Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 243

Colóquio Internacional Sade e o limite: 274 anos de transgressões

 

De 15 a 17 de dezembro de 2014, na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94, São Paulo) será realizado o Colóquio Internacional Sade e o limite: 274 anos de transgressões.
 
Trata-se de uma colaboração entre o departamento de Filosofia da FFLCH e o departamento de Letras da Unifesp, com o intuito de comemorar o bicentenário da morte de Sade.
 
Conferência de abertura com a Profa. Dra. Eliane Robert Moraes, docente da área de Literatura Brasileira do Departamento Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH.
 
Compõe a comissão organizadora do evento a Profa. Dra. Maria das Graças de Souza, docente do Departamento de Filosofia da FFLCH.
 
 
Contato: coloquiosade@gmail.com
 
 
 
 
 

 


 

2º Encontro do Grupo de Trabalho História da Infância e Juventude da Associação Nacional de História – Seção São Paulo

 

Acontece na próxima quarta-feira, 26 de novembro, das 13h30 às 16h, no CEDHAL - Centro de Demografia Histórica da América Latina (Prédio de História e Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária).
 
Trabalho a ser apresentado: Indústrias e Propaganda: anúncios das indústrias Yamaha e Honda na revista Veja (1974-1982).
Autor: Cristiano José Pereira (Pós-Doutorando do Centro de Demografia Histórica da América Latina- CEDHAL,USP; Doutor em História Econômica, USP; Professor Universitário – UNITAU; Secretário do GT História da Infância e Juventude/Anpuh-SP). Debatedor: Profa. Dra. Camila Rodrigues.
 

 


 

Debate: "Por um novo futebol no combate ao racismo" (Cedem/Unesp)

 

No dia 27 de novembro pariticipe do debate "Por um novo futebol no combate ao racismo", promovido pelo Cedem/Unesp. O evento será realizado a partir das 18h30, com duração de 2h30. 
 
Os palestrantes são: 
 
- Marcel Diego Tonini – doutorando em História Social – USP, pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens-USP) e do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol (GIEF-USP) e do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO-USP);
 
- Fátima Martin Rodrigues Ferreira Antunes - doutora em Sociologia – USP, pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens - USP). Atua como socióloga e pesquisadora na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. 
 
- Samira Adel Osman - doutora em História Social - USP. Professora Adjunta de História e Coordenadora do Curso de História da UNIFESP. Tem experiência na área de História, com ênfase em história oral, imigração e retorno.
 
Inscrições gratuitas - enviar nome completo, e-mail e instituição para: Sandra Santos, e-mail: ssantos@cedem.unesp.br
Certificado de participação
Data, horário e local: 27/11/14 às 18h30: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé) (11) 3116–1701
www.facebook.com/cedemunesp -  www.cedem.unesp.br
 

 


 

Lançamento: "Historiografia: Teoria e Prática", de José Jobson de Andrade Arruda

 

O autor, Prof. Dr. José Jobson de Andrade Arruda, docente do Departamento de História, o Programa de Pós-Graduação em História Econômica, a Editora Alameda e a Cátedra Jaime Cortesão convidam para lançamento do livro Historiografia: Teoria e Prática, que será realizado no dia 3 de dezembro de 2014, às 19 horas, na Livraria João Alexandre Barbosa, situada junto ao complexo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Av. Prof. Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, São Paulo).
 
 
 

 


 

Lançamento: "Semântica e Estilística: dimensões atuais do significado e do estilo - homenagem a Nilce Sant'anna Martins"

 

No dia 03 de dezembro, quarta-feira, a partir das 18h30, na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509, Espaço Térreo), será realizado o evento de lançamento do livro Semântica e Estilística: dimensões atuais do significado e do estilo - homenagem a Nilce Sant'anna Martins.
 
Painel com os autores e apresentação da Profa. Dra. Lineide Salvador Mosca.
 
 
 

 


 

Seminário Desigualdades e diferenças no Brasil: as perspectivas indígena e quilombola

 

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) convida para o Seminário Desigualdades e diferenças no Brasil: as perspectivas indígena e quilombola, a realizar-se no dia 5 de dezembro, sexta-feira, das 9h30 às 17 horas, na sala 24 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Tendo por base o projeto “Desigualdades e Diferenças no Brasil a partir de uma perspectiva étnico-racial: as situações indígenas e quilombolas”, desenvolvido inicialmente pela parceria Cebrap e  Christian Aid,  o objetivo deste seminário é discutir aspectos teóricos e metodológicos envolvidos no desafio de (re)ler o debate sobre desigualdade no Brasil desde as perspectivas indígena e quilombola. O desafio consiste tanto em  introduzir nos estudos sobre esses povos e comunidades uma abordagem que, se em princípio aparenta etnocêntrica, mas justifica-se cada vez mais em função dos processos de migração e urbanização vividos por esses povos e comunidades, quanto pela extensão sobre eles de políticas públicas universais, como  as de escolarização e de ‘combate à pobreza’. O suposto é que os problemas encontrados na investigação das situações indígena e quilombola podem ser iluminadas por e iluminar pesquisas interessadas tanto na relação entre desigualdade e diversidade, entre economia, política e cultura, quanto aquelas que utilizam cruzamento de métodos entre níveis  micro e macro, quanti e quali.
 
Organizadores: José Maurício Arruti (Unicamp); Marta Maria Azevedo (Unicamp); Monika Dowbor (CEM/Cebrap) e Thais Tartalha Lombardi (CEM/Cebrap) 
 
 
 

 


 

Cursos e palestras com a Profa. Dra. Carmem Sorin - Laboratório de Linguística Formal, Paris VII-Diderot

 

O Departamento de Línguística promove, de 15 a 19 de dezembro,  das 14 às 16h30,  curso e palestra com a professora Carmen Sorin (Université Paris Diderot - Paris 7).
 
As atividades serão realizadas na sala 261 do prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).
 

Leia mais

 

 


 


 

* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2014