Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 230

 

Lançamento: "Militância Cultural: A Maria Antonia nos anos 60", de Adelia Bezerra de Meneses

 

O Centro Universitário Maria Antonia, a Com-Arte Editora e a autora, Profa. Dra. Adelia Bezerra de Meneses, docente aposentada do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, convidam para o lançamento do sexto volume da Coleção Memória Militante: Militância Cultural: A Maria Antonia nos anos 60.
 
Haverá performance de Jean e Joana Garfunkel, interpretando canções da década de 60, além de encenação do poema "Operário em construção", de Vinícius de Morais, por Tim Turbinatti.
 
SÁB | 17.05 | 15 às 18h00 | convite
 
 
Centro Universitário. Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo

 

Leia mais

 
 

 

Colóquio Internacional Centenário Marguerite Duras

 

Marguerite Duras é considerada, hoje, uma das mais importantes escritoras da segunda metade do século XX na França, sendo sua obra conhecida e traduzida em mais de quarenta países, no Oriente e no Ocidente. Personagem midiática e polêmica, destacou-se também como cineasta e dramaturga.
 
Para celebrar seu centenário, a FFLCH/USP e o Mackenzie organizam nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2014 o Colóquio Internacional Centenário de Marguerite Duras, que reunirá palestrantes de várias regiões do Brasil, além de França, Inglaterra e Bélgica.
 
Inscrições em: monitoriadofrances@gmail.com
 
Haverá também uma Mostra de Cinema na Cinemateca Brasileira (de 15 a 18 de maio) e no CINUSP (de 19 a 23 de maio), além da encenação da peça Agatha, no teatro da Aliança Francesa (20 de maio), com Elisa Fingermann e Paulinho Faria.
 
A realização do Colóquio conta com o apoio da CAPES/Ministério da Educação, Embaixada da França no Brasil, Institut Français e Cinemateca da Embaixada da França, Consulado Geral da Bélgica, bem como da Société Internationale Marguerite Duras.
 
O colóquio propõe revisitar seus romances e filmes, muitas vezes herméticos, ouvir sua poesia, seu canto, a melodia de suas palavras. Serão examinadas as várias facetas da obra da autora, sua trajetória de mulher, de desejo, de paixão, de loucura, de escrita, de transgressão.
 
Mais informações: Folder  | Programação
 
 

 

 

 

X Semana de Ciências Sociais da USP - 50 Anos Depois: O Estado e as Lutas Sociais em Questão

 

De 19 a 23 de maio, o Centro Universitário de Pesquisa e Estudos Sociais Ísis Dias de Oliveira (CeUPES) realizará a X Semana de Ciências Sociais da USP. O tema desta edição é “50 Anos Depois: O Estado e as Lutas Sociais em Questão”. 
 
Idealizado, organizado e realizado por estudantes do curso de Ciências Sociais da FFLCH/USP, o evento é de grande relevância para os estudantes de Ciências Sociais em São Paulo.
 
A programação conta com 10 mesas de debate e diversas oficinas, que têm como objetivo debater as mudanças do Estado brasileiro e de suas lutas sociais, a partir das discussões acerca dos 50 anos do golpe civil-militar e suas consequências. Tratar-se-á tanto do contexto de 2014, marcado pela polarização da sociedade em torno da Copa do Mundo, quanto do papel do Estado na repressão aos movimentos sociais, e dos diferentes projetos de Estado que lutam e lutaram pela hegemonia sobre os rumos do Brasil. 
 
O evento é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. Haverá entrega de certificados para participantes que cumprirem ao menos 6 horas de atividades da Semana, e que o solicitarem previamente no local do evento. 
 
 
Contato: ceupes2014@gmail.com 
 
SEG a SEX | 19 a 23.05 | Programação
 
Todas as atividades da X Semana de Ciências Sociais da USP ocorrem no prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH/USP (salas 14 e 101), Avenida Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.
 
 
 
 

 

Curso: "Paleografia, edição textual e composição de corpora"

 

Já estão disponíveis no site do Serviço de Cultura e Extensão (http://sce.fflch.usp.br/node/1804) as matrículas gratuitas para o curso de "Paleografia, edição textual e composição de corpora", com o ministrante prof. Dr. Michael Ferreira, da University of Georgetown. 
 
