Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 207

 

José de Souza Martins recebe título de Honoris Causa na UFPB

 

Neste 8 de novembro, às 19 horas, presidido pela Professora Dra. Margareth de Fatima Formiga Melo Diniz, Magnífica Reitora, o Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba, em sessão solene, concederá ao Prof. Dr. José de Souza Martins o título de Doutor Honoris Causa. O discurso de apresentação será feito pelo Prof. Dr. Antonio Motta.
 
Na ocasião será lançado um livro-dossiê com a biografia e obras do titulado.
 
José de Souza Martins, professor titular aposentado do Departamento de Sociologia, é Professor Emérito da FFLCH.
 

 

 

 

Lançamento: "Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais", Mônica Ferreira Mayrink e Heloisa Albuquerque-Costa (Orgs.)

 

 
A Editora Humanitas e a Livraria da Vila convidam para o lançamento do livro Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais, organizado pelas professoras Mônica Ferreira Mayrink e Heloisa Albuquerque-Costa (docentes do Departamento de Letras Modernas da FFLCH).
 
Este livro, primeiro da editora na área, reúne reflexões, pesquisas e experiências didáticas de professores e pesquisadores que discutem questões relacionadas às novas formas de ensinar e aprender do século XXI. O livro é resultado da participação de seus autores na JEALAV - Jornada de ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais, evento que vem sendo realizado na USP, pelas professoras-organizadoras, desde 2010.
 
SÁB | 09.11 | das 15h às 18h | Convite
 
Livraria da Vila (Piso superior). Rua Fradique Coutinho, 915, São Paulo
 
 
 

 

 

 

Seminário interdisciplinar de abrangência nacional discute as relações entre Brasil e África

 

O Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil África, sediado na FFLCH, promoverá o Seminário nacional Interlocuções Brasil África, de 11 a 13 de novembro, na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
Na ocasião serão debatidos temas ligados às fontes e metodologias de pesquisa, relações entre o Brasil e a África, os diálogos e as resistências existentes nessas relações. Em conformidade com a natureza interdisciplinar do NAP Brasil África, pesquisadores de várias universidades do país discorrerão sobre esses temas da perspectiva de diferentes disciplinas. O NAP Brasil África conta com verba atribuída pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.  
 
As inscrições gratuitas estão abertas no site www.brasilafrica.fflch.usp.br . Serão concedidos certificados de presença.
 
SEG a QUA | 11 a 13.11 | Programação
 
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 

 

Journée d’études: Laboratório do Manuscrito Literário 2013

 

 
A Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês promoverá nos dias 11, 12 e 13 de novembro, na sala 260 do Prédio de Letras, a Journée d’études: Laboratório do Manuscrito Literário 2013.
 
O evento transcorrerá em francês, sem tradução.
 
Informações: monitoriadofrances@gmail.com
 
 
SEG e TER | 11 a 13.11 | Programação
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 

 


 

Etapa Preparatória Livre para I Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes

 

A Profa. Dra. Zilda Márcia Grícoli Iokoi, docente do Departamento de História e diretora do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - Diversitas, participa nesta segunda-feira, 11 de novembro, de evento promovido pelo Instituto de Relações Internacionais da USP, preparatório para I Conferência Municipal de Políticas para Migrantes.
 
 
 
 

 

Ciclo de Palestras: Estudos de Língua e Literatura Japonesa na USP 2013

 

Estão abertas no website do Serviço de Cultura  e Extensão Universitária da FFLCH, as inscrições para o Ciclo de Palestras - Estudos de Língua e Literatura Japonesa na USP 2013.
 
O evento, que é promovido pelo Departamento de Letras Orientais, é gratuito e acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro; e no dia 16 de dezembro, na Casa de Cultura Japonesa da FFLCH-USP (Av. Prof. Lineu Prestes,159, Cidade Universitária), e na ET-3, Prédio da Engenharia Naval da Escola Politécnica.
 
