Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 194

 

Lançamento: "As doenças e os medos sociais", de Yara Nogueira Monteiro e Maria Luiza Tucci Carneiro

 

A editora Fap-Unifesp, a Livraria Martins Fontes e o LEER / USP convidam para o lançamento do livro As doenças e os medos sociais, de Yara Nogueira Monteiro e Maria Luiza Tucci Carneiro, nesta quinta-feira, 15 de agosto, a partir das 18h30, na Livraria Martins Fontes - Paulista (Av. Paulista, 509, São Paulo). O lançamento contará com a presença do Prof. Dr. Claudio Bertolli Filho, que proferirá a palestra "Os medos de todos nós".

 

Leia mais

 


 

Seminário: "Credibility and specificity: when do voters act on corruption information?", com Matthew Winters (University of Illinois at Urbana-Champaign)

 

 
Os Seminários objetivam estreitar laços com pesquisadores nacionais e estrangeiros e constituem uma das principais atividades de formação dos alunos de Mestrado e Doutorado em Ciência Política da FFLCH/USP. 
 
O primeiro deles, "Credibility and specificity: when do voters act on corruption information?", será dirigido pelo professor Matthew Winters (University of Illinois at Urbana-Champaign), nesta quinta-feira, 15 de agosto, às 17h30, na sala 118 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, cidade Universitária, São Paulo).
 
Abertos ao público e à imprensa, sem necessidade de inscrição prévia.

 

 


 

Seminário Internacional: "As condições problemáticas enfrentadas pelos trabalhadores latino-americanos residentes no Japão do ponto de vista do Direito"

 

O Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER) e o Centro de Estudos Japoneses (CEJAP), ambos da FFLCH/USP, promovem na sexta-feira, 16 de agosto, às 15h30, na Sala Multimídia da Casa de Cultura Japonesa (Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo), o Seminário Internacional "As condições problemáticas enfrentadas pelos trabalhadores latino-americanos residentes no Japão  do ponto de vista do Direito".
 
O seminário será dirigido pelo Doutor Gen'Ichi Yamaguchi (Advogado especialista na área de Kokuseki-hô - Código de Lei sobre Nacionalidade Estrangeira -, Formado pela Universidade Hitotsubashi). Terá como mediador o Professor Doutor Kiyoto Tanno (Sociólogo da Universidade Metropolitana de Tóquio), e como debatedor o Professor Titular Gerson Yukio Tomanari (Diretor do Instituto de Psicologia da USP e Coordenador do Projeto sobre problemas e conflitos entre os trabalhadores no Japão, com apoio da Embaixada/Consulado do Brasil em Tóquio, participação da Universidade Aichi de Educação).
 
O evento é coordenado pelos Professores Doutores Sedi Hirano (Professor Titular e Emérito da FFLCH/USP, Coordenador do Arquivo Virtual - Histórias Migrantes, Pesquisador 1A do CNPq), e Koichi Mori (Antropólogo/Diretor do CEJAP e Pesquisador do LEER. Coordena vários projetos sobre Migrações Internacionais).
 
Breve Resumo: Os trabalhadores brasileiros que estão no Japão tem enfrentado inúmeros problemas sociais, culturais, legais e psicológicos. O Dr. Gen'Ichi tem prestado Assessoria Jurídica à Embaixada do Brasil no Japão, visando encontrar alternativas jurídicas aos mais variados problemas e conflitos enfrentados pelos "decasséguis". Os participantes do seminário possuem experiência profissional e acadêmica sobre o tema a ser desenvolvido. Contamos com a presença de pesquisadores, professores e alunos.
 
Evento gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
 
 
 

 


 

Oficina de Literatura e Filosofia: Ler os sinais da beleza

 

Estarão abertas até o dia 16 de agosto, no website do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH, as inscrições para a "Oficina de Literatura e Filosofia: Ler os sinais da beleza", que será ministrada pelos Profs. Drs. Giovanni Maddalena (Universidade de Molise/Italia) e Juliana P. Perez (Área de Alemão da FFLCH/USP), nos dias 22, 23, 26 e 27 de agosto, das 14 às 18h, na sala 270 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).
 
 
Os objetivos gerais da Oficina de Filosofia e Literatura são: i) apresentar e discutir, de forma dinâmica e aberta, as complexas relações entre filosofia e literatura; ii) difundir a discussão sobre as relações entre Filosofia e Literatura, e iii) contribuir para uma formação ampla e integral dos estudantes. 
 
Informações e inscrições em http://sce.fflch.usp.br/node/1389
 

 

 


 

 

Conferência: "Sociologie critique et sociologie de la critique. Institutions, critique et domination", com Luc Boltanksi (Laboratório IRIS/École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris)

 

O Departamento de Sociologia convida para a conferência "Sociologie critique et sociologie de la critique. Institutions, critique et domination", que será proferida por Luc Boltanksi 
(Laboratório IRIS/École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris), na próxima segunda-feira, 19 de agosto, ds 19h30 a 21h, na Sala 8 (térreo) do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo). 
 
