Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 242

Lançamento: "BIXIGA em Artes e Ofícios"

 

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a Edusp e o Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo CPC-USP Casa de Dona Yayá convidam para o lançamento do livro BIXIGA em Artes e Ofícios.
 
A abertura do evento será realizada pela diretora do CPC-USP, Profa Mônica Junqueira. Nesta ocasião haverá uma mesa redonda com as organizadoras do livro, antropólogas Rose Satiko e Adriana de Oliveira Silva, o arquiteto e ex-diretor do órgão José Lira, a antropóloga Ilana Goldenstein e o capoeira e sambador Rodrigo Lima, representando os artistas e artesãos do Bixiga.
 
Informações: (11) 3106-3562
 
SÁB | 15.11 | 15h00 | convite
 
Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo CPC-USP | Casa de Dona Yayá. Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo
 

 


 

Simpósio Internacional Movimentos Sociais e Instituições Políticas na América Latina

 

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia promove nesta segunda-feira, 17 de novembro, a partir das 9h, o Simpósio Internacional Movimentos Sociais e Instituições Políticas na América Latina.
 
O evento será realizado na sala 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Confira a programação
 

 


 

PPGHS recebe o historiador Bryan Palmer

 

O Programa de Pós-Graduação em História Social  convida para palestras com o Prof. Bryan Palmer, que acontecem na segunda e na terça-feira, no Anfiteatro do Departamento de História (Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária).
 
 
SEG | 17.11 | 17h30 | "1934: Um ano formativo de mobilização da classe trabalhadora nos Estados Unidos e suas lições para hoje"
 
Em inglês com tradução consecutiva.
 
Leitura sugerida: Bryan Palmer. Revolutionary Teamsters: The Minneapolis Truckers' Strike of 1934. Chicago: Haymarket, 2014. Capítulo 2. Para baixar:
 
https://docs.google.com/document/d/1vpyIV2J-GZf4p7T2qZkgjozAnQUL2vz5IYCjN-c-Y5E/edit?usp=sharing
 
 
 
TER | 18.11 | 17h30 | "Precariedade como proletarização: Reflexões sobre Classe como Despossessão e Novos Entendimentos da Fragmentação da Classe Trabalhadora no Séc.XXI"
 
Em inglês com tradução consecutiva.
 
Debatedor: Professor Ruy Braga, Departamento de Sociologia, USP 
 
Leitura sugerida: Bryan Palmer "Reconsiderations of class: Precariousness as proletarianization".  In: Gregory Albo, Vivek Chibber, Leo Panitch (eds.) Socialist Register 2014: Registering Class. London: Merlin, 2014. Para baixar:
 
https://docs.google.com/document/d/1QsiQYOcEy6uO3Aunnd_sQnkpXq-Zre3rHaL8Z3udabE/edit?usp=sharing
 
Bryan Palmer: Senior Canada Research Chair, Trent University, Fellow of the Royal Society of Canada. É historiador do trabalho da América do Norte e autor de 15 livros sobre a classe trabalhadora na América do Norte e Europa, historiografia social e teoria social. É autor do livro traduzido em português Edward Palmer Thompson: Objeções e Oposições. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Seu livro mais novo é Revolutionary Teamsters: The Minneapolis Truckers' Strike of 1934. Chicago: Haymarket, 2014. Já foi professor visitante nos Estados Unidos, Inglaterra, China, Russia, México e na USP.
 

 


 

Lançamentos Editora Humanitas

 

A Editora Humanitas promove nesta segunda-feira, 17 de novembro, às 16h, durante o V Colóquio do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre o Teatro Antigo: a narrativa do drama, o lançamento dos livros:
 
- A representação dos deuses e do sagrado no teatro greco-latino, organizado por Adriane da Silva Duarte e Zelia de Almeida Cardoso
- Reso, de Eurípedes, e a astúcia: tradução e estudo comparativo, de Lilian Amadei Sais
 
SEG | 17.11 | 16h00 | convite
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

III Colóquio Mindlin: "Os Parceiros do Rio Bonito, de Antonio Candido"

 

Dia 19 de novembro, às 10h, na sala do Conselho da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, será realizado o III Colóquio Mindlin: "Os Parceiros do Rio Bonito, de Antonio Candido".
 
Coordenação dos Profs. Drs. Celso Lafer e José de Souza Martins
 
Mais informações em: http://www.bbm.usp.br/
 
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Rua da Biblioteca, s/nº, 2º Andar, Complexo Brasiliana USP, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 

 

Lançamento: "O congresso nacional, os partidos políticos e o sistema de integridade"

 

O NUPPs - Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas - e o IEA - Instituto de Estudos Avançados, convidam para o lançamento do livro O congresso nacional, os partidos políticos e o sistema de integridade, a realizar-se no dia 24 de novembro, segunda-feira, das 14 às 17h, na sala de eventos do IEA.
 