Coordenação:  Profas. Dras. Eliza Atsuko Tashiro-perez e Neide Hissae Nagae 
 
Inscrições e mais informações em http://sce.fflch.usp.br/node/1591

 

 

 

Seminário Permanente História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes

 

O Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA) convida para a próxima reunião do Seminário Permanente História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes, que será realizada na próxima terça-feira, 12 de novembro, às 17h30, no Laboratório do CEMA.
 
A reunião contará com a presença de Camila Loureiro Dias, doutoranda pela École de hautes études de sciences sociales (EHESS), França, que apresentará e debaterá seu trabalho intitulado O livro das canoas.
 
Para conferir a programação do segundo semestre do Seminário, assim como ter acesso aos textos-base para as reuniões, acesse o site:  www.usp.br/cema
 
TER | 12.11 | 17h30
 
Laboratório do CEMA, próximo à Seção de Alunos do Prédio de Geografia e História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São  Paulo
 

 


 

Cine-Debate do Filme: "Juventus Rumo a Tóquio"

 

O LUDENS - Núcleo interdisciplinar de pesquisas sobre futebol e modalidades lúdicas - promove nesta terça-feira, 12 de novembro, às 20h, na Sala de Vídeo do Departamento de História, o Cine-Debate do Filme: Juventus Rumo a Tóquio
 
Participação de Rogério Zagallo (OKA Comunicações).
 
Aberto aos interessados.
 
TER | 12.11 | 20h00
 
Sala de Vídeo do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 

 

Renato Janine Ribeiro participa de debate de lançamento do livro "As ruas e a democracia. Ensaios sobre o Brasil contemporâneo"

 

O Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro participa na quarta-feira, 13 de novembro, às 10h, de debate de lançamento do livro As ruas e a democracia. Ensaios sobre o Brasil contemporâneo, de Marco Aurélio Nogueira.
 
O evento é promovido pelo Instituto de Relações Públicas e Relações Internacionais da UNESP.
 
Informações: ippri@ippri.unesp.br
 
QUA | 13.11 | 10h00 | Convite
 
Praça da Sé, 108, 7º andar, Centro, São Paulo
 

 


 

Mesa Redonda "Lucien Febvre: história, geografia e socialismo"

 

Os Departamentos de Geografia e História promovem nesta quarta-feira, 13 de novembro, das 18 às 20h, mesa redonda sobre o historiador Lucien Febvre.
 
O evento, que é gratuito e aberto aos interessados, conta com a participação dos Profs. Drs. Lincoln Secco (Departamento de História), Marisa Deaecto (ECA/USP), Fábio Contel (Departamento de Geografia) e Federico Ferretti (Universidade de Genebra, CNRS/EHGO).
 
QUA | 13.11 | das 18 às 20h | Convite
 
Prédio de História (Sala de eventos do CAPH). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 


 

Palestra: "Giovanni Boccaccio e as metamorfoses do Decameron", com Maurício Santana Dias

 

O Prof. Dr. Maurício Santana Dias, docente da área de Italiano do Departamento de Letras Modernas, proferirá a palestra Giovanni Boccaccio e as metamorfoses do Decameron, nesta quarta-feira, 13 de novembro, às 16h,  no Centro Universitário Maria Antonia. 
 
O evento é gratuito e os interessados devem retirar senha 30 minutos antes.
 
 
QUA | 13.11 | 16h00
 
Centro Universitário Maria Antonia. Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo
 
 
 

 

Seminário Especial: "Coalizões e comportamento legislativo no Brasil (1988-2010)", com Danilo Medeiros, Andréa Freitas, Mauricio Izumi e Lorena Barberia (DCP/FFLCH/USP)

 

A Coordenação de Seminários do Departamento de Ciência Política convida para o Seminário Especial "Coalizões e comportamento legislativo no Brasil (1988-2010)", que será dirigido por Danilo Medeiros, Andréa Freitas e Mauricio Izumi e terá como debatedora a professora do Departamento, Lorena Barberia. O seminário acontece na quinta-feira, 14 de novembro, às 10h, na sala 105 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. É gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
 
