Ângela Maria Tenorio Zucchi

Letras Modernas
Área:
Língua e Literatura Italiana
exicologia, Lexicografia, Fraseologia e uso de corpora no ensino e na tradução
Lexicologia, Lexicografia, Fraseologia e uso de corpora no ensino e na tradução
eitura e produção de textos em língua estrangeira
Fenômenos de contato entre o italiano e o português
Subsídios no processo de ensino/aprendizagem de italiano língua estrangeira: uso de dicionários e formação de corpus de textos escritos

Angela M. T. Zucchi é docente na Área de Língua e Literatura, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Na mesma instituição, graduou-se em português, espanhol e italiano(1992) e Licenciatura (2000), titulou-se mestre em Língua Italiana (2002), fazendo um estudo sobre as colocações verbais (verbal collocations/ collocazioni verbali ) em italiano e doutorou-se em Linguística (2010), especializando-se na área de Lexicologia e Lexicografia, com foco no uso de dicionários por parte de aprendizes de italiano. É tradutora pública, nomeada pela Junta Comercial do Estado de São Paulo e também traduz textos literários e outros. Antes de seu trabalho na Universidade de São Paulo, além de lecionar italiano, morou na Itália onde fez diversos cursos em diferentes instituições e regiões, nas cidades de Bologna, Siena, Assisi e Reggio Calabria. Sua vivência de estudos e trabalho no exterior também inclui Inglaterra e Alemanha. Atualmente, leciona disciplinas de Língua e Cultura Italiana e de Teoria e Prática de Tradução, nos cursos de graduação e de pós-graduação na FFLCH/USP. Tem resultados de suas pesquisas publicados em livros e revistas especializadas. Participa, com apresentações, de eventos científicos no Brasil e no exterior, cuja temática esteja no âmbito de seu interesse de pesquisas, ou seja, léxico e lexicografia, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, linguística de corpus e tradução.