Confira a programação 
 
Evento gratuito, aberto ao público e sem inscrição prévia
 
Transmissão em www.iea.usp.br/aovivo
 
Contato: Claudia R. Tavares, (11) 3091-1686, clauregi@usp.br
 
SEG | 24.11 | das 14h às 17h00
 
Sala de Eventos do IEA. Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 

 

Ciclo de Reflexões: "Dilemas Atuais do Debate no Espaço Público"

 

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia convida para o Ciclo de Reflexões “Dilemas Atuais do Debate no Espaço Público”, que será realizado nos 25 de novembro e 2 de dezembro de 2014 ( das 17h30 às 19h30, vide programação), na sala 118 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Locus por excelência para expressões da crítica social e do conflito político, o espaço público repousa em bases sociais, morais e institucionais que lhe asseguram, como características fundamentais, a abertura à diferença, a pluralidade de perspectivas, a tolerância à diversidade e o uso público da razão. Reconhecendo sinais contundentes de erosão do espaço público no Brasil de nosso tempo, esta iniciativa interdepartamental recorre ao já consolidado patrimônio reflexivo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo no intuito de, num primeiro momento, formular diagnósticos do presente, depois rememorar criticamente dilemas análogos de outros tempos e espaços, e, por fim, problematizar o que a relação entre arte e política pode revelar sobre o futuro. 
 
 
Coordenação: Profs. Drs. Adrian Gurza Lavalle e Fraya Frehse

 

 

 

Seminário: "Avaliação da 58ª Emenda Constitucional: Cadeiras na Câmara dos Vereadores & Representação Política nos Municípios Brasileiros", com Evan Andrews (Syracuse University)

 

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) promove no dia 26 de novembro, quarta-feira, às 17h, na sala 8 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, o seminário Avaliação da 58ª Emenda Constitucional: Cadeiras na Câmara dos Vereadores & Representação Política nos Municípios Brasileiros, que será dirigido pelo doutorando em Ciências Sociais na Universidade de Syracuse (NY, EUA), Evan Andrews.
 
Resumo: O trabalho avalia os efeitos da Emenda Constitucional 58 sobre a concorrência e a representação política nos municípios.  A Emenda, aprovada em 2009, gerou aumento dramático nas vagas de vereadores por todo Brasil, a partir das eleições de 2012. Os resultados indicam que houve aumento no número de partidos que ocupam as câmaras municipais. Ainda que tenha crescido expressivamente o número de candidatos, os efeitos da Emenda sobre populações sub-representas são mistos. O aumento da disponibilidade de cadeiras elevou à inclusão de candidatos com menor escolaridade. No entanto, os efeitos sobre a eleição de mulheres e de candidatos com menor nível socioeconômico foram limitados. 
 
O seminário será proferido em língua portuguesa e é aberto a todos os interessados sem necessidade de inscrição prévia.
 
Texto-base aqui
 
QUA | 26.11 | 17h00
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 8). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 
Mais informações:
 Ximena I. León Contrera
Comunicação Institucional/Centro de Estudos da Metrópole - CEM
http://www.fflch.usp.br/centrodametropole
Fone: (11) 5574-0399 ramal 128 (CEBRAP)
(11) 3091-0330 e 3091-0331 (USP)
 

 


 

Conferências PPGAS - USP

 

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS - USP) convida para a conferência "A cidade enquanto espaço fílmico. O caso de São Paulo", que será proferida por Rubens Machado Júnior, na quinta-feira, 27 de novembro, às 17h45 , na sala 24 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
Rubens Machado Jr. é crítico de cinema e professor da ECA/USP. Autor, entre outros, de São Paulo em movimento: a representação cinematográfica da metrópole nos anos 20 (Alameda, no prelo). 
 
Organizadas pelo corpo docente, as Conferências PPGAS - USP visam trazer ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP professores e pesquisadores destacados na área e em áreas afins, de modo a ampliar a interlocução acadêmica, estabelecer redes e parcerias, e também contribuir para a formação e atualização de seus pesquisadores.
 
​Não é necessário inscrição prévia. A entrada é gratuita. 
 
