Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 235

"O golpe de 64 e a Literatura Brasileira": FFLCH discute os 50 anos do golpe de 1964

Já está disponível a programação do próximo ciclo de debates do evento FFLCH discute os 50 anos do golpe de 1964, desta vez dedicado a apreciar como a violência do golpe de 1964 ultrapassou os marcos político-institucionais e repercutiu mais amplamente também na vida cultural e artística do país, especialmente na literatura.

Sob a coordenação dos Profs. Drs. Augusto Massi, Luiz Roncari e Priscila Figueiredo, os debates ocorrerão de 17 a 19 de setembro, promovidos pela Área de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.

Informações sobre a sala em que ocorrerão os debates serão divulgadas oportunamente.

É possível assistir aos debates anteriores do evento em http://fflch.usp.br/50anos_golpe_64

Seminário Internacional "Políticas Públicas- Mulheres imigrantes: das senhoras da limpeza às senhoras do desenvolvimento"

O NUPPs - Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo, convida para o Seminário Internacional Políticas Públicas- Mulheres imigrantes: das senhoras da limpeza às senhoras do desenvolvimento, que será realizado no dia 06 de agosto, das 09h30 às 16h, na sala 8 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais.

Informações: Vera Cecília da Silva, nupps@usp.br - (11) 3091.3272

Evento aberto ao público, mediante inscrição.

QUA | 06.08 | Programação

Prédio de Filosofia e das Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

III Congresso Internacional de Linguística Histórica

Confira a primeira chamada para o III Congresso Internacional de Linguística Histórica, que terá lugar em Santiago de Compostela, de 27 a 30 de julho de 2015. Trata-se de congresso promovido em parceria com o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da FFLCH/USP.

Pesquisa identifica padrões de entonação do português brasileiro

Leia em http://agencia.fapesp.br/19325 reportagem de Diego Freire para a Agência FAPESP, sobre a pesquisa  “Fraseamento entoacional em português brasileiro”, conduzida com o apoio da FAPESP pela docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Profa. Dra. Flaviane Romani Fernandes Svartman.

Fonte: Agência FAPESP

Pinceladas sobre a Pintura Alheia

O Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira, docente da Área de Literatura Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, convida a acessar, pelo Google Chrome, o Pinceladas sobre a Pintura Alheia Sextas Iluminuras: Marc Chagall.

Pinceladas sobre a Pintura Alheia é um site dedicado à divulgação de pintura e pintores, além da reflexão sobre a criação artística.

* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2014