Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 215

Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social é primeiro lugar no Concurso Sílvio Romero 2013

Foi contemplada com o primeiro lugar no Concurso Sílvio Romero 2013 a tese de doutorado "Vestígios do sagrado: uma etnografia sobre formas e silêncios", de Ewelter de Siqueira e Rocha. A tese foi orientada pela professora Rose Satiko Gitirana Hikiji, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da FFLCH/USP.

O Concurso de Monografias Sílvio Romero, instituído em 1959, com a primeira edição em 1960, marcava uma das primeiras iniciativas de abrangência nacional da então Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro – hoje Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular –, criada em 1958 com o objetivo de fomentar, reconhecer e divulgar pesquisas sobre folclore. Ao longo desses anos, o prêmio espelha as mudanças teóricas e metodológicas no campo de estudos das culturas populares, e ainda acompanha a institucionalização desses estudos nas universidades, nas áreas de antropologia, história, literatura e etnomusicologia no país.

Recebeu 3ª menção honrosa no concurso a dissertação de mestrado de Giuliana Souza de Lima "Almirante, 'A mais alta patente do rádio', e a construção da história da música popular brasileira (1938-1958)". O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. José Geraldo Vinci de Moraes, no Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP.

Qualidade da Democracia entrevista Francisco Weffort

O Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) convida a todos para assistir ao Programa de TV do site Qualidade da Democracia, nesta segunda-feira, 27 de janeiro, às 17 horas, em http://qualidadedademocracia.com.br/aovivo/.

Sob a direção de José Álvaro Moisés, o programa é uma realização conjunta do Grupo de Pesquisa sobre a Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados – IEA, da USP, da Uversita – Universidade Aberta, e do NUPPs, da USP.  Entrevista mensalmente destacadas personalidades acadêmicas, brasileiras e estrangeiras, que tratam do tema da democracia sob a perspectiva da sua qualidade.

Inicia-se nessa segunda-feira, 27 de janeiro, a 5th Summer School “Concepts and Methods in Political Science and International Relations” promovida pela IPSA, pelo Departamento de Ciência Política e pelo Instituto de Relações Internacionais da USP.

Durante o período de 4/02 a 13/02, haverá uma programação paralela aos cursos regulares, composta pelas “Late Afternoon Lecture Series” e “Information Sessions”, abertas ao público.

"Colapso do populismo?": FFLCH discute os 50 anos do golpe de 1964

Iniciam-se no dia 19 de março, às 16h, na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo), as atividades do evento "FFLCH discute os 50 anos do golpe de 1964".

Com a participação de renomados debatedores e conferencistas, o primeiro bloco do evento discute o tema "Colapso do populismo?".

Evento gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.

Programação disponível em http://fflch.usp.br/50anos_golpe_64

Minicurso: "Albert Camus – sol e sombra", com Manuel da Costa Pinto e Franklin Leopoldo e Silva

Estão abertas junto ao Centro Universitário Maria Antonia as inscrições para o minicurso Albert Camus – sol e sombra, que será ministrado por Manuel da Costa Pinto e Franklin Leopoldo e Silva, nos dias 05 e 06 de fevereiro, das 16 às 18h.

A atividade segue paralela à exposição O país da desmedida: Camus no Brasil, em cartaz no Maria Antonia até 23 de fevereiro.

Os dois encontros do curso propõem uma visão geral da obra do autor de O estrangeiro e O mito de Sísifo, a partir do tema do absurdo, para em seguida explorar as dimensões ética e mítica de A Queda, uma das últimas obras de Camus. O título dos encontros foi extraído de um livro ainda inédito no Brasil, escrito por Roger Grenier, que será também abordado ao longo das aulas.

* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2014