Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 225

 

 

Colóquio Internacional "Epistolário Político IV: cartas e redes"

 

O Laboratório de Estudos Medievais convida para o Colóquio Internacional "Epistolário Político IV: cartas e redes", que ocorrerá na Sala 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, entre os dias 15 e 17 de abril.
 
TER a QUI | 15 a 17.04 
 
Programação e inscrições estão disponíveis no site: www.usp.br/leme
 
Contato:  (11) 3091.0268
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

 

Curso de pós-graduação em História Social: "Lezioni sulla religione romana. Il legame tra gli dei e il luogo nella religione romana", com Giorgio Ferri (Université de Toulouse 2 - Le Mirail)

 

O Laboratório de Estudos sobre o Império Romano e o Mediterrâneo Antigo convida para o curso de pós-graduação em História Social "Lezioni sulla religione romana. Il legame tra gli dei e il luogo nella religione romana", a ser ministrado pelo Prof. Dr. Giorgio Ferri (Université de Toulouse 2 - Le Mirail). 
 
O curso será ministrado de 22 a 24 de Abril, das 09h30 às 13h30, no Departamento de História, em sala a ser divulgada.
 
Os interessados podem obter mais informações e se inscrever como ouvintes através do email leir.ma.usp.br@gmail.com
 
Serão conferidos certificados.
 

 


 

 

VI EPED Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP

 

A Comissão Organizadora do V EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP, evento que se realizará nos dias 24 e 25 de abril, recebe inscrições de ouvintes até o dia 19 de abril. O evento é aberto aos interessados. Haverá emissão de certificados aos participantes.

Esta edição traz o tema "Linguagem, estratégia e (re)construção".
 
Mais informações: http://www.epedusp.com.br/

 

 


 

Lançamento e sessão de autógrafos: "A palavra afiada", com Walnice Nogueira Galvão

 

No dia 23 de abril, às 20h, o Centro Universitário Maria Antonia e a Editora Ouro sobre Azul convidam para o lançamento e sessão de autógrafos do livro A palavra afiada, com organização, prefácio e notas de Walnice Nogueira Galvão.
 
O livro reúne novos materiais de Gilda de Mello e Souza, em sua maioria inéditos em livros, incluindo várias entrevistas da autora, cartas a Mário de Andrade, escritas entre 1938 e 1942, e ensaios e artigos, como Poesia negra norte-americana, O arcaico e o moderno: história de uma amizade e Pascal e Samuel Beckett.
 
Walnice Nogueira Galvão é professora emérita de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP. Dedica-se à crítica da literatura e da cultura e ao estudo da obra de Guimarães Rosa e de Euclides da Cunha. Entre vários outros livros, publicou Correspondência de Euclides da Cunha (Edusp, 1997), Desconversa - ensaios críticos (UFRJ, 1998), Mínima mímica: ensaios sobre Guimarães Rosa (Cia. das Letras, 2008) e Sombras e Sons (Lazuli Editora, 2010).
 
Gilda de Mello e Souza foi professora emérita da FFLCH-USP e docente da disciplina de Estética no Departamento de Filosofia. Integrante de uma das primeiras turmas e das raras mulheres a cursar a recém-fundada FFLCH, participou do grupo da revista Clima, onde publicou artigos e contos. É autora, ainda, de O tupi e o alaúde (Duas Cidades, 1979 e Ed. 34, 2003), Exercícios de leitura (Duas Cidades, 1980 e Ed. 34, 2009) e A ideia e o figurado (Ed. 34, 2005).
 
QUA | 23.04 | 20h00   entrada franca
 
Centro Universitário Maria Antonia. Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo
 

 

 

 


 

 

Palestra: "O que é e pra que serve uma gramática?", com Marcos Bagno (UnB)

 

A Área de Filolofia e Língua Portuguesa (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/ USP) convida para a palestra  O que é e pra que serve uma gramática?, que será proferida pelo Prof. Dr. Marcos Bagno (UnB), na quarta-feira, 23 de abril, às 10h, no Anfiteatro de Geografia.
 