Informações: (11) 3091-3754
 
QUI | 14.11 | 10h00
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 105). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 
 
 
 

 

 

 

Jornada Internacional: A atualidade da "sociologia enraizada" de José de Souza Martins

 

O Departamento de Sociologia convida para a Jornada Internacional A atualidade da "sociologia enraizada" de José de Souza Martins, que será realizada no dia 19 de novembro, terça-feira, entre as 9 e as 19h30, na sala 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
Coordenação e Organização: Profa. Dra. Fraya Frehse
 
TER | 19.11 | Programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Palestra: “A Evolução Política, Cultural e Científica da Europa Central entre os séculos X e XX, vista através dos mapas”, com Witold Zmitrowicz (Escola Politécnica / USP)

 

O Centro Interunidade de História da Ciência convida para a palestra “A Evolução Política, Cultural e Científica da Europa Central entre os séculos X e XX, vista através dos mapas”, que será proferida pelo Prof. Dr. Witold Zmitrowicz (Escola Politécnica da USP / Centro de História da Ciência), na terça-feira, 19 de novembro, às 12h45, no CAPH-Centro de Apoio à Pesquisa em História.
 
 
TER | 19.11 | 12h45 | Convite
 
 
Prédio de História e Geografia (CAPH-Centro de Apoio à Pesquisa em História. Sala de Eventos). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Encontro dos Programas de pós-graduação interdisciplinares

 

O Programa de Pós-Graduação interdisciplinar em humanidades, direitos e outras legitimidades, do Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - promove nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no CAPH, o Encontro dos Programas de pós-graduação interdisciplinares.
 
QUA a SEX | 20 a 22.11 | Programação
 
Prédio de História e Geografia. (CAPH - Centro de Apoio à Pesquisa Histórica). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

XVI Minienapol de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Toponímia e Tradução

 

Os Departamentos de Linguística e Letras Modernas e o Programa de Estudos da Tradução convidam para o XVI Minienapol de Lexicologia, Terminologia, Toponímia, e Tradução, a se realizar nos dias 02 e 03 de dezembro de 2013, das 9h às 17h, na sala 260, do prédio de Letras.

 
Em sua 16ª edição, o encontro terá por tema "Tratamentos do Léxico: saberes específicos, saberes compartilhados". Poderão se inscrever com comunicações, pós graduandos, mestrandos ou doutorandos e pós doutorandos da USP ou qualquer outra universidade. 
 
As inscrições poderão ser feitas até 17 de novembro no site do Minienapol. A taxa de inscrição para pós graduandos será de R$ 20,00 e de R$ 15,00 para graduandos e ouvintes, devendo ser paga durante o evento.
 
Todas as informações sobre o evento serão divulgadas no site do Minienapol: https://sites.google.com/site/xviminienapol 
 
Comissão Organizadora: Vanice Ribeiro Dias Latorre (Presidente) | Alessandra Ottero Goedart | Danilo | Gisele Marion Rosa | Sabrina Matuda
 
SEG e TER | 02 e 03.12 | as 9h às 17h
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 

Exibição do filme "Outro Sertão", de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela

 

Laboratório de Estudos do Romance convida para a exibição do filme "Outro sertão", que será realizada no dia 03 de dezembro, às 14h, na Tenda Cultural Ortega y Gasset (Praça do Relógio/ USP).
 
A sessão será pública e não é necessário fazer inscrição. 
 
TER | 03.12 | 14h00
 
Tenda Cultural Ortega y Gasset. Praça do Relógio, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 


 

Lançamento: RUS – Revista de Literatura e Cultura Russa - Número 02

 

A Comissão Editorial da revista eletrônica RUS - Revista de Literatura e Cultura Russa (ISSN: 2317-4765) - informa que já está no ar, em www.usp.br/rus, o segundo número da publicação.

Rus é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura Russa (Departamento de Letras Orientais da FFLCH).

 

 

 

 

 

 


* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2013