Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 195

 

Ciclo de palestras: "A pesquisa interdisciplinar"

 

Inicia-se hoje, 21 de agosto, às 20h, no Centro Universitário Maria Antonia - CEUMA/USP, com a palestra "Pensar com risco, uma vocação das humanidades: por que a interdisciplinaridade é evidente por si mesma", que será proferida pelo professor Hans Ulrich Gumbrecht (Stanford University, EUA), o ciclo de palestras A pesquisa interdisciplinar.
 
O evento faz parte das iniciativas em comemoração pelos 20 anos do CEUMA, e conta com organização do professor do Departamento de Filosofia da FFLCH, Prof. Dr. Moacyr Ayres Novaes Filho. É composto de oito palestras e transcorrerá ao longo do semestre, até 27 de novembro, sempre às quartas-feiras, às 20h.
 
As palestras discutem a interdisciplinaridade como forma de produção de conhecimento por meio do trabalho colaborativo entre docentes.
 
Os palestrantes convidados são especialistas de diversas áreas e professores universitários em países como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. 
 
Entrada franca, com distribuição de senhas 30 minutos antes de cada palestra.
 
Confira a programação completa do evento em http://mariantonia.prceu.usp.br/?q=eventos/pesquisa-interdisciplinar
 
QUA | 21.08 | 20h00
 
Centro Universitário Maria Antonia USP. Rua Maria Antonia, 258 e 294 , Vila buarque, São Paulo
 
 

 

 

Trinta anos de desigualdades de renda no Brasil: efeitos de idade, período e coorte

 

 
O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e o Departamento de Ciência Política da FFLCH/USP promovem hoje, 21 de agosto, das 17h30 às 19 horas,  no Auditório da Cátedra Jaime Cortesão, o Seminário "Trinta anos de desigualdades de renda no Brasil: efeitos de idade, período e coorte".
 
O seminário parte de um estudo que examina os padrões da desigualdade de renda no Brasil, investigando suas tendências de curto e longo prazo. O propósito é decompor os movimentos dos indicadores segundo conjunturas e eventos (efeitos de período), mudanças geracionais (efeitos de coorte) e regularidades associadas ao ciclo de vida dos indivíduos (efeitos de idade).
 
A exposição será de Rogério Jerônimo Barbosa (Doutorando em Sociologia /USP e pesquisador do CEM); Carlos Antônio Costa Ribeiro (Doutor em Sociologia pela Columbia University e professor do IESP-UERJ), e Flavio Alex de Oliveira Carvalhaes (Doutor em Sociologia pela IESP-UERJ e pesquisador do Cebrap).
 
Evento gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 
 
QUA | 21.08 | 17h30 às 19 horas
 
Auditório da Cátedra Jaime Cortesão. Prédio de História e Geografia, térreo. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Escola de Verão 2014

 

Estão abertas em http://summerschool.fflch.usp.br/  as inscrições para a versão 2014 da Escola de Verão de Métodos e Conceitos em Ciência Política e Relações Internacionais,  organizada pela International  Political  Science Association  (IPSA), em associação com o Departamento de Ciência Política da FFLCH/USP e o Instituto de Relações Internacionais - IRI/USP.  A versão 2014 conta com 13 cursos lecionados por uma equipe internacional de destacado renome.  

 


 

Seminário: "O fascismo como modelo: a influência italiana na via brasileira para o corporativismo autoritário da década de 1930", com Fabio Gentile (UFC)

 

Nesta quinta-feira, 22 de agosto, às 10h, na sala 105 do Prédio de Filosofia Sociais, o Professor Fabio Gentile (UFC) dirigirá o seminário "O fascismo como modelo: a influência italiana na via brasileira para o corporativismo autoritário da década de 1930".
 
Evento aberto ao público e à imprensa, sem necessidade de inscrição prévia.
 
QUI | 22.08 | 10h00
 
Prédio de Filosofia Sociais (sala 105). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, cidade Universitária, São Paulo
 
 
 
 
 

 

Lançamento: "A Desconfiança Política e os seus Impactos na Qualidade da Democracia", José Álvaro Moisés e Rachel Meneguello (Orgs.)

 

O Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas - NUPPs, a EDUSP e a Livraria Cultura convidam para o lançamento do livro A Desconfiança Política e os seus Impactos na Qualidade da Democracia, organizado pelo Prof. Dr. José Álvaro Moisés e por Rachel Meneguello, com contribuições de vários pesquisadores.
 
