Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 211

 

Exposição: O país da desmedida - Camus no Brasil

 

Nesta quinta-feira, 5 de dezembro, às 20h, o Centro Universitário Maria Antonia, em parceria com o  Programa de Pós-Graduação da área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, da FFLCH-USP e com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, abre a exposição O país da desmedida: Camus no Brasil, como parte das comemorações do centenário do escritor.
 
A exposição, que estará em cartaz até o dia 23 de fevereiro, resulta de uma ampla pesquisa realizada pelo grupo Criação & Crítica, coordenado pela Profa. Dra. Claudia Pino, do Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. A mostra, curada por Ana Cândida de Avelar e Lara Rivetti, reúne material coletado sobre a passagem de Albert Camus por algumas cidades do Brasil, em 1949.
 
Contato: monitoriadofrances@gmail.com 
 
 

 


 

III Conferência Curt Nimuendajú: Últimas notícias sobre a destruição do mundo

 

O Centro de Estudos Ameríndios convida para a III Conferência Curt Nimuendajú: Últimas notícias sobre a destruição do mundo, que será proferida pelo professor Eduardo Viveiros de Castro, na sexta-feira, 06 de dezembro, às 16h, no Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
 
A edição deste ano tratará de cosmologias indígenas face às crises ambientais e de modelos de desenvolvimento praticados no Ocidente, com foco no Brasil.
 
 
SEX | 06.12 | 16h00
 
 
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Seminário: “Diálogo das Civilizações”

 

 
A Biblioteca Mário de Andrade e a Tenda Cultural Ortega y Gasset recebem, nos dias 9 e 10 de dezembro, o Seminário Diálogo das Civilizações, coordenado e organizado pela artista plástica Denise Milan e pela Profa. Dra. Olgária Matos. 
 
Durante os dois dias, participarão conferencistas nas áreas de literatura, história, filosofia e artes. Do encontro das tradições da cultura cristã, árabe e judaica da Idade Média com o mundo contemporâneo, este seminário reflete sobre o cosmopolitismo do espírito como um bem coletivo e direito de todos. 
 
O evento é copatrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com realização da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e da Tenda Cultural Ortega y Gasset.
 
Entrada gratuita, mediante inscrição prévia pelo telefone 11 3237 1898
 
 
 
SEG | 09.12 | das 9h30 às 18h | Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo
 
TER | 10.12 | das 10h às 13h | Tenda Cultural Ortega y Gasset. Rua do Anfiteatro, s/n, Praça do Relógio, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Relançamento do livro "Crime e Congresso Nacional: uma análise da política criminal aprovada de 1989 a 2006", de Marcelo da Silveira Campos

 

O LAPS - Laboratório de Pesquisa Social (Departamento de Sociologia) convida para o relançamento do livro Crime e Congresso Nacional: uma análise da política criminal aprovada de 1989 a 2006, de Marcelo da Silveira Campos (Doutorando em Sociologia pelo PPGS/FFLCH/USP).
 
O evento acontece nesta segunda-feira, 09 de dezembro, às 17h30, na sala 118 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
SEG | 09.12 | 17h30 | Programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 118). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Simpósio Paisagens do Movimento: uma reflexão interdisciplinar sobre a pluralidade e os significados das paisagens

 

O Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Tecnologia e Território (LINTT) e o Centro de Estudos Ameríndios (CEstA) convidam para o Simpósio Paisagens do Movimento: uma reflexão interdisciplinar sobre a pluralidade e os significados das paisagens, a ser realizado nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, no Anfiteatro do Departamento de Geografia.
 
As paisagens são investigadas a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas e, consequentemente, o seu entendimento torna-se multifacetado. Na  literatura o próprio termo paisagem tem recebido as mais diversas adjetivações (p.ex. natural, cultural, tradicional, simbólica, sagrada, cósmica, econômica, política, social, contingente, etc). 
 
