Ana Claudia Duarte Rocha Marques

Antropologia
Antropologia da Política
Um diálogo entre a produção antropológica brasileira e britânica sobre família, parentesco e relacionalidades rurais no Brasil
Fundação e Comunidade. Formações sociais a partir da emergência de novos núcleos de povoamento
Economia e sociedade do agronegócio
Família e Conflito no Sertão do Pajeú
Conflito e Comunidade

Possui graduação em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa (1992), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia rural e da política, com ênfase em Relações familiares, políticas e pessoais no Sertão do Nordeste, com especial atenção a conflitos como as lutas de famílias e o cangaço; aspectos sociais em torno do agronegócio de grãos no Mato Grosso, com especial enfoque sobre as relações de família entre agricultores e seus desdobramentos políticos e econômicos. Coordenadora do Hybris, grupo de estudo e pesquisa sobre relações de poder, conlfitos, socialidades. (Texto informado pelo autor)