Adriano Scatolin

Área:
Língua e Literatura Latina
A invenção no Do orador de Cícero: um estudo à luz de Ad Familiares I, 9, 23
Sátiros e sátiros na poesia antiga: Estudo e tradução dos De Satyrica Graecorum Poësi et Romanorum Satira libri duo, de Isaac Casaubon
Polêmica como estratégia retórico-persuasiva nas obras retóricas latinas

Possui graduação em Letras: Latim/Português pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor assistente da Universidade de São Paulo, atuando na área de Retórica Antiga, particularmente na obra de Marco Túlio Cícero. Lidera a linha de pesquisa "Estudos Ciceronianos", pelo PROAERA. Dedica-se, atualmente, à pesquisa da polêmica como estratégia retórico-persuasiva nas obras retóricas latinas.