Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 205

 

Seminário Internacional : "Emancipação, inclusão e exclusão. Desafios do Passado e do Presente"

 

 
Colaborando para um balanço dos 150 anos da Proclamação da Emancipação norte-americana e dos 125 anos da Lei Áurea no Brasil, o seminário, que acontece de 28 a 30 de outubro, na Tenda Cultural Ortega y Gasset (Praça do Relógio,  Cidade Universitária/USP), tem por objetivo colocar em pauta o problema das emancipações da escravidão nas Américas e suas consequências.
 
Coordenação geral das Profas. Dras. Diana Vidal (FE/USP), Lilia Schwarcz (DA/FFLCH/USP) e Maria Helena P. T. Machado (DH/FFLCH/USP).
 
O seminário será acompanhado por uma exposição fotográfica, composta de imagens do século XIX, de africanos e afrodescendentes no Brasil, escravos, libertos e livres. O acervo virá do Instituto Moreira Salles (IMS) e terá como local o Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP).
 
A exposição ficará em cartaz de 28/10 a 30/11/2013, das 10 às 18h.
 
Curadoria: Lilia Moritz Schwarcz (DA/FFLCH/USP, Princeton University), Maria Helena P. T. Machado DH/FFLCH(USP) e Sérgio Burgi (IMS).
 

 

 

 

 

Lançamento: "Dicionário Tupi Antigo: A língua indígena clássica do Brasil", de Eduardo de Almeida Navarro

 

O autor, Prof. Dr. Eduardo de Almeida Navarro, a Global Editora e a Livraria Martins Fontes convidam para a noite de autógrafos do Dicionário Tupi Antigo: A língua indígena clássica do Brasil, que será realizada na segunda-feira, 28 de outubro, a partir das 18h30, na Livraria Martins Fontes - Paulista.
 
 
SEG | 28.10 | 18h30 às 21h30 | Convite
 
Livraria Martins Fontes - Paulista. Av. Paulista, 509, São Paulo
 

 

 

 

 

Travessia: encontro com autores, com Moacir Amâncio

 

O Prof. Dr. Moacir Amâncio, docente do Departamento de Letras Orientais, participa nesta nesta segunda-feira, 28 de outubro, às 19h30, na Livraria Martins Fontes Paulista, do evento Travessia: encontro com autores
 
Trata-se de conversa informal com o autor sobre sua travessia pelo caminho da escrita, como sua criação se desenvolveu entre buscas, silêncios e avanços. Estímulos e pausas.
 
SEG | 28.10 | 19h30 
 
 
Livraria Martins Fontes Paulista (Auditório). Av.Paulista, 509, São Paulo
 

 


 

Primeira Jornada Literária

 

A Com-Arte Editora-Laboratório do Curso de Editoração, a Edusp e a Livraria João Alexandre Barbosa convidam para a Primeira Jornada Literária, que acontece nesta terça-feira, 29 de outubro, às 19h30, na Livraria João Alexandre Barbosa.
 
O evento contará com debate sobre o cânone da literatura brasileira, com a participação de Antonio Dimas e Manuel da Costa Pinto, além de recital de viola de Ivan Vilela e coquetel de lançamento dos três primeiros volumes da coleção Reserva Literária, parceria da editora-laboratório Com-Arte com a Edusp, cuja proposta é a de resgatar obras esquecidas ou obscuras da literatura brasileira, fora de circulação há décadas, mas de grande valor artístico e cultural.
 
Informações: (11) 3091-4157
 
TER | 29.10 | 19h30 | Convite
 
Livraria João Alexandre Barbosa. Av.  Prof. Luciano Gualberto, 78 (entrada pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin), Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

 

Palestra: "Razón Humanitária", com Didier Fassin (Instituto de Estudos Avançados de Princeton / École des Hautes Études en Sciences Sociales)

 

O Departamento de Antropologia convida para a palestra Razón Humanitária, que será proferida em espanhol por Didier Fassin  (Instituto de Estudos Avançados de Princeton / École des Hautes Études en Sciences Sociales), na próxima terça-feira, 29 de outubro, às 19h, na sala 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
 
TER | 29.10 | 19h00 | Convite
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 


 

 

Seminário: O jogo de brincar

 

O LUDENS - Núcleo interdisciplinar de pesquisas sobre futebol e modalidades lúdicas - convida para o seminário O jogo de brincar, que será dirigido pelas Profas. Dras. Ana Cristina Zimmermann (Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano / EEFE-USP) e Soraia Chung Saura (Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano / EEFE-USP), na próxima terça-feira, 29 de outubro, às 18h, na sala de vídeo do Departamento de História.
 
