Adrian Pablo Fanjul

Letras Modernas
Área:
Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana
As instâncias de pessoa na discursividade. Perspectiva comparada em domínios discursivos da Hispano-América e do Brasil
Funcionamento da enunciação em português brasileiro e espanhol
Planeamiento del lenguaje en el MERCOSUR: estudio glotopolítico y propuestas para la enseñanza media
Proximidade lingüística e memória discursiva. Exploração em gêneros da cultura de massa
Tópicos contrastivos no funcionamento do Português brasileiro e do espanhol
Regularidades enunciativas em discursividades do português brasileiro e do espanhol

Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara (2002). Fez estágio de pós-doutorado em 2006, na Universidad de Buenos Aires (Argentina), com bolsa da FAPESP. Atualmente, e desde 2002, é professor doutor com dedicação integral na Universidade de São Paulo (USP), atuando na graduação e pós-graduação no Departamento de Letras Modernas. Pesquisa sobre a proximidade entre o Espanhol e o Português na América do Sul focalizando o plano discursivo e os processos enunciativos. Publicou artigos em revistas científicas de diversos países do mundo, com avaliação de pares, é autor e organizador de vários livros na especialidade. Coordena ações de cooperação internacional para pós-graduação e tem ministrado cursos em diversos programas de mestrado e doutorado da Argentina, a partir de 2005, e de Cabo Verde em 2003. É parecerista de diversos órgãos governamentais de fomento à pesquisa. É bolsista de produtividade, nível 2, do CNPq. Presidente da Associação Brasileira de Hispanistas no biênio 2010-2012. Integrou a coordenação do VII Congresso Brasileiro de Hispanistas (2012) e presidiu a Comissão Organizadora do I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul (2010).