Mais informações em:  http://www.fflch.usp.br/da/ppgas/   (11) 3031-2552​
 
QUI | 27.11 | 17h45
 
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 24).  Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 


 

Artes tradicionais do Japão: Ikebana e Cerimônia do Chá

 

O Centro de Estudos Japoneses da FFLCH/USP convida para o evento Artes tradicionais do Japão: Ikebana e Cerimônia do Chá, a realizar-se nos dias 28 e 29 de novembro, na Casa de Cultura Japonesa (Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Confira a programação
 

 


 

Exposição: "A Rosa Branca: resistência, cultura e memória", na Biblioteca Florestan Fernandes

 

Até o dia 27 de novembro pode ser visitada, na Biblioteca Florestan Fernandes, a exposição sobre o grupo de resistência ao nazismo “A Rosa Branca”, que produziu e distribuiu panfletos contra o regime por diversas cidades alemãs.

 
 

 

 

 

7º Concurso internacional da Foundation for Urban and Regional Studies

 

Em colaboração com o International Journal of Urban and Regional Research e a editora Wiley-Blackwell, a Foundation for Urban and Regional Studies está organizando o sétimo concurso internacional para escolher o melhor ensaio sobre temas urbanos e regionais, de autoria de doutorandos ou doutores que tenham defendido sua tese a menos de 5 anos.

Um prêmio de £1,000 (mil libras esterlinas) será concedido ao melhor ensaio. O melhor ensaio será publicado no International Journal of Urban and Regional Research. Como a publicação na revista é parte do prêmio, apenas artigos inéditos serão aceitos.

O ensaio deverá ter no máximo 7000 palavras (incluindo notas de rodapé e bibliografia). Seu envio deverá ser acompanhado de um resumo em inglês contendo no máximo 500 palavras. Os textos que ultrapassarem esse limite serão automaticamente excluídos. Somente serão considerados os ensaios escritos nos seguintes idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, português e espanhol.

 

Leia mais

 

 


 

Lançamento: "La representación política de cara al futuro: desafíos para la participación e inclusión democráticas en México"

 

O pesquisador do CEM/Cebrap e professor do departamento de Ciência Política da FFLCH/USP, Adrian Gurza Lavalle, com Ernesto Isunza Vera, participa de livro sobre representação política com o capítulo "Controles democráticos, participación y representación" (p. 47-73).  No texto, os autores argumentam a necessidade de pôr no centro da ação política a participação cidadã em sua faceta de controle democrático não eleitoral. O capítulo integra o livro:  La representación política de cara al futuro: desafíos para la participación e inclusión democráticas en México, organizado por Diana Guillén e Alejandro Monsiváis Carrillo, editado em Tijuana, México por EL Colégio de la Frontera Norte, 2014, disponível aqui
 
Confira esta e outras notícias no site do Centro de Estudos da Metrópole - CEM http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/
 
Fonte: Newsletter CEM Nº17, Novembro/2014
 

 


 

Centro de Estudos da Metrópole (CEM) participa da "FAPESP Week California"

 

A diretora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e professora titular da FFLCH/USP (Departamento de Ciência Política), Marta Arretche, participará do evento internacional FAPESP Week California, entre 17 e 21 de novembro, nas Universidades da California em Berkeley e Davis. Arretche abordará pesquisas do CEM relacionadas com a Democracia e a redução da desigualdade no Brasil, entre outros tópicos.
 
A Fapesp Week California é um simpósio que visa a criar oportunidades de contato entre pesquisadores da Califórnia (EUA) e de São Paulo (Brasil), promovendo a colaboração em temas de pesquisa relevantes para ambos os países.
 
O CEM (CEM/Cepid/INCT) é uma instituição de pesquisa avançada em ciências sociais, que investiga temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas e está sediado na Universidade de São Paulo (FFLCH) e no Cebrap.
 
Mais informações/programação completa sobre FAPESP Week California em:  http://fapesp.br/week2014/california/
 

 

 


 

As relações políticas entre elite e plebe na Roma Antiga

 

O Programa de Pós-Graduação em História Social informa que estão abertas no sistema Janus as matrículas para a disciplina "As Relações Políticas entre Elite e Plebe na Roma Antiga".
 
Vagas especiais oferecidas: 10
 
Mais informações: Prof. Julio Cesar Magalhães (jcmagalhaesoliveira@gmail.com). 
 

Leia mais

 

 

 

Pinceladas sobre a Pintura Alheia

 

O Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira, docente da Área de Literatura Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, convida a acessar, pelo Google Chrome, a mais recente publicação do site Pinceladas sobre a Pintura Alheia:

Sétimas Iluminuras: Surreal

Pinceladas sobre a Pintura Alheia é um site dedicado à divulgação de pintura e pintores, além da reflexão sobre a criação artística.

 
 
 

 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


 

* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2014