 
TER | 29.10 | 18h00 | Convite
 
Sala de vídeo do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 

Seminário Populações urbanas e trabalho no Brasil do século XX

 

O CEDHAL, Centro de Estudos de História da América Latina, convida para o Seminário Populações urbanas e trabalho no Brasil do século XX, que promoverá no dia 29 de outubro, terça-feira, às 14h30, na sala do CEDHAL (Prédio de História e Geografia).
 
 
Palestrantes:
 
- Flavia de Matos Rodrigues. Formas de resistir e persistir do comércio ambulante em Campinas (1930-1940).
- Antero Maximiliano Dias Reis. Filhos da classe trabalhadora: litígios processuais trabalhistas na Florianópolis do final do século XX.
- José Pacheco Junior. Menores trabalhadores, leis e conflitos no Sudoeste da Bahia (1964-1972).
 
Debatedora: Renata Ribeiro Francisco
 
Informações: (11) 3091-3745
 
TER | 29.10 | 14h30
 
 
Prédio de História e Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 

Seminário 500 anos d'O Príncipe

 

O Departamento de Ciência Política promove nos dias 30 e 31 de outubro, na sala 8 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais o Seminário 500 anos d'O Príncipe.
 
Informações: (11) 3091-3754
 
Programação:
 
30/10 - Quarta-feira
 
9h30 - Eunice Ostrensky (DCP - USP)
 
9h45 - Flavia Benvenuto (UFAL) - Maquiavel: entre o discurso e as armas
 
11h - Newton Bignotto (UFMG) - O aprendizado da política: Maquiavel antes do Príncipe
 
14h - Marcelo Jasmin (PUC - RJ) - Maquiavel, história e política
 
15h30 - Eduardo Rinesi (UNGS - Argentina) - Maquiavel, moralista



31/10 - Quinta-feira

10h30 - Jean Gabriel (UFSC) - O Maquiavel Trágico

14h - Ernesto Funes (UBA - Argentina) - Machiavelo el archi-moderno

15h30 - Helton Adverse (UFMG) - Maquiavel, O Príncipe e as Artes de Governar

17h30 - Diego Von Vacano (TAMU - Texas) - Liberty Loves Struggle: Machiavelli on Social Conflict and Freedom

 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 


 

 

Seminário: "Carisma, unidade e poder no cristianismo primitivo: o monoepiscopado nas cartas de Inácio de Antioquia (início do século II d.C.)", com Pedro Luís de Toledo Piza (Mestrando DH-FFLCH/USP)

 

O Laboratório de Estudos sobre o Império Romano e Mediterrâneo Antigo (LEIR-MA/USP) convida para o seminário de Pesquisa Mare Nostrum "Carisma, unidade e poder no cristianismo primitivo: o monoepiscopado nas cartas de Inácio de Antioquia (início do século II d.C.)", que será dirigido por Pedro Luís de Toledo Piza (Mestrando DH-FFLCH/USP), na quarta-feira, 30 de outubro, às 18h, na Sala de Vídeo do Departamento de História.
 
 
A atividade é gratuita e aberta aos interessados.
 
QUA | 30.10 | 18h00 | Convite
 
 
Sala de Vídeo do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 

Seminário: "The art of power", com Diego von Vacano (Texas A&M University)

 

A Coordenação de Seminários do Departamento de Ciência Política convida para o Seminário "The Art of Power", que será dirigido pelo professor Diego von Vacano (Texas A&M University), na quinta-feira, 31 de outubro, às 17h30, na sala 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
 
Informações: (11) 3091-3754
 
QUI | 31.10 | 17h30
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 


 

 

Seminário: "O impacto da lei de cotas: diagnóstico e perspectivas", com João Feres Júnior (Instituto de Estudos Sociais e Políticos - UERJ)

 

O Departamento de Sociologia e o Centro de Estudos da Metrópole convidam para o Seminário: O impacto da lei de cotas: diagnóstico e perspectivas, que será dirigido pelo Prof. Dr. João Feres Júnior (Instituto de Estudos Sociais e Políticos - UERJ), na próxima quinta-feira, 31 de outubro, das 17h30 às 19h30, na sala 1041 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Sala do Conselho do Departamento de Sociologia).
 
QUI | 31.10 | 17h30 às 19h30 | Convite
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 1041). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Seminário Governança da Internet: Desenvolvimento e Inovação 2013-2014

 

O Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais promove na próxima quinta-feira, 31 de outubro, das 16 às 18h, na sala 8 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, o Seminário Governança da Internet: Desenvolvimento e Inovação 2013-2014.
 
