Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 218

Aula Inaugural 2014 - Departamento de Filosofia

O Departamento de Filosofia convida a todos para a Aula Inaugural de suas atividades acadêmicas de 2014. Sob o título “A lei da guerra – um tema clássico”, será proferida  pelo Prof. Dr. Rolf Kuntz, na terça-feira, 18 de fevereiro, a partir das 19 horas, na sala 14 do Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais.

Dando início às atividades comemorativas pelos 80 anos do Departamento de Filosofia e pelos 70 anos da Pós-Graduação, será lançada nesta oportunidade a Revista Discurso no 42 e a Coleção “Convite a Reflexão”.

TER | 18.02 | 19h00 | Convite

Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

Palestra: “Um Estado, dois Estados – Soluções para o conflito Israel-Palestina”

O Centro de Estudos Judaicos convida para a palestra “Um Estado, dois Estados – Soluções para o conflito Israel-Palestina”, que será proferida pelo historiador israelense Benny Morris, na quarta-feira, 19 de fevereiro, das 19h30 às 21h, no Prédio de Letras (sala 266).

A palestra será proferida em inglês. É gratuita e aberta aos interessados.

Contato: cejudaic@usp.br   (11) 3813-6528

QUA | 19.02 | das 19h30 às 21h

Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

Palestra: “On Some Wicked Problems of Contemporary India”, com o Professor Vinod Vyasulu (International Institute for Information Technology, Bangalore, India )

O Centro Acadêmico Visconde de Cairu (FEA/USP), o Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês e o Centro Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários Oswald de Andrade (FFLCH/USP) convidam para a palestra “On Some Wicked Problems of Contemporary India”, com o Professor Vinod Vyasulu (International Institute for Information Technology, Bangalore, India ).

A palestra será proferida na Sala da Congregação da FEA/USP, na quarta-feira, 26 de fevereiro, às 11h15.

É gratuita e aberta aos interessados.

QUA | 26.02 | 11h15

Sala da Congregação da FEA/USP.  Av. Professor Luciano Gualberto, 908 - FEA 1, Cidade Universitária, SP

Curso Fundamental: "De Freud a Lacan", no Instituto da Psicanálise Lacaniana - IPLA

O Prof. Dr. Alain Marcel Mouzat, docente do Departamento de Letras Modernas da FFLCH (Francês), convida para o curso Fundamental De Freud a Lacan, promovido pelo Instituto da Psicanálise Lacaniana - IPLA.

O curso visa, em um ano, traçar o percurso conceitual e clinico da psicanálise desde a sua invenção por Sigmund Freud até a segunda clínica de Jacques Lacan. Para tanto,  é estruturado em quatro bimestres, dois dedicados à primeira e à segunda tópica freudiana, e dois dedicados à primeira e à segunda clinica de Jacques Lacan.

Aulas  às segundas-feiras, das 19:30h às 21h.

Inicio: 10 de março

As inscrições devem ser realizadas por telefone (11) 3061-0947 ou 3081-6346. Valor: 12 parcelas de R$ 299,00. O IPLA está localizado no endereço: Rua Augusta, 2366, casa 2, São Paulo.

Curso Teatro e Resistência: Dramaturgia dos Anos de Chumbo - Panorama Histórico 1968-1979 (Módulo III)

Promovido pelo Núcleo de Estudos de Teatro Décio de Almeida Prado, do Centro Ángel Rama, o curso "Teatro e Resistência: Dramaturgia dos Anos de Chumbo - Panorama Histórico 1968-1979 (Módulo III)" será ministrado pela Profa. Dra. Maria Sílvia Betti (Departamento de Letras Modernas), às segundas-feiras, a partir do dia 10 de março, das 18h30 às 21h, na sala 172 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).

O curso é isento de taxas e as inscrições estarão abertas até o dia 7 de março, ou enquanto houver vagas. Os interessados devem enviar mensagem com nome completo para carama@usp.br

(Observação: alunos que não cursaram os dois módulos anteriores também poderão matricular-se).

Início: 10/3/2014

Término: 30/6/2014

Público-alvo: alunos de graduação e pós, professores e alunos das redes públicas de ensino, membros da comunidade USP e interessados em geral.

Certificados de participação serão concedidos mediante a frequência mínima de 85% às aulas.

Objetivos: Introduzir, contextualizar e discutir as formas pelas quais a dramaturgia brasileira do período compreendido entre 1968 e 1979 representou as perspectivas de luta contra a ditadura militar.

* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2014