Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 237

 

56ª edição do Prêmio Jabuti: Docentes da FFLCH indicados à premiação

 

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou no dia 23 de setembro a lista de finalistas da 56ª edição do Prêmio Jabuti. Foram escolhidos 10 finalistas para cada uma das 27 categorias da premiação. 
 
No dia 16 de outubro haverá uma segunda fase de apuração, que indicará os três premiados de cada categoria. A cerimônia de premiação será realizada no dia 18 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
 
Confira os professores da FFLCH que foram indicados à premiação: http://comunicacao.fflch.usp.br/node/4291
 

 


 

Ciclo de Reflexões: "Dilemas Atuais do Debate no Espaço Público"

 

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia convida para o Ciclo de Reflexões “Dilemas Atuais do Debate no Espaço Público”, que será realizado nos dias 7 de outubro, 11 de novembro, 25 de novembro e 2 de dezembro de 2014 (das 17h30 às 19h30, vide programação), na sala 118 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Locus por excelência para expressões da crítica social e do conflito político, o espaço público repousa em bases sociais, morais e institucionais que lhe asseguram, como características fundamentais, a abertura à diferença, a pluralidade de perspectivas, a tolerância à diversidade e o uso público da razão. Reconhecendo sinais contundentes de erosão do espaço público no Brasil de nosso tempo, esta iniciativa interdepartamental recorre ao já consolidado patrimônio reflexivo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo no intuito de, num primeiro momento, formular diagnósticos do presente, depois rememorar criticamente dilemas análogos de outros tempos e espaços, e, por fim, problematizar o que a relação entre arte e política pode revelar sobre o futuro. 
 
Coordenação: Profs. Drs. Adrian Gurza Lavalle e Fraya Frehse

 

 

 

Lançamento: "Espanhol e português brasileiro: estudos comparados", Adrián Pablo Fanjul e Neide Maia González (Orgs.)

 

Os organizadores, Profs. Drs. Adrián Pablo Fanjul e Neide Maia González, a Parábola Editorial e a Livraria Cultura convidam para o coquetel de lançamento do livro Espanhol e português brasileiro: estudos comparados, que será realizado no dia 08 de outubro, quarta-feira, às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
 
QUA | 08.10.2014 | 18h30 | Convite
 
Livraria Cultura (Conjunto Nacional). Av. Paulista, 2073, térreo, São Paulo
 

 


 

Cinco Encontros sobre Poesia Norte-Americana Moderna

 

O Centro Ángel Rama (Centro Interdepartamental da FFLCH-USP) promoverá cinco Encontros sobre Poesia Norte-Americana Moderna, nos dias 14, 21 e 28 de outubro, 04 e 11 de novembro (terças-feiras, das 18 às 19h30), na sala 110 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Docente responsável: Profa. Dra. Maria Sílvia Betti (DLM e Centro Ángel Rama)
 
Público-alvo: interessados em geral. Os poemas a serem discutidos foram extraídos de edições bilíngues.
 
Serão concedidos certificados de participação aos alunos que comparecerem a todos os Encontros.
 
Contato: carama@usp.br   (11) 3091-4879

 

Leia mais

 

 

 

Seminário: "Trajetórias governativas e mudança nos instrumentos de governança urbana: uma comparação entre São Paulo e a cidade do México", com Dionisio Zabaleta Solís

 

No dia 15 de outubro, quarta-feira, às 17 horas, o pesquisador visitante no Centro de Estudos da Metrópole, Dionisio Zabaleta Solís (Doutorando em Políticas Públicas - CIDE-Centro de Investigación y Docencia Económica, Mexico) realizará a apresentação: "Trajetórias governativas e mudança nos instrumentos de governança urbana: uma comparação entre São Paulo e a cidade do México", fruto de suas pesquisas de doutorado.
 
O evento acontecerá na sala 8 do Prédio da Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Aberto a todos os interessados sem necessidade de inscrição prévia.
 
Resumo:
 
A pesquisa propõe um marco de interpretação dos processos de mudança dos instrumentos de política pública, agrupados genericamente na perspectiva da governança. O modelo sublinha a importância de alguns fatores endógenos historicamente construídos (o desenvolvimento das capacidades e os modos de relacionamento dos atores estatais e sociais) na definição trajetórias de longe prazo nos processos de governo e que agem como restrições nas dinâmicas de mudança dos instrumentos de governo. Em termos empíricos, apresentam-se alguns resultados parciais da comparação dos processos de adoção de instrumentos de governança urbana em São Paulo e na cidade do México.
 

 


 

 

"O leitor e o escritor: Flaubert por Sartre, Simone de Beauvoir por Merleau-Ponty", com Franklin Leopoldo e Silva

 

Estão abertas junto ao Centro Universitário Maria Antonia, as inscrições para os encontros "O leitor e o escritor: Flaubert por Sartre, Simone de Beauvoir por Merleau-Ponty", que serão ministrados pelo docente do Departamento de Filosofia da FFLCH/USP, Prof. Dr. Franklin Leopoldo e Silva.
 
A relação entre leitor e escritor na prosa é uma ação que colabora no significado da obra, articulando as trilhas deixadas pelo escritor, e as projeções intimistas do leitor, resultando na interpretação que define a leitura como exercício. O curso evidencia essas relações no estudo da obra de Flaubert realizado por Sartre, assim como na vinculação entre metafísica e ficção, vista por Merleau-Ponty em Simone de Beauvoir.
 
Os encontros acontecem nos dias 16, 23 e 30 de outubro e 6 de novembro, quintas-feiras, das 20 às 22h.
 
