Rosa Ester Rossini

As Geografias da Modernidade: Geografia da População; Geografia e Gênero; Geografia Agrária; Migrações
Geografia e Gênero: as novas e velhas dinâmicas no campo brasileiro com ênfase na expansão da cana-de-açúcar no século XXI
Geografia e Gênero A Força de Trabalho Feminina no Agro-paulista. O Exemplo da Agricultura Canavieira na Macro-área de Ribeirão Preto (SP)
Geografia e Gênero - Migrações Internacionais
Geografia e Gênero - Família e Trabalho
Território e sociedade: as geografias da modernidade

Rosa Ester Rossini é Professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, desde 1971, e é Professora Titular desde 1991. Possui, graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1964), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) (1971), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) (1975), Livre-Docência em Geografia da População (1988). Tem experiência em Geografia Agrária e da População, atuando nos temas: Força de Trabalho, Brasil, Gênero, Migração Internacional, Japão. Participou de eventos nacionais e internacionais com apresentação e publicação de trabalhos de pesquisa. Desde 1982 é bolsista 1A do CNPq. Desde de 1989 tem se dedicado também ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nos processos de seleção e avaliação de projetos. Em 2004 recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico na condição de Comendadora concedida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. (Texto informado pelo autor)