Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 196

 

Cerimônia de Outorga do Título de Professora Emérita à Profa. Dra. Maria Odila da Silva Dias

 

A Diretoria da FFLCH/USP convida para a Cerimônia de Outorga do Título de Professora Emérita à Profa. Dra. Maria Odila da Silva Dias, que será realizada no dia 13 de setembro, às 14h30, no Salão Nobre da Faculdade.

Maria Odila da Silva Dias é Professora Titular aposentada do Departamento de História da FFLCH.

SEX | 13.09 | 14h30 | Convite

Salão Nobre da Faculdade (Prédio da Administração). Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo

 


 

 

Palestra: "A questão da resistência cultural", com Marcos Napolitano

 

Governo do Estado de São Paulo e Memorial da Resistência de São Paulo convidam para a palestra "A questão da resistência cultural", que será ministrada pelo Prof. Dr. Marcos Napolitano, neste sábado, 24 de agosto, das 10h30 às 13h.
 
Marcos Napolitano
Doutor em História Social pela USP, é docente-orientador no Departamento de História da FFLCH, professor visitante do Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL) da Universidade de Paris III e assessor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do CNPq. Especialista no período do Brasil Republicano, com ênfase no regime militar e na área de história da cultura, com ênfase nas relações entre música popular e política.
Público-alvo:educadores em geral, estudantes universitários, guias de turismo e demais interessados
 
Não é necessária inscrição. Declarações de comparecimento deverão ser solicitadas após a palestra, ao email faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br.
 
SÁB | 24.08 | 10h30 às 13h00
 
Memorial da Resistência de São Paulo. Largo General Osório, 66, Luz (Auditório Vitae – 5º andar)
 

 


 

Palestra: "A exceção cultural francesa", com Luiz Felipe de Alencastro (Universidade de Paris IV / Sorbonne / Diretor do Centre d'Etudes du Brésil et de l'Atlantique Sud)

 

O Prof. Dr. Marcos Napolitano (Departamento de História FFLCH/USP) e o Projeto “Exercícios de História Cultural Conectada” (USP/COFECUB) convidam para a palestra "A exceção cultural francesa", que será proferida por Luiz Felipe de Alencastro, nesta terça-feira, 27 de agosto, às 16h30, no Departamento de História (Sala Nelson Werneck Sodré). 
 
Luiz Felipe de Alencastro é Professor da Universidade de Paris IV / Sorbonne e Diretor do Centre d'Etudes du Brésil et de l'Atlantique Sud.
  
"A « exceção cultural francesa » designa a legislação de estímulo à criação artística e cultural da França gerada a partir da criação do Ministério da Cultura dirigido por André Malraux em 1959. Considerada por uns como um “protecionismo cultural” contraproducente, envolvendo o cinema, o teatro, a televisão, a edição de livros, mas apoiada pela França e alguns outros governos europeus, esta política constitui um dos pontos de conflito no Trans-Atlantic Trade and Investment Partnership, negociado para criar uma grande zona livre de comércio entre os Estados Unidos e a União Europeia."
 
 
TER | 27.08 | 16h30
 
Sala Nelson Werneck Sodré - Departamento de História. Av Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 


 

 

Conferência: "A vida na fronteira: O conceito da 'fronteira' na obra jornalística de Jordi Soler", com Dagmar Vandebosch (Universidade de Lovaina - KU Leuven, Bélgica)

 

O Departamento de Letras Modernas e o Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana convidam para a Conferência: "A vida na fronteira: O conceito da 'fronteira' na obra jornalística de Jordi Soler", que será ministrada pela Profa. Dra. Dagmar Vandebosch (Universidade de Lovaina - KU Leuven, Bélgica), na terça-feira, 27 de agosto, às 17h30, na sala 107 do Prédio de Letras.
 
A palestra é aberta aos interessados e será ministrada em espanhol.
 
TER | 27.08 | 17h30
 
Prédio de Letras (sala 107). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária
 
 

Leia mais

 


 

Palestra: "Textos amazônicos e cultura latino-americana", com Lúcia Sá (Universidade de Manchester - Reino Unido)

 

Centro Ángel Rama convida para a palestra: "Textos amazônicos e cultura latino-americana", que será ministrada pela Profa. Lúcia Sá, na terça-feira, 27 de agosto, às 18h, na sala 209 do Prédio de Letras.
 
Lúcia Sá é Doutora em Literatura Comparada pela Universidade de Indiana (EUA) e professora titular de Estudos Brasileiros na Universidade de Manchester (Reino Unido). Foi professora na Universidade de Stanford (EUA). 
 
