Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Quatro teses defendidas na FFLCH recebem Prêmio Capes de Tese 2014

No dia 30 de setembro a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou o resultado do Prêmio Capes de Tese – Edição 2014. Treze teses da USP foram premiadas, além de 16 que receberam menções honrosas, de um total de 85 concedidas. Quatro teses orientadas e defendidas na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) foram premiadas: duas receberam o prêmio de melhores teses e duas receberam menções honrosas. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no dia 10 de dezembro.

O Prêmio Capes de Tese consiste em passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

Confira os premiados da FFLCH (clique no título da tese para acessá-la no Banco de Teses e Dissertações da USP):

MELHORES TESES

O estigma da deficiência física e o paradigma da reconstrução biocibernética do corpo”, de Joon Ho Kim. Tese orientada por Sylvia Maria Caiuby Novaes no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Área do conhecimento Antropologia / Arqueologia.

Desigualdades espaciais e prisões na era da globalização neoliberal: fundamentos da insegurança no atual período”, de James Humberto Zomighani Júnior. Tese orientada por Maria Adélia Aparecida de Souza no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana. Área do conhecimento: Geografia.

MENÇÕES HONROSAS

O presidencialismo de coalizão”, de Andréa Marcondes de Freitas. Tese orientada por Fernando de Magalhães Papaterra Limongi no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Área do conhecimento: Ciência Política e Relações Internacionais

Império da lei: um estudo de sociologia do direito e da violência”, de André Augusto Inoue Oda. Tese orientada por Marcos César Alvarez no Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Área do conhecimento: Sociologia.

Clique aqui para conferir a lista completa dos premiados na edição 2014.