QUA | 23.04 | 10h00
 
Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 


 

Lançamento: "História da América Latina", de Gabriela Pellegrino e Maria Lígia Prado

 

 
A Editora  Contexto, as autoras, Maria Lígia Prado e Gabriela Pellegrino, e a Livraria da Vila convidam para o lançamento do livro História da América Latina, que será realizado na quinta-feira, 24 de abril, a partir das 18h30.
 
QUI | 24.04 | 18h30 | convite
 
Livraria da Vila. Rua Fradique Coutinho, 915 (piso superior). Vila Madalena, São Paulo
 

 

 

 

 

Seminário: "Repensando a esfera pública", com Rúrion Melo

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e o Departamento de Ciência Política da FFLCH convidam para o seminário "Repensando a esfera pública", que será dirigido pelo docente do Departamento, o Prof. Dr. Rúrion Melo, na quinta-feira, 24 de abril, às 10h00, na sala 08 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
Aberto ao público e à imprensa, sem necessidade de inscrição prévia.
 
 
QUI | 24.04 | 10h00 
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 

 

Seminário: "Paroquialismo e Decisões Parlamentares no Orçamento: Um Estudo de Caso", com Fernando Bittencourt (Senado Federal)

 

O Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política  convidam para o seminário Paroquialismo e Decisões Parlamentares no Orçamento: Um Estudo de Caso, que será dirigido por Fernando Bittencourt (Senado Federal), no dia 25 de abril, às 10h, na sala 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
O evento faz parte da programação do ciclo de seminários sobre "A Economia Política do Processo Orçamentário no Brasil" e é aberto ao público e à imprensa, sem necessidade de inscrição prévia.
 
Programação completa, bibliografia e textos de referência em http://neci.fflch.usp.br
 
Informações: (11) 3091-0329 e neci@usp.br
 
SEX | 25.04 | 10h00
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 


 

Seminário: "Ações Afirmativas e sistema privado de ensino: O caso do Programa Universidade para Todos (Prouni)", com Marcia Lima (Departamento de Sociologia)

 

No dia 30 de abril, quarta-feira, das 17h30 às 19h30, na sala 08 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, o Centro de Estudos da Metrópole promove o seminário Ações Afirmativas e sistema privado de ensino: O caso do Programa Universidade para Todos (Prouni), que será dirigido pela Profa. Dra. Marcia Lima, docente do Departamento de Sociologia da FFLCH/USP e pesquisadora do Cebrap. 
 
Aberto aos interessados sem necessidade de inscrição prévia
 
O processo de implementação das ações afirmativas brasileiras suscitou um intenso debate público, em especial, por conta da reserva de vagas nas universidades públicas.  Paralelo a isso, observa-se que o sistema de ensino superior sempre foi fortemente marcado pela presença de instituições privadas sem o status de universidade e consideradas de baixa qualidade.  Desta forma,  as vagas no sistema público universitário corresponde a uma parte minoritária do sistema superior de ensino.
Partindo da discussão sobre a heterogeneidade do sistema de ensino superior e os diferentes padrões de inclusão vigentes, o objetivo desta apresentação é discutir o processo de construção Programa Universidade Para Todos (PROUNI) - programa do governo federal de acesso à universidade que é de abrangência nacional – procurando responder que forma de inclusão este programa proporciona.
 
QUA | 30.04 | das 17h30 às 19h30
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 

 

 

Lançamento: "Coleção Passagens", coordenação Álvaro Faleiros

 

A Dobra Editorial e o Hussardos Clube Literário convidam para o lançamento da Coleção Passagens, que será realizado na quarta-feira, 30 de abril, às 19h30.
 
A Coleção Passagens é coordenada pelo Prof. Dr. Álvaro Faleiros, docente do Departamento de Letras modernas da FFLCH/USP.
 
  • Histórias verídicas, de Paul Keineg, tr. Ruy Proença
  • Cores desinventadas, de Haryette Mullen, tr, Lauro Maia Amorim
  • Minha vida, de Lyn Hejinian, tr. Maurícico Salles Vasconcelos
 
 
QUA | 30.04 | 19h30 | convite
 
Hussardos Clube Literário, Rua Araújo 154, 2o andar, Centro, São Paulo
 

 

 


 

Edital - Pós-Doutorado - PNPD-CAPES - PPGS-USP - 2014

 

O Programa de Pós-graduação em Sociologia da FFLCH-USP anuncia a abertura do processo seletivo de recém-doutores/as a serem incorporados/as através de pós-doutoramento da CAPES, no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD).
 
