Gustavo Venturi Junior

Moralidade
Direitos humanos
Marcadores sociais de diferença

Professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Ciência Política (2003) e mestrado em Sociologia (1995), ambos pela USP. Estruturou e coordenou o Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo (1997/08), desenvolvendo pesquisas de cultura política e estudos sobre marcadores sociais de diferença (gênero e diversidade sexual, raça e etnias, juventude e velhice). Atualmente articula esses temas em pesquisa sobre moralidade, tolerância e direitos humanos. Consultor de campanhas eleitorais desde 1996, foi diretor da Criterium Assessoria em Pesquisas (2001/08), focada na avaliação de políticas públicas, atendendo governos municipais e federal em diversas áreas. Trabalhou no Instituto de Pesquisas Datafolha (1985/96), dirigindo-o por 4 anos. É coordenador-adjunto do Consórcio de Informações Sociais (CIS, fruto de convênio USP/Anpocs) e tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do MEC nas Ciências Sociais da USP. Pesquisador do Centro de Estudos de Opinião Pública (CESOP- Unicamp), do grupo de pesquisa Opinião Pública: marketing político e comportamento eleitoral (CNPq- UFMG) e do Núcleo de Estudos para Prevenção da Aids (Nepaids- USP).