Eduardo Abdo Yázigi

Planejamento, Território, Identidade e Turismo
Diretrizes Urbanísticas para regiões Turísticas da Serra da Mantiqueira e do Litoral Norte do estado de São Paulo
O Mundo das Calçadas
Identidade do lugar no planejamento territorial
Espaço Público de Cingapura
O Significado Social da Revitalização do Centro de São Paulo
Reencantamento do Brasil
Fundamentos para uma teoria do planejamento territorial do turismo

Toda sua carreira esteve centrada, principalmente, no planejamento urbano e regional. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1966;, mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Paris (1969); doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Paris (1972), e livre docência também em planejamento urbano pela USP (1997), onde é professor na graduação da FFLCH. Desde 1994 tem se especializado na organização territorial do turism,o entendido como área inseparável do planejamento territorial. Em vista de sua experiência profissional atua na produção de teorias do planejamento territorial do turismo; do patrimonio ambiental urbano; do meio ambiente e da criatividade científica. É lider de um grupo de pesauisas cadastrado no CNPQ, exercendo-o junto ao Departamento de Geografia da USP, cuja linha de pesquisa específica gira em torno de teorizações: planejamento, território, turismo e identidade. Assim, seu grupo se esforça na colaboraração por uma teoria geral do turismo no Brasil, tendo já formado quase uma vintena de doutores e mestres. Desde 2007 colabora com doutorados na Europa: Univerdad de Las Palmas de Gran Canária, Espanha; Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Aveiro, Portugal em em Conselhos Científicos dessas universidades. Sua pesquisa atual, versa sobre Reencantamento do território,. A mesmo tempo já se incia numa outra frente: a do turismo esotérico. Como membro do International Network for International Building on Architecture and Urbanism, sediado em Londres, tomou a iniciativa de instalar no Brasil o primeiro "Chapter" da América do Sul, desta prestigiosa associação em defesa do patrimonio construído. (Texto informado pelo autor)