Ana Paula Torres Megiani

História da Cultura
Dimensões do Império Português.

possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado (1995) e doutorado (2001) em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora doutora do Departamento de História da Universidade de São Paulo. É autora dos livros "O jovem rei encantado: expectativas do messianismo régio em Portugal - sécs. XIII-XVI" (Hucitec, 2003) e "O rei ausente: festas e cultura política nas visitas dos Filipes a Portugal 1581 e 1619" (Alameda, 2004), e organizadora das coletâneas de artigos "Inês de Castro: a época e a memória" (Alameda, 2008) e "O Império por escrito" (Alameda, 2009). Possui ainda textos publicados em obras coletivas e resenhas. É pesquisadora da Cátedra Jaime Cortesão-FFLCH/USP, integrante do Projeto Temático FAPESP Dimensões do Império Português (2005-2008) e do PRONEX Cia. das Indias (UFF). As áreas de especialização concentram-se em História da Cultura na Baixa Idade Média e Época Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: história de Portugal e Espanha , memória política, monarquia filipina e união ibérica. Tem dois Pós-Doutorados concluídos, no ICS-Universidade de Lisboa em 2003 e na Universidade Complutense de Madrid em 2006. (Texto informado pelo autor)