O livro apresenta os resultados da pesquisa "A Desconfiança dos Cidadãos das Instituições Democráticas", realizada no NUPPs com o apoio da FAPESP e do CNPq, e complementa o quadro analítico introduzido pelo primeiro volume com resultados da pesquisa, Democracia e Confiança - porque os Cidadãos Desconfiam das Instituições Públicas, lançado pela EDUSP em 2010.
 
 
SEX | 23.08 | das 19 às 21h30
 
Livraria Cultura - Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073, São Paulo
 
 
 

 

Lançamento: "O pensamento mítico no horizonte de Platão", de Jaa Torrano

 

O autor, Prof. Dr. José Antonio Alves Torrano, docente da Área de Língua e Literatura Grega da FFLCH/USP, a Editora Annablume e a Casa Guilherme de Almeida convidam para o lançamento do livro O pensamento mítico no horizonte de Platão, que acontece no sábado, 24 de agosto, às 15h, na Casa Guilherme de Almeida.
 
Percorrendo os poemas de Homero e Hesíodo, as tragédias gregas e os Diálogos de Platão, Jaa Torrano investiga o pensamento mítico grego arcaico na busca da noção de “Deuses” (Theós/Theoí) e o mundo compartilhado por Deuses, Numes, heróis e homens mortais.
 
 
SÁB | 24.08 | 15h00
 
Casa Guilherme de Almeida. Rua Macapá, 187, Perdizes, São Paulo
 
 

 


 

Lançamento: "A Crise Global: uma abordagem do período de 2007 a 2012", de Osvaldo Coggiola

 

Acaba de ser lançado pela Editora Pradense, A Crise Global: uma abordagem do período de 2007 a 2012, de Osvaldo Coggiola, docente do Departamento de História da FFLCH.

O livro busca analisar as raízes, a lógica e as consequências da crise econômica mundial iniciada  nos EUA em 2007, depois estendida para diversas regiões do mundo, "contagiando" inicialmente Europa, e finalmente os chamados "mercados emergentes", com a desaceleração econômica de China e Brasil, principalmente.

Procura evidenciar que a crise foi (e é), na verdade, mundial em sua estrutura, embora se manifestando desigual e não sincronizada, e de modo diverso por países e regiões. A análise econômica é só o primeiro passo desta pesquisa. O livro analisa também os desdobramentos sociais (desemprego, corte de direitos, grandes mobilizações de rua) e, sobretudo, políticos deste processo ainda em andamento, tais como as crises políticas na Europa, a primavera árabe, as greves chinesas, os processos sociais e políticos em andamento na América Latina.

Depois de muitos estudos sobre a globalização econômica, eis um estudo sobre a globalização da crise (econômica, social, política e até cultural).

 

 


 

Palestra: "Literatura e Psicanálise: James Joyce, lido por Lacan”, com Ram Mandil (Universidade Federal de Minas Gerais)

 

O Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada e a Área de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas convidam para a Palestra "Literatura e Psicanálise: James Joyce, lido por Lacan”, que será proferida pelo Professor Ram Mandil (Universidade Federal de Minas Gerais), na segunda-feira, 26 de agosto, às 14h, na sala 271 do Prédio de Letras.
 
Atividade aberta aos interessados.
 
Os textos de Lacan, indicados pelo Professor, estão no xerox do Prédio de Letras (pasta 205).
 
 
SEG | 26.08 | 14h00
 
 
Prédio de Letras, Sala 271. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 


 

Mesa redonda: Violência e Sociedade no final do Império Romano

 

O Laboratório de Estudos sobre o Império Romano e Mediterrâneo Antigo e o Projeto "Boato e poder na Roma antiga: estudos comparados sobre a comunicação informal no último século da República e na Antiguidade Tardia" convidam para a Mesa redonda: Violência e Sociedade no final do Império Romano, que acontecerá na próxima segunda-feira, 26 de agosto, às 14h30, no Departamento de História (Sala Nelson Werneck Sodré).
 
Participação de: 
Jean-Michel Carrié (EHESS, Paris)
De l'exégèse iconographique à l'interprétation politico-idéologique: un réexamen de la fresque du camp romain de Louxor
 
Sylvain Janniard (Université François-Rabelais de Tours - França)
The Huns and the transformation of the art of war in the 5th c. AD
 
 
SEG | 26.08 | 14h30
 
Prédio de História e Geografia (Sala Nelson Werneck Sodré). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

Mesa-Redonda Comemorativa do Ano da Alemanha no Brasil, com Alfredo Bosi, Roberto Schwarz e Marcus Mazzari

 

Dia 27 de agosto, terça-feira, das 9 às 13h , será realizada no Auditório da Biblioteca Brasiliana “Guita e José Mindlin”  a Mesa-Redonda Comemorativa do Ano da Alemanha no Brasil "De mãos dadas com a cultura brasileira: Carpeaux, Caro, Meyer-Clason, Rosenfeld e Segall".
 