Oferecido pelo NEHiLP, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e Língua Portuguesa, o curso ocorrerá durante 7 dias: de 19 a 22 de maio, e de 26 a 28 de maio, das 14h às 16h, no prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Os objetivos do curso são:
 
*Discutir a utilização de informática na filologia e na linguística 
*Caracterizar a metodologia de pesquisa diacrônica do portuguesa desde a preparação até sua realização 
*Conhecer e implementar métodos de transcrição semi-paleográfica de textos históricos 
*Contextualizar o trabalho filológico e linguístico no âmbito da linguística de corpora
 
Conheça a Ementa e o conteúdo programático aqui: https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=59702
 
 
 
 

 

Lançamento: "11/12 Onze Duodécimos" e "O poema moderno: leituras e interseções"

 

A Editora Lumme, a Casa das Rosas e o Prof. Dr. Horácio Costa, docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP, convidam para o lançamento de seu mais recente livro de poemas, 11/12 Onze Duodécimos, e de O poema moderno: leituras e interseções, coletânea de ensaios de seus alunos de pós-graduação.
 
O evento acontece na terça-feira, 20 de maio, a partir das 19h, na Casa das Rosas.
 
TER | 20.05 | das 19 às 21h30 | convite
 
Casa das Rosas. Av. Paulista, 37, São Paulo

 

 

 

Lançamento: "Morfologia Histórica", Mário Eduardo Viaro (Org.)

 

O GMHP - Grupo de Morfologia Histórica do Português - convida para o lançamento do livro Morfologia Histórica, que será realizado na quarta-feira, 21 de maio, a partir das 19h, na sede da Livraria Cortez.
 
Organização: Prof. Dr. Mário Eduardo Viaro, docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP.
 
Complementando os avanços da linguística moderna, vê-se, desde o final do século XX, a Etimologia, a Linguística Diacrônica e a Filosofia florescerem no Brasil. No entanto, a Morfologia Histórica da língua portuguesa, sobretudo o estudo dos sufixos derivacionais, é pouco conhecida. Este livro, composto por artigos do GMHP, vem preencher esta lacuna.
 
QUA | 21.05 | 19h00
 
Livraria Cortez. Rua Monte Alegre, 1.074, São Paulo
 

 

 

 

Conferência: "A violência homofóbica no Brasil contemporâneo: em memória do menino André Alex Moraes Soeiro"

 

O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas convida para a conferência "A violência homofóbica no Brasil contemporâneo: em memória do menino André Alex Moraes Soeiro", que acontece na quarta-feira, 21 de maio, às 17h, na sala 102 do prédio de Letras.
 
Participação de: Horácio Costa, Emerson da Cruz Inácio, Jacek Kornak, Mario Lugarinho e João Silvério Trevisan.
 
QUA | 21.05 | 17h00
 
Prédio de Letras (sala 102). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 

 

Seminário: "Política Nuclear Brasileira", com Mônica Herz (Puc-Rio)

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e o Departamento de Ciência Política da FFLCH convidam para o seminário Política Nuclear Brasileira, que será dirigido por Mônica Herz (Puc-Rio), na quinta-feira, 22 de maio, às 17h30, na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
Aberto ao público e à imprensa, sem necessidade de inscrição prévia.
 
QUI | 22.05 | 17h30 
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 
 
 
 

 

Palestra: "Os Intelectuais na China Imperial/Republicana: o caso de Liang Qichao", com Shu Changsheng

 

O Laboratório de Estudos da Ásia (LEA), do Departamento de História - FFLCH/USP, convida para a palestra: "Os Intelectuais na China Imperial/Republicana: o caso de Liang Qichao", que será proferida pelo professor Shu Changsheng, na quinta-feira, 22 de maio, às 18h30, no Anfiteatro do Departamento de História.
 
Shu Changsheng é formado em Letras pela Universidade de Fudan (China), com doutorado em história pela UFF. Professor recém-concursado na USP, é autor do livro História da China Popular no Século XX (editora FGV). A palestra será baseada na monografia "O Pensamento de Liang Qichao", concluída pelo palestrante na Universidade de Fudan, sob a orientação do professor Sun Li. 
 
O evento é gratuito e aberto ao público em geral.
 
QUI | 22.05 | 18h30
 
Anfiteatro do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 

 

Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação (GERAR) completa 20 anos

 

O Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação (GERAR), coordenado pela Prof. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca, convida para a Jornada comemorativa dos seus vinte anos de fundação, que acontece no dia 22 de maio, quinta-feira, das 09 às 17h, no Anfiteatro de Geografia, sob o tema “Percorrendo a História da Retórica: dos gregos e romanos aos nossos dias”.
 
Inscrições e mais informações em http://www.gerar-usp.org 
 
QUI | 22.05 | das 09 às 17h00
 
 
Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 
 

 

 

Seminário: "Orçamento Federal: A Impositividade na Execução das Emendas Individuais", com Hélio M. Tollini (Câmara dos Deputados)

 

O Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política  convidam para o seminário Orçamento Federal: A Impositividade na Execução das Emendas Individuais, que será dirigido por Hélio M. Tollini (Câmara dos Deputados), no dia 23 de maio, às 10h, na sala 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
O evento faz parte da programação do ciclo de seminários sobre "A Economia Política do Processo Orçamentário no Brasil" e é aberto ao público e à imprensa, sem necessidade de inscrição prévia.
 