Programação
16 de outubro - Sartre leitor de Flaubert: o teor reflexivo da voz narrativa.
23 de outubro - A arte entre o absoluto e o singular.
30 de outubro - A metafísica do concreto no romance A Convidada, de Simone de Beauvoir, segundo Merleau-Ponty
6 de novembro - A construção imaginária da intersubjetividade.
 
 
 

 

Conferências PPGAS - USP

 

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS - USP) convida para a conferência "Dignidad, deseo y bienestar: huevos alemanes, café guatemalteco y la buena vida" que será proferida pelo professor Edward Fischer, na quinta-feira, 16 de outubro, às 17h45 , na sala 24 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
Edward Fischer é professor de Antropologia e diretor do Center for Latin American Studies da Vanderbilt University, Tennessee. Publicou, entre outros,  Tecpán Guatemala: A Modern Maya Town in Local and Global Context (2002, com Carol Hendrickson), Broccoli and Desire: Global Connections and Maya Struggles in Post-War Guatemala (2006, com Peter Benson), e Indigenous Peoples, Civil Society, and the Neoliberal State in Latin America (2008). 
 
Organizadas pelo corpo docente, as Conferências PPGAS - USP visam trazer ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP professores e pesquisadores destacados na área e em áreas afins, de modo a ampliar a interlocução acadêmica, estabelecer redes e parcerias, e também contribuir para a formação e atualização de seus pesquisadores.
 
​Não é necessário inscrição prévia para participar das Conferências. A entrada é gratuita. 
 
Mais informações em:  http://www.fflch.usp.br/da/ppgas/   (11) 3031-2552​
 
QUI | 16.10.2014 | 17h45 | Próximas conferências
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 24).  Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

Leia mais

 

 

 

Impacto do Regime Militar na Universidade de São Paulo

 

Os Profs. Drs. José Goldemberg (Instituto de Energia e Ambiente), Umberto Cordani (Instituto de Geociências), Dalmo de Abreu Dallari (Faculdade de Direito), Silvio Salinas (Instituto de Física) e Emília Viotti da Costa (FFLCH/USP), participam no dia 22 de outubro, quarta-feira, às 17h, no Auditório István Jancsó (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin), do evento Impacto do Regime Militar na Universidade de São Paulo.
 
Coordenação: Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato (FFLCH/USP)
 
A atividade faz parte das comemorações pelos 80 anos da USP.
 
QUA | 22.10.2014 | 17h00 
 
Auditório István Jancsó (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin). Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Palestra de lançamento do livro "De Gorbachev a Putin: a saga da Rússia do socialismo ao capitalismo", de Angelo Segrillo

 

O Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) convida para a palestra de lançamento do livro "De Gorbachev a Putin: a saga da Rússia do socialismo ao capitalismo" (editora Prismas)  de Angelo Segrillo, professor da FFLCH/USP formado pela UFF e pelo Instituto Pushkin de Moscou. A obra traça um grande panorama da história da Rússia, desde a perestroika com Gorbachev, passando pela era Yeltsin e chegando ao recente período Putin.
 
A palestra é gratuita e não é necessária inscrição prévia.
 
No evento a obra poderá ser adquirida com desconto promocional de 40% sobre o preço de livraria, de R$48 por R$30. 
 
 
SEX | 24.10.2014 | 18h30
 
 
Auditório do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

Chamada para inscrições: 6ª edição da Escola de Verão IPSA-USP em Conceitos e Métodos em Ciência Política e Relações Internacionais

 

A sexta temporada da Escola de Verão IPSA-USP em Conceitos e Métodos em Ciência Política e Relações Internacionais será realizada na Universidade de São Paulo entre 26 de janeiro e 13 de fevereiro de 2015. Serão oferecidos treze (13) cursos em métodos formais quantitativos e qualitativos, incluindo quatro cursos de atualização de uma semana; um curso regular de uma semana e oito cursos regulares de duas semanas (todos em língua inglesa).
 
A Escola de Verão IPSA-USP é uma parceria entre a Associação Internacional de Ciência Política (IPSA), o Departamento de Ciência Política (DCP), o Instituto de Relações Internacionais (IRI) ambos da Universidade de São Paulo. Apoio generoso para a Escola é concedido pela IPSA, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pela Universidade de São Paulo, pela FAPESP e pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM).
 
O prazo para as inscrições foi ampliado até 12 de outubro de 2014.
 
 
 
 
Contato: summeripsa@usp.br
 
 

Leia mais

 

 

 

I Simpósio Internacional de Linguagem e Cognição (I LINCOG)

 

 
A FFLCH/USP convida a comunidade acadêmica para participar do I Simpósio Internacional de Linguagem e Cognição (I LINCOG) a ser realizado entre os dias 10 e 14 de novembro de 2014, no campus Cidade Universitária - Butantã. 
 
O Simpósio destina-se à discussão de resultados de pesquisas voltadas a uma abordagem cognitivista, funcionalista ou cognitivo-funcional dos fenômenos linguísticos e multimodais, valorizando uma abordagem multi ou interdisciplinar da linguagem em sua interface com os aspectos conceptuais, interacionais e sociais. 
 
O evento contará com a presença do prof. Dr. Dirk Geeraerts, da Universidade de Leuven (Bélgica) e editor do The Oxford Handbook of Cognitive Linguistics, que ministrará um minicurso de 9 (nove) horas, entre os dias 11 e 13 de novembro.
 
Além disso, ocorrerá, bio Simpósio, o V Seminário do Projeto de História do Português Paulista II, com apresentações e debates biao andamento das pesquisas do projeto temático, e o IX Encontro Anual do Grupo de Pesquisa Linguagem e cognição, com mesas-redondas incluindo pesquisas mais recentes sobre processamento cognitivo e seus efeitos na linguagem.
 
 
Inscrições no site: http://lincog.fflch.usp.br/
 

 

 

 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


 

* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2014