O evento, organizado pela Profa. Dra. Celeste Ribeiro de Sousa (Departamento de Letras Modernas - FFLCH/USP), terá participação dos Professores Doutores Alfredo Bosi, Roberto Schwarz e Marcus Mazzari.
 
 
TER | 27.08 | das 9:00 às 13h | Convite
 
 
 
Auditório da Biblioteca Brasiliana “Guita e José Mindlin”. Rua da Biblioteca s/nº, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

 

Arte e Cultura da América Latina em Debate

 

Dia 27 de agosto, críticos e pesquisadores de arte estarão reunidos para uma jornada de discussões em torno do tema Memória e Resistência, no universo da arte e da cultura da América Latina.
O encontro acontecerá  na sala 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, das 9 às 18h, e está sendo organizado pelo Fórum Permanente sobre Arte e Cultura da América Latina, em conjunto com a CESA- Sociedade Científica de Estudos da Arte, e com o apoio do PROLAM-USP-Programa de Integração da América Latina.
 
Inscrições: forum-arte-identidade@hotmail.com.br
 
Consulte a Programação
 
TER | 27.08 |  das 9h00 às 18h00
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 


 

Cátedra Jaime Cortesão convida para conferências

 

A Cátedra Jaime Cortesão FFLCH/USP convida para duas conferências que ocorrerão na sede da Cátedra, nos próximos dias 27 e 28 de agosto.
 
A atividade é gratutita e aberta aos interessados.
 
 
Informações:  (11) 3091 2101 | (11) 3091 1511 | cjc@usp.br 
 
TER | 27.08 | 17h30
"Ouvidores e Comunicação Política na Monarquia Pluricontinental Portuguesa", 
por Profa. Dra. Mafalda Soares da Cunha (Universidade de Évora e Coordenadora do Programa Interinstitucional de Doutoramento da Universidade de Lisboa)
 
 
QUA | 28.08 | 11h00
"Do republicanismo jacobino à monarquia orgânica e tradicionalista: António Sardinha, história de uma “conversão”", 
por Profa. Dra. Ana Isabel Sardinha-Desvignes (Maître de Conférences – Institut d´Etudes Lusophones Département d´Etudes Ibériques et latino-américaines – Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3)
 
 
Cátedra Jaime Cortesão FFLCH/USP.  Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Seminário: A sexualidade como princípio estruturante. Uma etnografia nos "jogos gays"

 

O LUDENS - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas - convida para o seminário A sexualidade como princípio estruturante. Uma etnografia nos "jogos gays", que será dirigido por Wagner Xavier de Camargo (pós-doutorando da UFSCAR) e terá como comentadora a pesquisadora do Departamento de História/FFLCH/USP, Giovana Capucim e Silva.
 
O seminário acontece na próxima terça-feira, dia 27 de agosto, às 14h, na sala de vídeo do Departamento de História. É gratuito e aberto aos interessados.
 
 
TER | 27.08 | 14h00
 
Às 18h do mesmo dia, o LUDENS promove o Seminário: "Futebol-Arte: uma viagem por mais de 50 países retratando o futebol de rua".
 
Sala de vídeo do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 


 

Prática Corporal Chinesa

 

Na terça-feira, 27 de agosto, das 11h às 11h40, em frente à Biblioteca Florestan Fernandes, acontecerá uma Prática Corporal Chinesa aberta à comunidade FFLCH. A atividade integra o "I Colóquio Internacional do LIA: 500 anos Portugal - China", organizado pela Profa. Dra. Monica Simas (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas).
 
Maria Lucia Lee nasceu em Taiwan em 1949 e veio ao Brasil aos dois anos de idade. Formou-se no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1972). Desde 1982 dedica-se ao trabalho de pesquisa e ensino das artes corporais chinesas e sua filosofia. Introduziu no Brasil diversos métodos de exercícios terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa, divulgando-os por meio de publicações, DVD´s e cursos. 
 

 


 

Palestras do ciclo "Romance de Formação", na FFLCH

 

O Laboratório de Estudos do Romance anuncia que as palestras do ciclo "Romance de Formação", promovido em 2012 pela Biblioteca Mário de Andrade, serão reeditadas na FFLCH, na sala 134 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária), a partir do dia 29 de agosto. 
 
