos que utilizam, dentre outros métodos, a análise crítica documental para contribuírem com sucesso para o desenvolvimento do debate em suas respectivas áreas. Diários de viagem, cartas jesuíticas, processos jurídicos, artigos de jornais, relatos de técnicas de trabalho – são, para estes artigos, fontes essenciais na compreensão de aspectos peculiares da história (principalmente) social, mas também econômica e científica do Brasil entre os sécs. XVI e XX. Além disso, duas resenhas de livros:uma sobre a obra organizada por Ivan Jaksic e Eduardo Posada Carbó, intitulada Liberalismo y poder. Latinoamérica en el siglo XIX; e uma da obra editada por Sinclair Bell e Teresa Rambsy, Free at last! The impact of freed slaves on the roman empire. 
 
O conteúdo da edição 168 está disponível para consulta e download gratuitos no site da Revista de História
 
 
Os exemplares impressos poderão ser comprados em breve, na sede da revista e nas livrarias Humanitas e EDUSP.
 

 


 

Centro de Estudos Judaicos divulga atividades de extensão

 

O Centro de Estudos Judaicos (DLO/FFLCH/USP) e o Serviço de Cultura e Extensão Universitária anunciam os seguintes cursos de extensão e difusão cultural para o segundo semestre de 2013:
 
 
 
 
 
 
 
Agenda completa em http://sce.fflch.usp.br/
   

 


 

RUS – Revista de Literatura e Cultura Russa: Chamada para Publicação

 

A Comissão Editorial da revista eletrônica RUS – Revista de Literatura e Cultura Russa (ISSN: 2317-4765), do Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura Russa (Departamento de Letras Orientais da FFLCH/USP)  informa que o prazo para recebimento de materiais para publicação em seu segundo número foi prorrogado para o dia 31 de julho de 2013.
A   RUS – Revista de Literatura e Cultura Russa é uma publicação eletrônica semestral que tem como principal objetivo a divulgação de estudos de russística no Brasil, a partir da publicação de trabalhos inéditos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
 Todos os interessados estão convidados a enviarem seus trabalhos inéditos (ensaios, resenhas, traduções de prosa ou poesia) e que sejam pertinentes aos estudos de russística em geral, abordando temas como: literatura russa, cultura russa, tradução de obras russas, estudos comparativos e outros. 
Os trabalhos serão submetidos à Comissão Editoral da RUS e a seus pareceristas e deverão ser enviados para o e-mail rus@usp.br 
 
Informações detalhadas sobre as normas de publicação poderão ser obtidas no site www.usp.br/rus