Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 208

 

José Álvaro Moisés e Carlos Melo entrevistam António Costa Pinto, na estreia do Programa de TV do site Qualidade da Democracia

 

O Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) convida a todos para assistir à estreia do Programa de TV do site Qualidade da Democracia, nesta segunda-feira, 18 de novembro, às 16 horas, em http://qualidadedademocracia.com.br/aovivo/
 
José Álvaro Moisés e Carlos Melo entrevistarão ao vivo António Costa Pinto, docente da Universidade de Lisboa e Diretor do Projeto Barômetro da Democracia.
 
Sob a direção de José Álvaro Moisés, o programa é uma realização conjunta do Grupo de Pesquisa sobre a Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados – IEA, da USP, da Uversita – Universidade Aberta, e do NUPPs, da USP.  Entrevistará mensalmente destacadas personalidades acadêmicas, brasileiras e estrangeiras, que tratam do tema da democracia sob a perspectiva da sua qualidade.
 
 

 


 

A pesquisa sobre África na FFLCH

 

O Centro de Estudos Africanos convida para o Seminário A pesquisa sobre África na FFLCH, que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro (segunda e terça-feira), das 9 às 18, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 24) e no prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - sala 266).
 
O seminário reúne pesquisadores (alunos e professores) que se dedicam aos estudos africanos na FFLCH.
 
 

 

 

 

 

Lançamento: "O passado que não passa", António Costa Pinto e Francisco Carlos Palomanes Martinho (orgs.)

 

Nesta segunda feira, 18 de novembro, a partir das 18h30, na Livraria da Vila - Fradique, será lançado o livro O passado que não passa, organizado por António Costa Pinto e Francisco Carlos Palomanes Martinho (Departamento de História / FFLCH/USP).
 
SEG | 18.11 | 18h30 | Convite
 
Livraria da Vila. Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, São Paulo
 

 


 

Exibição do filme "Serras da Desordem", debate com Andrea Tonacci (diretor) e Uirá Fellipe Garcia (antropólogo)

 

O Departamento de Antropologia convida para a exibição do filme Serras da Desordem, que ocorrerá na próxima segunda-feira, 18 de novembro, às 19h, na sala 08 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
Após a exibição do filme ocorrerá um debate com Andrea Tonacci (diretor) e Uirá Fellipe Garcia (antropólogo).
 
SEG | 18.11 | 19h00 | Convite
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo
 
 

 

 

Jornada Internacional: “A atualidade da ‘sociologia enraizada’ de José de Souza Martins”

 

O Departamento de Sociologia convida para a Jornada Internacional A atualidade da ‘sociologia enraizada’ de José de Souza Martins, que será realizada no dia 19 de novembro, terça-feira, entre as 9 e as 19h30, na sala 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
Coordenação e Organização: Profa. Dra. Fraya Frehse
 
TER | 19.11 | Programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Seminário: "Including outsiders: social mobilization, electoral competition, and social policy expansion in Latin America", com Candelaria Garay (Harvard University)

 

A Coordenação de Seminários do Departamento de Ciência Política convida para o Seminário "Including outsiders: social mobilization, electoral competition, and social policy expansion in Latin America", que será dirigido por Candelaria Garay (Harvard University)na quinta-feira, 21 de novembro, às 10h, na sala 08 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
 
Informações: (11) 3091-3754
 
QUI | 21.11 | 10h00
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 


 

Conferência: "Qualidade da Democracia no Sudeste Europeu", com Prof. António Costa Pinto (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)

 

O Instituto de Estudos Avançados e o Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPs) convidam para a conferência Qualidade da Democracia no Sudeste Europeu, a ser proferida pelo Prof. António Costa Pinto (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), no dia 22 de novembro, sexta-feira, às 14h, no Auditório do Museu de Arte Contemporânea - MAC/USP.
 
Evento aberto ao público, gratuito e sem necessidade de inscrição.
 
Transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo 
 
Informações: com Cláudia R. Tavares clauregi@usp.br 
 
 
SEX | 22.11 | 14h00 | Programação
 
 
Auditório do MAC. Rua Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Autorias e Teorias - Encontro Internacional de Escrita Contemporânea

 

Estão abertas no website do Serviço de Cultura e Extensão Universitária as inscrições para o Encontro Internacional de Escrita Contemporânea - Autorias e Teorias, evento centrado na escrita de literatura nos cursos de Letras.
 
Promovido pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, o evento é gratuito e será realizado de 25 a 28 de novembro, no Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque, São Paulo).
 
Na abertura, o escritor espanhol Agustín Fernández Mallo lançará Nocilla Experience (Companhia das Letras). 
 
Inscrições e mais informações em http://sce.fflch.usp.br/node/1593
 

 


 

Jubileu de ouro do Bacharelado em Hebraico

 

O Centro de Estudos Judaicos e o Serviço de Cultura e Extensão Universitária convidam para evento que comemora o jubileu de ouro do Bacharelado em Hebraico.
 
O encontro será realizado no dia 27 de novembro, quarta-feira, das 14 às 19h, na sala 266 do prédio de Letras. Tem como objetivo fazer uma homenagem aos 50 anos de criação do Bacharelado em Hebraico e narrar a trajetória percorrida pelo curso desde a sua fundação até os dias atuais. 
 
 
Inscrições gratuitas e  mais informações em http://sce.fflch.usp.br/node/1597
 
 
QUA | 27.11 | das 14h00 às 19h00
 
 
Prédio de Letras (sala 266).  Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

Palestra: "Tradutor como pesquisador: referências intertextuais como uma ferramenta de tradução", com Lica Hashimoto

 

A convite da Faculdade Messiânica, a Profa. Dra. Lica Hashimoto, docente da Área de Japonês do Departamento de Letras Orientais, proferirá a palestra "Tradutor como pesquisador: referências intertextuais como uma ferramenta de tradução", no dia 29 de novembro, sexta-feira, das 14 às 16h30, na Fundação Mokiti Okada.
 
Informações: (11) 5081-5888
 
SEX | 29.11 | das 14 às 16h30 | Convite
 
Auditório da Fundação Mokiti Okada. Rua Morgado de Mateus, 77, Vila Mariana, São Paulo
 
 
 

 

40 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política convida para evento comemorativo de seus 40 anos, a realizar-se no dia 05 de dezembro, a partir das 9h, na sala 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
O encontro reunirá docentes, alunos e ex-alunos, além de convidados de outras universidades brasileiras.
 
RSVP: fflchflp@usp.br ou pelos telefones (11) 3091-0285 / 0348
 
QUI | 05.12 | 09h00
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av.Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 


 

* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2013