Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 190

2º Colóquio “Autores do Renascimento”

Estarão abertas de 09 a 15 de agosto, no site do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH, as inscrições para o 2º Colóquio “Autores do Renascimento”, evento gratuito, que será realizado de 19 a 21 de agosto, das 09h30 às 18h, na sala 266 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).

O 2º Colóquio “Autores do Renascimento” é promovido pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - FFLCH/USP e pelo Grupo de Pesquisa “República das Letras – Estudos da Literatura Renascentista em Latim”, sob a coordenação dos Profs. Drs. Ricardo da Cunha Lima e Elaine Cristine Sartorelli.

Programação, inscrições e outras informações em http://sce.fflch.usp.br/node/1434

Mini-Curso "Três formas de abordar a etnografia da conservação", com Marc Brightman (University College London)

Estarão abertas até o dia 10 de agosto as inscrições para o Mini-Curso "Três formas de abordar a etnografia da conservação", que será ministrado pelo professor Marc Brightman (University College London), de 20 a 23 de agosto.

O mini-curso, promovido pelo Centro de Estudos Ameríndios, será ministrado em inglês, com discussões em português.

Os interessados deverão enviar seus dados (nome completo, instituição de origem e endereço de e-mail) para cestausp@gmail.com

Acesse aqui a apresentação e a bibliografia do mini-curso. Os textos serão disponibilizados aos inscritos via dropbox.

Palestras do GMHP (Grupo de Morfologia Histórica do Português)

A Área de Filologia e Língua Portuguesa do DLCV/FFLCH/USP convida para as Próximas Palestras do GMHP (Grupo de Morfologia Histórica do Português), que serão proferidas no dia 07 de agosto, quarta-feira, às 13h, no Prédio de Letras (sala 266).

1ª Palestra: "A influência do particípio na formação dos agentivos", com Anielle Aparecida Gomes Gonçalves

2ª Palestra: "Hugo Schuchardt e o princípio da irregularidade da mudança" , com Profa. Dra. Maria Clara Paixão de Sousa (DLCV/FFLCH/USP)

As atividades são gratuitas e abertas aos interessados, sem necessidade de inscrição.

Mais informações: gmhp@usp.brhttp://www.usp.br/gmhp/Reun.html

Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

II Jornada TRADUSP: Tradução e Poética

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da FFLCH promoverá nos dias 18 e 19 de setembro, na sala 266 do Prédio de Letras, a  II Jornada TRADUSP: Tradução e Poética.

Esta edição destaca a pesquisa sobre o fenômeno da tradução como reescritura, voltando seu olhar para o fazer textual como poiesis. Os objetivos são identificar e discutir aspectos teóricos e críticos na tradução literária, em prosa ou em poesia, além da apresentação de obras ou textos clássicos em tradução comentada.

As inscrições e envio de resumos para apresentação de trabalhos poderão ser feitas de 03 de julho a 30 de agosto. O valor da taxa de inscrição será de R$20 para alunos de pós-graduação e R$10 para alunos de graduação (para apresentação de pôsteres), que poderão ser pagos no dia do evento.

Serão emitidos certificados aos ouvintes inscritos.

Inscrições e mais informações: https://sites.google.com/site/jornadatradusp/

Contato:  jornadatrad2013@gmail.com

Coordenação Geral: Prof. Dr. Álvaro Faleiros e Prof. Dr. Mário Ramos Francisco Jr. | Comissão Organizadora: Gisele Rosa, Vanice Latorre, Sabrina Matuda e Rafael Frate.

QUA e QUI | 18 e 19.09 | das 9h às 18h

Lançamento: "Ruínas Recompostas: Judaísmo centro-europeu em Aharon Appelfeld, Joseph Roth e Georg Hermann", de Luis S. Krausz

Acaba de ser lançado pela Editora Humanitas o livro Ruínas Recompostas: Judaísmo centro-europeu em Aharon Appelfeld, Joseph Roth e Georg Hermann, de Luis S. Krausz, docente do Departamento de Letras Orientais da FFLCH.

Este novo volume da Coleção Judaica, composto de três ensaios, analisa os rastros do judaísmo centro-europeu na produção literária de Aharon Appelfeld, Joseph Roth e Georg Hermann. Destaca-se o ensaio vencedor do Prêmio Isaías Golgher (2011), sobre o romancista Aharon Appelfeld (1932-), autor que levou a condição do deslocamento e da desterritorialização ao paroxismo. A obra de Appelfeld reconstrói a memória dos judeus de língua alemã da Europa Central, mas foi criada em Israel, em língua hebraica, já que quando da chegada dos nazistas, o autor fora  arrancado de seu lar, em Czernowitz, cidade que foi austríaca e romena e hoje faz parte da Ucrânia. Desafiando os conceitos de língua e nação, o autor propõe a reconstrução ficcional de um mundo obliterado por nacionalismos e guerras.

Primeiros Estudos lança 4º número

Acaba de ser lançado o 4º número da Primeiros Estudos – Revista de Graduação em Ciências Sociais. Produzida por graduandos do curso de Ciências Sociais da FFLCH-USP, a Primeiros Estudos é um periódico eletrônico, online e gratuito.

Centro de Línguas da FFLCH oferece curso de Esperanto

Estarão abertas até o dia 29 de julho, junto ao Centro de Línguas da FFLCH/USP, as matrículas para o curso de Esperanto (Níveis I e II).

Contato: esperacl@usp.br | (11) 3091-2416

Mais informações em:

Próximas Defesas:

Necessidade e acaso na história do capital: o caso do capital acionário

Marcuse e a racionalidade tecnológica: dominação ou liberdade?

* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2013