Evento gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Haverá tradução consecutiva.
 

 


 

Seminário Temático: "Trabalho e gênero: pontos de vista situados e algumas controvérsias"

 

O Departamento de Sociologia convida para o Seminário Temático: "Trabalho e gênero: pontos de vista situados e algumas controvérsias" . Compõem a programação do evento a conferência O "care" como disposição e como trabalho, que será proferida pela Profa. Dra. Pascale Molinier (Universidade de Paris); além de mesa redonda sobre teorias e práticas do "care", e lançamento dos livros Le travail du care e A vida psíquica do trabalho, de Pascale Molinier. 
 
As atividades do seminário acontecem na quarta-feira, 21 de agosto, a partir das 10h, na Sala 8 (térreo) do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo). 
 
Evento gratuito e aberto aos interessados.
 
Inscrições em www.sociologia.fflch.usp.br/laps. Haverá tradução consecutiva
 
 

 

 


 

Lançamento: “A Rosa Branca”, de Inge Scholl; organização de Juliana P. Perez e Tinka Reichmann

 

No sábado, 24 de agosto, a partir das 17 horas, no Goethe-Institut (Rua Lisboa, 974, Pinheiros), a Editora 34 lançará o livro A Rosa Branca, de Inge Scholl. A tradução, inédita no Brasil, foi organizada pelas Profas. Dras. Tinka Reichmann e Juliana P. Perez, professoras da Área de Alemão da FFLCH/USP.
 
O evento contará com apresentação e debate com a historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro (USP) e a jornalista Silvia Bittencourt (autora de A cozinha venenosa: um jornal contra Hitler). 
 
Na ocasião do lançamento será inaugurada a exposição itinerante “A Rosa Branca”, idealizada pela Fundação Weiβe Rose (Alemanha) e composta por 17 paineis que mostram a história do grupo "A Rosa Branca", que dá título ao livro. A mostra permanece no Goethe-Institut até o dia 21 de setembro de 2013 e depois faz turnê por escolas e universidades.
 
Às 19h30, será exibido o filme “A Rosa Branca” (Die Weiße Rose, 1982), ficção do diretor alemão Michael Verhoeven, que se constituiu num dos mais bem-sucedidos filmes da década de 80 e desencadeou na sociedade alemã um amplo debate.
 
O evento é gratuito e aberto ao público. Não é necessária inscrição prévia.
 
 

 

 


 

Lançamento: "O Declínio da União Soviética: um estudo das causas", de Angelo Segrillo

 

O Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) da USP convida para a palestra de lançamento do livro "O Declínio da União Soviética: um estudo das causas" (segunda edição), de Angelo Segrillo, professor do departamento de História da FFLCH. A obra é uma versão editorial da tese de doutorado de Segrillo, que foi considerada pioneira na historiografia brasileira por ter sido a primeira tese acadêmica nacional sobre história da URSS/Rússia baseada em pesquisa direta nos antigos arquivos classificados soviéticos e outras fontes primárias russas.
 
A palestra discutirá os principais fatores (econômicos, políticos, sociais) que, como analisados no livro, contribuíram para o declínio e eventual desintegração da URSS.
 
No evento, que acontece na sexta-feira, 30 de agosto, às 18h30, no Auditório do Departamento de História da USP (Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo), a obra poderá ser adquirida com desconto promocional de 40% sobre o preço de livraria.
 
 

 

 


 

Escola de Verão 2014

 

Estão abertas em http://summerschool.fflch.usp.br/  as inscrições para a versão 2014 da Escola de Verão de Métodos e Conceitos em Ciência Política e Relações Internacionais, organizada pela International  Political  Science Association  (IPSA), em associação com o Departamento de Ciência Política da FFLCH/USP e o Instituto de Relações Internacionais - IRI/USP.  A versão 2014 conta com 13 cursos lecionados por uma equipe internacional de destacado renome.  
 

 

Leia mais

 


 

Curso: Introdução ao estudo do Kiswahili (Suaíli)

 

O Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH informa que as inscrições para o curso de Introdução ao estudo do Kiswahili (Suaíli) foram prorrogadas.
 
O objetivo do curso é proporcionar uma introdução ao estudo das estruturas morfológicas e sintáticas de uma língua banta, no caso específico o kiswahili padrão, o Kiunguja – falado em Zanzibar e utilizado no sistema educacional da África do leste – possibilitando, a partir daí, a proficiência na conversação em situações cotidianas de contato social, bem como a leitura de textos “simples” em kiswahili.
 
 
Informações: suaili.clusp@gmail.com  (11) 3091- 2416
 
 

 


 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2013