 
 
 

 

Simpósio: “500 Anos de Alemães no Brasil”

 

A Área de Língua e Literatura Alemã do Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP convida para o Simpósio 500 anos de alemães no Brasil, a realizar-se nos dias 7 e 8 de maio, no auditório da Biblioteca Brasiliana “Guita e José Mindlin”.
 
O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH: http://sce.fflch.usp.br/node/1711
 
Coordenação:  Prof. Dr. José da Silva Simões e Profa. Dra. Celeste Henriques Marquês Ribeiro de Sousa
 
QUA e QUI | 07 e 08.05 | Programação
 
Auditório da Biblioteca Brasiliana “Guita e José Mindlin”. Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 


 

 

IX Semana de Filologia na USP

 

De 19 a 23 maio, no Anfiteatro de História, será realizada a IX Semana de Filologia na USP.
 
As inscrições para comunicação, gratuitas e com a duração de quinze minutos, estão abertas a professores e estudantes de pós-graduação. Os interessados devem preencher esta ficha e encaminhá-la para semanadefilologiausp@gmail.com.
 
Inscrições de ouvintes, bem como a programação do evento na página do Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH.
 
Serão emitidos certificados de participação.
 
 

 

 


 

Curso: "Experiência, forma poética e figurações da subjetividade na poesia argentina no século XX", com Sílvio Mattoni (Universidade Nacional de Córdoba)

 

A Área de Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana do Departamento de Letras Modernas receberá, entre os dias 19 e 23 de maio, o Professor Sílvio Mattoni (Universidade Nacional de Córdoba), que ministrará o curso Experiência, forma poética e figurações da subjetividade na poesia argentina no século XX.
 
SEG a SEX | 19 a 23.05 | das 14 às 18h00 | Programa 
 
 
19 e 20 de maio - sala 164
21, 22 e 23 de maio - sala 111
 
 
Prédio de Letras (salas 164 e 111). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
Condições de participação em Leia mais
 
 
 
 

 

Adriane Duarte e José Carlos Estêvão no Centro Universitário Maria Antonia

 

O reconhecimento na épica e no teatro gregos, com Adriane  Duarte
 
5, 12, 19 e 26 de maio
segundas, 16 às 18h
 
O conceito de reconhecimento, presente desde os mitos pré-literários e que permeia diversos gêneros da literatura grega, analisado para além de suas funções de estruturador da narrativa, como uma resposta às inquietações do homem sobre sua origem e identidade, em obras centrais do cânone ocidental, incluindo a Odisseia, de Homero, As Coéforas, de Ésquilo, o Édipo Rei, de Sófocles, a Electra, de Eurípides e As tesmoforiantes, de Aristófanes.
 
5 de maio – A definição de reconhecimento e o Édipo Rei, de Sófocles
12 de maio – Retorno e reconhecimento na Odisseia, de Homero
19 de maio – Revisões: Electra em Ésquilo e Eurípides
26 de maio – O reconhecimento em chave paródica na comédia de Aristófanes
 
Adriane Duarte é professora de língua e literatura gregas na FFLCH-USP e autora de O dono da voz e a voz do dono: a parábase na comédia de Aristófanes (Humanitas, 2000), O nascimento de Zeus e outros mitos gregos (Cosac Naify, 2007) e Cenas de reconhecimento na poesia grega (Unicamp, 2012).
 
 
Passagens do pensamento medieval ao moderno, com José Carlos Estêvão
15, 22, 29 de maio e 5 de junho 
quintas, 20 às 22h
 
 
A transição da filosofia medieval para o pensamento moderno nas obras de Tomás de Aquino, que analisa a concepção de teologia e sua assimilação com a ciência aristotélica presentes na Metafísica, e em Guilherme de Ockham, considerado o último pensador medieval e o primeiro moderno, responsável por uma nova leitura de Aristóteles que significou uma passagem para o pensamento científico de experimentação, representado mais tarde por Copérnico, Galileu e Descartes.
 