Palestra gratuita e aberta aos interessados.
 
Informações: carama@usp.br   (11) 3091-4879
 
TER | 27.08 | 18h00
 
Prédio de Letras da FFLCH/USP (sala 209). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Seminário: "O modelo de crescimento da redemocratização e seus limites", com Samuel de Abreu Pessôa (IBRE-FGV)

 

A Coordenação de Seminários do Departamento de Ciência Política (Profs. Drs. Adrian Gurza Lavalle e Rogério Arantes) convida para o Seminário: "O modelo de crescimento da redemocratização e seus limites", que será dirigido pelo professor Samuel de Abreu Pessôa (IBRE-FGV), na quinta-feira, 29 de agosto, às 10h, na sala 08 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
 
Informações: (11) 3091-3754
 
QUI | 29.08 | 10h00
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 


 

Conferência: "El campo literario en el entresiglos XX-XXI: claves para narrar la historia de la novela española", com Javier Lluch Prats (Università di Bologna)

 

O Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americanas (Departamento de Letras Modernas FFLCH/USP) convida para a conferência: "El campo literario en el entresiglos XX-XXI: claves para narrar la historia de la novela española", que será proferida pelo Prof. Dr. Javier Lluch Prats (Università di Bologna - GICELAH - CSIC, CCHS), na quinta-feira, 29 de agosto, às 19h30, na sala 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
Aberta aos interessados.
 
QUI | 29.08 | 19h30
 
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Lançamento: "O Declínio da União Soviética: um estudo das causas", de Angelo Segrillo

 

O Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) da USP convida para a palestra de lançamento do livro "O Declínio da União Soviética: um estudo das causas" (segunda edição), de Angelo Segrillo, professor do departamento de História da FFLCH. A obra é uma versão editorial da tese de doutorado de Segrillo, que foi considerada pioneira na historiografia brasileira por ter sido a primeira tese acadêmica nacional sobre história da URSS/Rússia baseada em pesquisa direta nos antigos arquivos classificados soviéticos e outras fontes primárias russas.
 
A palestra discutirá os principais fatores (econômicos, políticos, sociais) que, como analisados no livro, contribuíram para o declínio e eventual desintegração da URSS.
 
No evento, a obra poderá ser adquirida com desconto promocional de 40% sobre o preço de livraria.
 
SEX | 30.08 | 18h30
 
Auditório do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 


 

Mini-curso: "Guimarães Rosa: universo além das margens", com Yudith Rosenbaum

 

Estão abertas junto ao Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo) as inscrições para o mini-curso "Guimarães Rosa: universo além das margens", que será ministrado pela Profa. Dra. Yudith Rosenbaum, nos dias 4, 11, 18 e 25 de setembro (quartas-feiras), das 16 às 18h. As inscrições custam R$200, mas há desconto para estudantes, professores e terceira idade.
 
Yudith Rosenbaum é docente da Área de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP.
 
Informações: (11) 3123 5213 / 5214   cursosma@usp.br
 
 

 

Leia mais

 


 

 

Mini-curso: "Camus faz 100 anos"

 

Estão abertas junto ao Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo) as inscrições para o mini-curso "Camus faz 100 anos", atividade coordenada por Cláudia Pino, professora de Literatura Francesa na FFLCH-USP. 
 
O curso propõe uma reflexão sobre diversos campos de atuação de Albert Camus, passando pela relação que seu pensamento filosófico tem com a escrita literária, por suas impressões do Brasil durante sua visita entre os meses de julho e agosto de 1949, por sua abordagem do teatro como lugar de solidariedade entre os homens e, enfim, por seus escritos ficcionais enquanto espaço de manifestação de sua veia clássica e mediterrânea.
 
As aulas acontecerão às segundas-feiras, dias 9, 16 e 30 de setembro, e 7 de outubro, das 19h30 às 21h30.
 
O valor do curso é de R$200,00, mas há descontos para estudantes, professores e terceira idade.
 
Informações: (11) 3123 5213 -  5214  | cursosma@usp.br
 
 
 

 

II Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses

 

 
Concomitante ao Simpósio Internacional Comemorativo dos 50 anos do Curso de Japonês na Universidade de São Paulo, o II Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses segue com sua proposta inicial de divulgar as pesquisas em estudos japoneses e proporcionar maior interação entre os pesquisadores.
 
O evento, que este ano se realizará no dia 12 de setembro, na Casa de Cultura Japonesa, abre novamente espaço, não só àqueles pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da USP, mas também a todos os interessados em divulgar seus estudos sobre Japão.
 
