Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 198

 
 

Cinusp e FFLCH celebram os 100 anos do cinema indiano

 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês convida para curso e mostra de cinema indiano que acontecerão na FFLCH e no CINUSP. 
 
O curso "100 anos de Cinema Indiano"  será oferecido de 12.09 a 14.11.2013, no Prédio de Letras, e está com matrículas abertas até o dia 09 de setembro, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH. Será ministrado em inglês e português. 
 
Informações detalhadas em http://sce.fflch.usp.br/node/1403.
 
A mostra de cinema indiano estará em cartaz de 16 a 29.09.2013, no CINUSP. Programação em www.usp.br/cinusp
 
Coordenação Geral: Profa. Dra. Laura P. Z. Izarra (Departamento de Letras Modernas).
 

 


 

Cerimônia de Outorga do Título de Professora Emérita à Profa. Dra. Maria Odila da Silva Dias

 

A Diretoria da FFLCH/USP convida para a Cerimônia de Outorga do Título de Professora Emérita à Profa. Dra. Maria Odila da Silva Dias, que será realizada no dia 13 de setembro, às 14h30, no Salão Nobre (Prédio da Administração).

Maria Odila da Silva Dias é Professora Titular aposentada do Departamento de História da Faculdade.

SEX | 13.09 | 14h30 | Convite

Salão Nobre da Faculdade (Prédio da Administração). Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

Seminário: “A Desconfiança Política e os seus Impactos na Qualidade da Democracia”

 

O Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) convida para o seminário “A Desconfiança Política e os seus Impactos na Qualidade da Democracia”, que será realizado na quarta-feira, 11 de setembro, a partir das 14h.
 
Participam do evento os docentes da FFLCH, Profs. Drs. José Álvaro Moisés e Fernando Limongi.
 
Aberto ao público, gratuito e sem necessidade de inscrição.
 
Informações: Cláudia R. Tavares, clauregi@usp.br, (11) 3091.1686
 
Transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo
 
QUA | 11.09 | Programação
 
IEA/USP (Sala de Eventos). Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 
 
 

Seminário Permanente História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes

 
O Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos convida para o Seminário Permanente História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes, que será realizado na próxima quarta-feira, 11 de setembro, às 17h30, no Laboratório do CEMA, próximo à Cátedra Jaime Cortesão, no Prédio de Geografia e História (FFLCH/USP).
 
O evento conta com a presença do professor Gerardo Lara Cisneros (Universidad Nacional Autónoma de México), que apresentará seu trabalho "Autos de fe para indios en el Arzobispado de México, siglo XVIII: superstición y política".
 
A programação de seminários do CEMA, assim como os textos-base de cada seminário estão disponíveis em www.usp.br/cema
 
QUA | 11.09 | 17h30
 
 Laboratório do CEMA. Prédio de Geografia e História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 


 

Alcides Villaça fala sobre "Dom Casmurro" no Ciclo de Palestras "Romance de Formação" 

 

Dando continuidade ao ciclo de palestras "Romance de Formação", o Laboratório de Estudos do Romance convida para a palestra sobre Dom Casmurro, de Machado de Assis, que será proferida pelo Prof. Dr. Alcides Villaça, na quinta-feira, 12 de setembro, às 14h, na sala 134 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária).
 
As palestras são gratuitas e não é necessário fazer inscrição. Serão emitidos certificados aos interessados. 
 
Confira a Programação

 


 

Seminário: "Making Brazil work: checking the President in a multiparty system"

A Coordenação de Seminários do Departamento de Ciência Política (Profs. Drs. Adrian Gurza Lavalle e Rogério Arantes) convida a todos para o próximo seminário, com Carlos Pereira (FGV) e Marcus André Melo (UFPE), na quinta-feira, 12 de setembro, às 10h, na sala 8 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, sob o título "Making Brazil work: checking the President in a multiparty system".
 
Trata-se do livro recém-lançado por Carlos e Marcus André, disponível no Amazon.
 
Confira o posfácio do livro, escrito a propósito das manifestações de junho, bem como artigo publicado em Journal of Democracy, que antecipa o argumento geral do livro.
 
 O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
 
Informações: (11) 3091-3754
 
QUI | 12.09 | 10h00
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 


 
 

Seminário: "A questão rural na América Latina, subdesenvolvimento ou dependência cultural? Reflexões a partir da obra de Celso Furtado"

 
O Departamento de História convida para o seminário "A questão rural na América Latina, subdesenvolvimento ou dependência cultural? Reflexões a partir da obra de Celso Furtado", que será dirigido por Maurício Herrera -Jaramillo (Pontifícia Universidad Javeriana - Bogotá), na quinta-feira, 12 de setembro, às 14h, na FEA/USP (Sala Delfim Netto).
 