 
QUI | 31.10 | das 16 às 18h00 | Convite
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo 

 


 

Conferência: "O racismo segundo Lévi-Strauss", com René Daniel Decol

 

 

O Centro de Estudos Judaicos e o Serviço de Cultura e Extensão Universitária convidam para a conferência: O racismo segundo Lévi-Strauss, que será proferida pelo Prof. Dr. René Daniel Decol, no dia 06 de novembro, das 19h30 às 21h, na sala 266 do Prédio de Letras.
 
O evento é gratuito e as inscrições poderão ser feitas no site do Serviço de Cultura e Extensão Universitária,  no período de  29/10 a 04/11/2013.
 
QUA | 06.11 | das 19:30 às 21h
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 


 

Lançamentos: Coleção Memória do Saber

 

 
No dia 6 de novembro, a partir das 16h, no Centro de Apoio à Pesquisa Histórica - CAPH do Departamento de História, serão lançados três livros da Coleção Memória do Saber:
 
Arnaldo Vieira de Carvalho e a história da medicina paulista (1867-1920)
Coordenado por Maria Amélia Mascarenhas Dantes/Márcia Regina Barros da Silva
 
Câmara  Cascudo e os saberes
Organizado por Marcos Silva
 
Varnhagen no Caleidoscópio
Organizado por Lucia Maria Paschoal Guimarães/Raquel Glezer
 
O evento contará com mesa de discussão com os autores
 
QUA | 06.11 | 16h00 | Convite
 
CAPH. Prédio de História e Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 

Seminário: "Imigrantes e refugiados: Processos de integração"

 

Estão abertas em http://www.missaonspaz.org/ as inscrições para o Seminário Vozes e Olhares Cruzados 2. Imigrantes e refugiados: Processos de integração, que será realizado no dia 08 de novembro, no Auditório do ITESP. Participa do evento o docente do Departamento de História da FFLCH, Prof. Dr. José Carlos Sebe Bom Meihy.
 
Informações: (11) 3340-6952   seminario2013@missaonspaz.org
 
SEX| 08.11 | Programação
 
 Auditório do ITESP. Rua Dr. Mário Vicente, 1108, Ipiranga, São Paulo

 

 

 

Journée d’études: Laboratório do Manuscrito Literário 2013

 

 
A Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês promoverá nos dias 11 e 12 de novembro, na sala 260 do Prédio de Letras, a Journée d’études: Laboratório do Manuscrito Literário 2013.
 
O evento transcorrerá em francês, sem tradução.
 
Informações: monitoriadofrances@gmail.com
 
 
SEG e TER | 11 e 12.11 | Programação
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

Seminário interdisciplinar de abrangência nacional discute as relações entre Brasil e África

 

O Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil África da USP, sediado na FFLCH, promoverá o seminário nacional Interlocuções Brasil África, de 11 a 13 de novembro próximo, na sala 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
Na ocasião serão debatidos temas ligados às fontes e metodologias de pesquisa, relações entre o Brasil e a África, os diálogos e as resistências existentes nessas relações. Em conformidade com a natureza interdisciplinar do NAP Brasil África, pesquisadores de várias universidades do país discorrerão sobre esses temas da perspectiva de diferentes disciplinas. O NAP Brasil África conta com verba atribuída pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.  
 
As inscrições gratuitas estão abertas no site www.brasilafrica.fflch.usp.br . Serão concedidos certificados de presença.
 
SEG a QUA | 11 a 13.11 | Programação
 
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Lançamento: "Scepticim: Hero and Villain", com capítulo de José de Souza Martins

 

No último dia 24 de outubro, quinta-feira, na Livraria Heffer's, em Cambridge, Inglaterra, foi lançado o livro Scepticim: Hero and Villain, Nova Science Publishers, Inc., New York, 2012, organizado por Sir Roy Calne (cirurgião) e William O’Reilly (historiador).
 
José de Souza Martins, Professor Emérito da FFLCH e titular aposentado do Departamento de Sociologia, esteve presente. É autor de um dos capítulos:  “Between blind justice and skeptical justice: Lynching in  Brazil”. 
 
O livro, que reúne textos principalmente de fellows de diferentes áreas do conhecimento, de Trinity Hall, um dos mais antigos Colleges da Universidade de Cambridge, é expressão da interdisciplinaridade dos colleges de Cambridge.
 
José de Souza  Martins foi o terceiro brasileiro a ocupar uma cátedra em Cambridge (1993-1994), quando foi eleito fellow de Trinity Hall.
 

 

 
 

 

Revista Vértices Número 14 (2013)

 

Os editores da Revista Vértices, Revista dos Pós-Graduandos da Área de Hebraico do Programa de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Estudos Árabes do Departamento de Letras Orientais, anunciam a publicação do Número 14 (2013) em http://revistas.fflch.usp.br/vertices/
 
Contato: verticeshebraico@gmail.com

 

 

 

 


 

* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2013