Ana Paula Scher

Linguística
Área:
Linguística
Cross-linguistic reflections of cognitive distinctions
Formação de Palavras, Estrutura Argumental e Geometria de Traços sob a perspectiva da Morfologia Distribuída
A Morfologia Distribuída e as Nominalizações Eventivas no Português do Brasil
A Natureza do Léxico e suas Relações com a Morfologia, a Sintaxe e a Semântica
Estudo dos Princípios e Parâmetros Lingüísticos

Ana Paula possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Realizou estágios pós-doutorais na University of Calgary (2006) e na University College London (2011-2012). É professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Gramática, pesquisando, principalmente, dentro do paradigma da Gramática Gerativa, em particular, da Morfologia Distribuída. Interessa-se pelas interfaces que a morfologia faz com a sintaxe, a fonologia e a semântica. Dentro dessas interfaces, pesquisa os fenômenos relacionados à estrutura argumental e sincretismo, bem como à derivação de nomes deverbais não afixais, particípios inovadores, formas truncadas e adjetivos com uso adverbial.