QUI | 12.09 | 14h00
 
Prédio FEA 2 - térreo (Sala Delfim Netto). Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo
 

 
 

Apresentação e debate: "Ermano Stradelli: o filho da cobra grande", de Andrea Palladino

 
Istituto Italiano di Cultura di San Paolo, LISA e CEstA convidam para a apresentação do filme "Ermano Stradelli: o filho da cobra grande", de Andrea Palladino, na sexta-feira, 13 de setembro, às 14h30, no  Anfiteatro do LISA.
 
A apresentação do filme será seguida de debate com a participação de Andrea Palladino (diretor do filme, por videoconferência); Livia Raponi (Istituto Italiano di Cultura São Paulo, Curadora da exposição “Ermanno Stradelli na Amazônia. Rios, povos e lendas sob um olhar de um explorador italiano”); Sylvia Caiuby Novaes e Márcio Silva (Departamento de Antropologia - FFLCH/USP).
 
Informações: (11) 3091-3045 / 3091- 1478 www.vimeo.com/lisausp
 
 
SEX | 13.09 | 14h30 | Convite
 
 
Local: Anfiteatro do LISA. Rua do Anfiteatro, 181 - Cj. Colmeia - Favo 10, Cidade Universitária, São Paulo
 
 


 
 
 

Lançamento: "Cartografia", de Fernanda Padovesi Fonseca e Jaime Oliva

 
Os autores, Profs. Drs. Fernanda Padovesi Fonseca (Departamento de Geografia) e Jaime Oliva (IEB/USP), a Editora Melhoramentos e a Livraria da Vila convidam para o lançamento do livro Cartografia, que será realizado no sábado, 14 de setembro, a partir das 11h.
 
 
SÁB | 14.09 | 11h00 às 14h00 | Convite
 
 
Livraria da Vila. Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, São Paulo
 

 
 
 

Lançamento: "Proust 2011: Encontro internacional de pesquisadores proustianos", Alexandre Bebiano de Almeida e Philippe Willemart (Orgs.)

 

Proust 2011, que acaba de ser lançado pela Editora Humanitas, nasceu de um encontro que reuniu pesquisadores universitários brasileiros e estrangeiros na FFLCH-USP, em março de 2011. Foi uma tentativa de responder a várias perguntas: o que significa ler hoje o romance Em busca do tempo perdido? O que pode ensinar no presente a prosa de Marcel Proust? De que maneira interpretar essa obra monumental, cuja elaboração exigiu um esforço agônico de seu autor, como testemunham sua correspondência e os 75 cadernos de rascunho consultados? Qual foi a acolhida que a obra proustiana recebeu na Itália, na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos? Este volume espera manter viva a tradição de leitura desse autor, tão difícil e complexo, no Brasil.
 

 

 


 

Seminário: "Escolas e Desempenho: para além do idílico e da irrelevância"

 

O Centro de Estudos da Metrópole realiza no dia 18 de setembro, (quarta-feira), das 17h30 às 19 horas, no auditório da Cátedra Jaime Cortesão, o seminário "Escolas e Desempenho: para além do idílico e da irrelevância".
 
O objetivo é evidenciar os mecanismos relacionados ao desempenho escolar. Serão apresentados os resultados de uma revisão da produção acadêmica, que relaciona o papel da escola com o desempenho escolar. A partir das disciplinas da Educação, Ciência Política, Sociologia, Administração e Economia, foi realizado uma análise transversal das ideias identificadas na revisão de cada área. Os pesquisadores irão expor uma análise transversal das ideias identificadas na revisão de cada área, além de advogar pela necessidade de desenhos de pesquisa que possam “abrir a caixa preta” da escola. Dessa forma, será possível adicionar a abordagem de “mecanismos analíticos” com o objetivo de expandir o entendimento de como as escolas desempenham um nível analítico não trivial entre a implementação da política pública e a produção dos resultados agregados de desigualdade educacional.
 
Os expositores são:  Charles Kirschbaum - Doutor  em Administração de Empresas (FGV), professor do Insper e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e Gabriela Lotta - Doutora em Ciência Política (USP), e a professora da UFABC e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM).
 
Aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
 
 
QUA | 18.09 | 17h30 - 19h00
 
Cátedra Jaime Cortesão (auditório). Prédio de História e Geografia (térreo). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 


 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 


A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2013