Luis Antonio Bittar Venturi

Paisagem e Planejamento Ambiental
Geografia Física
Brasil e mundo árabe: uma análise arguitiva dos conceitos geográficos na subsunção de contextos diversos.
A Temática dos Recursos Naturais no Ensino de Geografia

É Mestre (desde 1993) e doutor (desde 2001) em Ciências (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo, onde também graduou-se (1986) e licenciou-se. Atualmente, é professor Livre-docente da Universidade de São Paulo na graduação do Departamento de Geografia, e professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física, orientando pesquisas de mestrado e doutorado. Atua nas áreas de Geografia dos Recursos Naturais, Teoria, Método e Técnicas de Campo e Laboratório da pesquisa em Geografia, temas sobre os quais tem proferido palestras, publicado artigos e livros, a exemplo do "Geografia - práticas de campo, laboratório e sala de aula' (Ed. sarandi, 2011). É avaliador 'ad hoc', pelo MEC, parecerista de instituições de fomento à pesquisa e de publicações especializadas. Realizou pós-doutorado em Recursos Naturais no Departamento de Geografia da Universidade de Damasco (Síria) em 2011, sendo membro da Syrian Geographical Society. No Reino Unido, é membro 'fellowship' da Royal Geographical Society e do Institute of Bristish Geographers onde também atua como Visiting Scholar no Departamento de Geografia da University of Cambridge (em curso). (Texto informado pelo autor)