Andreas Attila de Wolinsk Miklos

Funcionamento biodinâmico da paisagem
Funcionamento hidrobiogeoquímico de bacias hidrográficas
Sistemas agroflorestais
Agricultura sustentável, ecológica e orgânica
Pedologia, Pedobiologia
Agricultura Biodinâmica
Percepção da Paisagem, Fenomelogia de Goethe e Antroposofia

PhD em Ciências da Terra pela Universidade Paris VI (Especialidade: Pedologia). A tese de doutorado foi revisada pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo e referenciada no Boletim da Sociedade Internacional de Ciência do Solo, No 84, 1993/2. MSc em Geoquímica da Superfície pela Universidade de Poitiers, França. Graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas UNESP, Botucatu. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DG / FFLCH / USP), onde leciona, na Graduação, Pedologia e na Pós-Graduação, Agroecologia e Desenvolvimento Humano. Foi Professor Doutor do Departamento de Ciência do Solo e Nutrição de Plantas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ / USP). Foi Orientador do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da ESALQ / USP. Pesquisador-membro do Núcleo de Pesquisa Geosfera Litosfera (NUPEGEL / ESALQ / USP). Foi Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM / USP). Foi Professor do Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica e Instituto Elo de Economia Associativa. Foi Diretor da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica e do Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural. Assessor em Agricultura Biodinâmica e Orgânica. Foi indicado Membro Suplente da Conselho Técnico Nacional de Biossegurança (CTNBio) como representante da Agricultura Familiar. Membro da Sociedade Antroposófica no Brasil. Membro da 1a Classe da Escola Superior Livre de Ciência do Espírito. Goetheanum, Dornach, Suiça. Membro da Comunidade de Cristãos de São Paulo. awmiklos@usp.br; awmiklos@terra.com.br. (Texto informado pelo autor)