Karen Macknow Lisboa

Viajantes no Brasil: materialidade da viagem, transferências culturais e de saberes
Lugares e espaços de memória e a história da imigração alemã ao Brasi
Programa Unifesp 75 Anos: patrimônio cultural e perspectivas
Brasilien ist nicht weit von hier
História do Brasil Independente
Ensino de História

Bacharel e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Foi professora colaboradora na Freie Universitaet Berlin (Universidade Livre de Berlin). De 2006 a 2013 professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos. Atualmente é professora do Departamento de História da FFLCH da Universidade de São Paulo (USP).Tem experiência na área de História do Brasil Independente (Império e Primeira República) e em Ensino de História. Pesquisa sobre literatura de viagem, transferências culturais e de saberes(sobretudo entre Alemanha e Brasil), relação entre historiografia e literatura de viagem, discurso racial, lugares da memória, narrativas de imigrantes. (Texto informado pelo autor)