Adrian Gurza Lavalle

Ciência Política
Sociabilidade e Vida Urbana

É Professor Doutor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e pesquisador do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Estudos da Metrópole (CEM) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). É coordenador do Núcleo de Pesquisa Democracia e Ação Coletiva (CEBRAP) e membro do Comitê de Redação da revista Lua Nova. Foi Diretor Científicodo CEBRAP (2008-2010) e professor convidado do Centro de Estudios Políticos y Constitucionales (2012), Madri, e do Centre for the Study of Democratic Institutions (2013) -University of British Columbia, Vancouver. Realizou pós-doutorado no Institute of Development Studies - (2005), doutorado em Ciência Política -Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Sociologia -Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) (1994), e graduação em Ciencia Política y Administración Pública, também na UNAM (1991). Tem experiência na área de Sociologia Política e atua principalmente nos seguintes temas: associativismo, sociedade civil, teoria democrática, teorias da representação, espaço público. Seus últimos livros são "La innovación democrática en América Latina - Participación, representación y control Social" (organizado em coautoria com Ernesto Inzunsa, México:CIESAS, UV, 2010), e "O Horizonte da Política - Questões Emergentes e Agendas de Pesquisa" (São Paulo: UNESP/CEM/CEBRAP, 2012). (Texto informado pelo autor)