Debatedora: Andréa Freitas
 
 
Bibliografia:
 
"A Lei 4.320 e a Responsabilidade Orçamentária", et José R. Afonso, in Orçamentos Públicos. Organizadores: Fernando F. Scaff e José M. Conti. Florianópolis: Conceito Editorial, 2011.
 
“Reforming the Budget Formulation Process in the Brazilian Congress”, in OECD Journal on Budgeting, v. 2009/1, p. 01-29. Paris: OECD, 2009.
 
"Introduzindo mais Qualidade no Processo de Apreciação Orçamentária pelo Congresso Nacional", in Cadernos ASLEGIS nº 35, p. 155-176. Organizadora: Aparecida Andrés. Brasília: ASLEGIS, Setembro-Dezembro de 2008.
 
"Aprimorando as Relações do Poder Executivo com o Congresso Nacional nos Processos de Elaboração e Execução Orçamentária", in Cadernos ASLEGIS nº 34, p. 213-236. Organizadora: Aparecida Andrés. Brasília: ASLEGIS, Maio-Agosto de 2008.
 
Programação completa, bibliografia e textos de referência em http://neci.fflch.usp.br
 
Informações: (11) 3091-0329 e neci@usp.br
 
SEX | 23.05 | 10h00
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 

 

Revista USP lança número dedicado ao futebol

 

Na terça-feira, 27 de maio, às 19h, na Livraria da Vila Shopping Pátio Higinópolis, será lançado o número 99 da Revista USP, dedicado ao futebol.
 
Haverá debate com a participação de José Alberto Cortez, Paulo Calçade, Jorge Vasconcellos e do docente do Departamento de História da FFLCH, Prof. Dr. Flávio de Campos.
Mediação de Alberto Carlos Amadio.
 
Confirmar presença por email: marketingccs@usp.br
 
TER | 27.05 | 19h00 | convite
 
Livraria da Vila Shopping Pátio Higienópolis. Av. Higienópolis, 618, Piso Pacaembu, São Paulo
 

 

 
 

 

Workshop: "Recursos textuais para a produção de Gêneros Acadêmicos"

 

O Laboratório de Letramento Acadêmico  convida para o workshop Recursos textuais para a produção de Gêneros Acadêmicos, que será dirigido pela Profa. Dra Vivian Cristina Rio Stella, na quarta-feira, 28 de maio, das 18h às 19h20, na sala 260 do prédio de Letras.
 
Vivian Cristina Rio Stella é Graduada e doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. Faz pós-doutorado e ministra cursos de extensão em Redação Científica naquela universidade.
 
No workshop, serão apresentados os principais recursos textuais requeridos para a produção de textos acadêmicos coesos e serão apontadas algumas das principais falhas no uso desses recursos. 
 
Inscrições: letramento.academico.ingles@gmail.com
 
QUA | 28.05 | das 18h às 19h20 
 
Prédio da Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 

 

Seminários do Centro de Estudos da Metrópole

 

O CEM - Centro de Estudos da Metrópole convida para dois seminários que promoverá no dia 28 de maio, na sala 08 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais:
 
Equidade Fiscal: impactos distributivos da tributação e do gasto social, com Fernando Gaiger Silveira
QUA | 28.05 | das 14 às 17h00 
 
 
Desigualdades de Oportunidades e Resultados Educacionais entre os Jovens Brasileiros, com Letícia Marteleto
QUA | 28.05 | das 17h30 às 19h30
 
 
 

 

I Congresso Internacional de Estudos do Discurso: inscrições abertas

 

Estão abertas as inscrições para o I Congresso Internacional de Estudos do Discurso - CIED, a realizar-se na FFLCH-USP, de 6 a 8 de agosto de 2014.
 
O evento é promovido pelo Grupo de Estudos do Discurso (Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas). Destina-se à discussão de resultados de pesquisas voltadas aos estudos do discurso, com abrangência das diversas linhas teóricas, observando-se a possibilidade de uma abordagem interdisciplinar. Nesse sentido, as interfaces com a Filosofia, Psicologia, Comunicação, Direito, Ciências Sociais, Ciência Política, Ciências Cognitivas, Ciências da Religião e Educação serão bem-vindas.
 
Estão confirmadas as presenças de Patrick Charaudeau (Université Paris 13), Maria Alexandra Guedes Pinto (Universidade do Porto), Maria Aldina Marques (Universidade do Minho), Ana Zandwais (UFRGS), Ida Lúcia Machado (UFMG) e Beth Brait (USP/PUC-SP).
 
 
O Congresso Internacional de Estudos do Discurso é um evento itinerante. A segunda edição será realizada na Universidade do Porto (Portugal).
 
 
Inscrições e informações no site: http://cied.fflch.usp.br/