Este seminário parte do pressuposto de que as paisagens são plurais e estão permanentemente em transformação, constituindo o movimento da vida. Ou seja, que as paisagens do movimento (espacial, temporal, cósmico) são parte integral das práticas sociais a partir das quais diferentes tipos de pessoas se posicionam e experimentam o mundo. Os diferentes estudos de caso revelam esta multiplicidade de perspectivas sobre as paisagens e  possibilitam compreender como elas são apreendidas e experienciadas pelas pessoas, em diferentes contextos.
 
TER a QUI | 10 a 12.12 | Proposta, Programação, Resumos  
 
Anfiteatro do Departamento de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 
 

 

Seminário: "Quanto o Brasil mudou? desigualdades e políticas públicas", com Marta Arretche e Vera Schattan Coelho

 

 
O CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) convida para o seminário "Quanto o Brasil mudou? desigualdades e políticas públicas", que será dirigido pelas professoras Marta Arretche e Vera Schattan Coelho, nesta sexta-feira, 06 de dezembro, às 12h30, no Auditório CEBRAP.
 
O seminário faz parte da série "Protesto, Reforma Política e Políticas Públicas".
 
Informações: cebrap.comunicacao@gmail.com  (11) 5574-0399
 
SEX | 06.12 | 12h30 | Convite
 
Auditório CEBRAP. Rua Morgado de Mateus, 615, São Paulo

 

 


 

Palestra: "Engenheiros e o Pensamento Tecnocrático no Brasil", com Fábio Maza

 

O Centro Interunidade de História da Ciência (CHC/USP) convida para a palestra "Engenheiros e o Pensamento Tecnocrático no Brasil", a ser ministrada pelo Professor Fábio Maza, na terça-feira, 10 de dezembro, às 14h.
 
TER | 10.12 | 14h00
 
Prédio de História e Geografia, térreo, no Centro Interunidade de História da Ciência. (Em frente a lanchonete). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidde Universitária, São Paulo
 

 

 


 

Espetáculo de dança "Cacimba de Aruanda: uma narrativa do Recôncavo"

 

O Núcleo de Artes Afrobrasileiras da USP promove de 10 a 13 de dezembro, às 20h, no Teatro da Faculdade de Medicina da USP, o espetáculo de dança Cacimba de Aruanda: uma narrativa do Recôncavo.
 
Os docentes da FFLCH, John Cowart Dawsey, João Baptista Borges Pereira, Marina de Mello e Souza e Rose Satiko compõem o Conselho do Núcleo.
 
Entrada franca.
 
TER a SEX | 10 a 13.12 | 20h | Programação
 
 
Teatro da Faculdade de Medicina da USP. Av. Dr. Arnaldo, 455, Metrô Clínicas, São Paulo

 

 

 

 

IRI - Pensando o futuro: objetivos e estratégias

 

O Instituto de Relações Internacionais da USP acaba de lançar o e-book IRI - Pensando o futuro: objetivos e estratégias, composto de textos apresentados em seminário realizado no Memorial da América Latina, nos  dias 28/02 e 01/03/2013, para apresentação de projeto de desenvolvimento do instituto para os próximos anos.
 
 

 

 

 

Chamada de textos para o número especial da Revista TradTerm

 

A Comissão Editorial do Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia da FFLCH/USP está recebendo matéria a ser publicada no primeiro semestre de 2014 na Revista TradTerm.
 
Seguindo o bem sucedido Primeiro Simpósio Brasileiro de Interpretação (SIMBI), realizado em setembro de 2013, este número da TradTerm receberá artigos que tratam de temas relacionados a vários aspectos e tipos de Interpretação - Interpretação de Conferências; Interpretação Comunitária; Interpretação Jurídica; Interpretação de Libras, etc., dentro e fora do Brasil.
 
Os textos, inéditos, deverão estar sob forma de artigos (máximo 25 págs), resenhas (05 págs), debates ou outros formatos.
 
Os interessados devem enviar seus trabalhos (espaço um e meio, Trebuchet MS 12) até o dia 07 de abril de 2014ao email tradterm@usp.brpara apreciação da Comissão Editorial e de seus pareceristas.
 
 

 


 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2013