Contará com a colaboração do professor Makoto Katsube, da Universidade de Hiroshima, realizando a conferência de abertura: O Provérbio Deru kui wa Utareru (O Prego Saliente é Martelado) e seu Contexto Social – Uma Análise Histórica da Sociedade Agrária Japonesa.
 
 
QUI | 12.09 | 09h às 21h | Programação
 
Casa de Cultura Japonesa, Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo

 

Leia mais


 

II Simpósio da APEESP – 30 anos

 

A APEESP (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo) – com o apoio da Capes, da Fundação Memorial da América Latina, da EFLCH-Unifesp e do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da FFLCH-USP – está promovendo o II Simpósio da APEESP – 30 anos.  
 
O evento pretende ser um espaço de interlocução para a troca de experiências e reflexões entre professores e futuros professores de espanhol e de matérias correlatas, unindo prática e pesquisa. O evento contará com palestras e mesas redondas compostas por convidados e com a apresentação de comunicações orais e oficinas.
 
Também será uma oportunidade de rendermos homenagem ao professor Mario González, um dos fundadores e o primeiro presidente da associação.
 
As atividades do dia 13 de setembro terão lugar na FFLCH/USP e as do dia 14 de setembro no Memorial da América Latina. 
 
Na FFLCH, as conferências de abertura e encerramento ocorrerão na sala 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária). As comunicações orais e oficinas serão nas salas 131, 132, 133 e 134 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária).
 
 
 
SEX | 13.09 | 08h-19h00 | Prédio de Letras. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
SÁB | 14.09 | 14h-18h30 |  Memorial da América Latina. Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo
 

 


 

Curso: "Introdução de Pesquisa sobre o Movimento Literário de Imigrante Japonês no Brasil (Pesquisa de Nikkei Imin Bungaku / Literatura de Nikkei - Literatura no Brasil)"

 

O Centro de Estudos Japoneses informa que estarão abertas, de 29 de agosto a 10 de setembro, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH, as matrículas para o curso "Introdução de Pesquisa sobre o Movimento Literário de Imigrante Japonês no Brasil(Pesquisa de Nikkei Imin Bungaku (Literatura de Nikkei - Literatura no Brasil)".
 
O curso será realizado de 16 a 25.09.2013, (segunda, terça e sexta, das 14 às 16h00), no Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária
 
Mais informações em: http://sce.fflch.usp.br/node/1517

 

 


 

II Jornada TRADUSP: Tradução e Poética

 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da FFLCH promoverá nos dias 18 e 19 de setembro, na sala 266 do Prédio de Letras, a  II Jornada TRADUSP: Tradução e Poética.
 
Esta edição destaca a pesquisa sobre o fenômeno da tradução como reescritura, voltando seu olhar para o fazer textual como poiesis. Os objetivos são identificar e discutir aspectos teóricos e críticos na tradução literária, em prosa ou em poesia, além da apresentação de obras ou textos clássicos em tradução comentada.
 
As inscrições e envio de resumos para apresentação de trabalhos poderão ser feitas de 03 de julho a 30 de agosto. O valor da taxa de inscrição será de R$20 para alunos de pós-graduação e R$10 para alunos de graduação (para apresentação de pôsteres), que poderão ser pagos no dia do evento. 
 
Serão emitidos certificados aos ouvintes inscritos.
 
Inscrições e mais informações: https://sites.google.com/site/jornadatradusp/
 
Contato:  jornadatrad2013@gmail.com
 
Coordenação Geral: Prof. Dr. Álvaro Faleiros e Prof. Dr. Mário Ramos Francisco Jr. | Comissão Organizadora: Gisele Rosa, Vanice Latorre, Sabrina Matuda e Rafael Frate.
 
QUA e QUI | 18 e 19.09 | das 9h às 18h
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 


 

Palestra com Franklin Leopoldo e Silva no Maria Antonia

 

Inicia-se no dia 29 de agosto, no Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo) o ciclo de palestras "Aberto para balanço: arte e cultura no Brasil dos últimos 20 anos", que conta com palestra do docente da FFLCH, Prof. Dr. Franklin Leopoldo e Silva (Departamento de Filosofia), no dia 10 de outubro às 20h.
 
As palestras são gratuitas e abertas aos interessados. Retirar senha 30 minutos antes.
 
Confira a Programação
 
Informações: (11) 3123 5213 -  5214  | cursosma@usp.br
 
 

As defesas de mestrado e doutorado desta semana estão disponíveis em http://comunicacao.fflch.usp.br/node/3090