As palestras são gratuitas e não é necessário fazer inscrição. Serão emitidos certificados aos interessados. 
 
Confira a programação.  Os próximos temas e datas serão divulgados oportunamente.
 
 
"Berlim Alexanderplatz", de Alfred Döblin, por Willi Bolle
29 de agosto, 14h
 
"Dom Casmurro", de Machado de Assis, por Alcides Villaça
12 de setembro, 14h
 
"Os rios profundos", de José María Arguedas, por Marcos Piason Natali
19 de setembro, 14h
 

 

Seminários: "Protesto, Reforma Política e Políticas Públicas"

 

CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) promove neste segundo semestre a série de seminários "Protesto, Reforma Política e Políticas Públicas", que contará com a participação dos docentes da FFLCH: José Arthur Giannotti,  Angela Alonso, Fernando Limongi, Maria Hermínia Tavares de Almeida e Marta Arretche.
 
Os seminários acontecerão no Auditório CEBRAP. Rua Morgado de Mateus, 615, São Paulo.
 
Informações: cebrap.comunicacao@gmail.com  (11) 5574-0399
 
Consulte a programação

 

 


 

Ciclo de Palestras: "Israel e o Mundo"

 

O Centro da Cultura Judaica promoverá de 2 de setembro a 28 de outubro o Ciclo de Palestras "Israel e o Mundo". 
 
A Primavera Árabe e seus desdobramentos, o reconhecimento da Palestina como Estado observador não membro pela Assembleia Geral da ONU, o programa nuclear iraniano e a eleição do novo presidente do país, a retomada das negociações entre israelenses e palestinos e a mudança de status do Brasil no cenário internacional foram alguns dos acontecimentos recentes que reconfiguraram as relações entre o Estado de Israel e diversos países do globo.
 
Participa do evento  o Prof. Dr. Peter Demant, docente do Departamento de História da FFLCH.
 
 
Datas: 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro e 7, 14, 21 e 28 de outubro.
Horário: 20h às 22h
Valor: Todas as 9 palestras - 360,00 / Valor por palestra - 65,00
 

 


 

Curso de Língua e Cultura Guarani - Nível II

 

Estão abertas, junto ao Centro Ángel Rama, as inscrições para o Curso de Língua e Cultura Guarani (Nível II), que será ministrado pelos professores Aizza Abdala e Almir da Silveira, no período de 23 de agosto a 29 de novembro de 2013, das 12 às 14 horas, na sala 169 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).
 
O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas por mensagem eletrônica para carama@usp.br até o dia 22 de agosto.
 
Informações: (11) 3091-4879
 

 


 

Chamada para publicação: Revista Non Plus

 

A Equipe Editorial da Non Plus, publicação eletrônica semestral dos alunos do programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês (Departamento de Letras Modernas), receberá até o dia 15 de setembro artigos para seu quarto número.
 
Serão aceitos artigos de temática livre e caráter teórico que contemplem os segmentos de Didática, Estudos Literários, Crítica Literária, Língua Francesa e Tradução, relativos à língua e cultura francesa e/ou francófona. A Revista aceitará também relatos de experiência didática, contanto que estejam inseridos em uma atividade de pesquisa científica.
 
Os textos deverão ser submetidos em http://www.revistas.usp.br/nonplus. O número tem publicação prevista para Dezembro de 2013.
 
 

 


 

Seminário Internacional Imagens da Cultura Cultura das Imagens

 

O Diversitas (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos) anuncia  o IX ICCI (Seminário Internacional Imagens da Cultura Cultura das Imagens), que será realizado de 28 a 30 de agosto de 2013, pela primeira vez na Universidade de São Paulo (USP), no âmbito da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Diversitas.

 
Programação completa:  http://www.redeicci.net/#!programao/cemh
 
 

 


 

Ciclo de Palestras: "Democracia na História"

 

Teve início no dia 08 de agosto, na Biblioteca Mário de Andrade, o Ciclo de Palestras "Democracia na História". A próxima palestra será proferida pela Profa. Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro, no dia 05 de setembro, quinta-feira, às 19h.
 
Confira a programação, que traz também os professores Marilena Chauí e André Singer. 
 
 
QUI | 05.09 | 19h00
 
 
Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94, São Paulo
 
 

 

1ª Escola Doutoral "Epistemologia, História e Ciências da Linguagem"

 

A Área de Filologia e Língua Portuguesa convida para a 1ª Escola Doutoral "Epistemologia, História e Ciências da Linguagem", que acontecerá de 30 de setembro a 1º de outubro.
 
 
Serão emitidos certificados de participação.
 
 

 


 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2013