Ana Rosa Ferreira Dias

Filologia e Língua Portuguesa
Texto e Discurso na Modalidade Oral e Escrita
Texto e Discurso nas Modalidades Oral e Escrita
Estratégias linguístico-discursivas do discurso joralístico na imprensa escrita.
Um estudo das marcas de Interação no texto jornalístico
O discurso jocoso e sua manifestação na imprensa escrita

Possui graduação em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora do quadro de carreira, categoria titular, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e professora efetiva, doutora, da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo popular, redação de vestibular, discurso da violência, humor e criticidade.