15 de maio - Tomás de Aquino. Abstração versus participação. Recepção de Aristóteles e crítica do neoplatonismo.
 
22 de maio - Tomás de Aquino. Abstração e constituição das ciências. A distinção entre Metafísica e Teologia.
 
29 de maio - Guilherme de Ockham. Abstração e intuição. Crítica do substrato das ciências.
 
5 de junho - A “navalha de Ockham”: vantagens e limites da ciência do provável. A necessidade de um recomeço.
 
 
José Carlos Estêvão é professor livre-docente de filosofia medieval da FFLCH-USP,  com pesquisa sobre as obras de Pedro Abelardo, Guilherme de Ockham, Tomás de Aquino e Agostinho de Hipona. Publicou Stalin (Moderna, 1986).
 
inscrições
Centro Universitário Maria Antonia. Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo
2° andar – sala de cursos
segunda a sexta, 10 às 18h
 
descontos
20% para estudantes e professores
40% para terceira idade
 
informações
11 3123 5213 / 5214
cursosma@usp.br
 
 

 

 

 

 

Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação (GERAR) completa 20 anos

 

O Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação (GERAR), coordenado pela Prof. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca, convida para a Jornada comemorativa dos seus vinte anos de fundação, que acontece no dia 22 de maio, quinta-feira, das 09 às 17h, no Anfiteatro de Geografia, sob o tema “Percorrendo a História da Retórica: dos gregos e romanos aos nossos dias”.
 
Inscrições e mais informações em http://www.gerar-usp.org 
 
QUI | 22.05 | das 09 às 17h00
 
 
Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 

 

XXII Encontro Estadual de História

 

A ANPUH-SP convida para o XXII Encontro Estadual de História, que ocorrerá de 1 a 4 de setembro de 2014, em Santos-SP.
 
Participará do evento a docente do Departamento de História, Profa. Dra. Zilda Márcia Gricoli Iokoi, com o seminário temático "Humanidades, Direitos e outras legitimidades: traduções culturais, diversidade e lutas sociais na cidade".
 
Resumo: Sendo a cidade o espaço contraditório da vida humana, disputado entre diferentes grupos sociais, e, a cultura, uma definição aberta das trocas, negociações culturais e conflitos resultantes das relações entre a oralidade e a escrita, o dominante e o subordinado, o local e o global, o profano e o sagrado, o arcaico e o moderno, este simpósio pretende discutir o universo complexo, dialético, conflitivo e dinâmico das cidades e das manifestações culturais (na cidade). Nossa busca é pelo entendimento dos contextos históricos do tempo presente em que os elementos da cultura se materializam tornando-se atuantes na edificação das lutas sociais urbanas.
 
 

 

 
 

 

Revista Diversitas nº 2: Dossiê conhecimentos compartilhados

 

 
O Diversitas (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos) anuncia o nº 2 da Revista Diversitas - Dossiê Conhecimentos Compartilhados
 
Na publicação deste número, a Revista reúne no dossiê Conhecimentos Compartilhados: tradição e modernidade, sete dos textos apresentados no Seminário Internacional de mesmo nome, ocorrido em São Paulo, no Memorial da América Latina e na UNIGRANRIO em 2013.
 
Em seu conjunto, as reflexões propostas pelos autores desafiam a pensar as relações entre tradição e modernidade para fora dos limites de uma oposição dicotômica excludente – oposição criada pela própria modernidade quando postula seus ideais em ruptura frente ao que define como universo tradicional.
 
 

 

 

 

 
 

 

Pinceladas sobre a Pintura Alheia

 

O Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira, docente da Área de Literatura Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, convida a acessar, pelo Google Chrome, o Pinceladas sobre a Pintura Alheia Sextas Iluminuras: Richard Estes.

Pinceladas sobre a Pintura Alheia é um site dedicado à divulgação de pintura e pintores, além da reflexão sobre a criação artística.
 

 

 

 

* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2014