Maria Luiza Tucci Carneiro

História da Imigração Judaica no Brasil
História da Imigração e da Cultura Judaica no Brasil
História do Pensamento Racista no Brasil

Natural de Santa Adélia (SP). Historiadora, graduada e pós-graduada em História pela Universidade de São Paulo.Tanto no Mestrado como no Doutorado tem o racismo e ao antissemitismo como objeto de estudo, ambos publicados no formato livro. Em 2001 apresentou à FFFLCH/USP, sua Tese de Livre Docência intitulada Cidadão do Mundo. O Brasil diante da questão dos refugiados judeus, 1933-1948 . Desde 1972 atua como professora universitária e, após 1984, ingressou como docente do Departamento de História da FFLCH-USP. Atualmente é professora Livre Docente dos seguintes programas de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo: História Social do Departamento de História/FFLCH; Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas do Departamento de Letras Orientais/FFLCH; e Direitos Humanos da Faculdade Direito São Francisco. Coordenadora do LEER- Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação/USP, do Departamento de História/USP onde coordena o Núcleo de Estudos Arqshoah com projetos aprovados Fapesp: 2009-2911: Arquivo Virtual sobre Holocausto e Antissemitismo; 2011-2013: "De apátrida à cidadão brasileiro". Como pesquisadora do CNpq Nivel A desenvolve o projeto "Brasil, um refúgio posível ?". Autora dos livros:- Cidadão do Mundo. O Brasil diante do Holocausto e dos Judeus Refugiados do Nazifascismo, 1933-1948, São Paulo, Perspectiva, 2010 (traduzido para o alemão, pela LIT Verlag, Viena, 2013); Brasil Judiaco: Mosaico de Nacionalidades (Maayanot 2013); Preconceito Racial em Portugal e Brasil Colônia. Os Cristãos-novos e o Mito da Pureza de Sangue, 3ed., São Paulo, Perspectiva, 2005; Hiroshima. Testemunhos e Diálogos, em co-autoria com Elza Izenberg (MAC/USP, Imprensa Oficial, FFLCH/USP, 2006); Judeus e Judaísmo na obra de Lasar Segall, em co-autoria com Celso Lafer (Ateliê Editorial, 2004); A Imprensa Confiscada pelo DEOPS, 1924-1983, em co-autoria com Boris Kossoy (Ateliê Editorial; Imprensa Oficial e Arquivo do Estado, 2003).Prêmio Jabuti 2004, categoria Ciências Humanas; O Anti-semitismo na Era Vargas: fantasmas de uma geração 1930-1945. 3ª ed. (Perspectiva, 2001).; O Veneno da Serpente. Reflexões sobre o Anti-semitismo no Brasil. São Paulo, Editora Perspectiva, 2003; Holocausto, Crime contra a Humanidade (Atica, 2000); O Racismo na História do Brasil: Mito e Realidade. 8ª ed. (Ática, 1998); O Olhar Europeu: O Negro na Fotografia Brasileira do Séc. XIX, em co-autoria com Boris Kossoy. 2ª ed. (Edusp, 1995); Brasil, Refúgio nos Trópicos. A Trajetória dos Refugiados do Nazi-fascismo. (Estação Liberdade/Instituto Goethe, 1996); Livros Proibidos, Idéias Malditas. O Deops e as Minorias Silenciadas. 2ª ed. ampliada (Ateliê Editorial, 2002). Organizadora das coletâneas: Imigrantes Japoneses no Brasil (Edusp, 2011); Tempos de Fascismos, em co-organização com Federico Croci (Imprensa Oficial; Edusp, 2010); História do Trabalho; Histórias da Imigração, em co-organização com Federico Croci (Edusp, 2010); O Anti-semitismo nas Américas. História e Memória (Edusp; Fapesp, 2008); ; Ensaios sobre a Intolerância. Inquisição, Marranismo e Anti-semitismo, em co-autoria com Lina Gorenstein (Humanitas;Fapesp, 2003); Minorias Silenciadas. História da Censura no Brasil, 2ed. (Edusp; Fapesp, 2003); Ensaios sobre Mentalidades, Heresia e Arte, em co-autoria A.Novinsky (Edusp, 1994). Coordenadora das coleções:- Imigrantes no Brasil (Série Lazuli & Editora Nacional); Rupturas (Série Lazuli & Editora Nacional); Histórias da Repressão e da Resistência (Imprensa Oficial; Editora Humanitas); Labirintos da Memória (Ateliê Editorial); Inventário DEOPS (Editora Humanitas, FFLCH/USP). Prêmio Jabuti 1999, 2004 e 2011. Prêmio Excelência Acadêmica Institucional 2012 e 2013. Contatos: leer@usp.br; malutucci@gmail.com (Texto informado pelo autor)