Prêmio Jabuti 2014: veja quais professores da FFLCH foram indicados à premiação

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou na terça-feira, 23, a lista de finalistas da 56ª edição do Prêmio Jabuti. Foram escolhidos 10 finalistas para cada uma das 27 categorias da premiação. No dia 16 de outubro haverá uma segunda fase de apuração que indicará os três premiados de cada categoria. A cerimônia de premiação será realizada no dia 18 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Confira os professores da FFLCH que foram indicados à premiação:

- Categoria: Artes e Fotografia
“Marcello Grassmann 1942-1955”, organizado por LEON KOSSOVITCH, professor aposentado do Departamento de Filosofia da FFLCH, e pela professora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) MAYRA LAUDANNA. Publicado pela editora Edusp.

- Categoria: Economia, Administração e Negócios
"Dicionário Temático Desenvolvimento e Questão Social: 81 problemáticas contemporâneas", organizado por Anete Ivo, Elsa Kraychete, Cristiana Mercuri, Denise Vitale e Stella Senes. O livro teve participação dos professores do Departamento de Ciência Política ADRIÁN GURZA LAVALLE e RÚRION MELO, Publicado pela editora Annablume.

- Categoria: Ciências Humanas
"Dimensões Políticas da Justiça", coletânea organizada por Leonardo Avritzer, Newton Bignotto, Fernando Filgueiras, Juarez Guimarães e Heloísa Starling contou com a participação de ensaios de ROGÉRIO ARANTES, ÁLVARO DE VITA e EUNICE OSTRENSKY, professores do Departamento de Ciência Política da FFLCH. Publicado pela editora Civilização Brasileira.

- Categoria: Direito
“A Forma da República: da constituição mista ao Estado”, do professor CÍCERO ROMÃO RESENDE DE ARAÚJO, do Departamento de Ciência Política da FFLCH. Publicado pela editora WMF Martins Fontes.

- Categoria: Poesia
“Bernini – poemas 2008-2010”, do professor HORÁCIO COSTA, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH. Publicado em parceria com Selo Demônio Negro.

- Categoria: Romance
“Deserto”, do professor LUÍS S. KRAUSZ, do Departamento de Letras Orientais da FFLCH. Publicado pela editora Benvirá.

- Categoria: Teoria e Crítica Literária
“Fervor das Vanguardas: arte e literatura na América Latina”, do professor JORGE SCHWARTZ, do Departamento de Letras Modernas da FFLCH. Publicado pela editora Companhia das Letras.

“Escritores Brasileiros do Século XX: um testamento crítico”, da professora aposentada NELLY NOVAES COELHO, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Publicado pela editora LetraSelvagem.

“Buriti do Brasil e da Grécia: patriarcalismo e dionisismo no sertão de Guimarães Rosa”, do professor aposentado LUIZ RONCARI do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH. Publicado pela editora 34.

- Categoria: Tradução
“O livro do travesseiro”, da escritora japonesa Sei Shōnagon, com tradução de JUNKO OTA, MADALENA HASHIMOTO CORDARO e SHIRLEI LICA ICHISATO HASHIMOTO, professoras do Departamento de Letras Orientais, GENY WAKISAKA, professora aposentada do mesmo departamento e LUIZA NANA YOSHIDA, pesquisadora do Centro de Estudos Japoneses da USP. Publicado pela editora 34.

“Os sonhos teus vão acabar comigo: prosa, poesia, teatro”, coletânea do escritor Daniil Kharms com tradução de AURORA FORNONI BERNARDINI, professora aposentada do Departamento de Letras Orientais da FFLCH e DANIELA MOUNTIAN e MOISSEI MOUNTIAN. Publicado pela editora Kalinka.