Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 226

Palestra: "What has Anti-Colonialism got to do with Education for the 21st Century?", com Njoki Wane (University of Toronto)

Haverá tradução para o português.

TER | 22.04 | 10h30

Casa de Cultura Japonesa (sala multimídia). Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo

Cinedebate: "O genocídio armênio nas telas"

A Área de Armênio (Departamento de Letras Orientais) convida para o Cinedebate "O genocídio armênio nas telas", que será realizado de 22 a 25 de abril, das 16h30 às 19h30, na sala 102 do prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).

O objetivo do evento é fomentar o debate sobre o Genocídio Armênio por meio de produções cinematográficas que tratam do tema.

Coordenação:  Profa. Dra. Deize Crespim Pereira
Ministrante: Sarkis Ampar Sarkissian

Semana do Projeto Libolo no Centro de Estudos Africanos

O Projeto visa estudar o português do Libolo e ainda o quimbundo, língua falada na região, buscando as possíveis intersecções entre essas duas línguas. Durante os encontros, serão apresentados e discutidos os resultados iniciais da pesquisa de campo no Libolo (julho de 2013) em que foram coletados dados sobre a língua, a história e aspectos da cultura do município por meio de entrevistas gravadas em áudio e vídeo, com falantes de português e de quimbundo.

Estarão presentes o coordenador geral do Projeto, Prof. Dr. Carlos Figueiredo (Universidade de Macau), o colaborador angolano José Albino José, e os integrantes da equipe composta por professores e pesquisadores de diversas Universidades brasileiras.

A semana do Projeto Libolo receberá ainda pesquisadores-convidados: linguistas, historiadores e pesquisadores envolvidos com as Humanidades Digitais.

QUA a  SEX | 23 a 25.04 | Programação

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

Colóquio Internacional: "Experiências de Tempo nos Séculos XVIII e XIX (Iberconceptos 3)"

O Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (Lab-Mundi) convida para o Colóquio Internacional: Experiências de Tempo nos Séculos XVIII e XIX (Iberconceptos 3), que ocorrerá no Anfiteatro do Departamento de História, nos dias 23, 24 e 25 de abril.

QUA a SEX | 23 a 25.04 | Programação

Anfiteatro do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

Palestra: "Bodies in Transit: Hybrid Formations in Monica Ali's 'Brick Lane'", com Churnjeet Mahn (University of Surrey)

O Laboratório de Estudos do Romance (LERo), do Departamento de Letras Modernas, convida para a palestra Bodies in Transit: Hybrid Formations in Monica Ali's 'Brick Lane', que será proferida por Churnjeet Mahn (University of Surrey), na quarta-feira, 23 de abril, às 9h, na sala 212 do prédio de Letras.

QUA | 23.04 | 09h00

Prédio de Letras (sala 212). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Unviersitária, São Paulo

Ditadura, democracia e memória

A professora do Departamento de História da FFLCH e coordenadora do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, Profa.Dra. Zilda Márcia Grícoli Iokoi, participa na segunda-feira, 28 de abril, do evento Ditadura, democracia e memória, que será realizado a partir das 09h30, na Rua Treze de Maio, 1259, térreo, São Paulo.

Evento itinerante: São Paulo homenageia Ana Clara Torres Ribeiro

O Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental (Laboplan - Departamento de Geografia) promove no dia 29 de abril, terça-feira, às 18h, no Anfiteatro do Departamento, a Mesa-Redonda "Ação, técnica e espaço no diálogo interdisciplinar", que terá a participação dos Professores Doutores Maria Adélia Aparecida de Souza (FFLCH/USP), Cátia Antonia da Silva (UERJ) e Manoel Lemes da Silva Neto (PUC Campinas), sob a coordenação de Mónica Arroyo (FFLCH/USP).

A iniciativa faz parte das homenagens à Ana Clara Torres Ribeiro, que acontecerão, com programações diferentes, em mais três Universidades Paulistas: Presidente Prudente, Rio Claro e Campinas.

TER | 29.04 | 18h00 | Programação completa

Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

Vídeo em destaque: Aula Magna 2014, com Ana Fani Alessandri Carlos

Já está no ar o vídeo da Aula Magna da FFLCH de 2014.

Sob o título O poder do 'corpo' no espaço público: o urbano como privação e o direito à cidade, a Aula Magna 2014 foi proferida pela Profa. Dra. Ana Fani Alessandri Carlos, docente do Departamento de Geografia, em 12 de março, no Anfiteatro de História.

O vídeo está disponível no site do Serviço de Comunicação Social da FFLCH, em http://comunicacao.fflch.usp.br/node/3912

* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2014