Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 232

Palestra: “Desertificação como problema ambiental”, com José Bueno Conti

 

O Parque CienTec (Parque de Ciência e Tecnologia da USP) convida para a palestra “Desertificação como problema ambiental”, que será proferida pelo Prof. Dr. José Bueno Conti, docente do Departamento de Geografia da FFLCH/USP, neste sábado, 31 de maio, às 15h. 
 
Resumo: 
A preocupação com o meio ambiente e as relações entre sociedade e natureza constituem, hoje, tema de indiscutível relevância. O confronto entre os interesses econômicos e a defesa do meio natural vem sendo objeto de análise e questionamento por parte dos estudiosos das várias ciências do homem e da terra.
 
A atividade predatória em grande escala pode desencadear a degradação e o empobrecimento da natureza da qual a desertificação é uma das modalidades, fenômeno que, todavia, também pode resultar de um processo de mudanças climáticas determinado por causas naturais.
 
A palestra do Prof. Conti propõe discutir a desertificação enquanto fato geográfico, tanto na condição de fenômeno natural, como na de produto das relações entre sociedade e natureza em suas diferentes escalas e graus de intensidade, com ênfase para as baixas latitudes onde se manifesta de forma mais grave em virtude da singularidade das condições naturais e humanas dessa faixa do globo. Será dado destaque à região semiárida brasileira e aos processos de desertificação que ali se desenvolvem, sobre os quais os estudiosos estão longe de chegar a um consenso uma vez que podem ser tratados sob ângulos muito diversos.
 
Contato:  (11) 5077-6314
 
SÁB | 31.05 | 15h00
 
Parque CienTec. Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda (em frente ao Zoológico).
 
 
O Parque CienTec está aberto aos sábados, exceto feriados, entre 9h e 17h.
Está localizado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, uma das maiores reservas naturais na Região Metropolitana, um ambiente privilegiado para entrar em contato com a natureza e realizar trilhas
 
 
 

 

Palestra: "De Mouros a Índios: os índios negros de Nova Orleans", com Jeroen Dewulf

 

O Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil África realiza na segunda-feira, 02 de junho, às 17h, na sala de vídeo do Departamento de História, a palestra De Mouros a índios: os índios negros de Nova Orleans.
 
Resumo: Esta palestra apresenta uma nova perspectiva sobre as origens de uma das tradições afro-americanas mais enigmáticas, a dos Mardi Gras Indians de Nova Orleans. Segundo esta tradição, grupos de negros fantasiados de índios apresentam uma série de danças marciais cuja significação e origem são desconhecidas. Após analisar as diferentes teses existentes acerca das origens desta tradição afro-americana, o Prof. Jeroen Dewulf (UC Berkeley) apresentará uma nova hipótese, que compara as danças dos “Índios negros” de Nova Orleans à tradição afro-brasileira conhecida como Mouros e Cristãos.
 
O Prof. Jeroen Dewulf é professor associado na Universidade da Califórnia em Berkeley. Sua pesquisa é voltada para o tráfico transatlântico de escravos e para as manifestações culturais de origem africana no mundo atlântico.
 
SEG | 02.06 | 17h00
 
Sala de vídeo do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Debate: "Venezuela: Qual o seu papel no contexto da integração latino-americana?"

 

A Venezuela possui um importante papel histórico para o continente americano e se tornou, nas últimas décadas, um dos principais pólos políticos e econômicos do mundo atual, além de despertar curiosidades para as áreas de relações internacionais e desenvolvimento social.
 
A UJR e o NELAM (Núcleo de Estudos Latino-Americanos da Fundação Santo André), junto ao Consulado da República Bolivariana da Venezuela, promovem um ciclo de debates sobre a Venezuela: Qual o seu papel no contexto da integração latino-americana? com a participação de professores e pesquisadores que se dedicam ao estudo e entendimento da realidade da Venezuela e da América-Latina.
 
Nesta terça-feira, 03 de junho, às 19h, o debate acontece no Anfiteatro de Geografia da FFLCH.
 
Os debates, que serão promovidos em importantes universidades de São Paulo, propõem entender melhor e mais profundamente, com senso crítico e bastante detalhes, a realidade desse nosso vizinho.
 
 
Aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 
 
TER | 03.06 | 19h00
 
 
Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo 
 
 
 

 

Lançamento: "Cultura e Sociedade: Brasil e Argentina", Sergio Miceli e Heloisa Pontes (Orgs.)

 

A Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, a EDUSP e a Livraria da Vila convidam para o lançamento do livro Cultura e Sociedade: Brasil e Argentina, organizado pelos Profs.Drs. Sergio Miceli (Departamento de Sociologia - FFLCH/USP) e Heloisa Pontes (Unicamp), a realizar-se na quinta-feita, 05 de junho, a partir das 18h30, na Livraria da Vila - Fradique Coutinho.
 
QUI | 05.06 | 18h30 | convite
 
Livraria da Vila - Fradique Coutinho. Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, São Paulo
 

 


 

Seminário: "Controle Social do Orçamento Público", com Odilon Guedes

 

O Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política  convidam para o seminário Controle Social do Orçamento Público, que será dirigido por Odilon Guedes (FAAP e Faculdades Oswaldo Cruz), no dia 06 de junho, às 10h, na sala 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
O evento faz parte da programação do ciclo de seminários sobre "A Economia Política do Processo Orçamentário no Brasil" e é aberto ao público e à imprensa, sem necessidade de inscrição prévia.
 
Debatedor: Glauco Peres da Silva
 
Bibliografia:
GUEDES, Odilon.  Orçamento Público e Cidadania. Editora LF Editorial, 2012.
 
Programação completa, bibliografia e textos de referência em http://neci.fflch.usp.br
 
Informações: (11) 3091-0329 e neci@usp.br
 
SEX | 06.06 | 10h00
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 

 

 


 

* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2014